Arrowverso Wiki
Advertisement
"Isso é doentio."
"Você olha pro seu próprio reflexo e só consegue ver fraqueza? É, eu concordo.
"
Arqueiro Verde e Arqueiro Negro

"Crise na Terra-X, Parte 2" é o oitavo episódio da sexta temporada de Arqueiro e o centésimo vigésimo terceiro episódio em geral. Ele foi exibido originalmente em 27 de Novembro de 2017, e teve sua estreia no Brasil em 1 de Dezembro de 2017.

Esse episódio é a segunda parte de Crise na Terra-X, um evento crossover dividido em quatro partes. Sua história é antecedido pelo oitavo episódio da terceira temporada de Supergirl, e ela continua no oitavo episódio da quarta temporada de Flash e é finalizada no oitavo episódio da terceira temporada de Lendas do Amanhã.

Sinopse

O casamento de Barry e Iris reúne toda a gangue, mas as coisas dão errado quando os vilões da Terra-X atacam a cerimônia. Todos os super-heróis, com a ajuda de seus super amigos, como Cidadão Frio, The Ray, Felicity Smoak, Iris West e Alex Danvers, terão que enfrentar os mais formidáveis vilões. Os heróis mais poderosos da Terra - Arqueiro Verde, Supergirl, Flash e Canário Branco - lideram seus times em meio a uma batalha para salvar o mundo.[1]

Enredo

É revelado que o Prometheus da Terra-X é o sósia de Tommy Merlyn daquele universo. Oliver Queen conversa em particular com ele, enquanto os outros estão determinados a descobrir de onde os nazistas vieram. Sara Lance, Jefferson Jackson e Martin Stein teorizam de que os nazistas tenham viajado no tempo, mas isso não faz sentido, já que eles atacaram um casamento ao invés de irem atrás do governo. Barry Allen diz acreditar que eles são de outra Terra. Kara Danvers diz que há 52 Terras, mas em nenhuma delas o regime nazista governa o planeta. Harry Wells diz que há um 53º universo, chamado de Terra-X. Ele explica que o universo nunca recebeu uma designação oficial, pois seu estado é tão horrível que nenhuma pessoa sã quis viajar para lá. Ele mostrou que os eventos desse universo seguiu o mesmo rumo que o da Terra-1, mas com uma diferença crucial. Stein percebeu que os nazistas da Terra-X desenvolveram as bombas atômicas primeiro que os americanos, e usaram-os para destruir seus inimigos, assim vencendo a 2ª Guerra Mundial. Hitler continuou com seu regime brutal até 1994. No pipeline, Oliver tentou convencer Tommy a ajudá-los, mas quando Tommy consegue enganar Oliver fazendo-o pensar que foi forçado a fazer isso pelo Führer, ele se mata com uma cápsula de cianeto.

Felicity Smoak liga para Curtis Holt e pede para que ele fizesse uma busca por vórtices dimensionais com os sistemas do Laboratórios S.T.A.R.. Oliver entra e ele fala com Felicity do porque ela ter recusado sua proposta. Felicity explica que embora ame Oliver, ela tem medo que a história se repita, já que ela levou um tiro após seu último noivado.

O Oliver da Terra-X recebe um alerta na luva em sua mão, percebendo que o seu melhor amigo, Tommy, havia morrido. Eobard Thawne está enfurecido como seus planos não estão indo conforme planejados anteriormente. Oliver joga Thawne a um pilar, forçando a Kara da Terra-X a interferir. Quando Thawne ameaçou matar Oliver, Kara disse que iria quebrar todos os ossos do corpo dele caso tentasse feri-lo. Eles se acalmam e Oliver ordena que Eobard vá encontrar o Prisma. O velocista sai, e Kara encoraja Oliver a confiar em seu plano. Em seguida eles se beijam.

Caitlin Snow, Wells e Jax tentam encontrar um meio de rastear os nazistas, mas isso não está indo muito bem, já que Cisco Ramon continua desmaiado. Stein pede para conversar com Jax sozinho. Ele finalmente revela do porque estar agindo da forma que está, explicando que, depois que o Nuclear for desfeito e Stein sair da Waverider, ele não terá a coisa que realmente quer: Stein, e diz que ele é como um pai para ele. Alex Danvers se encontra com Sara, que questiona Danvers se ela está bem. Sara entra em um elevador e diz que espera que as coisas não fiquem estranhas entre elas. Kara aparece e pergunta o que aconteceu com Alex, e sua irmã explica que havia feito um erro ao ter uma "ficada de uma noite" com uma mulher que não conhece, dizendo que isso vai contra tudo com o que ela tinha com Maggie Sawyer. Kara a tranquiliza que o que ela teve com Maggie foi real e incrível, mas através dela, Alex aprendeu que ela é lésbica e ser fiel a si mesma.

Iris está entediada na cadeira e pergunta Felicity quanto tempo iria levar para rastear os nazistas da Terra-X. Ela diz que não sabe e conta para Iris que está lidando com algumas coisas com Oliver. Iris sabe que é sobre Felicity recusar a proposta de Oliver, já que todos a ouviram no jantar de ensaio. Felicity então recebe um ping de um prédio de uma empresa, que está sendo atacado pelos nazistas. Iris vai buscar Barry.

No lado de fora do prédio, a Supergirl chega em primeiro e o Flash logo em seguida. Os dois heróis aguardam a chegada do Arqueiro Verde com sua motocicleta, que, ao chegar, diz que não há super velocidade como eles. A Trindade então confronta seus inimigos, que haviam roubado o Prisma. O Arqueiro Negro, Overgirl e o Flash Reverso se desmascaram, deixando os três heróis surpresos e fazendo Kara e Oliver perceber que estão enfrentando suas sósias, e Barry está cara-a-cara mais uma vez com seu maior arqui-inimigo. Thawne explica que ele usou a viagem no tempo para fugir de sua morte depois que Eddie Thawne se matou. Oliver-X comenta, que tanto para ele quanto para Oliver é como se olhar no espelho e ver apenas fraquezas. Kara-X diz o mesmo para Kara e se regozija, como na Terra-X eles formaram uma meritocracia após o reinado de Hitler, e Kara a declara uma pervertida. Thawne acelera e Barry o enfrenta. Oliver pega uma flecha e mira em Kara-X. Ela observa que não vai machucá-la, mas Oliver diz que essa flecha vai e a dispara. E a flecha a machuca, pois Oliver atirou nela com uma flecha de kryptonita, chocando a Supergirl. Ao ser questionado pela Garota de Aço do motivo de ter uma arma dessa, o Arqueiro Verde diz que o fez caso uma versão maligna dela aparecesse. A Overgirl ataca Oliver, mas Kara pula no meio e a leva para longe com seu hálito congelante. Oliver-X corre atrás de Kara-X, e ela está chateada. Ele sugere que ela leve sua raiva para um prédio próximo em construção. Ela usa sua visão de calor para enfraquecer a estrutura do edifício. Os vilões escapam enquanto Oliver, Barry e Kara se movem para resgatar os trabalhadores e estabilizar o prédio. Eles tiveram sucesso.

Oliver, Barry e Kara voltam ao Laboratórios S.T.A.R. e entregam a flecha com sangue da Overgirl para Alex, e revelam que seus adversários são suas respectivas sósias da Terra-X. Alex se surpreende por existir outra Kara, mas Wells diz que há 53 Karas, assim como há 53 Terras e 53 Kryptons. Ao analisar a flecha, Alex percebe que há uma grande quantidade de radiação solar nela, o que poderia estar enfraquecendo a Overgirl e usar a radiação para encontrá-la.

Em outro lugar, Thawne diz para Kara-X de que está preocupado que Oliver-X escolhesse sua esposa ao invés da pátria. Kara-X diz que Oliver fará o que é necessário, e, caso fosse necessário, iria tirar essa decisão das mãos de seu marido.

No Laboratórios S.T.A.R., Caitlin, Alex, Felicity e Stein estão trabalhando para rastrear Overgirl. Mick Rory se aproxima e pergunta a Caitlin como ela faz para Nevasca sair, com a mulher explicando que seu alter-ego assume o controle quando ela está com medo ou zangada. Mick tenta assustá-la, mas Caitlin apenas o chama de "engraçadinho". Wells é capaz de encontrar a Overgirl. No Cofre do Tempo, Barry está assistindo a arquivos de Thawne e diz para Iris que ver seu rosto lhe trás lembranças da morte de sua mãe. Oliver entra e encoraje Barry e Iris a manterem seu amor, o que Barry diz que Felicity fará o mesmo com ele. Instantes depois, Felicity entra na sala dizendo que encontraram seus inimigos. Alex, Canário Branco, Nuclear, Flash, Supergirl e o Arqueiro Verde se preparam para irem em direção da batalha.

No local, os heróis entram para combater os nazistas. O Flash nocauteia todos os soldados, mas logo eles veem que estão cercados. Uma luta começa e enquanto Barry enfrenta o Flash Reverso e a Supergirl enfrenta Overgirl, Alex diz que pode ver o Flash e a Supergirl deles, o que deixa todos se perguntando onde está o Oliver. Sem que ninguém saiba, ele está entrando Nos Laboratórios S.T.A.R..

Dentro da instalação, Iris e Felicity estão se perguntando por que Mick não foi com os outros. Wells encontra o Arqueiro Negro e consegue acionar o alarme, mas o vilão o nocauteia. Mick diz a Felicity e Iris para se esconder, enquanto ele e Nevasca se preparam para enfrentá-lo.

De volta ao local da batalha, os heróis estão lutando com tudo o que têm, mas Overgirl derruba Oliver. Ele se recupera e tenta atirar nela com uma flecha de kryptonita quando ela está prestes a acabar com Sara, mas Overgirl pega a flecha e a quebra com suas próprias mãos.

Nos Laboratórios S.T.A.R., o Arqueiro Negro entra no laboratório de velocidade e é atacado por Mick. Oliver o derruba facilmente. Ele então comenta "Aposto que você está com medo agora", mas o Arqueiro Negro afirma que não tem medo de nada. Mick observa que não estava falando com ele, e então Nevasca agarra seu arco e começa a congelá-lo. Ela afirma que ele não pensou muito sobre isso, mas ele usa um dispositivo elétrico para nocauteá-la. Nesse instante, os membros da Equipe Arqueiro (Canário Negro, Sr. Incrível e o Cão Raivoso) aparecem para enfrentá-lo, com Curtis comentando que Dinah havia dito para eles esperarem pelo momento certo, com ele dizendo que não havia nenhum outro momento melhor que aquele. Apesar de seus melhores esforços, a Equipe Arqueiro é facilmente derrotada pelo Arqueiro Negro. No outro lado da cidade, onde os heróis combatem os nazistas, eles também perdem a combate quando o Metallo da Terra-X aparece.

Conforme os heróis se recuperam, eles descobrem que foram algemados e têm coleiras em seus pescoços. Thawne afirma que poderia matá-los, mas Alex diz que já o teriam feito, caso contrário, eles não teriam as coleiras. Oliver-X aparece e Kara-X entra em colapso, sentindo uma dor intensa. Através do encorajamento de Oliver-X de que eles a encontraram, ela consegue se levantar. Thawne então revela aos heróis que Kara-X está morrendo. Alex percebe que é por causa da enorme radiação solar em seu corpo. Kara-X confirma dizendo que voou muito perto do sol, e para salvá-la ela precisa de um novo coração, que a Supergirl pode fornecer. Por isso roubaram o Prisma, para usá-lo a fim de expor as duas Karas à luz vermelha do sol para realizar a cirurgia de transferência do coração. Eles fizeram outros prisioneiros para usá-los como moeda de troca. Alex fica apavorada e Oliver afirma que vai matar Oliver-X, mas afirma que não vai, já que ele está fraco. Metallo libera um feixe de kryptonita e nocauteia os heróis.

Nos Laboratórios S.T.A.R., Felicity e Iris percebem que a instalação está em completo silêncio e começam a se perguntar onde estão todos. Felicity então se pergunta como Iris pode manter sua vida com alienígenas, nazistas e outros vilões constantemente sobre eles. Ela revela que ao acordar ao lado de Barry lhe dá motivos para continuar a lutar contra os inimigos. Felicity então a silencia ao ouvir alguém chegando. É um nazista e elas recuam. As mulheres então testemunham os nazistas prendendo Rene no pipeline e estão preocupadas com o que aconteceu com todos.

Oliver, Barry, Sara, Alex, Stein e Jax acordam em um lugar que ninguém consegue reconhecer, com Alex entrando em desespero por Kara não estar com eles. Sara lhe garante que irão salvá-la. Os heróis percebem que as pessoas estão sendo movidas para um lugar. Eventualmente, eles percebem que estão presos em um campo de concentração na Terra-X.

Elenco

Estrelando

Estrelas convidadas especiais

Não creditados

Curiosidades

  • Nos Estados Unidos, esse é o primeiro episódio de Arqueiro a ser exibido em uma segunda-feira.
  • Esse é o primeiro episódio da série onde David Ramsey não aparece (John Diggle).
    • Isso faz com que apenas um integrante do elenco principal tenha aparecido em todos os episódios até agora: Stephen Amell (Oliver Queen).
  • A flecha de Kryptonita Verde disparada por Oliver contra a Kara da Terra-X é uma referência a flecha usada por um Oliver Queen mais velho na história Batman: O Cavaleiro das Trevas, onde usou a mesma flecha para parar o Superman.
    • O motivo de Oliver para manter tal arma - para poder lutar contra Kryptonianos do mal - também é semelhante às motivações do Batman para criar um armamento anti-Superman na continuidade pré-Ponto de Ignição dos quadrinhos.
  • Quando questionada se poderia rastrear a radiação solar de Overgirl usando uma amostra de seu sangue coletada pelos heróis, Felicity responde que já pegou um assassino em série usando um creme de rosto. Isso é uma referência ao episódio "Bonecas Despedaçadas".

Erros

  • Harry diz que há "52 Karas" no multiverso, assumindo que cada pessoa possuí um sósia em todas as Terras. Porém, isso já foi provado anteriormente que não funciona exatamente dessa forma, já que a filha de Harry não possuí uma sósia na Terra-1 e múltiplos personagens de Flash e Arqueiro não existem na Terra-38.

Referências

Advertisement