FANDOM

A Crise de 2019, embora seja comumente referido como A Crise ou simplesmente Crise, foi um evento apocalíptico massivo que causou a destruição de toda Terra no multiverso pelas ondas de antimatéria do Anti-Monitor, deixando apenas os sete Paragons como sobreviventes.

Na linha do tempo original, a Crise passou-se na noite de 25 de Abril de 2024, onde o Flash e Flash-Reverso voltaram à noite de 18 de Março de 2000 e criaram a linha do tempo atual, resultando em um loop temporal que permite que a Crise ocorra em todas as linhas do tempo, com exceção da linha do tempo do Ponto de Ignição. Nesta linha temporal, o evento era conhecido como a Crise de 2024.

Por conta de uma alteração na linha temporal, na qual a Equipe Flash destruiu a adaga de Cicada em 2019, isto fez com que a Crise ocorra muito mais cedo do que o planejado: em 10 de Dezembro de 2019 até Janeiro de 2020. Porém, aparentemente a própria Crise também foi alterada, já que a luta citada do Flash e Flash Reverso em Central City não ocorreu na linha temporal atual.[1]

História

Plano de Mar Novu

No início do tempo, uma entidade cósmica chamada Mar Novu viu o futuro e descobriu que sua contraparte da antimatéria, Mobius, planejava uma crise para todo o multiverso, e que isto ocorreria em 2024. Ele começou a testar diferentes Terras, entregando o Livro do Destino para um indivíduo no universo que estava testando, permitindo que ele/ela criasse seu próprio Túnel do Tempo.[2]

Linha do Tempo original

Pré-Crise

Após diversos encontros com o Flash, Eobard Thawne/Flash-Reverso descobriu o nome verdadeiro de seu inimigo, sendo Bartholomew Henry Allen, mais conhecido como Barry Allen. Eobard começou a adquirir conhecimento sobre seus parentes e entes queridos; como Nora Allen, Iris West-Allen e Nora West-Allen (no qual, possivelmente, seu nome era Dawn nesta linha temporal). Após adquirir bastante conhecimento sobre a vida de Barry, Eobard decidiu que a melhor maneira de derrotar o Flash seria assassinar Barry quando criança. No entanto, antes de fazê-lo, Eobard queria ter um último encontro com seu aqui-inimigo.

A Crise

De algum modo, o Anti-Monitor foi libertado e a Crise começou, fazendo com que Novu recrutasse os heróis para ajudá-lo a salvar o multiverso. Durante isto, Thawne, conseguindo a aliança com os Demônios da sombra, chegou em 25 de Abril de 2024 e chamou a atenção do Flash e seus aliados: o Arqueiro Verde, Mulher-Gavião e o Átomo. Eles começaram a lutar nas ruas de Central City, causando a maior destruição que a cidade já viu. A luta (e possivelmente a antimatéria) fez com que os céus ficassem avermelhados.[3]

Em algum momento da batalha, enquanto o Arqueiro Verde gritava ao fundo, o Flash gravou uma mensagem para sua filha, dizendo que ele tinha pouco tempo sobrando.[4]

A batalha fez com que diversos caminhões vazassem, além de uma queda de energia em 20 blocos da cidade. O Átomo saiu da luta para auxiliar o Departamento de Polícia de Central City em evacuar os prédios aos arredores por conta do apagão. Os velocistas começaram a batalhar próximo a um caminhão, e por conta dos raios emitidos, fizeram com que gasolina começasse a vazar. Cercados por fumaça, os velocistas conversaram, e então começaram a correr e deixando o Arqueiro Verde, Átomo e Mulher-Gavião para trás. Os dois continuaram sua luta em uma avenida desconhecida antes de desaparecerem em um clarão.[3]

Sem o conhecimento dos outros, o Flash e o Flash-Reverso viajaram no tempo para 18 de Março de 2000, com o Flash perseguindo seu inimigo. Os dois lutaram dentro da casa dos Allen, ao redor de Nora Allen, com ambos acertando seus golpes, mas o Flash do futuro se provou ser o melhor. Quando o Barry de 11 anos apareceu na sala, Nora está no centro do lugar cercada por raios amarelos e vermelhos, conseguindo ver um pouco do rosto do Flash-Reverso. Durante a luta, o Flash viu sua versão jovem de 2015 e pediu para que não interferisse, por conta dos efeitos do Ponto de Ignição. Quando o Flash Reverso foi matá-lo, o Flash do futuro o agarrou e levou ele à 20 quarteirões da luta. Frustado, o Flash-Reverso teorizou outro plano; matar Nora e culpar Henry Allen pelo crime na esperança de Barry ficar traumatizado e mudar seu destino para voltar ao futuro onde não haveria um Flash, então ele pegou uma faca que estava na cozinha e esfaqueou Nora no coração, deixando a cena do crime e voltando para seu tempo, na esperança de não existir mais um Flash.[5]

Pós-Crise

Originalmente, uma nova edição do jornal The Central City Citizen foi escrito e publicado por Iris West-Allen, matéria no qual Eobard usa como base para ver se o futuro permanece intacto.

Após a realização do Ponto de Ignição, Savitar mata Iris e faz com que o contínuo loop temporal da linha do tempo não exista mais, fazendo com que Julie Greer fosse contratada para escrever o artigo, substituindo Iris. No entanto, graças ao esforço da Equipe Flash em fazer Savitar ser apagado da existência, o nome de Iris é novamente a autora do artigo.

De acordo com um artigo de 2049 do jornal Citizen, que Nora West-Allen apresentou para Barry, o Flash ainda continua desaparecido mesmo após 25 anos da Crise. Roger Hayden, o Pirata-Psíquico, disse durante a crise que mundos viverão e morrerão, implicando que essa Crise foi mais do que uma simples luta do Flash-Reverso contra o Flash.[4]

Linha do Tempo atual

Pré-Crise

Em 2018, uma figura cósmica conhecida como Mar Novu, apelidado de O Monitor, previu o futuro e descobriu sobre a Crise que ocorreria em 2024. E então, ele começou a testar diferentes Terras do multiverso, entregando o Livro do Destino a um indivíduo para que criasse o Túnel do Tempo.[6] Uma das Terras testadas foi a Terra-90, porém, falhou.

Ainda em 2018, Novu testou a Terra-1 ao entregar o Livro para John Deegan.[7] Ele ficou impressionado que os heróis desta Terra foram capazes de roubar o Livro, algo que nunca ocorreu antes. Em seguida, suas esperanças na Terra-1 foram aumentadas após Oliver Queen confrontá-lo pessoalmente, demandando que o destino de Barry Allen e Kara Danvers fosse alterado. No fim, Novu permitiu[6], mas Oliver deverá entregar qualquer coisa que o multiverso precisasse.[8]

Em 2019, a Equipe Flash, com a ajuda de Nora West-Allen, de 2049, e da manipulação de Eobard Thawne, foi capaz de destruir a adaga de Cicada. Porém, a consequência desta ação fez com que a linha do tempo fosse alterada, diminuindo o ano de 2024 para 2019.[1]

Vendo J'onn J'onzz lutar mas sabendo que era assombrado por seu passado[9], Novu foi à Terra-38 e libertou o irmão de J'onn, Malefic, da Zona Fantasma. Mar Novu foi até Lex Luthor[10], onde o reviveu.[9]

Meses depois, presumivelmente por conta das mudanças na linha do tempo, o multiverso decidiu que, em troca das vidas de Kara e Barry, Oliver Queen iria ajudar Mar Novu em evitar a Crise. A partir disto, Mar Novu olhou para o futuro, descobrindo que Oliver morreria durante a Crise. Após isto, Novu retornou para dizer à Oliver sobre a necessidade do multiverso.[8]

Novu enviou Oliver à Terra-2 para recuperar partículas de uma estrela anã.[11] Em seguida, ele foi aos Laboratórios S.T.A.R. para informar Barry e Iris West-Allen sobre o sacrifício do Flash em 10 de Dezembro de 2019.[12] Novu confrontou Oliver na Terra-2 e questionou a lealdade de Queen à missão.[11] Após a destruição da Terra-2,[11] Novu levou Oliver, John Diggle e Laurel à Hong Kong. Sua próxima missão era encontrar o Dr. Robert Wong. Após Wong ser salvo, Novu se encontrou com Lyla Michaels.[13] Para presentear Oliver,[14] ele trouxe seus filhos e Connor Hawke de 2040 até o presente.[15] Por conta da surpresa sobrevivência de Laurel, Mar Novu decidiu testá-la.[14] Ele foi até ela e lhe ofereceu o retorno de sua Terra caso ela traísse Oliver.[16] Laurel recusa,[17] sendo este o plano original de Novu. Para recompensá-la, Novu colocou ela e Oliver em uma realidade alternativa onde Laurel poderia se despedir de Quentin Lance. Esta realidade também serviu pra ensinar Oliver de que não poderia mudar seu destino. Após completar sua tarefa, Novu levou-os até Lian Yu.[14] O objetivo na ilha era criar um dispositivo para carregar uma arma. Porém, o dispositivo apenas respondia ao DNA de Lyla. Ao tocá-lo, ela notou que tinha de ir.[18]

Novu retornou à Terra-38 após J'onn completar seu teste e fazer pazes com seu irmão e passado, dizendo que agora ele estava preparado para a Crise. Após isto, Novu retornou ao seu reino e disse para Lex Luthor que agora ele poderia ser o herói que sempre quis. Lex ficou feliz, mas primeiro teriam de conversar sobre sua irmã.[9]

Em 9 de Dezembro em Central City, Harrison Nash Wells foi salvo quando Allegra Garcia utilizou seus poderes para espalhar uma cura à cidade.[19] Às 23:58, enquanto Nash estava prestes a abrir o portal, Novu notou o quanto ele queria descobrir a verdade e lhe ofereceu um acordo, no qual revelaria tudo caso ele o ajudasse a impedir a Crise. Novu disse para ele parar de tentar matá-lo, e iniciar uma nova vida. Quando Nash perguntou para mostrá-lo, Novu respondeu que ele já tinha "o conhecimento". Após Nash resolver o código, Mar Novu abriu a rocha e puxou Nash para dentro em um clarão de luz, fechando a rocha logo em seguida.[20][9][19][18]

A Crise

Quando a Crise começou em 10 de Dezembro, os céus acima de Lian Yu, Central City e, possivelmente, todo o planeta, começaram a trovejar e tornar-se vermelhos. Lyla Michaels apareceu em Lian Yu para recrutar Oliver e Mia.[18] À meia-noite, a Equipe Flash assistiu aos céus vermelhos enquanto se preparavam para a batalha que se aproximava.[19] Lyla foi de Central City, Gotham City até Star City para recrutar os heróis necessários.[21]

Lyla levou os maiores heróis da Terra-1 à Terra-38, onde Argo City acabará de ser destruída por uma onda de antimatéria, e os heróis trabalhou junto com os heróis da Terra-38 para evacuar a população deste universo o mais rápido possível. Enquanto a batalha entre os heróis e os Demônios da sombra, do Anti-Monitor, continuava, o Monitor aparece para anunciar que a batalha havia sido perdida e que eles deveriam fugir. Novu levou todos exceto por Oliver, que o imobilizou-o temporariamente ao usar uma flecha de antimatéria, e continuou a enfrentar os inimigos. O confronto de Oliver permitiu que 3 bilhões de pessoas fossem à Terra-1, mas foi ferido seriamente. O Monitor teleportou ele e Oliver à Terra-1, onde Queen disse suas últimas palavras para seus aliados e filha, morrendo e, assim, completando a profecia de sua morte,[8] mas de forma diferente que Mar Novu havia visto.[21] Enquanto a antimatéria do Anti-Monitor continuava a destruir os universos, a magia do caos fez com que os Pilares da Magia fossem desestabilizados, fazendo com que indivíduos mágicos - como John Constantine - perdessem, não por completo, a habilidade de usar suas magias.[22]

Mar Novu e a Precursora colocaram os heróis sobreviventes na Waverider da Terra-74. Novu informou a todos sobre a existência de sete Paragons, indivíduos cujo heroísmo serão capazes de derrotar o Anti-Monitor. Ele revelou que Sara e Kara são as Paragons do Destino e Esperança, respectivamente, e que outros cinco deveriam ser encontrados. Lois, Clark e Iris encontraram o Paragon da Verdade na Terra-96, e Kara e Kate acreditaram que o Paragon da Coragem estivesse na Terra-99, mas se enganaram. É revelado que Kate é, na verdade, a Paragon da Coragem.[22]

Com a ajuda do dispositivo construído por Ray Palmer, os Paragons da Honra e Amor foram encontrados na própria Waverider, com estes sendo J'onn J'onzz e Barry Allen respectivamente. Iris, Ralph e Ray foram pessoalmente para recrutar o Paragon da Humanidade, Ryan Choi. Enquanto em Central City, Barry, Cisco (com os poderes recém-restaurados pelo Monitor) e Nevasca encontram o Flash da Terra-90 correndo para energizar o Canhão de Antimatéria, posto lá pelo próprio Anti-Monitor. Com a ajuda de Raio Negro, os heróis são capazes de destruir a arma, porém com o sacrifício do Flash do universo alternativo. Com os Paragons encontrados, os heróis se encontram na Waverider quando são surpreendidos pelo retorno da Precursora, que havia sido declarada como desaparecida. Porém, é revelado que ela estava sendo controlada pelo Anti-Monitor e mata o Monitor. A antimatéria alcança a Terra-1 e este universo é destruído, e com isto todas as Terras do multiverso foram apagadas. Antes de morrer, o Monitor confiou em Pária para saber o que fazer quando a hora chegasse. Então, Nash teleportou os sete Paragons ao Ponto de Fuga, onde o Anti-Monitor não poderia alcançá-los. A antimatéria alcança a Waverider e mata todos a bordo na nave. Antes de morrer, Lex Luthor altera a realidade utilizando o Livro do Destino e assume o lugar do Superman como o Paragon da Verdade, matando o Homem de Aço. Com exceção dos sete Paragons, e do próprio Anti-Monitor, todos os seres vivos do multiverso, e os próprios universos, estão mortos.[23]

Batalha na Aurora do Tempo

Nos meses após o multiverso ser destruído, os Paragons não sabiam o que fazer. Após Corrigan ensinar Oliver a dominar seus novos poderes, Queen foi ao Ponto de Fuga para resgatar os Paragons e aprimorar os poderes de Barry. Com sua velocidade aumentada, Barry deixou a Supergirl, Ryan e Lex em Maltus, mas perdeu Kate, Sara, J'onn e a si mesmo na Força de Aceleração após ser atacado pelo Anti-Monitor. Apesar de esperar ser traída por Lex, Kara e Ryan convencem Mar Novu a abandonar seus planos. Após isto, Barry leva todos à Aurora do Tempo, descobrindo que o Anti-Monitor sempre saberá da existência do multiverso não importa o que e que sempre haverá um Novu nas infinitas Terras que não desistirá de sua ambição. Os Paragons enfrentaram os demônios da sombra enquanto Oliver batalhava contra Mobius. Com ambos poderes combinados, Queen foi capaz de restaurar o multiverso com a ajuda da página do Livro do Destino roubada por Lex e os Paragons. Apesar disto, Oliver morreu pela segunda vez nos braços de Sara e Barry.[24]

Novo universo

Em um novo universo, os Paragons descobrem que eles são os únicos que se lembram da Crise, e que a Terra-38 e a Terra de Jefferson Pierce foram emergidas com a Terra-1, formando um novo universo com partes de ambos universos; e outras alterações no multiverso. Enquanto J'onn usa seus poderes para recrutar seus aliados, Sara tenta encontrar Oliver, mas é incapaz. À noite, eles descobrem que todos os Paragons estavam sendo atacados pelos demônios da sombra. Nash descobre que o Anti-Monitor ainda vive e planeja, novamente, destruir o multiverso. Para detê-lo uma vez por toda, Ray, Barry, Nash e Ryan construíram uma bomba que encolherá Mobius por toda eternidade, enquanto os heróis restantes distraiam-o. Ao finalizar tal aparelho, Kara disparou-o no Anti-Monitor e o fez entrar no microverso. Momentos depois, Barry, Kara, Sara, Kate, Clark, J'onn e Jefferson ergueram um memorial para Oliver em sua base e concordaram em formar uma liga de heróis para proteger seu novo mundo em homenagem ao herói falecido.[25]

Confronto apagado

No jornal é dito que quando a Crise chega à Terra-1 uma batalha tomou parte em Central City, com heróis como o Flash, Arqueiro Verde, Canário Branco, Supergirl, Batwoman e outros "heróis lendários" enfrentando o Flash Reverso à meia-noite.[1] É conhecido que Barry Allen fez seu sacrifício em 10 de Dezembro de 2019 para salvar a Terra-1,[12] sendo declarado como desaparecido logo em seguida.[1] Porém isto foi revertido após o Barry Allen da Terra-90 sacrificar sua própria vida, e, por conta da morte do Barry-90, o destino de Barry-1 é alterado e ele sobrevive ao evento.[23] Apesar da reportagem citar o Flash Reverso, o vilão não participou da crise.

Pós-Crise

Ao final da Crise, muitas coisas mudaram. Isto inclui:

Curiosidades

  • No episódio "Legacy", de Flash, a data do jornal publicado é alterada. Ao invés de 2024, agora é 2019. Mulher-Gavião não é mais citada, agora mencionando Canário Branco, Supergirl e Batwoman. Joe West é referenciado como o Capitão do Departamento de Polícia de Central City.
  • Na linha do tempo atual, Oliver Queen fez um acordo com Mar Novu, oferecendo sua vida para salvar a de Barry Allen e Kara Danvers.[2] Por conta disto, Novu diz que Oliver está destinado à morrer durante a Crise.[8] Porém, é incerto se a morte de Oliver tomará o lugar do desaparecimento de Barry.
  • O artigo do jornal original, escrito por Iris West-Allen que descrevia a Crise de 2024 chama a cidade natal do Arqueiro Verde como Starling City, embora tenha sido renomeada para Star City após a suposta morte de Ray Palmer.
  • Mesmo sendo documentado que Eobard Thawne não foi capaz de voltar à seu tempo, mesmo depois de matar Nora Allen, e passando os próximos 14 anos de sua vida no século 21, o destino do Flash do futuro, que o seguiu de 2024, se tornou incerto após salvar sua versão mais jovem de Thawne.
    • Embora seja incerteza se ele foi apagado da linha do tempo ou se está até mesmo vivo, ele não retornou para 2024, deixando para trás sua esposa e sua filha, Nora, que mais tarde viaja no tempo para conhecer seu pai.[4]
  • Meta-humanos como o Flash ainda atuam em 2024, apesar do Ato Anti-Metahumano de 2021, ato que até proíbe de se tornar um meta-humano.<ref>"Zari"</ref>

Aparições

Flash

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

5ª Temporada

6ª Temporada

Arqueiro

7ª Temporada

8ª Temporada

Supergirl

4ª Temporada

5ª Temporada

Batwoman

1ª Temporada

Raio Negro

3ª Temporada

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 "Legacy"
  2. 2,0 2,1 "Elseworlds, Part 3"
  3. 3,0 3,1 "The Trap"
  4. 4,0 4,1 4,2 "Nora"
  5. "Fast Enough"
  6. 6,0 6,1 "Elseworlds, Part 2"
  7. "Elseworlds, Part 1"
  8. 8,0 8,1 8,2 8,3 "You Have Saved This City"
  9. 9,0 9,1 9,2 9,3 "The Wrath of Rama Khan"
  10. "The Quest for Peace"
  11. 11,0 11,1 11,2 "Starling City"
  12. 12,0 12,1 "Into the Void"
  13. "Welcome to Hong Kong"
  14. 14,0 14,1 14,2 "Reset"
  15. "Leap of Faith"
  16. "Present Tense"
  17. "Prochnost"
  18. 18,0 18,1 18,2 "Purgatory"
  19. 19,0 19,1 19,2 "The Last Temptation of Barry Allen, Pt. 2"
  20. "A Mad Tea-Party"
  21. 21,0 21,1 "Crisis on Infinite Earths: Part One"
  22. 22,0 22,1 "Crisis on Infinite Earths: Part Two"
  23. 23,0 23,1 "Crisis on Infinite Earths: Part Three"
  24. "Crisis on Infinite Earths: Part Four"
  25. "Crisis on Infinite Earths: Part Five"
  26. "The Bottle Episode"
  27. "Green Arrow & The Canaries"
  28. 28,0 28,1 "Fadeout"