FANDOM

Amaya Jiwe
Civil - Vixen

Amaya Jiwe

Informação
Ocupações Guardiã da Vila Zambeze (1992)
Membro das Lendas (anteriormente)
Membro da Sociedade de Justiça da América (anteriormente)
Capanga de Damien Darhk (realidade alterada, anteriormente)
Estado atual Viva (em 1992)
Família Sem nome (ancestral)
Sem nome (avó)
Sem nome (mãe)
Esi Jiwe (filha)
Sem nome (genro)
Kuasa (neta)
Mari (neta)
Intérprete Maisie Richardson-Sellers
Alter ego Vixen
Fonte

Amaya Jiwe é um ex-membro da Lendas e um ex-membro da Sociedade de Justiça da América, conhecida como Vixen. Depois de testemunhar a morte de Rex Tyler, ela decidiu se alinhar com as Lendas para obter sua assistência na missão de perseguir o misterioso viajante do tempo que matou Rex. Ela também é a avó de Mari, a atual Vixen, e Kuasa. Ela foi morta por Leonard Snart na realidade alterada criada pela Legião do Mal. No entanto, devido às Lendas restantes que impedem essa realidade, ela nunca morreu. Durante uma missão no Caribe, ela é conhecida como A Temida Pirata Jiwe.

Biografia

Vida adiantada

Amaya nasceu na África na vila Zambeze. Quando criança, Amaya queria ser policial, apesar de as leis femininas serem geralmente inéditas. Ela também lê sobre Chicago na década de 1920 de várias revistas de sua mãe, e desejou poder ter visto isso. Na sua idade adulta, ela recebeu o Totem Anansi, que lhe deu a capacidade de canalizar o poder de qualquer animal existente. Este item tinha sido usado anteriormente por sua mãe e sua avó.

Segunda Guerra Mundial

Na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, Amaya foi recrutada para a Sociedade da Justiça da América, uma organização secreta dedicada a se opor aos nazistas e a se juntar à União Soviética e aos Estados Unidos. Enquanto servia, Amaya ficaria muito enjoada e muitas vezes se preocuparia com a segurança de sua aldeia sem ela para protegê-la.  Contra o desânimo da JSA para fraternizar no entanto, Amaya e o líder das equipes Rex Tyler/Homem-Hora se apaixonaram e planejaram deixar a JSA uma vez que a guerra terminou. Enquanto estiver em jogo, Henry Heywood/ Comandante Gládio cantaria para a equipe e muitas vezes tentava levar Amaya a cantar, sem sucesso. Ela também se tornou íntima com Todd Rice/Manto Negro.

Em 1942, a JSA descobriu vários indivíduos, as Lenas, agindo como agentes de OSS e confrontados. Eles estavam tentando proteger Albert Einstein, mas a JSA não estava convencida. Eles também alegaram saber sobre Rex Tyler, embora ele nunca o tivesse mencionado, o que diziam que era devido ao tempo de viagem, mas uma briga estourou logo depois. Vixen contratou Sara Lance/Canário Branco e rapidamente a dominou, enquanto outros membros da JSA derrubaram os outros indivíduos. Em sua sede, Homem-Hora observou os prisioneiros argumentando sobre sua situação em custódia, mas ele afirmou nunca ter encontrado eles antes. Vixen sugeriu aprisioná-los em Leavenworth. Vixen e Steel visitaram os cativos, mas Nate Heywood conseguiu confirmar que ele era o neto da Steel, confirmando sua reivindicação como viajantes do tempo. A equipe foi trazida para o Homem-Hora e contou-lhe como eles se conheceram em 2016, mas o Homem-Hora, enquanto ele não vivia esses eventos ainda, não acreditava neles. Ao saber que Barão Krieger havia sido descoberto em Paris, Vixen se ofereceu para avançar e gravar os movimentos de Krieger. Amaya freqüentou um clube, mas ficou surpreso quando Ray Palmer/Átomo se juntou a ela em uma dança e informou-lhe que uma mudança de linha de tempo resultaria em todos os membros da JSA sendo mortos, mas Amaya sugeriu que poderia ter sido causada pelo Lendas em vez disso. Quando Ray bateu em um oficial Nazi, Amaya juntou-se ao contra-ataque até o JSA chegar.

Retornar para Zambeze

Posteriormente Amaya retornou a 1942 para o bem e passou a ter uma filha que, em seguida, teve duas filhas, Kuasa e Mari McCabe, a qual também se tornou uma vigilante conhecida como "Vixen". Em sua linha do tempo original, Amaya estava pronta para ser assassinada em 1992 por Benatu Eshu, para que ela não resistisse em seu caminho para a Vila Zambeze. No entanto, as Lendas alteraram a linha do tempo para salvar Zambeze em 1992, a fim de parar Mallus, criando uma nova linha do tempo, onde Amaya é saudada como a heroína que parou Eshu, enquanto Kuasa e Mari compartilham o manto de Vixen.

Poderes e habilidades

Poderes

  • Totem Anansi: Todos os poderes de Amaya vêm de seu colar, que permite que ela aproveite a força vital dos animais, em essência, aproveitando suas habilidades.
    • Empatia animal/Comunicação: Ao manifestar o espírito do tiranossauro-rex, Amaya pode se comunicar com outros t-rexes e entender suas emoções e linguagem corporal.
    • Projeções de Avatar: Amaya pode manifestar construções de energia sólida dos vários animais da natureza que são capazes de fisicamente intactos com o mundo, atuando como soldados para ajudá-la.
    • Visão noturna: Através do espírito de um nighthawk, ela pode ver no escuro. Isso permitiu que ela visse Manto-Negro mesmo depois de usar seus poderes para bloquear a luz.
    • Projeção de escudo: Amaya pode manifestar um escudo sólido através do poder de seu Totem.
    • Agilidade sobre-humana: Através do espírito do golfinho, Amaya se torna extremamente rápido e ágil na água.
    • Força sobre-humana: Através do espírito do gorila, rinoceronte, elefante e dinossauros, ela se torna incrivelmente forte. Enquanto aproveita o espírito do leão, ela é mostrada capaz de soltar greves de arranhões poderosas que podem lançar um inimigo blindado longe. Aproveitar o espírito do elefante permitiu que ela atravessasse os Dominadores com relativa facilidade. No entanto, a força sobre-humana de Amaya é inferior à de Nate Heywood, mesmo quando canaliza o espírito do gorila; o último dominou-a com relativa facilidade.
    • Isolamento térmico: Através do espírito da foca, Amaya não se incomoda com temperaturas congelantes.
    • Conexão do Totem: O totem se conecta a outros totens quando na presença deles.
    • Respiração subaquática: Apesar do espírito do golfinho, ela pode respirar debaixo d'água (ou pelo menos prender a respiração por um período prolongado, como um golfinho faz).
    • Parede rastejando: Ao manifestar o espírito da aranha, Amaya pode desafiar a gravidade e rastejar ao longo das paredes e tetos.

Habilidades

  • Lutadora de faca qualificado /lançadora de facas: Em sua tentativa de matar Mick, Amaya foi capaz de atacar com precisão mortal usando uma faca de cozinha, durante a qual ela também demonstrou a habilidade de trocar a faca entre as duas mãos; ela teria usado com sucesso essas habilidades para incapacitar a equipe se Nate Heywood não tivesse manifestado sua forma de aço e se tornado imune a seu ataque. Ela também demonstrou a capacidade de lançar uma shuriken com precisão, bem como depois de jogar um no sanduíche de Mick para dar a ele provas de que existiam ninjas.
  • Atiradora de precisão especialista/Armas de fogo: Presumivelmente ensinadas durante seu tempo com o JSA, Amaya é hábil no uso de armas de fogo, como revólveres, como mostrado na realidade criada pela Legião do Mal.
  • Espadachim especialista: No Japão feudal, Amaya provou ser capaz de se defender de um esquadrão de samurai de elite com uma katana ao lado de Sara. E durante seu tempo em 1717 ela usou uma espada para lutar com os piratas.
  • Mestre combatente corpo-a-corpo/Artista marcial: Amaya é faixa preta de quinto grau; este treinamento permitiu que ela derrotasse os nazistas facilmente e se mantivesse contra Sara Lance por um tempo, embora ela tivesse que usar o espírito do gorila para derrotá-la. Ela também foi capaz de defender Malcolm Merlyn e prendê-lo para pegar seu amuleto de volta antes de usar o espírito do gorila para derrotá-lo.
  • Furtivo/Infiltração: Amaya demonstra ser muito eficiente na forma como se movimenta enquanto coleta informações sobre suspeitos. Durante sua missão na Alemanha, ela conseguiu trabalhar disfarçada sem levantar suspeitas até que as Lendas interferiram. Durante seu ataque de vingança contra as Lendas, ela foi capaz de entrar silenciosamente na Waverider, onde ela sistematicamente subjugou toda a equipe antes de se envolver com Mick.

Fraquezas

  • Totem Anansi: Ao contrário de sua neta, Mari McCabe, o colar não se uniu a Amaya, pois pode ser removido do pescoço dela, tornando-a impotente.

Antigas fraquezas

  • Falta de controle: Depois que Rip a retornou a 1942, Amaya retornou a Zambeze, usando seu Totem para proteger a aldeia. No entanto, como ela mais tarde revelou para o resto das Lendas, quando ela bateu no poder do Totem, ela sentiu como se o animal estivesse no controle ao invés de si mesma, fazendo com que ela se tornasse desnecessariamente violenta. No entanto, quando ela bebeu chá feito de uma raiz especial de sua aldeia, ela teve uma visão de uma de suas ancestrais que explicou por que o poder do Totem aumentava; uma ameaça mais poderosa do que qualquer coisa que encontrara anteriormente estava chegando, e que ela deveria confiar no totem em vez de resistir ao aumento de poder.

Aparições

DC's Legends of Tomorrow

2.ª Temporada

  • "Out of Time" (como Vixen)
  • "The Justice Society of America"
  • "Shogun"
  • "Abominations"
  • "Compromised"
  • "Outlaw Country"
  • "Invasion!"
  • "The Chicago Way"
  • "Raiders of the Lost Art"
  • "The Legion of Doom"
  • "Turncoat"
  • "Camelot/3000"
  • "Land of the Lost"
  • "Moonshot"
  • "Fellowship of the Spear"
  • "Doomworld"
  • "Aruba"

3.ª Temporada

  • "Aruba-Con"
  • "Freakshow"
  • "Zari"
  • "Phone Home"
  • "Return of the Mack"
  • "Helen Hunt"
  • "Welcome to the Jungle"
  • "Crise na Terra-X, Parte 4"
  • "Beebo the God of War"
  • "Daddy Darhkest"
  • "Here I Go Again"
  • "The Curse of the Earth Totem"
  • "No Country for Old Dads"
  • "Amazing Grace"
  • "Necromancing the Stone"
  • "I, Ava"
  • "The Good, The Bad and The Cuddly"

The Flash

3.ª Temporada

  • "Invasion!" (mencionada)

4.ª Temporada

"Honey, I Shrunk Team Flash" (indiretamente mencionada)

Arrow

5.ª Temporada

  • "Taken" (indiretamente mencionada)

Galeria

Arte de conceito

Imagens promocionais

DC's Legends of Tomorrow

Segunda Temporada