Arrowverso Wiki
Advertisement

Uma brecha, também chamado de portal ou buraco de minhoca, é um buraco ou uma abertura na barreira dimensional que conecta um lugar com o outro.

História

Pré-Crise

Singularidade

A singularidade acima de Central City.

Na Terra-1, Barry Allen, com a ajuda dos conselhos de Eobard Thawne, correu rápido o bastante para criar um buraco de minhoca. A explosão, no entanto, causou uma Singularidade, fazendo com que um buraco negro se abrisse acima de Central City.[1] Essa singularidade também pôde ser vista a partir da Terra-2. O evento acabou abrindo 52 brechas entre a Terra-1 e a Terra-2 através de Central City.[2]

Se aproveitando dessa abertura, o velocista Hunter Zolomon/Zoom começou a ir-e-vir entre os universos, trazendo consigo vilões da Terra-2 para que pudessem enfrentar o Flash.[3]

A Equipe Flash descobriu que havia uma brecha aberta dentro do próprio Laboratórios S.T.A.R., e por isso decidiram construir um dispositivo ao redor do portal. Mais tarde, o Harrison Wells da Terra-2 chegou à Terra-1 através dessa brecha.[4]

Antes de ir para a Terra-2, Barry fechou os outros 51 portais espalhados por Central City, deixando apenas a brecha dos Laboratórios S.T.A.R. aberta. Junto de Cisco Ramon e Harry, Barry usa a brecha para viajar até a Terra-2, mas o portal fica desestabilizado após isso.[5] "Jay" e Caitlin Snow conseguiram estabilizar o portal, permitindo que Barry, Cisco, Harry e Jesse Wells retornassem para a Terra-1 e fechassem o portal.[6]

Cisco usando energia interdimensional

Cisco prestes a abrir uma brecha.

Com o encorajamento de Barry, Cisco, usando seus poderes, se concentrou na energia do multiverso e conseguiu reabrir uma brecha para a Terra-2. No entanto, por ainda ser um iniciante, o portal não ficou aberto por muito tempo e se fechou. Mais tarde, Cisco abriu outra brecha, pelo qual Zoom atravessou e retornou para a Terra-1.[7]

Durante o Metapocalipse, a Equipe Flash encontrou uma forma de subjugar os meta-humanos da Terra-2 emitindo uma frequência sonora que apenas as pessoas daquele universo poderiam ouvir. Zoom abriu uma brecha e fugiu para a Terra-2 para escapar da frequência, que estava machucando sua audição.[8]

Após o fim da invasão dominadora, Cisco criou um Extrapolador interdimensional para Kara Danvers/Supergirl. Ele explicou que o dispositivo poderia abrir brechas entre a Terra-1 e a Terra-38.[9]

Durante um duelo contra Cynthia/Cigana, Cisco e sua adversária atravessaram por algumas brechas e se enfrentaram em múltiplos universos, como a Terra-2 e a Terra-38.[10]

Mesmo não sendo um vibro, o ser cósmico Mar Novu conseguia criar brechas a bel-prazer.[11][12]

Crise nas Terras Infinitas

Uma brecha teletransportando Barry para a Terra-1

Uma brecha teletransportando Barry para a Terra-1.

Durante a Crise nas Terras Infinitas, Sara Lance, Lois Lane e Querl Dox atravessaram uma brecha para chegar na Terra-16. Mais tarde, Novu usou seus poderes para teletransportar os heróis da Terra-38 para a Terra-1 ao perceber que a batalha pela Terra-38 havia sido perdida. Ao mesmo tempo, Alex e Lena Luthor usaram o extrapolador de Kara para criar uma brecha gigante para que naves fugissem para a Terra-1[13]

Kara e Kate Kane usaram um extrapolador para viajar até a Terra-99, enquanto Clark Kent, Lois e Iris usavam outro extrapolador para procurar o Paragon da Verdade.[14]

A Equipe Flash chegou até a Waverider através de uma brecha. Mais tarde, outra brecha foi aberta nos esgotos de Central City.[15]

Barry tentou voltar no tempo através da Força de Aceleração, mas não conseguiu. Ele então retornou para o Ponto de Fuga atravessando uma brecha.[16]

Pós-Crise

Após o fim da Crise e o renascimento do multiverso, as leis da física por trás das brechas foram alteradas drasticamente. Como resultado, os extrapoladores interdimensionais pararam de funcionar,[17] e presume-se também que os vibros perderam seus poderes.

Brecha para o novo multiverso

Brecha para o novo multiverso.

Entretanto, ainda era possível criar brechas através de outras formas, como os portais de transmatéria.[18] O Kid Flash também conseguiu abrir uma brecha grande o suficiente no centro de Central City correndo em círculos. Provavelmente, essa brecha aberta levaria para o novo multiverso criado após a Crise.[19]

Após ser ressuscitado pela Força de Aceleração Negativa, Eddie Thawne ganhou a capacidade de criar brechas.[20]

Usuários conhecidos

Usuários anteriores

Aparições

Flash

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

4ª Temporada

5ª Temporada

6ª Temporada

7ª Temporada

8ª Temporada

9ª Temporada

Supergirl

Lendas do Amanhã

2ª Temporada

3ª Temporada

Arqueiro

7ª Temporada

8ª Temporada

Combatentes da Liberdade: Ray

1ª Temporada

Batwoman

1ª Temporada

Superman & Lois

2ª Temporada

Quadrinhos

Crisis on Infinite Earths Giant

Veja também

Referências

Advertisement