"Nazistas? Eu odeio nazistas."
Barry Allen, Oliver Queen e Kara Danvers

"Crise na Terra-X, Parte 1" é o oitavo episódio da terceira temporada de Supergirl e o quinquagésimo episódio em geral. Ele foi exibido originalmente em 27 de Novembro de 2017, e teve sua estreia no Brasil em 1º de Dezembro de 2017.

Esse episódio é a primeira parte de Crise na Terra-X, um evento crossover dividido em quatro partes. Sua história continua no oitavo episódio da sexta temporada de Arqueiro, no oitavo episódio da quarta temporada de Flash e finalizada no oitavo episódio da terceira temporada de Lendas do Amanhã.

Sinopse

O casamento de Barry e Iris reúne toda a gangue, mas as coisas dão errado quando os vilões da Terra-X atacam a cerimônia. Todos os super-heróis, com a ajuda de seus super amigos, como Cidadão Frio, The Ray, Felicity Smoak, Iris West e Alex Danvers, terão que enfrentar os mais formidáveis vilões. Os heróis mais poderosos da Terra - Arqueiro Verde, Supergirl, Flash e Canário Branco - lideram seus times em meio a uma batalha para salvar o mundo.[1]

Enredo

Em um universo governado pelos nazistas, a Terra-X, um grupo da resistência contra o regime é atacado pelo Arqueiro Negro. Ele consegue derrotar todos os soldados da resistência e depois mata a sósia do Guardião da Terra-X depois de um breve confronto com ele, mas não antes do vigilante mascarado dizer que em breve o regime será desfeito. O Arqueiro Negro entra para dentro do esconderijo da resistência e encontra um enorme dispositivo.

Na Terra-1, Iris West conversa com o Flash sobre os convidados que não responderam a presença ao seu casamento enquanto o Velocista Escarlate combate o Tubarão-Rei. Em Star City, o Arqueiro Verde luta contra ninjas enquanto Felicity Smoak pergunta se eles irão ao casamento, o que Oliver diz que sim. Na Inglaterra, há muito anos atrás, as Lendas estão em uma missão quando Sara Lance questiona se eles confirmaram presença para o casamento de Barry e Iris. Depois que a missão é finalizada, Martin Stein apressa a todos para que entrassem na Waverider e fossem até 2017.

Em National City na Terra-38, a Supergirl enfrenta um Dominador. Depois que a situação é controlada, Kara e Alex Danvers estão sentadas no sofá do apartamento de Kara enquanto conversam sobre seus relacionamentos e respectivos términos. Alex encontra o convite para o casamento de Barry e pergunta se Kara iria, o que sua irmã responde que não. Depois de analisar a situação, Kara retira o extrapolador interdimensional de uma gaveta e abre uma brecha para a Terra-1, dizendo para sua irmã que elas iriam ao casamento juntas.

Na Terra-1, uma brecha se abre no meio da estrada que levaria até Central City e a Supergirl sai do portal carregando Alex em seus braços. Ao fundo, a Waverider pousa e fica invisível. Oliver chega na cidade em sua moto, com Felicity sentada na garupa.

Em uma loja de manicure em Central City, Iris, Caitlin Snow, Felicity e Kara estão fazendo suas unhas enquanto conversam sobre o casamento que se aproxima, e Iris sugere que Felicity deveria ser a próxima a se casar. Quando uma mulher quebra uma máquina ao tentar fazer as unhas de Kara, Felicity diz que sua amiga tem "unhas super fortes". Em uma loja de ternos, Barry e Oliver estão provando suas roupas. Oliver está feliz por Barry estar se casando com Iris, e ele deseja o mesmo para seu amigo, dizendo que ele deveria se casar com Felicity. Nos Laboratórios S.T.A.R., Cisco Ramon e Harry Wells conseguiram criar uma formula que poderia separar a matriz do Nuclear de Stein e Jefferson Jackson. Apesar de Martin estar animado com a situação, Jax está um tanto quanto incomodado, já que ele não teria mais nenhum poder e seria "inútil" para as Lendas.

Na Terra-X, os nazistas cumprimentam seu Führer, o Arqueiro Negro, que se aproxima para questionar o processo da máquina. Os cientistas comentam que iria levar alguns dias, mas Overgirl diz para agirem mais rápido e que deveriam finalizar em apenas um dia.

Antes do jantar de ensaio de Barry e Iris, Jax sai dos Laboratórios S.T.A.R. e Caitlin aparece para conversar com Stein, que está trabalhando em algo. Ela diz que também ajudou na cura para separar o Nuclear, o que Stein sempre soube.

No CC Jitters, onde o jantar de ensaio está acontecendo, todos se cumprmentam. Alex começa a beber e Sara se aproxima dela, e as duas começam a conversar sobre o término recente de Alex. Sem perceberem, Kara e Barry estão vendo as duas conversar, e Kara diz que ninguém consegue superar sua irmã nas bebidas. Barry pergunta como Kara está, e ela revela o que aconteceu com Mon-El. Barry diz que passou anos tentando convencer Oliver de que ele é digno de amar, e agora ele teria que convencê-la também. Depois disso, ele pede para que ela cantasse em seu casamento, o que ela concorda em fazer. Stein chega ao evento e conversa com Jax em particular, revelando que estava trabalhando em uma fórmula que iria dar super-poderes para Jefferson depois que o Nuclear foi separado. Apesar disso, Jax não se animou com suas possíveis novas habilidades (que iria permitir que ele grudasse nas coisas). Joe West faz um discurso em homenagem a Barry e Iris, e revela seu relacionamento com Cecile Horton. Eles fazem um brinde, e, no lado de fora, Alex e Sara estão se beijando. Depois disso, Oliver pede Felicity em casamento, mas ela diz que não. Ela diz que o ama, mas que não quer casar-se com ele. Felicity acaba dizendo um "não" bem alto, fazendo todos os convidados presentes ouvirem.

Na manhã seguinte, Barry usa sua super velocidade para preparar um café da manhã na cama para Iris e mostra como os personagens dormem e acordam respectivamente (com Felicity desejando voar dormindo como Kara). Sara e Alex passaram a noite juntas, e ao perceber isso, ao perceber isso Alex fica envergonhada e tenta sair silenciosamente, mas acaba caindo da cama. Todos começam a entrar na igreja enquanto Kara aguarda Alex no lado de fora. Ao avistá-la, Kara lhe dá uma bronca, dizendo que ela não deveria desaparecer em uma Terra diferente. Alex não conta o que fez e onde esteve na noite passada, mas Kara chega a conclusão depois que Sara pergunta como está a bunda de Alex, que disse ter ouvi-la cair da cama. Sozinhas, Kara assegura sua irmã de que ela não fez nada errado e que está tudo bem se divertir.

Dentro da igreja, Mick Rory se senta ao lado do Capitão David Singh. Enquanto esperava pelo início da cerimônia, Barry conversa com uma garçonete, que lhe oferece bebidas para esse dia especial. Ela está animada para o casamento, declarando que "esse casamento vai ser histórico". Barry a pergunta se eles se conhecem, mas a garota diz que não. Antes de sair, ela diz para Barry dizer "aceito". Quando a cerimônia começa, Kara começa a cantar "Runnin' Home to You" enquanto Joe leva Iris até o altar. Quando o padre começa, ele é vaporizado por uma visão de calor. Nazistas da Terra-X (liderados pelo Arqueiro Negro, Overgirl e o Prometheus daquele universo) entram na igreja (com Oliver, Barry e Kara dizendo que odeiam nazistas ao mesmo tempo). Overgirl diz que a "paz é superestimada".

Quando uma luta começa, os heróis são forçados a contra-atacar para proteger os civis. Barry e Wally West usam seus poderes para tirar as pessoas do prédio e pegar as balas disparadas das armas de seus adversários, enquanto Kara enfrenta Overgirl nos céus da cidade. Jax e Stein formam o Nuclear e Sara e Alex derrubam um grupo de soldados juntas, prosseguindo para enfrentar o Prometheus. Oliver pega um arco retrátil e salva a vida de Wells. Caitlin se transforma em Nevasca e começa a enfrentar nazistas ao lado de Cisco e Rory. Durante a luta, Oliver pede para Cisco abrir uma brecha para que pudesse neutralizar o outro arqueiro, mas percebe que seu adversário é muito bom em combate assim como ele.

No lado de fora da igreja, Kara e a Overgirl continuam se enfrentando. As duas usam sua visão de calor uma nas outras, enquanto seu combate é testemunhado por Joe. Eventualmente Overgirl se sai sobre melhor e começa a arremessar Kara pelos prédios da cidade, tentando acertá-la com seus socos, golpes que Kara consegue desviar. O embate entre as duas acaba voltando para igreja, com Kara sendo arremessada ao chão pela Overgirl, espalhando destroços por todos os lados, que acabam nocauteando Cisco. Com Kara caída no chão, a Overgirl flutua sobre sua frente. Porém, ela se levanta rapidamente e bate suas mãos juntas, o que emite um ataque sônico poderoso o bastante para derrubar sua adversária. Antes que a Overgirl pudesse se recuperar, Kara a segura e a soca no estômago, arremessando-a para o outro lado da sala. O Arqueiro Negro pula e agarra a Overgirl, ordenando uma retirada. Enquanto isso, Sara e Alex derrotam Prometheus e o capturam.

Os heróis se reúnem nos Laboratórios S.T.A.R., onde Prometheus é preso no pipeline por Sara e Jax. Mick diz que as memórias de todos foram apagadas, e que as identidades secretas de todos os heróis estavam seguras. Stein e Caitlin examinam Cisco, que teve uma concussão, mas ficará bem. Stein questiona porque Caitlin está usando seu traje de Nevasca, e ela revela que a Nevasca surge quando ela fica com medo ou com raiva, e ela certamente vai emergir antes que isso acabe. Barry pede a Wally para proteger Joe e Cecile. Os heróis então se perguntam quem eram essas pessoas. Stein afirma ser sem precedentes que eles seriam realmente de um regime nazista, já que foi destruído há mais de 70 anos, e Oliver e Kara afirmam que os inimigos que enfrentaram eram iguais em poder e habilidade a eles. Prometheus não está com humor para falar, mas Oliver diz que eles vão fazê-lo falar.

Em um telhado em algum lugar de Central City, o Arqueiro Negro e Overgirl se encontram com Eobard Thawne/Flash Reverso, vestindo o rosto de Harrison Wells. Ele repreende os dois por atacarem de forma imprudente e permitir que Prometeu fosse capturado. É revelado que o Arqueiro Negro é a sósia da Terra-X de Oliver, e ele diz que uma oportunidade veio com o casamento. Eobard e Oliver quase entram em uma briga, mas Overgirl termina os separa. Overgirl revela ser a sósia da Terra-X de Kara, e ela afirma que eles tentarão novamente e matarão todos os heróis desta Terra.

Elenco

Estrelando

Estrelas convidadas especiais

Aparição especial de

Estrelas convidadas

Não creditados

Curiosidades

  • Junto com "É uma Super Vida", esse episódio é um dos mais bem avaliados episódios de Supergirl, obtendo a nota 8.8 no IMDb.
  • Esse é o primeiro episódio de Supergirl a passar-se inteiramente na Terra-1. Esse também é a primeira vez em que Alex esteve presente em um crossover, já que esteve ausente em "Os Melhores do Mundo" e não estava envolvida nos eventos de Invasão! e "Dueto".
  • Esse é a primeira vez onde Tom Cavanagh (Harrison Wells), Candice Patton (Iris West) e Jesse L. Martin (Joe West) aparecem em um episódio de outra série sem ser de Flash.
  • A Terra-X foi brevemente aludido no episódio "Os Melhores do Mundo", da 1ª Temporada, onde Barry explicava sobre o Multiverso para Kara, Winn e James.
  • No idioma original do episódio, nesse caso o inglês, Kara diz que os Dominadores são "tão ano passado". Isso é uma referência ao evento crossover de 2016, Invasão!, onde os Dominadores foram os antagonistas principais.
    • Na tradução brasileira, a fala é substituída por "esses caras estão super fora de moda".
  • Mick pergunta a Caitlin se ele já a sequestrou antes, referenciando aos eventos do episódio "A Vingança dos Ladrões".
  • No idioma original do episódio, Cisco refere-se a Harry como "Lula Molusco", referenciando ao personagem de mesmo nome no desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada.
    • Na tradução brasileira, a fala é substituída por "magricelo".
  • Martin sintetizou um modo para que Jax permanecesse com poderes, embora não com os do Nuclear. Ao descrever quais habilidades iria adquirir, Jax perguntou se ele queria transformá-lo no Homem-Aranha, um super-herói da Marvel. Jax questionou se ele iria ganhar o Sentido-Aranha, mas Stein diz que não, mas poderia se grudar nas coisas. Ao ouvir isso, Jax então disse que ele seria o "Espetacular Homem-Grude".
  • A música que toca durante o jantar de ensaio de Barry e Iris é a mesma música que tocou quando Oliver estava prestes a pedir a mão de Felicity em casamento em "Arqueiro Verde".
  • Durante sua conversa com Kara, quando menciona sua "última aventura" junto com ela, Barry está referenciando aos eventos de "Dueto".
    • A música que Kara canta durante o casamento é "Runnin' Home to You", a mesma música que Barry cantou para pedir a mão de Iris em casamento no episódio citado acima.
  • Esse episódio marca a primeira aparição de Nora West-Allen no Arrowverso, a filha de Barry e Iris do futuro. A personagem foi conhecida como "Garota Misteriosa" para os fãs da série até "Nós Somos o Flash", onde ela revelou sua identidade para seus pais e amigos.
  • Quando conversavam sobre o multiverso, Kara menciona que há 52 universos existentes. Isso é uma referência aos Novos 52, um reboot que a DC Comics começou em 2011.
  • O símbolo no peito de Overgirl e o emblema no traje do Flash Reverso são as duas runas estilizadas usadas pela Schutzstaffel, comumente conhecida como SS, a agência de segurança nazista.
  • Ao confrontar Sara e Alex, Prometheus diz "Um casamento, dois funerais". Ironicamente, ao fim do crossover, acontece dois casamentos e um funeral.

Erros

  • No início do episódio, o Arqueiro Negro dispara flechas verdes ao assassinar alguns cientistas. Quando olhamos para sua aljava, percebemos que ele carrega flechas vermelhas, e pelo restante da cena ele é visto disparando estas flechas.
  • Durante a luta na igreja, descobrimos que Oliver carrega um arco ocultável/obrável, mas nunca foi explicado onde ele manteve suas flechas.
  • Quando Kara junta suas mãos para formar um ataque sônico e derrubar a Overgirl, quase todas as janelas da igreja são despedaçadas. Porém, em um ângulo amplo exibido alguns minutos depois disso, todas as janelas estão intactas.

Referências