Arrowverso Wiki
Advertisement
Para o navio de mesmo nome, veja Amazo.

O Organismo Adaptável Anti Meta-humano, apelidado de A.M.A.Z.O. por Cisco Ramon, foi uma inteligência artificial criada pelos Laboratórios Ivo capaz de copiar as habilidades físicas de um indivíduo.

Biografia[]

Em algum momento, A.R.G.U.S. contatou os Laboratórios Ivo e pediu para que construíssem uma unidade capaz de identificar as habilidades de um meta-humano. Como instruídos, a empresa seguiu as ordens e criou o dispositivo como exigido. Foi usado um híbrido nano-adaptativo do Mirakuru como o "sangue" da unidade, e toda habilidade/poder que analisava, a informação era transformado em dados.

A.M.A.Z.O

A.M.A.Z.O. derrota Nevasca e Homem-Elástico.

A.M.A.Z.O. foi mantido dormente em um armazém dos Laboratórios Ivo. No entanto, depois que Oliver Queen (usando seus recém-adquiridos poderes velocistas) arremessou um raio na caixa onde estava sendo mantido, o robô foi ativado. Naquela noite, A.M.A.Z.O. começou a destruir o laboratório quando foi confrontado por Nevasca e o Homem-Elástico. O robô os derrotou facilmente e analisou seus poderes. A.M.A.Z.O. então usou os poderes criogênicos de Nevasca para sair voando.

Após isso, A.M.A.Z.O. começou a atacar Central City, procurando por outros meta-humanos para poder duplicar seus poderes. Ele acabou sendo atacado pela Supergirl, Superman, Arqueiro Verde e o Flash. Os heróis atacaram-o simultaneamente para que não pudesse roubar seus poderes, e então o Superman o soterrou no chão.

Contudo, A.M.A.Z.O. retornou à superfície, derrubando todos os heróis. O robô analisou seus poderes enquanto eles estavam caídos, e em seguida fugiu. Barry teve um plano e pediu para que Oliver o trouxesse de volta. A.M.A.Z.O. foi perseguido por Oliver, e tentou usar sua visão de calor para acertá-lo, mas não conseguiu. Perseguindo o velocista, A.M.A.Z.O. foi atingido por um soco da Supergirl, que o derrubou.

Os Supers e Oliver contendo Amazo

A.M.A.Z.O. sendo contido pelos heróis.

Enquanto a Supergirl e Superman seguravam seus braços, A.M.A.Z.O. tentava vibrar para poder escapar, mas Oliver também vibrava para preveni-lo de se tornar intangível. De longe, Barry disparou uma flecha de kryptonita no robô. A flecha continha um vírus que, quando dentro do sistema de A.M.A.Z.O., o fez implodir.

Após isso, Cisco Ramon desmantelou o robô e o guardou no cofre dos Laboratórios S.T.A.R..[1]

Uma outra versão de A.M.A.Z.O. foi criado por John Deegan usando o Livro do Destino. O robô lutou contra Querl Dox, mas acabou perdendo depois que o coluano removeu a placa mãe de A.M.A.Z.O..[2]

Capacidades[]

  • Força aprimorada: Graças ao seu corpo metálico, A.M.A.Z.O. foi capaz de derrotar Nevasca e o Homem-Elástico facilmente, mesmo sem precisar escanear seus poderes naquela hora.[1]
  • Durabilidade avançada: A.M.A.Z.O. caiu de uma grande altura sem sofrer nenhum tipo de dano.[1]
  • A.M.A.Z.O

    A.M.A.Z.O. copia as habilidades da Supergirl, Superman, Flash e Arqueiro Verde.

    Replicação de fisiologia/poderes: A capacidade principal de A.M.A.Z.O. é copiar os poderes de outros indivíduos. Graças ao híbrido Mirakuru em seu sistema, o A.M.A.Z.O. consegue analisar o DNA de seu adversário, e em seguida replicar suas habilidades físicas.
    • Fisiologia elástica: Após escanear Ralph Dibny, A.M.A.Z.O. adquiriu sua capacidade de contorcer e esticar seu corpo.[1]
    • Fisiologia criogênica: Após escanear Nevasca, A.M.A.Z.O. copiou suas habilidades físicas.[1]
      • Voo: Direcionando seus poderes criogênicos ao chão, A.M.A.Z.O. foi capaz de simular um voo.
    • Fisiologia kryptoniana: Após escanear Kara Danvers e Clark Kent, A.M.A.Z.O. foi capaz de copiar suas habilidades físicas.[1]
      • Absorção de energia solar: Por conta da fisiologia kryptoniana, A.M.A.Z.O. adquiriu os poderes que a espécie recebe através dos raios do sol amarelo.
        • Sopro congelante: A.M.A.Z.O. foi capaz de exalar rajadas de ar poderosas de sua boca, que são semelhantes aos ventos fortes. Ele também pode fazer com que a temperatura de sua respiração caísse, podendo congelar quase tudo.
        • Visão de calor: Concentrando as reservas de energia solar em seu corpo, A.M.A.Z.O. foi capaz de emitir feixes de energia azuis de ambos seus olhos, sendo capaz de controlar a densidade e temperatura de tais feixes.
        • Super força: A força de A.M.A.Z.O. foi melhorada graças à sua fisiologia kryptoniana.
        • Invulnerabilidade: A.M.A.Z.O. foi vulnerável a quase todos os tipos de dano físico.
        • Voo: A.M.A.Z.O. foi capaz de voar a uma grande velocidade.
      • Fisiologia velocista: Após escanear Oliver Queen, A.M.A.Z.O. copiou suas habilidades físicas.[1]

Habilidades[]

  • Intelecto superior: A.M.A.Z.O. foi programado para se adaptar às imprevisibilidade de meta-humanos e utilizar suas vastas habilidades conforme dependendo da situação.
  • Combate corpo-a-corpo/Aritsta marcial: Após escanear Barry Allen, A.M.A.Z.O. copiou suas habilidades físicas, transformando-o em um combatente corporal altamente formidável.[1]

Fraquezas[]

  • Vírus de computador: Por ser basicamente um computador, A.M.A.Z.O. é vulnerável a vírus.[1]
  • Replicação de fraquezas: Ao copiar os poderes de outros indivíduos. A.M.A.Z.O. também adquire suas fraquezas.
    • Kryptonita: Ao escanear a Supergirl e Superman, o A.M.A.Z.O. adquiriu suas fraquezas físicas. Por isso, ele esteve vulnerável à flecha de kryptonita disparada por Barry.[1]
  • Remoção da placa mãe: Depois que Brainiac-5 removeu a placa mãe do segundo A.M.A.Z.O., o robô foi desligado completamente.[2]

Aparições[]

Flash[]

5ª Temporada[]

Arqueiro[]

7ª Temporada[]

Supergirl[]

4ª Temporada[]

5ª Temporada[]

Curiosidades[]

  • O fato da A.R.G.U.S. ter encomendado o A.M.A.Z.O. para ser uma "unidade capaz de identificar poderes meta-humanos" pode ser um presságio ao futuro distópico de Zari Tomaz, onde a organização estabeleceu uma lei anti meta-humano no ano de 2042.

Por de trás das câmeras[]

  • Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, Amazo foi um robô criado por Anthony Ivo capaz de duplicar os poderes de outras pessoas. Sua primeira aparição ocorreu em O Bravo e o Audaz #30 (julho de 1960).
    • A aparência de A.M.A.Z.O., assim como seu mecanismo, apresenta semelhanças com o personagem visto no Universo Animado DC.

Referências[]

Advertisement