Arrowverso Wiki
Advertisement

"Isso pertenceu ao maior excluído que eu já conheci."
Mick Rory sobre a arma de gelo[fonte]

A arma de gelo, também chamada de arma fria, foi uma arma congelante criada por Cisco Ramon, dos Laboratórios S.T.A.R.. Ela serviria como um plano de contingência para caso Barry Allen decidisse usar seus poderes para o mal. A arma foi originalmente roubada por Basil Nurblin, mas Leonard Snart a roubou novamente para usá-la como Capitão Frio.

Após a morte de Snart, muitas pessoas usaram a arma de gelo, incluindo Ray Palmer e Caitlin Snow.

História[]

A arma foi criada por Cisco Ramon, sem o conhecimento de "Harrison Wells" ou Caitlin Snow, para caso Barry Allen decidisse usar seus poderes para o mal.[1]

Usada por Leonard Snart[]

Snart usando a arma fria pela primeira vez

Leonard Snart usando a arma fria pela primeira vez.

A arma foi roubada dos Laboratórios S.T.A.R. por Basil Nurblin, que se disfarçou como um faxineiro. Ao receber a arma, Leonard Snart o matou e começou a usá-la durante seus roubos. Ele atacou Barry durante um ataque ao museu de Central City, e a usou novamente durante o roubo de um diamante. Ele foi impedido de matar Barry por Cisco, Caitlin e Felicity Smoak. Snart foi embora com a arma e desativou o GPS embutido nele.[1]

Snart usou a arma novamente em sua parceria com Mick Rory, primeiro disparando contra o DPCC, que tinha blindagem anti-frio em seus escudos balísticos, depois contra o próprio Flash. No entanto, durante a luta contra o Flash, os raios das armas fria e de calor se cruzaram, desativando ambos dispositivos. As armas então foram levadas para os Laboratórios S.T.A.R..[2]

Depois que Snart sequestrou Cisco, ele o forçou a criar uma nova arma fria para substituir aquela que havia perdido.[3]

Snart continuou usando a arma fria quando se uniu a seu pai, Lewis Snart, em um roubo. Ele congelou o Flash e o alertou para não segui-lo. A pedido de Lisa Snart, Cisco rastreou a arma fria de Leonard para que Barry pudesse se infiltrar na dupla criminosa de pai e filho. Depois que a bomba no pescoço de Lisa foi retirada, Snart matou Lewis usando a arma fria.[4]

Após entrar para as Lendas, Leonard Snart continuou usando a arma fria durante as missões da equipe[5][6] até o momento de sua morte.[7]

Depois que a Legião do Mal recrutou uma versão mais jovem de Snart para sua equipe, Leonard usou a arma fria de 2014 durante as missões da equipe. Ele o usou na realidade alternativa da Legião do Mal para tentar matar Nate Heywood. Mais tarde, a arma foi vital para nocautear Eobard Thawne. No entanto, isso só o impediu por um curto período de tempo. Depois de derrubar Eobard, Leonard usou a arma para matar Amaya Jiwe, congelando-a em um bloco de gelo e a quebrando em pedaços.[8] Quando as Lendas do presente e do futuro lutaram contra a Legião, Snart usou a arma fria para derrubar Ray Palmer do céu e então a usou para atirar um fragmento de gelo no peito do futuro Mick e matá-lo.[9]

Usada por Ray Palmer[]

Após a morte de Snart, Mick manteve a arma fria guardada. Ele tentou ensinar seu novo parceiro, Carmine Broome, como usá-la, mas Mick acabou o matando.[10]

Depois que Ray perdeu seu exoesqueleto durante uma missão em 1863, Mick lhe entregou a arma fria, oferecendo-o a chance de se tornar seu novo parceiro.[11]

Ray Palmer usando a arma fria

Ray Palmer usando a arma fria.

Ao receber a arma, Ray acreditava que poderia melhorá-la, mas Mick insistiu que não mexesse nela. Ray usou a arma fria pela primeira vez durante uma missão em 1987, onde ele, Mick e Sara lutaram contra agentes do Serviço Secreto. Durante o confronto, Ray acabou cruzando os jatos das armas e causou uma explosão que derrubou ele e Mick. Mais tarde, Ray usou os componentes da arma para desarmar uma bomba plantada por Damien Darhk.[12]

Ray parou de usar a arma após reconstruir sua armadura usando uma liga de estrela-anã que encontrou no Velho Oeste.[13]

Usada por Caitlin Snow[]

Caitlin usou a arma fria para atacar Barry, que havia saído da Força de Aceleração, quando ele correu pelo córtex descontroladamente.[14] Ela também equipou a arma fria quando uma brecha abriu inesperadamente nos Laboratórios S.T.A.R., mas a abaixou após descobrir que era Cigana.[15] Não se sabe se essa arma fria foi a mesma que Cisco construiu quatro anos atrás ou uma nova versão.

Leo e Caitlin

Caitlin e Leo Snart usando suas armas frias.

Depois que Laurel Lance/Canário-X sequestrou Neil Borman e roubou a arma fria da Terra-X, Leo Snart usou outra arma fria. Mais tarde, quando a Canário-X tentou usar Borman para tentar explodir o DPCC, Caitlin e Leo Snart usaram suas armas frias para impedi-lo se tornar nuclear e explodir.[16]

Caitlin usou a arma fria para atacar Clifford DeVoe e tentar forçá-lo a devolver Nevasca. No entanto, o vilão percebeu o que ela estava tentando fazer.[17] Ela usou a arma novamente quando ajudou Joe a impedir que alguns criminosos fugissem.[18]

Caitlin usou a arma fria durante uma missão com Barry e Cisco em uma instalação da A.R.G.U.S., que havia sido dominada por DeVoe.[19]

Linhas do tempo alternativas[]

Ava Sharpe com a arma fria

Ava Sharpe com a arma fria.

Em uma linha do tempo quebrada, Ava Sharpe usou a arma fria quando fez parte das Sereias do Espaço-Tempo.

Em outra uma linha do tempo quebrada, Tabitha usou a arma fria quando se tornou a parceira de Mick Rory.[20]

Capacidades[]

Funções[]

  • Disparos de zero absoluto: A arma dispara uma "fumaça branca" azulada que reduz a temperatura. A arma contém um micro-motor que gera uma rajada/feixe de zero absoluto/frio abaixo de zero. O motor projeta o frio como uma explosão que pode congelar qualquer coisa com o impacto. É tão poderoso que incapacitou o Flash e diminuiu sua velocidade. Os óculos usados pelos usuários da arma fria são uma forma de protegê-los do brilho da explosão.
  • Sistema de GPS: A arma possui um sistema de GPS que pode ser rastreado pelos Laboratórios S.T.A.R.. Porém, o GPS também pode ser desativado pelo usuário. A segunda versão da arma, sem esse sistema, depende do rastreador para procurar por assinaturas "frias" ultravioletas por meio de tecnologias de rastreamento militar.
  • Autodestruição: Em algum momento, Leonard modificou sua segunda arma fria para que, se ele soltasse o cabo, o núcleo ficaria crítico e explodiria.
  • Cartucho de freon: Leonard foi capaz de remover o cartucho de freon da arma fria e usá-lo para criar uma névoa e diminuir a temperatura de uma sala.

Fraquezas[]

  • Energia limitada: A energia da arma fria é temporária e ela precisa ser recarregada para poder continuar usando-a.
  • Arma de calor: Se os raios das duas armas se cruzarem, ambos dispositivos serão desativados temporariamente.

Usuários conhecidos[]

Aparições[]

Flash[]

Lendas do Amanhã[]

Curiosidades[]

  • Após adquirir a arma fria, Snart desmontou a arma e a montou de volta tantas vezes para poder memorizar como consertá-la manualmente.[3]

Referências[]

Advertisement