Arrowverso Wiki
Advertisement

"Ainda vão continuar vendo você como inimigo deles. Você nunca vai deixar de ser criminoso pra eles. Significa que nunca será um herói."
—China White para o Capuz[fonte]

Chien Na Wei (em chinês: 简娜伟), melhor conhecida como China White, é uma mercenária e assassina treinada por Zhishan. Ela também fez parte da Tríade Chinesa, mas depois que Zhishan foi assassinado, Chien se tornou a nova líder da organização. Ela foi uma inimiga recorrente de Oliver Queen/Arqueiro Verde até sua eventual apreensão. Mais tarde, ela foi recrutada como um novo membro da Iniciativa Fantasma, um esquadrão especial da A.R.G.U.S..

Biografia[]

Vida pregressa[]

Chien Na Wei nasceu e viveu na China junto de seus pais. Quando criança, ela e sua mãe sofriam abusos de seu pai. Em uma tarde, o pai de Chien a espancou como "punição" por correr pela casa enquanto brincava com seus brinquedos. De repente, um homem chamado Zhishan invadiu a residência e atirou no pai de Chien, e em seguida matou sua mãe. Ele apontou sua arma para a criança, que o encarou nos olhos. Vendo um "potencial" na garota, Zhishan deixou-a em paz e foi embora. O choque desses eventos fizeram com que o cabelo dela se tornasse branco.

Conforme crescia, o cabelo branco de Chien, assim como seu estado de órfã, serviram como combustível para bullying. Na adolescência, uma garota da classe de Chien zombou dela, alegando que seus pais "estavam melhores mortos". Enfurecida, Chien usou uma caneta para perfurar a mão da garota. Assustada, ela fugiu do colégio e reencontrou Zhishan, que lhe ofereceu um acordo: treiná-la para que ninguém mais a machucasse. Chien aceitou a oferta e, como simbolismo de sua nova identidade, mergulhou seu cabelo em peróxido de hidrogénio para torná-lo branco permanentemente.[1]

Sob a tutela de Zhishan, Chien Na Wei cresceu e veio a se tornar uma mercenária e assassina para a Tríade Chinesa. Com o passar do tempo, ela passou a ser considerada uma das melhores assassinas do mundo.

Tentativa de assassinato[]

Em 2008, Chien chamou a atenção de Amanda Waller. A diretora da A.R.G.U.S. contratou Edward Fyers para matá-la destruindo um avião no qual Chien voava.[2] Embora montasse o necessário na ilha de Lian Yu para a execução, seu plano acabou sendo impedido por um grupo de indivíduos.[3][4]

Atividades em Hong Kong[]

Em 2010, dois anos depois de sua tentativa de assassinato, Chien aterrizou em Hong Kong.[2] Ela drogou um homem com Vitura para obrigá-lo a roubar o vírus Ômega por ela. Depois que o homem foi capturado por dois indivíduos, que torturaram-o por informação, Chien invadiu a casa de Maseo Yamashiro para sequestrar sua esposa, Tatsu. As duas se enfrentaram em um duelo de espadas o qual Chien venceu facilmente, e conseguiu sequestrá-la.[5]

Quando Maseo entrou em contato, Chien disse que devolveria sua esposa em troca do vírus Ômega. Ela então aguardou sua chegada em uma boate, onde a Tríade Chinesa operava. Quando seus associados capturaram Maseo e Oliver Queen, eles levaram-os para seu encontro. Maseo, então, entregou o vírus. Chien saiu para testá-lo, mas descobriu que aquele vírus era falso. Enfurecida, ela ordenou que seus capangas os matassem, mas Maseo e Oliver conseguiram se libertar e fugir com Tatsu. Chien os perseguiu pela boate, mas eles conseguiram escapar.[6]

Atividades em Starling City[]

Algum tempo depois, Chien viajou à Starling City para vender o vírus Ômega num leilão. Durante o leilão, os associados de Chien descobriram que uma equipe da A.R.G.U.S., liderados por Maseo, havia sido enviada para detê-la. Apesar disso, ela decidiu prosseguir com o leilão. Chien deu início ao leilão enquanto a Tríade matavam os agentes e sequestravam Maseo. Chien e Peter Kang fugiram em um carro. No veículo, Chien deu a ordem para que a família de Maseo fosse morta. O veículo acabou capotando. Após se arrastar para fora do carro, Chien foi nocauteada por Oliver e, em seguida, presa pelas autoridades.[7]

Conflitos com o Capuz[]

De alguma forma, antes ou durante 2012, Chien conseguiu escapar da prisão e voltou para a Tríade Chinesa, agora liderados por Zhishan. Como membro da Tríade, Chien liderou uma operação de tráfico de drogas em Starling City, e também se tornou uma assassina de aluguel. Ela também era uma associada de Martin Somers, a quem ela pagava propina em troca do uso do porto da cidade. Quando Victor Nocenti ameaçou expor Somers, Chien cortou sua garganta. Entretanto, a filha de Victor, Emily, entrou com uma ação civil contra Somers e sua advogada, Laurel Lance, abriu um julgamento para processá-lo.

Chien confrontando Oliver

Chien confrontando Oliver no apartamento de Laurel.

Depois que Somers foi atacado pelo Capuz, Chien o visitou para discutir sobre as ameaças ao seus negócios. Chien decidiu que matar Emily seria a melhor opção, mas Somers rejeitou a ideia, pois sabia que Laurel tiraria proveito disso durante o processo. Chien então jurou que iria matar a advogada. Na noite seguinte, Chien e outros dois membros da Tríade atacaram o apartamento de Laurel depois de assassinar os policiais que protegiam a residência. Oliver defendeu Laurel até a chegada de John Diggle. Chien lutou contra Diggle e foi capaz de derrubá-lo, mas foi desarmada por Oliver antes que pudesse esfaqueá-lo. Chien foi forçada a fugir quando a polícia apareceu.

Chien, então, decidiu matar Somers. Ela retornou ao porto da cidade, onde foi confrontada pelo Capuz. Os dois se enfrentaram em um duelo, e Chien conseguiu derrubá-lo, mas foi forçada a fugir quando a polícia apareceu.[8]

Algum tempo depois, Frank Bertinelli suspeitou que a Tríade Chinesa estava matando pessoas próximas dele. Durante um encontro com Chien e Zhishan, ele exigiu que os ataques parassem, e caso contrário, iria retaliar. No entanto, tanto Chien quanto Zhishan declaram que não faziam ideia do que ele estava falando.[9] Quando Helena Bertinelli matou Zhishan e convenceu a Tríade Chinesa de que aquilo foi obra de seu pai, Chien ficou furiosa. Liderando um grupo de mercenários, ela invadiu a mansão de Frank, declarando a seus homens que matassem todos. Ela matou alguns de seus seguranças e tentou matar Frank, mas foi detida pelo Capuz, que atirou uma flecha na perna dela. Apesar de seu ferimento, Chien conseguiu escapar.[10]

Tentando matar Malcolm Merlyn[]

Moira Queen contatou Chien. Em uma noite, as duas se encontraram e Moira pediu para que ela matasse Malcolm Merlyn.[11]

China White é derrotada pelo Capuz

China White é derrotada pelo Capuz.

Inicialmente, Chien tentou pedir ajuda de Guillermo Barrera, mas ele acabou sendo morto pelo Capuz. Ela então recrutou Floyd Lawton para a missão. Eles conseguiram derrubar a equipe de segurança de Malcolm, mas ele se escondeu dentro de um prédio, obrigando Chien a ir atrás dele. Chien e sua equie o perseguiram e conseguiram o encurralar, mas quando o Capuz apareceu, as coisas viraram. O vigilante conseguiu derrubar Chien e apontou uma flecha para ela, mas os dois foram interrompidos por McKenna Hall, que exigiu a rendição do vigilante. Chien aproveitou a distração para fugir.[12]

Derrota[]

Após o Empreendimento, Chien começou a trabalhar com Ben Turner. Os dois roubaram um caminhão de medicamento que estava indo para o hospital dos Glades.

Durante o ataque seguinte, dois motociclistas de Chien atacaram outro caminhão de remédios, mas foram rapidamente eliminados pelo Capuz. Chien confrontou o vigilante, afirmando que desejava vê-lo morto, e fez com que o Tigre de Bronze o atacasse. Porém, a polícia chegou, obrigando todos a fugir.

Em um terceiro ataque, Chien e Turner foram atacados mais uma vez pelo Capuz. O vigilante conseguiu derrubar Chien enquanto Diggle fugia com o caminhão roubado. Chien pulou no caminhão e atacou Diggle, fazendo com que o caminhão capotasse. Depois de um breve duelo, Chien derrotou Diggle e se preparou para matá-lo, apenas para o Capuz atirar uma flecha que amarrou seus pulsos a um poste, mantendo-a imobilizada. O Capuz e Diggle então decidiram ir embora. Chien zombou de seu adversário, alegando que ele havia "mudado" desde a última vez que se encontraram. Chien alertou ao Capuz que embora a derrotasse, ele nunca seria um herói, mas ele respondeu com indiferença, afirmando que manter a cidade segura era o que importava. Chien e Turner foram então detidos pela polícia e encarcerados na prisão de Iron Heights.[13]

Retorno[]

Três anos depois, em 2017, Chien conheceu Carrie Cutter e Liza Warner durante sua estadia na Iron Heights. As três decidiram fugir da prisão para encontrar o dinheiro perdido de Tobias Church. Durante uma transferência, o trio atacou os policiais e libertaram os outros prisioneiros. Após sua fuga, as três embarcaram em uma busca sangrenta pelo dinheiro sujo de Church. Elas foram até a Tríade Chinesa, mas eles não sabiam onde o dinheiro estava. Em seguida, decidiram ir atrás dos Bertinelli, mas elas foram confrontadas pelo Arqueiro Verde. China White e Cupido se uniram para enfrentar o vigilante, mas quando a Unidade anti-crimes apareceu para prendê-lo, as três foram forçadas a fugir.

Chien, Carrie e Liza sendo confrontadas pela Equipe Arqueiro

Chien, Carrie e Liza sendo confrontadas pela Equipe Arqueiro.

Eventualmente, depois de atacarem alguns criminosos, elas conseguiram a localização do dinheiro de Church. Antes de irem direto até lá, elas contrataram algumas gangues como reforços. Em seguida, elas foram até a localização do dinheiro e encontraram duas bolsas. Enquanto iam embora, elas foram confrontadas pela Equipe Arqueiro. Chien enfrentou a nova Canário Negro e conseguiu vencê-la em um duelo, mas acabou sendo derrotada quando ela usou seu grito sônico. Chien tentou fugir, mas foi impedida pelo Arqueiro Verde. Quando a Unidade anti-crimes apareceu mais uma vez, Chien riu, acreditando que eles estavam lá para prender o vigilante. Para sua surpresa, ela quem foi presa.[14]

Iniciativa Fantasma[]

Em 2019, Chien foi escolhida como um membro em potencial da Força Tarefa-X, agora chamada de "Iniciativa Fantasma". Sua custódia foi então transferida da Iron Heights para a A.R.G.U.S.. Ao descobrir sobre isso, estando ciente sobre o passado da equipe, Chien imediatamente recusou entrar para o Esquadrão Suicida da organização. Apesar disso, ela foi forçada a entrar para a equipe.[15]

Chein treinou ao lado dos outros membros da equipe. Algum tempo depois, ela, Carrie Cutter, Ricardo Diaz e Joe Wilson foram convocados por Diggle e Lyla Michaels, que explicaram sua missão: encontrar Virgil para que conseguissem uma pista sobre a localização de Dante. Durante o encontro, Virgil tentou sequestrar Diaz e ordenou que seus homens matassem os outros membros da Iniciativa Fantasma. Chien e seus companheiros de equipe lutaram e conseguiram derrotar os capangas. Virgil optou por se matar para evitar ser capturado. Ao retornarem para a base da A.R.G.U.S., Chien e os outros especularam que Diaz havia traído a equipe e alertado Virgil sobre a emboscada.[16]

De volta em Hong Kong[]

Depois que o governo dos EUA descobriu que a A.R.G.U.S. plantava bombas nas cabeças de seus agentes, eles decidiram libertar os membros da Iniciativa Fantasma, incluindo Chien, para evitar um escândalo. Em troca de sua liberdade, eles teriam que permanecer em silêncio sobre as bombas. Após isso, Chien retornou para Hong Kong, onde ela se reconectou com a Tríade Chinesa.

Ela e a Tríade tentaram sequestrar o cientista Robert Wong, que estava recriando o vírus Alfa-Ômega. Quando Oliver e seus aliados apareceram na cidade, eles tentaram chegar até o cientista primeiro. Entretanto, Chien atacou o Arqueiro Verde e o derrubou. Antes de ir embora, ela o cumprimentou, recepcionando-o de volta à Hong Kong, e jogou uma bomba de fumaça para encobertar sua fuga com o cientista.

China White prestes a atacar Tatsu

China White prestes a atacar Tatsu.

Algum tempo depois, Oliver contatou Chien, oferecendo-lhe o vírus em troca do cientista. Chien aceitou os termos e concordou com a troca. Antes da troca, ela obrigou Wong a vestir um colete explosivo. Reencontrando o vigilante, Chien o cumprimentou mais uma vez, alegando que faria de "tudo por um amigo". Ela então revelou o colete explosivo de Wong, explicando que estava fazendo aquilo para garantir que ele não tentasse fazer nenhuma gracinha. Em seguida, os aliados de Oliver atacaram. Durante a confusão, Chien fugiu com o detonador do colete de Wong. Ela foi perseguida por Tatsu e as duas lutaram. Chien foi derrotada, mas ela arremessou uma faca no estômago de sua adversária, fazendo-a cair no chão. Antes que pudesse matá-la com sua própria espada, Chien foi atacada pela Canário Negro.[17]

Personalidade[]

Habilidades[]

  • Mestre combatente corpo-a-corpo/Artista marcial: Por ter sido treinado pela Tríade Chinesa desde o início da adolescência, Chien é uma combatente corporal e artista marcial altamente qualificada. Ela foi capaz de dominar John Diggle rapidamente e quase o matou em duas ocasiões. Chien foi capaz de derrotar Oliver Queen em seu primeiro encontro e empatar em seu segundo duelo antes de finalmente ser derrotada em seu terceiro encontro, apesar de ser auxiliada por Ben Turner. Junto com Carrie Cutter, Chien pôde enfrentar Oliver, quem foi treinado pelo próprio Ra's al Ghul, até conseguindo derrubá-lo brevemente por tempo suficiente para fugir. Em seu próximo encontro, Chien lutou brevemente em pé de igualdade contra o Arqueiro Verde antes de ser derrotado novamente. Ela também foi capaz de lutar em pé de igualdade contra Dinah Drake, bloqueando os ataques do bastão dela estava com as mãos nuas, e até conseguiu prendê-la, forçando Dinah a usar seu grito sônico para empurrar Chien para trás.
    • Maestria em facas: Chien é altamente qualificada no mauseio de facas. Ela tem habilidade letal em empunhar um par de facas karambit e as usa como suas armas principais, tanto no combate corporal quanto em arremessá-los de longas distâncias. Ela facilmente cortou a garganta de Victor Nocenti. Na primeira batalha, Chien lutou com e dominou o Arqueiro com suas facas enquanto ele usava seu arco como arma branca. Ela também foi capaz de lançar dois karambit com precisão direto no para-brisa, matando dois guardas.
    • Espadachim: Chien é uma espadachim altamente qualificada. Ela foi capaz de enfrentar e eventualmente derrotar Tatsu Yamashiro.
  • Intelecto de alto nível/Especialista em estratégia/Líder: Chien foi capaz de executar seus vários planos e enganar seus inimigos por meio de táticas de surpresa. Por exemplo, ela obteve o vírus Ômega drogando um funcionário com Vitura, fazendo com que ele roubasse para ela e depois não se lembrasse de ter feito isso. Chien conseguiu rastrear a casa de Maseo Yamashiro e sequestrar Tatsu em uma tentativa de forçar Maseo a devolver o vírus Ômega para ela. Chien planejou ataques à Mansão Bertinelli e a Malcolm Merlyn e conseguiu emboscar e roubar caminhões que transportavam remédios nos Glades.
  • Furtividade/Infiltração: Como uma assassina altamente qualificada, Chien pode se mover despercebido. Ela foi capaz de eliminar silenciosamente vários guardas e até mesmo se aproximar furtivamente do Arqueiro em seu primeiro encontro. Em muitos de seus encontros com o vigilante, Chien conseguiu fugir rapidamente do local quando foi desarmada ou interrompida pela polícia.

Equipamento[]

  • Facas de combate: Sendo esta sua escolha principal de armas, Chien usa uma faca de combate em cada mão durante duelos corporais.
  • Armas: Chien usou uma pistola quando protegeu seu mentor, Zhishan.
  • Katana: Depois de desarmar Tatsu Yamashiro, Chien tentou usar sua katana para matá-la, mas foi impedida.
  • Granada de fumaça: Chien usou uma granada de fumaça para encobertar sua fuga.
  • Facas de arremesso: Além de suas facas de combate, Chien carrega consigo um par de facas de arremesso para atacar seus inimigos à distância, como fez com Tatsu.

Aparições[]

Arqueiro[]

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

5ª Temporada

7ª Temporada

8ª Temporada

Quadrinhos[]

Arrow[]

  • "China White
  • "Back from the Deadshot"

Por de trás das câmeras[]

  • Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, China White é a líder de um grupo criminoso e uma traficante de heroína. Ela foi indiretamente responsável pelo sequestro de Oliver Queen, e mais tarde se tornou uma inimiga recorrente do Arqueiro Verde. Sua primeira aparição ocorreu em Arqueiro Verde: Ano Um #3 (outubro de 2007).

Referências[]

Advertisement