Arrowverso Wiki
Advertisement
Para outros usos da palavra "Superman", veja Superman (desambiguação).

"Mesmo nos momentos mais sombrios, a esperança aparece. A esperança é a luz que nos tira da escuridão."
—Superman para Lois Lane[fonte]

Clark Kent (nascido como Kal-El) é o editor-chefe do Planeta Diário e também o esposo de Lois Lane e o pai de Jason. Ele é o super-herói conhecido como Superman, operando na cidade de Metrópolis. Durante a Crise nas Terras Infinitas, foi revelado que ele era o Paragon da Verdade.

Como um Paragon, Clark deveria ter sido um dos sete sobreviventes do multiverso, mas Lex Luthor, da Terra-38, utilizou o Livro do Destino para alterar a realidade e se tornar o Paragon da Verdade ao invés de Kal. Ele foi ressuscitado quando Oliver Queen e os Paragons restauraram o multiverso, incluindo uma nova Terra-96.

Biografia[]

Pré-Crise[]

Vida pregressa[]

"Meus amigos, minha esposa. No mesmo dia, eu perdi tudo."
—Clark Kent sobre seu passado[fonte]

Como seus outros sósias de infinitas Terras, Kal foi criado como Clark Kent e, quando adulto, se tornou o super-herói Superman. Através de seus anos como herói, Clark já teve diversos confrontos com Lex Luthor, e uma vez já enlouqueceu e lutou contra si mesmo.

Em algum momento, ele se casou com Lois Lane e teve um filho chamado Jason.

Depois que um rejeitado de Gotham começou a acreditar que o Planeta Diário não escrevia muitas notícias sobre si, ele fez uma "grande piada" e jogou uma bomba de gás no prédio da empresa, matando quase todos que estavam dentro do prédio, incluindo Lois e diversos amigos e colegas de trabalho de Clark.[1] Apesar desta grande tragédia, Clark não desistiu da esperança, acreditando que ela sempre brilhará pela escuridão, uma crença que ele simbolizou ao alterar o emblema no peito de seu traje para preto e vermelho.[2]

Crise nas Terras Infinitas[]

Clark Kent da Terra-96 conhecendo o Clark Kent da Terra-38

Clark Kent conhecendo o Clark Kent da Terra-38

Enquanto trabalhava no Planeta Diário, Clark se encontrou com um trio de pessoas desconhecidas, dizendo que uma delas parecia familiar para ele. Ele ouviu outra pessoa dizer que ele se assemelhava a alguém chamado Ray Palmer, o que Clark estranhou. Ele então elogiou os óculos que outro homem estava usando. Quando o homem perguntou a ele se poderiam conversar, Clark entregou seu cartão e pediu para que ligassem para sua assistente, mas mudou de ideia depois de descobrir que precisavam conversar sobre Lex Luthor. Clark então descobriu que o trio eram Clark Kent e Lois Lane da Terra-38 e Iris West-Allen, da Terra-1.

Superman (Terra-96) sendo controlado por Lex Luthor

Superman sendo controlado por Lex Luthor.

Em seu escritório, Clark explicou que conseguiria cuidar de Lex, já que ele não o enfrentou apenas uma vez. Porém, o Clark da Terra-38 e Iris explicaram que o vilão estava em posse de um objeto mágico e que agora estava mais forte do que nunca. A conversa foi interrompida quando Lois percebeu placas com alguns nomes na parede e questionou a Clark o que elas são, onde ele explicou que eles haviam morrido em um terrível acidente. Ele então descobriu que é um Paragon, e Iris disse que, embora parecesse loucura, Clark era a chave para salvar o multiverso. Clark disse que aquilo não era loucura, e vestiu seu traje, dizendo que tinha de enfrentar Luthor. Lex entrou e disse que "estava cansado de matar Supermans" e começou a controlar a mente de Clark, fazendo-o enfrentar o Superman da Terra-38.

Superman (Terra-96) enforcando o Superman (Terra-38)

Superman enforcando o Superman da Terra-38.

O Superman da Terra-38 tentou conversar com Clark, mas sua mente estava cheia de ódio e disse que "não liga para seu universo", dizendo que ele servia a Lex. Os dois então começaram a enfrentar-se pelos céus de Metrópolis. Depois de alguns instantes, o Superman da Terra-96 disse que iria ensinar a sua sósia "como é perder as pessoas que você ama", e voltou para o prédio do Planeta Diário para matar Lois da Terra-38, mas foi impedido pelo Superman da Terra-38. Clark prendeu sua sósia na parede e começou a enforcá-lo enquanto Lois da Terra-38 tentava fazê-lo voltar a ser o que era, mas Clark disse que ela não sabia nada de sua vida. Porém, Lois conseguiu fazê-lo voltar ao seu eu normal. O Super-Homem da Terra-38 perguntou se ele estava bem, o que Clark disse que sim.

Clark (Terra-96) conhecendo Jonathan-0

Clark conhecendo Jonathan.

Depois disto, Clark foi levado para a Waverider e colocou Lex em uma cela. Ele também conheceu Ray, que Iris havia mencionado anteriormente descobrindo que ele é sua sósia da Terra-1. Lois apresentou Jonathan, com Clark dizendo que ele se assemelhava a seu filho, Jason. Ele também conheceu a sua prima, que disse a ele que ele estava "malhado", pois confundiu-o com Ray. Ele viu os outros heróis ativarem um detector de Paragons, descobrindo que a outra Paragon que procuravam era Kate Kane.[1]

Ainda durante o evento, Clark entrou para o Conselho de Supermans.[3]

Superman (Terra-96) e Superman (Terra-38) ouvindo Cisco

Superman e Superman da Terra-38 ouvindo Cisco.

Algum tempo depois, o Superman ouviu o Monitor dizer que precisavam localizar mais outros Paragons. Alguns instantes, ele viu a chegada do Time Flash, com Cisco Ramon dizendo que ambos os Supermen são uma "super sósia e super estranho". Clark também cumprimentou Ralph Dibny, que estava se apresentando aos outros heróis. Clark, o Superman da Terra-38 e J'onn J'onzz partiram para resgatar outros habitantes de outras Terras e levá-los para a Terra-1, que seria o último universo a ser destruído.

Superman (Terra-96) explicando o motivo de ter mudado seu brasão

Superman explicando o motivo de ter mudado seu brasão.

Apesar de ser um dos heróis mais fortes do multiverso, o Superman não foi capaz de salvar alguns universos e seus habitantes. Depois de um tempo, ele retornou à Waverider e socou o chão da nave, expressando sua raiva e decepção por ter falhado em sua missão repetidamente. Ele explicou que quando vestiu o brasão de sua família, ele havia feito uma promessa: lutar a qualquer custo. Quando Lois questionou-o do motivo de ter mudado as cores do emblema de seu peito, o Superman explicou que até mesmo nos momentos mais sombrios, a esperança é a luz que irá tirá-los da escuridão. Ele então passou por outra brecha e foi tentar salvar outro universo.

Depois de algum tempo, o Superman e os outros retornaram à Waverider pois a Terra-1 era agora o único universo sobrevivente, dando a entender que todas as outras Terras haviam sido destruídas pela antimatéria. Eles então viram o retorno de Mia, Constantine e Diggle a nave e questionou o que havia acontecido, descobrindo que Oliver não retornaria com eles. O restante do grupo voltou com Ryan Choi, o último dos Paragons, e também conheceu Jefferson Pierce, que se surpreendeu ao ver dois Superman. Eles então partiram para a missão de encontrar a Precursora, que, alguns segundos depois, havia retornado à Waverider. Embora ela falasse que estava fazendo reconhecimento na Terra-1, Clark, Ralph e Barry não se convenceram, teorizando que o Anti-Monitor a estava controlando assim como controlava o Pária, que testemunhava grandes tragédias e que também estava na nave.

A teoria do trio provou-se verdadeira e perceberam que ela estava sendo controlada pelo Anti-Monitor. Clark tentou confrontá-la, mas foi facilmente derrotado. Com um simples gesto de sua mão, todos os heróis caíram e a Precursora começou a enfrentar Novu, conseguindo matá-lo e roubar seus poderes. Depois disto, a Terra-1 foi destruída pela antimatéria, deixando apenas os indivíduos na Waverider como os sobreviventes da tragédia. Leonard avisou que a nave seria atingida em questões de segundos, mas Pária usou seus poderes para teleportar os Paragons a um lugar seguro.

A morte do Superman da Terra-96

Superman desaparecendo nos braços da Supergirl.

Os Paragons descobriram que estavam no Ponto de Fuga, com a Canário Branco explicando que o local é um "ponto fora do tempo e do espaço", indicando que estavam seguros do Anti-Monitor. O Superman explicou que a Precursora foi usada pelo Anti-Monitor para atacá-los e que a Waverider havia sido destruída pela antimatéria. Alguns instantes, o Superman começou a sentir um desconforto e caiu no chão enquanto era segurado pela Supergirl e seu corpo brilhava. Ele pediu para que ela consertasse as coisas e, eventualmente, desapareceu, sendo substituído por Lex.[2]

Pós-Crise[]

Terra-96 (Pós-Crise)-0

Superman voando na nova Terra-96.

Um mês depois, depois do fim da Crise, os Paragons e o Espectro foram capazes de criar um novo multiverso, restaurando algumas Terras, incluindo a criação de uma nova Terra-96. Clark foi ressuscitado junto dos habitantes de seu universo, e também sua família já que, aparentemente, a grande tragédia que aconteceu com ele não ocorreu nesta nova linha do tempo, e ele está usando seu brasão amarelo e vermelho ao voar pelo espaço como Superman.[4]

Personalidade[]

Clark possuí a mesma personalidade que a de Ray Palmer e Barry Allen respectivamente, sendo muito amigável até mesmo para estranhos que nunca conheceu. Clark se tornou mais privado após a perda de seus amigos e sua esposa, Lois Lane.

Quando Clark descobriu que ele pode ser a chave para salvar o multiverso, ele se vestiu rapidamente e se preparou para enfrentar Lex Luthor. Lois Lane notou-o por sua atitude atenciosa, apesar de suas afirmações egoístas (enquanto sob a influência de Lex) de que ele não se importava com o universo deles porque ele falhou em proteger seus entes queridos.

Depois de Lois e Iris West-Allen libertarem Clark do controle de Lex, ele recuperou seu senso otimista e seu humor. Ele expressou suas noções de esperança para Lois Lane e Mar Novu a bordo da Waverider, acreditando que a esperança atravessa até mesmo nos tempos mais sombrios.

Poderes e habilidades[]

Poderes[]

  • Fisiologia Kryptoniana: Assim como todos os Kryptonianos, as capacidades de Clark não são maiores do que um ser humano normal em seu condicionamento físico. No entanto, uma vez carregado pela energia de um sol amarelo, ele se torna capaz de realizar vários feitos desumanos. É possível que Clark seja um herói veterano e altamente experiente, devido a seus cabelos levemente grisalhos. Kara Danvers até notou que ele era "malhado".[2]
    • Longevidade: Como um Kryptoniano, a vida de Clark é consideravelmente mais longa do que as de humanos normais. Ele também envelhece muito mais devagar.[1]
    • Força sobre-humana: Clark é muito mais forte que um humano normal e também do que qualquer outro ser extraterrestre. Por exemplo, ele provou-se ser mais forte que o Superman da Terra-38, com este em seu auge; devido ao fato de Clark ter passado mais tempo sob o sol amarelo do que Clark da Terra-38. Ele foi capaz de lançar o Superman da Terra-38 ao redor, também quase o sufocando até a morte com uma mão, com sua sósia mal sendo capaz de resistir a seus ataques.[1] Mais notavelmente, quando Mobius (através da Precursora) manipulou a gravidade da Waverider para incapacitar os heróis, Clark foi o único capaz de fazer um movimento ao tentar se levantar.[2]
    • Invulnerabilidade: Clark é mais durável do que qualquer humano e seres extraterrestres. Por exemplo, ele é capaz de resistir a quase todas as formas de dano físico, ainda mais do que Superman da Terra-38. Como tal, Clark foi capaz de resistir facilmente a impactos e uma colisão poderosa do jovem Superman da Terra-38 sem qualquer desconforto visível.[1] Ele também foi capaz de levar um golpe da Precursora (enquanto possuído pelo Anti-Monitor) sem ser incapacitado.[2]
      • Auto-sustento: A necessidade física de Clark são quase se não completamente reduzidos, já que ele não precisa comer, dormir ou até mesmo respirar para sobreviver (embora, é possível que ele coma e durma como um hábito). Sua habilidade de sobreviver sem oxigênio lhe permite voar pelo espaço sem sofrer nenhum efeito.[4] Este traço não é compartilhado por todos os Kryptonianos, tais como a Supergirl.
    • Velocidade sobre-humana: Clark é muito mais rápido do que humanos normais e extraterrestres. Por exemplo, ele foi capaz de vestir seu traje rapidamente, sendo não detectado pela visão humana. Ele também foi capaz de combater o Superman da Terra-38 nos céus de Metrópolis, com sua sósia estando em seu auge.[1]
    • Voo: Clark é capaz de manipular seu próprio campo gravitacional para gerar impulso e se propelir pelo ar em velocidades hipersônicas tremendas, muito mais rápido do que ele pode viajar a pé.
      • Levitação: Clark pode se levitar usando suas habilidades de voo.
    • Visão de calor: Clark pode projetar feixes de intenso calor de seus olhos, que são poderosos o suficiente para ferir outros kryptonianos movidos a energia solar. Diferente do Superman e da Supergirl da Terra-38, a cor da visão de calor de Clark é vermelha ao invés de azul.[1]

Habilidades[]

  • Investigação: Como um dos melhores, senão o, melhor repórter do Planeta Diário, Clark é um investigador excepcional, pois segue cada pista e boato para descobrir a verdade por trás de qualquer história.
  • Combate corpo-a-corpo: Clark é um combatente corpo a corpo altamente habilidoso, já que foi capaz de enfrentar e até dominar o Superman da Terra-38, com este estando em seu auge. Clark também é um dos mais, senão o, mais letal combatente de todo o multiverso.
  • Vontade indomável: De acordo com Mar Novu, Clark é o Paragon da Verdade (um ser "da mais pura vontade"),[1] tendo passado por mais perdas do que qualquer mortal poderia suportar. Quando ele vestiu seu traje, ele fez a promessa de continuar lutando, não importa o quê. Mesmo quando ele falhou em salvar um universo, Clark manteve seu espírito de luta, levando Lois Lane a notá-lo por nunca desistir, como seus outros colegas.[2]

Fraquezas[]

  • Kryptonita: Assim como todos os Kryptonianos, até mesmo com seus poderes, Clark é vulnerável quando exposto a Kryptonita, um mineral radioativo de seu planeta Krypton. Dependendo da natureza de tal Kryptonita, la causará diferentes efeitos nele.
    • Kryptonita Verde: A Kryptonita Verde não só fere Clark fisicamente, mas também enfraquece seus atributos físicos, transformando-o em um equivalente a um humano normal. Se exposto por um tempo prolongado a este minério, ele poderá morrer.
    • Kryptonita Vermelha: Se exposto a Kryptonita Vermelha, ela destruirá as inbições de Clark e o transformará em uma versão corrompida de si mesmo. Deixado sem moralidade, compaixão, racionalidade ou quaisquer cuidados que sejam, Clark se tornará malévolo e sujeito à hostilidade e agressão, tornando-o um perigo para todos ao seu redor.
    • Kryptonita Prateada: Se exposto a Kryptonita Prateada, isso fará com que Clark tenha uma alucinação profunda e assustadora, onde nada do mundo exterior pode tirá-lo de lá até que deixe seu sistema.
  • Chumbo: Clark não é capaz de enxergar usando sua visão de raio-X em chumbo.

Equipamento[]

Pré-Crise[]

  • Traje de Superman: Clark usa um traje protetor como o super-herói Superman para esconder sua identidade de seus inimigos ao lutar contra o crime. Depois que seus entes queridos foram mortos por um "rejeitado" de Gotham, Clark alterou o brasão amarelo para uma cor mais escura, simbolizando que a esperança passa pela escuridão até nos tempos mais difíceis.
  • Óculos: Para esconder sua identidade como Superman, Clark usa um par de óculos em sua forma civil.

Pós-Crise[]

  • Traje de Superman: Clark usa um traje protetor como o super-herói Superman, para esconder sua identidade de seus inimigos ao lutar contra o crime. Diferente da versão pré-Crise do traje, esta roupa está com o brasão amarelo.

Aparições[]

Batwoman[]

1ª Temporada[]

Flash[]

6ª Temporada[]

Arqueiro[]

8ª Temporada[]

Lendas do Amanhã[]

5ª Temporada[]

Raio Negro[]

3ª Temporada[]

Supergirl[]

5ª Temporada[]

Quadrinhos[]

Crisis on Infinite Earths Giant[]

Galeria[]

Imagens promocionais[]

Crise nas Infinitas Terras[]

Por de trás das câmeras[]

Referências[]

Advertisement