FANDOM

"Causa e XS" é o décimo quarto episódio da quinta temporada de Flash, e também o centésimo sexto episódio em geral. Ele foi exibido originalmente em 12 de Fevereiro de 2019.

Sinopse

Após Iris ficar em sério perigo, Nora corre para salvar a vida de sua mãe. Barry coloca os toques finais na cura meta-humana, deixando Cisco com uma rara noite de folga, tendo a ideia de levar Kamilla em um encontro.[1]

Sinopse

  • O título do episódio refere-se a frase "causa e efeito". Também há um episódio da série intitulado da mesma forma, na terceira temporada.
  • Nora reinicia a linha do tempo 52 vezes (53, caso a linha temporal onde ninguém do Time Flash morre é contado), uma referência ao icônico número da DC, 52.
  • Barry ensina Nora sobre viagem no tempo, usando o exemplo de uma xícara de café como sendo o continuo espaço-temo, quebrando-o cada vez em que viaja no tempo. A explicação é semelhante ao qual Jay Garrick contou para Allen sobre as consequências de viagens no tempo em "Paradoxo".
  • A animação de Nora correndo é semelhante ao efeito usado no Barry Allen da Terra-90 em The Flash.
  • Os eventos do episódio é semelhante ao episódio "Here I Go Again", de DC's Legends of Tomorrow, onde Zari sonha que está presa em um loop do tempo, vivendo a mesma hora todo momento, onde a Waverider explode em cada fim de loop.
    • Adicionalmente, antes de Zari perceber que está presa em um loop temporal, ela refere-se às experiências como um déjà vu. No episódio, por conta de seus poderes permitirem se lembrar de algo em uma linha do tempo apagada, Cisco têm o sentimento de estar passando por um déjà vu.
  • Em seu primeiro encontro com Kamilla (antes de Nora reiniciar a linha do tempo pela primeira vez), ele diz ter uma empresa chamada de "Indústrias Ramon", a companhia na qual o personagem possuiu na linha do tempo do Ponto de Ignição.
  • Quando conversa com Nora sobre sua morte nas mãos de Cicada, Cisco menciona uma linha do tempo alternativa onde foi assassinado por Eobard Thawne antes de ser reiniciado por Barry, referenciando aos episódios "Out of Time" e "Rogue Time" da primeira temporada.

Referências

  1. "The Flash - Episode 5.14 - Cause and XS - Press Release"- SpoilerTV (em Inglês)