FANDOM

Crise nas Infinitas Terras é o nome do sexto evento crossover do multiverso compartilhado entre Supergirl, Batwoman, Flash, Arqueiro e DC's Legends of Tomorrow. Adicionalmente, eventos relacionado ao enredo do crossover ocorrem no episódio "The Book of Resistance: Chapter Four: Earth Crisis", de Raio Negro.

Nos Estados Unidos, o evento começou em três noites de Dezembro de 2019, de 8 à 10, e seus dois últimos episódios foram exibidos em 14 de Janeiro de 2020. No Brasil, dois episódios (Parte 1 e 3) foram transmitidos em 19 de Janeiro e outros dois (Parte 4 e 5) em 26 de Janeiro.

Os episódios envolvidos no evento são:

Sinopse

O evento da "Crise" reúne heróis de múltiplas Terras para enfrentar o Anti-Monitor, um vilão divino que ameaça destruir toda a realidade.[1]

Enredo

Quando a Crise começou em 10 de Dezembro de 2019, diversas Terras do Multiverso começaram a serem erradicadas da existência por conta da antimatéria. Na Terra-38, a Supergirl salva um protestante de Spike e o leva ao D.O.E., onde é informada por Brainy e Alex Danvers de que um terremoto estava acontecendo em todo o globo. J'onn J'onzz revela a equipe que foi contatado pelo Monitor minutos antes, e os informa sobre uma Crise que está acontecendo. Eles detectam que a antimatéria chegará à Terra em vinte quatro horas, e se não detê-la a tempo todo o universo será erradicado. Eles descobrem que Argo City está no meio do caminho da antimatéria, e Kara tenta avisar Clark Kent e Lois Lane para saírem da rocha antes que a antimatéria atinja eles. Com a ajuda de Alura Zor-El, o casal envia Jonathan Kent, seu filho, em uma cápsula em direção à Terra enquanto Argo era consumida pela antimatéria. Enquanto isso, a Precursora recrutava diversos heróis na Terra-1. Ela chega ao universo da Supergirl acompanhada com os heróis, e é confrontada por Kara, por acreditar que ela foi a responsável pela destruição de Argo. É revelado que Lyla resgatou Lois e Clark minutos antes de serem mortos, mas Kent avisa sua prima que sua mãe pereceu junto da cidade. Ela revela o plano do Monitor em impedir a antimatéria neste universo, antes que ela consuma todos os outros. Uma torre quântica surge ao meio de National City, e ela explica que isto impedirá que a antimatéria possa destruir o universo e dar-lhes tempo para evacuar o planeta. Alex vai à L-Corp para procurar a ajuda de Lena Luthor, para que possam construir um portal e evacuar os habitantes da Terra-38 para a Terra-1, que seria o último universo a ser destruído.

Brainy encontra a cápsula de Jonathan em Star City 2040 da Terra-16, então Lois, ele e Sara Lance vão ao universo para resgatá-lo. No universo, Sara encontra um Oliver Queen idoso, e ambos conversam sobre como suas vidas são diferentes. Preparando-se para a batalha, Oliver Queen passa adiante o manto de "Arqueiro Verde" para Mia Smoak, dando-a um novo traje para que possa carregar seu título. Ele descobre que Barry Allen também deverá morrer, e então ele confronta Mar Novu sobre seu acordo com o mesmo durante os eventos do Túnel do Tempo. Enquanto os heróis enfrentam os demônios das sombras, Alex e Lena continuam a construir o portal e são capazes de fazê-lo. Após construírem o portal, Alex, Lena, Nia Nal e Kelly Olsen continuam a ajudar os cidadãos de National City a embarcar nas diversas naves alienígenas que os levariam à Terra-1. Durante o clímax da batalha, o Monitor clama que a batalha havia sido perdida e teleporta os heróis para Star City, na Terra-1, com exceção de Oliver. Queen é capaz de incapacitar Mar Novu por alguns minutos, porém suas flechas acabaram. Pronto para batalha sua última luta, Oliver correu em direção dos demônios das sombras que o cercavam enquanto o universo era destruído pela antimatéria. A equipe de Lois retorna à Terra-1 com Jonathan, e segundos depois o Monitor teleporta Oliver, seriamente ferido, em uma maca. Mar Novu revela que com o sacrifício de Oliver, três bilhões de habitantes foram capazes de sair do universo à tempo. Em seus últimos suspiros, Oliver se despede se seus aliados e filha. Mar Novu revela aos heróis que este não era a morte de Oliver que ele havia previsto, e Nash (agora como Pária) diz que tudo está condenado.

Depois de verem Oliver morrer, os heróis são levados para o Laboratórios S.T.A.R. em Central City, enquanto Sara, Kara e Kate Kane bebiam em homenagem ao herói falecido. Mar Novu discute com Ray Palmer sobre utilizar a Waverider na missão, pois o laboratório de Palmer é necessário. Apesar das Lendas não quererem fazer outro crossover, a Precursora viaja à Terra-74 para pegar a antiga nave das Lendas, que havia sido aposentada. Mick Rory se apresenta e ameaça matá-la, mas muda de ideia após ela convencê-lo de ajudá-la na Crise. Com os heróis à bordo na nave, o Monitor apresenta o conceito dos Paragons, sete seres cujo heroísmo seria capaz de derrotar o Anti-Monitor. Consultando o Livro do Destino e com a ajuda de Felicity Smoak, Mar Novu revelou que Kara e Sara são as Paragos da Esperança e Destino, respectivamente, mas apenas conseguiu uma descrição de outros dois Paragons: "um Kryptoniano misterioso que perdeu mais que um humano" e o "Morcego do Futuro", descobrindo que Bruce Wayne existe em um futuro da Terra-99. Enquanto olhava a Terra-38 e Argo sere destruídas, ela se surpreende ao ver Lex Luthor, que havia sido morto por Lena, são e vivo. Apesar de dizer à Danvers que Lex possuí um papel na Crise, Kara recusa-se em confiar em alguém que ressuscitaria Luthor ao invés de Oliver. Após conversarem sobre suas perdas, Kate tira um extrapolador de seu bolso e a convida para ir à Terra-99 com ela e recrutar Bruce. Enquanto andava pela Waverider, a Precursora começa a ouvir vozes em sua cabeça dizendo para impedi-lo antes que roube o Livro. Ela vai à uma sala e encontra Lex em posse do Livro, usando um extrapolador para fugir da nave. O Monitor entra, dizendo que ele havia um papel à fazer.

O Monitor leva Iris West-Allen à Waverider, e Barry comenta sobre utilizarem um Poço de Lázaro para ressuscitar Oliver, apesar de Thea Queen e Nyssa al Ghul terem destruído todos os Poços existentes na Terra-1. Iris revela que o Monitor lhe deu a missão de encontrar o misterioso Kryptoniano. Mia revela para Sara que elas irão utilizar o Poço de Lázaro para ressuscitar Oliver, mas Lance a alerta sobre os perigos de usar essas águas sem esperteza. Na Terra-99, Kara e Kate chegam à antiga mansão de Bruce e encontram Luke Fox. Ele não acredita que Kate é prima de Bruce e fecha a porta, então Kara, com sua super-força, derruba para que pudessem entrar. Após serem ameaçadas por Luke, elas são convidadas para ficar pelo próprio Bruce Wayne, que revela utilizar um exoesqueleto e se surpreende ao ver Kate viva em sua frente. Procurando pelo Paragon, Iris, Clark e Lois vão à Metrópolis da Terra-75 e encontram o Superman deste universo morto. Na Waverider, John Constantine concorda em ajudá-los a encontrar um Poço de Lázaro, e então cria um mapa do multiverso. Ele encontra um Poço na Terra-18, e Sara faz com que Constantine prometa trazer a alma de Oliver de volta. Em Smallville da Terra-167, Oliver, Clark e Lois encontram Clark Kent cortando madeira. Eles tentam alertá-los sobre Lex, mas são teleportados para longe pelo mesmo. Luthor tenta confrontar Clark, mas o antigo super-herói revela que havia abandonado seus super-poderes para que pudesse ficar com sua família. Lex vai embora, e Lois Lane aparece para levar seu esposo para ver o que suas filhas fizeram: uma bagunça. Na Terra-99, Bruce descorda em ser o Paragon da Coragem após o mesmo iniciar seu "reino de terror", matando seus inimigos e revelando que perdeu a conta de quantas pessoas já havia matado em sua antiga carreira como vigilante. Kara descobre que Bruce havia matado o Superman deste universo, e vai confrontá-lo pessoalmente. Eles entram em um mini-confronto, mas ele é morto eletrocutado após um chute de Kate.

Lois, Clark e Iris vão à Terra-96 e encontram o Clark Kent deste universo, o editor-chefe do Planeta Diário. Eles tentam alertá-lo sobre Lex, mas Clark garante que pode enfrentá-lo. Cansado de matar todos os Supermans, Lex faz com que o Superman deste universo enfrente o Superman da Terra-38. Após Lois nocauteá-lo, ela e Iris conseguem trazer o antigo Superman de volta a seu senso. E o trio percebe que, de fato, este era o Paragon que procuravam. Barry, Sara, Mia e Constantine conseguem ressuscitar Oliver com o Poço de Lázaro da Terra-18, que enfrenta todos até ser nocauteado por Sara. Constantine tenta restaurar sua alma, mas não consegue por conta da antimatéria que afeta seus poderes mágicos. Após Ray construir seu aparelho localizador de Paragon, o Monitor revela que Kate sempre foi o Paragon da Coragem. Minutos depois, Kara e Kate conversam sobre seus papéis como Paragons. A Precursora continuava a ouvir vozes e implorava para que parassem. Ela é teleportada para um local, e uma figura se revela das sombras: O Anti-Monitor, dizendo para Lyla que todas as Terras deveriam serem extintas para que seu poder crescesse cada vez mais e diz para a heroína que havia trabalho a ser feito.

Na Waverider, mais ajuda chega quando o restante da Equipe Flash aparece à bordo. Sabendo que a Terra-1 seria a última Terra a ser vítima da antimatéria, todos concordam que deveriam passar pelos universos restantes do multiverso para que pudessem levar seus habitantes a um local seguro. Ray e Cisco Ramon terminam o localizador de Paragon, que revela que Barry é o "Paragon do Amor", J'onn o "Paragon da Honra" e Ryan Choi o "Paragon da Humanidade". Ralph Dibny, Ray e Iris vão à Ivy Town para encontrar Ryan. John Diggle confronta Sara por conta da morte de Oliver, e fica enfurecido quando o Monitor lhe avisa que Lyla, sua esposa, havia desaparecido. Com o restante dos heróis reunidos, o Monitor revela a existência do Anti-Monitor e seu objetivo, destruir todos os universos do multiverso. Kate revela que roubou a Kryptonita de Bruce, e Sara promete vigiar o corpo de Oliver enquanto Diggle, Mia e Constantine iriam procurar um meio de restaurar a alma de Oliver. Apesar de ter tomado a cura meta-humana, o Monitor devolve as habilidades de Cisco e torna-o como o Vibro novamente. Nos esgotos de Central City, Vibro, Flash e Nevasca procuram pela fonte de toda antimatéria quando encontram uma porta. Eles são surpreendidos pelo Pária, que revela que conseguiria abrir a porta mas havia perdido suas memórias como Nash. Cisco é capaz de fazê-lo relembrar-se, e utiliza isto para abrir a porta. Eles encontram o covil do Anti-Monitor e um gigantesco canhão de antimatéria, que estava sendo ativado pelo Flash da Terra-90. Supergirl e Batwoman confrontam Lex na Waverider, que explica como utilizar o Livro do Destino. Kara está determinada em utilizar o objeto místico para restaurar sua Terra e todas as pessoas que pereceram, mas Kate a alerta que isto poderia levá-la a loucura por tamanho poder e é contra Danvers utilizá-lo. Constantine, Mia e Diggle se encontram com Lúcifer Morningstar na Terra-666, que lhes entregam um meio de ir ao Purgatório e restaurar a alma de Oliver.

No Purgatório, Mia, Diggle e Constantine encontram-se em Lian Yu, já que Lian Yu significa "purgatório" em mandarim. Eles são confrontados por Oliver, que não se recorda de seus amigos. Ele é capaz de relembrá-los, mas seu momento de felicidade é interrompido pela chegada de Jim Corrigan. Ele informa que Oliver havia um grande papel a desempenhar, e que devia se tornar um espectro. Oliver concorda e se recusa a retornar para seu corpo, então o tempo de seus amigos no local se esgotam e desaparecem, deixando-o sozinho com Jim. É revelado para a Equipe Flash que a Terra-2 havia sido a primeira Terra a ser eliminada pela antimatéria, e Nevasca e Cisco lamentam pelas perdas de Jesse e Harry Wells. Após resgatarem o Flash da Terra-90, o canhão de antimatéria ativa um protocolo de defesa e começa a eliminar todas as Terras de forma imediata. Jefferson Pierce/Raio Negro aparece e confronta os heróis, mas é acalmado por Barry. Jefferson concorda em ajudá-los a absorver a energia do canhão para que a Equipe pudesse destruí-lo. Barry Allen nota que este é a hora de seu sacrifício, e começa a se despedir de seus aliados. Porém, o Flash da Terra-90 absorve, temporariamente, a velocidade de Barry-1 para ocupar seu lugar e poupá-lo de seu destino. Enquanto os heróis restantes fugiam, Barry corria na direção oposta e se desintegrava, deixando apenas o símbolo de seu raio no chão da esteira. Apesar de inicialmente negar sua ajuda, Ryan é convencido por Iris em ajudá-los a impedir a Crise.

Com todos a bordo na Waverider, os heróis descobrem que todas as Terras haviam sido apagadas da existência, e que agora apenas a Terra-1 permanecia. Lyla reaparece na nave. Porém, é uma armadilha e ela revela estar sendo controlada pelo Anti-Monitor. Apesar de tentar enfrentá-la, os heróis são facilmente derrotados e Mar Novu é morto. Antes de morrer, Novu alertou que Pária faria o que devesse quando a hora chegasse. Neste exato momento a antimatéria alcança a Terra-1 e destrói o universo, avançando em direção da nave. Com exatos 28 segundos restantes, Pária teleporta os sete Paragons ao Ponto de Fuga antes que fosse tarde demais. Com os Paragons seguros, Iris, Clark, Lois, Jefferson, Ralph e Pária permaneceram na nave, determinados em se opor contra o Anti-Monitor. Minutos depois, eles são vaporizados pela antimatéria. No local seguro, os Paragons estão sem saber o que fazer. Neste momento, Superman começa a emitir um brilho de seu corpo. Enquanto a Supergirl o segurava, ele pede para que a Kryptoniana o ajudasse. Instantes depois, ele desaparece e Lex Luthor aparece em seu lugar, exclamando o quanto está feliz por seu plano ter funcionado. Ele revela para todos que utilizou uma página roubada do Livro do Destino para alterar a realidade e substituir Clark como o "Paragon da Verdade", e questiona aos heróis presentes o que farão em seguida.

Elenco

Creditados em todos os episódios

Recorrente

Outros nomes

Participações especiais

Galeria

Title card

Imagens promocionais

Artes conceituais

Videos

Curiosidades

Referências

  1. "Crisis on Infinite Earths Finale Night Synopses Released" - Comic Book.com (em Inglês)
  2. "Crise nas Infinitas Terras | Superman de Brandon Routh é a mesma versão de Christopher Reeve" - O Vicio
  3. "Superman | Brandon Routh revela símbolo de “Reino do Amanhã” na SDCC" - O Vicio
  4. "Michael Rosenbaum recusa convite para reunião de Smallville em Crise nas Infinitas Terras" - MSN
  5. "‘Crise nas Infinitas Terras’: Astro de ‘Titãs’ e ‘Smallville’ faria participação especial no crossover" - CinePOP
  6. "CRISES NAS INFINITAS TERRAS – ASTRO DE “KRYPTON” QUASE FEZ PARTE DO CROSSOVER DAS SÉRIES DA CW!" - Legião dos Heróis
  7. "Crise nas Infinitas Terras | Produtor convidou Nicolas Cage para crossover" - Omelete