Arrowverso Wiki
Advertisement

"Falando assim eu pareço um super-vilão. Isso é uma chatice. Não é a minha intenção."
—Bishop para Sara Lance[fonte]

Bishop (morto em 1925 na linha do tempo original; 1940 na linha do tempo atual) foi o fundador da Corporação AVA, o criador dos clones AVA e a pessoa responsável por trás do sequestro e clonagem de Sara Lance.

Em uma linha do tempo apagada, Bishop planejava substituir a humanidade, mas seus planos foram detidos por Sara. Após isso, ele conseguiu um novo corpo graças a Kayla, e recrutou John Constantine para encontrar a Fonte de Imperium. Bishop enviou um exército de Zagurons atrás das Lendas em 1925, mas eles foram derrotados e Bishop foi morto pelos filhos de Mick Rory e Kayla.

No entanto, Gideon acabou criando um clone robô de Bishop e o substituiu na linha do tempo original, fazendo com que esse robô tomasse o lugar de Bishop em sua morte enquanto o verdadeiro continuava vivo. Depois de recuperar as memórias da linha do tempo original e perceber que havia cometido um grande erro, Bishop se sacrificou para ajudar as Lendas a escapar de versões robóticas de si mesmo.

Biografia[]

Linha do tempo atual[]

Salvando Spooner[]

Em algum momento no futuro, Bishop fundou a Corporação AVA.

Jovem Bishop na Waverider

Jovem Bishop na Waverider.

Em 2212, um jovem Bishop havia iniciado a sua criação de clones. Ele então criou um clone, que a apelidou de Ava Prime, mas a clone se desligou segundos após sua ligação. Enquanto lamentava seu fracasso, dois viajantes do tempo entraram em seu escritório para procurar ajuda. Bishop notou que uma das viajantes, Ava Sharpe, era uma clone Ava. Ele foi levado para a Waverider, onde começou a estudar um líquido e elogiou o criador daquilo, sem estar ciente de que foi ele mesmo.

Após criar o antídoto, ele a injetou em Esperanza Cruz. Em seguida, ele a examinou. Ele ficou em 1925 e compareceu ao casamento de Sara Lance e Ava, mas tudo foi por água abaixo quando uma versão maligna de si mesmo do futuro apareceu. Durante a invasão dos Zagurons, Bishop se escondeu na casa de Glória. Depois da batalha, as memórias de Bishop foram apagadas e ele foi devolvido a sua época do tempo.[1]

Percebendo seus erros[]

Em 2213, Bishop encontrou uma cópia de Gideon que havia abaixado e recuperou suas memórias perdidas, se lembrando de sua morte e também de sua luta contra as Lendas em 1925.[2] Com essas informações em mente, Bishop começou a construir sua própria Waverider.

Ao embarcar em sua Waverider, Bishop disse para Gideon que a nave inteira era sua, com exceção do banheiro. Ele então planejou destruir a Waverider das Lendas, mas a Gideon lhe aconselhou a não fazer aquilo, pois poderia afetar a linha do tempo.[3] Apesar disso, ele a destruiu da mesma forma.[1]

Bishop hesitando em matar as Lendas

Bishop hesitando em matar as Lendas.

Quando as Lendas começaram a fazer uma bagunça em 1925, Bishop e Gideon criaram robôs para manter a linha do tempo intacta. Ele então deu novas ordens aos robôs: matar as Lendas. Gideon ficou aborrecida com a atitude de Bishop e criou um clone robô dele. Eventualmente, Bishop percebeu que as Lendas não eram tão maus e começou a desistir de seu plano de matá-los. Quando encontraram a equipe, Gideon o instruiu a matar as Lendas, mas Bishop fugiu. Ele apertou o botão vermelho no banheiro e foi ejetado da nave. Enquanto caia do céu, ele acabou viajando no tempo junto com as Lendas.[3]

Ajudando as Lendas e morte[]

Quando foi encontrado pelas Lendas, Sara ameaçou batê-lo, mas tiveram que fugir quando soldados começaram a aparecer. Encontrando uma porta, eles a atravessaram e foram parar na dimensão de bolso de John Constantine. Bishop então explicou para as Lendas sobre a sua criação de uma "Gideon do mal" e que ela estava atrás deles. Ele então foi levado para outro quarto por Zari Tomaz e Nate Heywood.

A fim de ensinar Nate sobre "etiquetas persianas", Behrad Tarazi usou Bishop como seu "convidado" para ensiná-lo e passou a ser servido por Nate e Behrad pelo restante do dia. Bishop começou a se aproveitar disso e começou a fazer pedidos exagerados, o que deixou Behrad estressado e gritou com ele. Bishop usou o celular de Zari Tarazi para criar um sistema de navegação neural que Gideon podia usar para controlar a máquina do tempo de Gwyn Davies.

Bishop se despedindo de Sara Lance

Bishop se despedindo de Sara Lance.

Quando as Lendas foram encontradas pela Gideon do mal e começaram a ser atacados por clones robôs, Bishop e Gideon foram até lá com a máquina do tempo de Gwyn. Eles acabaram pousando no meio do combate, mas foram cercados pelos soldados, o que forçou Bishop a se teletransportar para outro lugar da fábrica. As Lendas acabaram sendo encurralados pelos robôs, e então Bishop entrou em um avião de combate e usou suas armas para matar alguns soldados. No entanto, um clone o atacou por costa e o subjugou, mas as Lendas conseguiram chegar na máquina do tempo. Com uma arma apontada para sua cabeça, Bishop saudou Sara uma última vez antes do clone matá-lo.[4]

Linha do tempo apagada[]

Como Bishop foi substituído da linha do tempo por um clone robô de si mesmo, os eventos descritos abaixo não aconteceram mais com o verdadeiro Bishop, mas sim seu clone.[3]

Vida pregressa[]

Em algum momento, Bishop fundou a Corporação AVA.[5] Ele também criou um sistema de clonagem, que iria criar um clone de si mesmo para tomar seu lugar caso algo acontecesse. Por causa disso, ele passou a se considerar "imortal". Ele aproveitou essa oportunidade para modificar seu corpo e torná-lo resistente a dor.[6] Ele já se clonou 200 vezes.[7]

Após testemunhar a destruição da Terra pela ganância humana, Bishop decidiu salvar o planeta. Ele pretendia substituir a raça humana por híbridos humanos-alienígenas, tornando-os invencível a quase tudo. Ele contratou o casal Kayla e Gary para abduzir alienígenas para que pudesse coletar seu DNA e usá-los em seus experimentos.

Apesar disso, ele continuou de olho na Terra, procurando pelo humano "quintessencial" que iria servir como a base de seus experimentos. Ao encontrar Sara Lance, Bishop a considerou "invencível" e pediu para Gary sequestrá-la.[5]

Para cumprir seus planos, Bishop criou uma base em um planeta chamado Pliny X19, planeta no qual pretendia terraformar.[6]

Clonando Sara Lance e "morte"[]

"A infame Sara Lance. Estive esperando um bom tempo pra te conhecer!"
—Bishop para Sara Lance[fonte]

Depois que Sara e Gary caíram em Pliny X19, eles foram atacados por Amelia Earhart, mas conseguiram fugir. No entanto, Sara acabou sendo mordida. Bishop enviou seus clones AVA capturá-la, mas elas foram devoradas por Gary. Quando ela entrou em seu covil, Bishop ficou surpreso ao conhecer a "infame Sara Lance".[8]

Porém, por conta do veneno de Amelia, Sara estava em condição crítica. Bishop então lhe entregou um antídoto, mas ela desmaiou logo depois de bebê-lo.[9] Em realidade, Sara acabou morrendo devido ao veneno. Bishop então a clonou e colocou suas memórias e consciência em um corpo clonado, semelhante ao original, mas sem suas cicatrizes.[6] Ele também aprimorou o corpo de Sara e implementou DNA alienígena nele, dando-a poderes regenerativos.[10]

Quando Sara se recuperou, Bishop explicou a ela seu plano, que imediatamente recebeu a desaprovação da mulher. Ela explicou que a humanidade não podia ser salva privando-os de tudo o que os tornava humanos, o que, para Sara, era exatamente o que Bishop estava tentando realizar. Depois de afirmar que ninguém podia obter um grande empreendimento como este perfeito pela primeira vez, e que ele ainda estava na fase inicial de sua pesquisa, Bishop então encarregou a enfermeira Ava de cuidar dela.

Bishop conversando com Sara

Bishop conversando com Sara.

No entanto, Sara tentou escapar com a enfermeira Ava, mas a clone a enganou e levou Bishop a elas e à nave. Ele revelou que, à luz de Sara ter despejado todos os outros espécimes capturados na linha do tempo, as cápsulas de contenção em que todos estavam era capaz de obter e garantir material genético viável de cada uma dessas espécies, mostrando a coleção reunida diante dela, para a qual ele precisava de Sara para levá-lo. Sara escapou dos clones e então avançou em Bishop, sendo capaz de quebrar seu pescoço.[9]

Apesar de sua morte, um clone de Bishop assumiu seu lugar[6] e ele cumprimentou Sara.[9] Ele explicou a ela como ele sobreviveu, ao que ela expressou desgosto, embora havia decidido fingir estar impressionada para poder enganá-lo. Ela explicou que queria um novo começo e ele concordou, convidando-a para jantar. Durante o jantar, ela atacou Bishop. Mais tarde, o segundo clone de Bishop foi morto por Mick Rory e Bishop foi aparentemente morto para sempre quando Gary Green explodiu sua base.[10]

Procurando a Fonte de Imperium[]

Contudo, Kayla baixou a consciência de Bishop antes da explosão de sua base. Quando esteve na Waverider, ela usou a nave para baixar a consciência e começou a criar um novo corpo para ele.[11] Contudo, esse clone era unicamente humano, já que a explosão de sua base havia corrompido seus dados. Enquanto andava pela nave, ele sabotou sua inteligência artificial, Gideon.

Ava questionando Bishop

Bishop sendo questionado por Ava.

Ao se encontrar com Sara, Bishop explicou como foi criado e garantiu que aquele era seu último clone. Os dois lutaram, Bishop foi derrotado e preso em uma cela. Ele então contou sua história para Sara. Mais tarde, ele foi questionado por Ava Sharpe. Bishop tentou garantir de que havia mudado e que tinha boas intenções, mas ela não confiava nele.

Graças a Gideon, Bishop conseguiu escapar, mas foi confrontado por Sara novamente. Após derrotá-la, ele encontrou Mick na ala médica e o ajudou em seu parto. Ele então implantou uma bomba para acobertar sua fuga. Ele roubou um dispositivo de comunicação e entrou em contato com John Constantine, oferecendo sua ajuda para encontrar a Fonte de Imperium.[7]

Algum tempo depois, Bishop e Constantine encontraram a Fonte de Imperium. No entanto, Bishop havia traído Constantine e o envenenou. Enquanto o antigo mago se contorcia de dor, Bishop explicou que a Fonte não era um artefato mágico, mas sim um presente alienígena que protegia a Terra de invasões alienígenas. Como John estava ligado com a Fonte, sua morte também iria resultar na morte da Fonte de Imperium. Depois que Constantine morreu, assim como a Fonte, Bishop foi embora.[12]

Morte[]

Com a Fonte efetivamente morta, Bishop então roubou a nave de Kayla, deixando para trás uma mensagem de vídeo na Waverider, afirmando que ele poderia salvar a Fonte, mas não o faria e com a iminente invasão de Zaguron, ele previu que apenas ele e Sara seriam os únicos humanos restantes para começar de novo.

Bishop sendo atacado pelos filhos de Mick e Kayla

Bishop sendo atacado pelos filhos de Mick e Kayla.

Bishop mais tarde decidiu interferir no casamento improvisado de Sara e Ava, cobrindo os céus com nuvens escuras, dando a impressão de anoitecer. Quando os Zagurons começaram a emergir de suas cápsulas, Bishop notou que as Lendas recrutaram seu eu passado para criar um antídoto para seu veneno. Os Zagurons então começaram sua invasão, forçando as Lendas a se esconder na casa dos Cruz. No entanto, o plano mestre de Bishop falhou quando Sara e Ava selaram seu casamento com um beijo, isso convenceu a restauração da Fonte de Imperium de que a humanidade ainda era digna de sua proteção e erradicou os Zagurons. Enfurecido, Bishop desembarcou para matar todas as Lendas pessoalmente. Neste momento, os 48 ovos de Mick e Kayla chocaram e devoraram Bishop, matando-o de uma vez por todas.[1]

Personalidade[]

Bishop era visto como tendo um complexo de deus, pensando em si mesmo como o salvador da humanidade, apesar de seus meios para alcançar esse objetivo sendo delineado pela ciência e mais do que provavelmente tornar os destinatários menos que humanos. Ele também era bastante excêntrico. Bishop também não tinha paciência para curar naturalmente; se ele ficar moderadamente "quebrado", ele configura uma transferência de mente para um clone e mata seu antigo corpo.

Bishop tinha uma má compreensão de conexões emocionais e livre arbítrio, pois não tinha ideia de que seus clones AVAs o odiavam secretamente e assumiu que seu clone de Sara o obedeceria. Ele tentou fazer Sara abandonar sua vida na Terra e manter o anel de noivado do original dela. Quando Sara se recusou a obedecer, Bishop simplesmente decidiu matá-la e continuar mexendo com a clonagem del até que criasse alguém lhe obedeceria. Foi sugerido que sua ressurreição repetitiva por clonagem diminuiu um pouco seu senso pessoal de moralidade, já que seu progenitor genético e modelo, o primeiro Bispo, mostrou ser um cientista manso, mas longe de ser amoral.

Um aspecto definidor de Bishop é que ele se considera único a ponto de a própria ideia de ser clonado ou copiado por qualquer pessoa que não ele mesmo o abomina; e mesmo que ele não esteja acima e principalmente contorne a mortalidade através da tecnologia de clonagem, Bishop reage veementemente com o pensamento de ter mais de um de si mesmo ao mesmo tempo.

Habilidades[]

  • Intelecto de nível de gênio: Bishop era bem experiente em ciência, tendo projetado e criado os clones AVA; mostrando que ele tem experiência em replicação genética. Ele se considera um pioneiro em bioengenharia. Ele foi até mesmo paciente o suficiente para adivinhar o código de substituição de Gideon, soltando rabiscos aleatórios até conseguir um acerto. Sua habilidade em modificar e entender a genética era tal que ele até parecia capaz de afetar ou alterar atributos que desafiam a física (ou seja, a magia) junto com a replicação de habilidades de um clone para o outro.
    • Químico habilidoso: Bishop usava essa habilidade para mescar DNA em seus trabalhos de hibridizações e clonagem.
    • Biólogo habilidoso: Bishop foi capaz de induzir o parto em Mick Rory para fazê-lo "espirrar" os ovos de Kayla.
    • Engenheiro habilidoso: Bishop conseguiu montar uma matriz de comunicação simples, mas eficaz, a partir de componentes básicos em seu próprio laboratório da Waverider; o dispositivo foi visto como poderoso o suficiente para estabelecer contato tecnológico entre a Zona Temporal e 2214.
  • Talento musical: Bishop tinha algum talento musical, como cantar e dançar.
  • Combatente corpo-a-corpo habilidoso: Bishop era um combatente corpo-a-corpo habilidoso, mas suas habilidades em luta eram apenas básicas. Apesar de conseguir domar Sara Lance, uma assassina treinada, brevemente, ela recuperou o controle da batalha e derrotou Bishop.

Aparições[]

Lendas do Amanhã[]

Curiosidades[]

  • Bishop possui algumas semelhanças com Eva McCulloch/Monarca dos Espelhos:
    • Ambos serviram como os antagonistas principais nas sextas temporadas de suas respectivas séries.
    • Ambos sequestraram a protagonista feminina e a substituíram por um clone.
    • Ambos criaram múltiplos clones.
    • Ambos retornaram nas sétimas temporadas de suas respectivas séries.
    • Ambos se redimiram e ajudaram os heróis. A única diferença é que Eva ficou viva, enquanto Bishop se sacrificou.
  • Bishop também possui algumas semelhanças com Vandal Savage.
    • Ambos foram os antagonistas principais da mesma série.
    • Ambos acreditavam que estavam "salvando" a humanidade, um traço que compartilham também com Eva McCulloch.
    • Ambos viveram por muitos anos.
    • Ambos possuem uma barba longa.

Por de trás das câmeras[]

Referências[]

Advertisement