FANDOM

"Crise nas Infinitas Terras: Parte Cinco" é o especial da quinta temporada de Lendas do Amanhã, e também o sexagésimo oitavo episódio em geral. Ele foi exibido originalmente em 14 de Janeiro de 2020, tendo sua estréia no Brasil em 26 de Janeiro de 2020.

Este episódio é a quinta e última parte do crossover Crise nas Infinitas Terras.

Sinopse

Mundos vividos, mundos mortos. Nada será o mesmo.[1]

Enredo

National City - Apartamento de Kara Danvers
Após reviver memórias de sua luta na Crise, Kara desperta e soca o ar. Ela está de volta a seu apartamento onde, aparentemente, havia adormecido no sofá. Sua irmã, Alex, também está lá. Kara se assusta e acaba utilizando sua visão de calor nela, mas Alex desvia e o ataque de Kara acaba acertando sua geladeira. Ela questiona se Kara havia tido um pesadelo, no qual ela responde que não sabe dizer. Kara questiona de como chegou em seu apartamento, e Alex diz que ela havia adormecido enquanto assistia televisão.

Alex diz que ela parecia tão tranquila dormindo que não queria movê-la para sua cama. Kara ficou repetindo a palavra "Início dos tempos" diversas vezes, fazendo com que Alex a questionasse se este era o filme que estava assistindo. Kara puxa as cortinas de seu apartamento e diz que isto não está certo. Sua irmã mostra preocupação e diz que isto deve ser por conta do confronto com um marciano branco na noite passada. Kara reafirma que está bem. Antes de sair, Kara diz para sua irmã que a ama, que também diz o mesmo para ela.

Ela recebe um telefonema de Nia, onde diz que Kara está atrasada para a entrega do Prêmio Nobel da Paz. Nia diz para Kara se apressar e que ela havia salvo um lugar próximo ao seu. Nia menciona que se Kara perder a premiação, Andrea ficaria zangada.

National City - Entrega do Prêmio Nobel
Em um piscar de olhos, Kara chega no local. Nia ri e elogia sua velocidade. Kara diz para Nia que teve um sonho estranho e pediu para que ela o interpretasse. Kara explica para Nia que sonhou com o fim do mundo, de todos os mundos. Nia ri, dizendo que ela estava sendo dramática. Quando o vencedor do prêmio é anunciado, todos se levantam para aplaudi-lo. Porém, o vencedor é Lex Luthor. Kara questiona Nia se ainda estava sonhando, no qual Nal responde dizendo que está agradecida por alguém realmente merecedor ganhar o prêmio.

Antes de iniciar seu discurso, Lex pisca para Kara. Ele diz que "vivemos em uma era perigosa, a Terra é um lugar perigoso". Ele continua dizendo que não se surpreende o porque das pessoas amarem tanto os super-heróis; o poder, a habilidade de voar mais rápido que uma bala. Lex menciona que ganhar este prêmio é especial para ele, pois não possuí nenhum poder. Ele diz que não pode saltar por prédios, mas dedica sua vida para lutar ao lado da humanidade. Ele continua dizendo que por ser reconhecido por isto não possuí palavras. Ele finaliza seu discurso reafirmando que permanece ao lado da raça humana.

National City - D.O.E.
Como Supergirl, Kara está na agência revendo o discurso de Lex, tentando entender o sentido disto estar ocorrendo. Ela menciona que ainda está desorientada. Alex diz que Lex recebe milhões de prêmios, mas nunca os recebe em pessoa. Porém este, em particular, significa muito para ele. Kara ainda não acredita no que ouve, e se questiona como as pessoas acreditam que ele seja bonzinho. Alex diz que Lex é um dos mocinhos.

Frustada, Kara descorda de sua irmã, dizendo que ele é um psicopata lunático. Alex diz que Lex é o "chefe", e o apoiador número 1 da Supergirl, junto de Lena. Alex revela que os irmãos Luthors defenderam-a diversas vezes da presidente. Após Alex finalizar seu discurso, Kara nota que Alex mencionou a palavra "chefe". Kara olha para baixo e descobre que o D.O.E. agora é uma parte da LuthorCorp. Prestes a surtar, J'onn aparece e a pede para manter a calma. Ele reafirma que tudo ocorrido anteriormente era real, e diz que se lembram de como eram antes por terem sido os escolhidos Paragons, afirmando que ele suspeita de muitas mais alterações nesse novo universo. Um alarme toca, e Alex diz que há um ataque ocorrendo. Ela diz que enviará uma equipe, mas Kara diz que não seria necessário e que ela iria lá pessoalmente.

National City
A Bruxa do Temo está causando um caos nas docas com seu cajado. Alguns policias chegam, mas os veículos são atingidos pela eletricidade que o cajado da Bruxa emite. A Supergirl aparece, e a Bruxa do Tempo menciona que alguém havia "aparecido para brincar". Kara questiona quem ela é, a Bruxa do Tempo estranha por um segundo mas se apresenta no mesmo jeito, dizendo que a Kryptoniana não era párea para ela. No momento em que iria atacá-la, a Bruxa do Tempo é nocauteada pela chegada do Flash. Ele se desculpa e diz que a vilã é uma deles. Ambos se questionam o que fazem em seus respectivos universos, mas logo notam que suas Terras haviam sido emergidas juntas.

Logo após derrotar a vilã, um idoso se aproxima para pedir um autografo aos heróis. Ele revela que a união dos heróis ocorria normalmente, que incluía também a participação do Arqueiro Verde ou de uma ou duas Lendas e até a Batwoman se uniu a eles ano passado. Após Barry questionar por quanto tempo os heróis se uniam, Marv diz que isto ocorre "desde sempre". Agora, os heróis haviam confirmado seu pensamento anteriormente: seus universos foram emergidos.

Central City
Nos túneis da cidade, dois trabalhadores encontram Nash Wells desmaiado, exatamente no mesmo local onde ele havia libertado o Anti-Monitor. Um deles confere para ver a pulsação de Nash, enquanto outro chamava ajuda. Ele ilumina uma das paredes à sua frente, mas só encontra cimento.

Star City
Sara anda pelas ruas de Star City, desorientada e se questionando de como havia chegado lá. Logo, ela também começa a recuperar suas memórias dos eventos ocorridos na Crise. Ela quase acaba sendo atropelada no meio da rua, mas ela consegue parar a tempo e um carro buzina para ela. Ela pega o celular de seu casaco e liga para Ray, questionando-o onde está.

Eles se encontram em um bar onde ela o abraça, por revê-lo pela primeira vez em meses. Confuso, Ray questiona Sara se ela está bem. Ela ignora a pergunta e o questiona a última coisa do que ele se lembra, e fica chocada ao descobrir que ele não se lembra dos eventos ocorridos, como ser teleportado para uma Waverider alternativa ou de tentar salvar o multiverso

Ray questiona se havia ocorrido um crossover, seguido por se eles foram convidados e se venceram. Através de sua habilidade psíquica, J'onn se revela e aparece diante de ambos. Ray se anima ao vê-lo. Ao ouvir isto, Sara se assusta ao notar que Ray conhece J'onn, originário da Terra da Supergirl, e o questiona de como ele o conheceu, já que eles nunca interagiram anteriormente até este ponto. Ray fica confuso quando Sara menciona a "Terra da Supergirl". J'onn revela que isto não existe mais, e revela que quando o multiverso foi restaurado, suas Terras foram combinadas e apenas os Paragons se lembram de tudo. 

J'onn utiliza seus poderes telepáticos para restaurar a memória da Crise de Ray, mostrando uma versão Super dele e um Batman do mal. J'onn diz que está indo de cidade em cidade restaurando as memórias de seus aliados. Sara o questiona sobre Oliver, mas J'onn diz que, até o momento, não havia nenhum sinal dele. Ela deixa J'onn e Ray para trás para buscar por Oliver. 

Star City - Bunker
Quando chega ao Bunker, Sara começa a gritar por Oliver múltiplas vezes, mas não é correspondida. Ela nota que o traje de Oliver não está exposto no local, e logo ela nota a presença de Diggle, Dinah e Rene.

Eles dizem que sabem o que aconteceu pois J'onn havia passado por lá para restaurar suas memórias, no que resultou em uma dor de cabeça. John chora, dizendo que Oliver havia morrido duas vezes e que não estava lá em ambas as vezes, citando que havia falhado com ele. Ele continua dizendo que ele era seu irmão. Sara diz que todos morreram, e que o multiverso havia sido destruído. Mas agora estão de voltas, então há uma chance de Oliver ter voltado também. Rene explica que pediram para que Felicity procurasse-o pelo mundo, mas não encontraram nada. Sara e John se abraçam após perceber o fato de que Oliver havia partido para sempre.

Central City - Laboratórios S.T.A.R.
Na instalação, Caitlin escaneia o inconsciente Nash, que estava deitado na ala médica. Caitlin nota a presença de J'onn e o questiona se havia algo errado. J'onn, enfurecido, diz que "não mais", enquanto olhava na direção do Nash ele concluí dizendo "não graças a ele". Ela questiona se ele sabe o motivo de Nash estar daquele jeito, então ele restaura as memórias de Caitlin antes da onda de antimatéria destruir a Terra-1.

Caitlin concorda que é culpa de Nash tudo ter ocorrido. Ao despertar, Nash é recebido pelos gritos de J'onn. J'onnz restaura a memória de Nash, no qual se desculpa pelo que havia feito.

Star City - Bunker
A Supergirl e o Flash chegam ao Bunker, para conferir se as Terras haviam mesmo emergido. Kara diz para todos que a National City, assim como a CatCo, o D.O.E. e até mesmo Argo eram partes deste universo agora.

A felicidade de ambos é cortada ao receber a notícia que Oliver não havia voltado com eles. Kara se questiona o porque de Oliver ter dado uma nova chance para todos, exceto a eles. John menciona que, talvez, o único modo dele fazer isto era que sacrificasse sua vida para entregar uma segunda chance para todos. Um alarme toca, indicando que a cidade estava sob ataque. Todos perguntam quem era o responsável, mas John menciona que eles não acreditaria. No centro, um Beebo gigante causava destruição por estar "com fome".

Waverider - Washington, D.C.
Sara entra em contato com Ava e Nate, questionando-os porque um Beebo gigante estava solto nas ruas de Star City. Eles reafirmam que Behrad ainda estava na nave. Eles questionam se ela precisava de ajuda, mas Sara nega, pois não quer mais nenhuma pessoa de sua equipe envolvido no crossover. Porém, eles mencionam que alguém está na cidade. Eles revelam que Mick estava fazendo uma sessão de autógrafos para seu novo livro.

Star City
O Átomo, Flash e a Supergirl se unem com Mick para impedir o Beebo. A Batwoman também aparece, e ela e Sara notam que o ataque do brinquedo era apenas uma distração. O Flash e a Canário Branco chegam a um banco, que estava sendo roubado por Sargon, o Feiticeiro. A Canário Branco diz que "Beebo está fora dos limites", e o soca. Ao derrubar o ladrão, o Beebo gigante se desfaz. Nash aparece no Bunker e alerta a todos que uma quantidade enorme de antimatéria estava se formando em Star City, dizendo que a luta contra o Anti-Monitor não havia acabado.

Barry e Sara conversam nas ruas noturnas de Star City, onde ela diz que Oliver era a última pessoa em sua vida que a fazia se sentir como si mesma. Mas agora que ele se foi, ela menciona que está deslocada no mundo. Barry a conforta, dizendo que sabe como é perder a família e que a vida não será o mesmo. Ele continua dizendo que a afirmação de Sara é verdade, mas família não é apenas as pessoas na qual você cresceu junto, mas sim as pessoas que encontrou no meio do caminho. Sara confessa que as Lendas são sua família, e que estão sendo isto faz um tempo. Eles são atacados por um demônio das sombras, e J'onn, telepaticamente, diz que os Paragons estão sendo caçados.

Sara percebe que Ryan também está em perigo e corre para salvá-lo. Em sua casa, Ryan, com sua filha em seu colo, corre para tentar mantê-la segura do demônio da sombra que o persegue. Ele é encurralado, mas é salvo em um último segundo por Sara. Ela o leva ao Bunker, onde todos deduzem que o Anti-Monitor estava vivo, e o sacrifício de Oliver não o matou. Ryan e Ray revelam que eles não podem matar o Anti-Monitor, pois seu corpo é composto por antimatéria, mas podem desestabilizá-lo e encolhê-lo pela eternidade.

Dinah nota que uma grande quantidade de demônios das sombras está a caminho de Star City. Enquanto a Canário Negro ficava no bunker e nos comunicadores, os heróis foram confrontar o vilão. Alex nota que J'onn não estava em sua forma marciana, no qual ele responde que este é um novo mundo e que precisava de um novo visual. O Anti-Monitor aparece, dizendo que havia chegado seu fim.

Central City - Laboratórios S.T.A.R.
Dinah avisa Nash, Ray e Ryan para que se apressassem e construíssem logo a bomba encolhedora para derrotar o Anti-Monitor para sempre.

Ryan menciona que eles precisarão de um núcleo reforçado para conter a reação química adequadamente. Ray sugere titânio, mas Nash diz que seria muito pesado. Em vez disso, ele encontra promécio empobrecido.

Star City - Bunker
Dinah alerta Nevasca e o Onda Térmica, que estavam no Laboratório S.T.A.R. para proteger Ryan e os outros, que alguns demônios das sombras estavam indo em sua direção.

Central City - Laboratórios S.T.A.R.
Enquanto caminhavam, Mick diz que Nevasca parecia incrível. Nevasca agradece, dizendo que havia lido o livro da "Rebecca".

Um demônio da sombra aparece, e Nevasca questiona se Mick gostaria de ter as honras. Rory diz "mulheres primeiro", no qual Nevasca responde "Idade antes de beleza". Por fim, o demônio da sombra foi derrotado pela aparição surpresa de Raio Negro, que estava lá para ajudá-los.

Star City
O Anti-Monitor diz que os heróis são nada além de insetos, destinados a serem esmagados por sua bota. Ele diz que qualquer forma de resistência é inútil, e que deveriam se render. A Canário Branco recusa, dizendo que não irão se render hoje e nem nunca, afirmando que Oliver havia morrido para que eles continuassem lutando. Ela continua dizendo que Oliver sacrificou tudo por este novo mundo, e que não falharão com ele.

O Anti-Monitor aumenta seu tamanho, confirmando que a Era de Heróis terminaria ali. O Caçador de Marte assume sua forma marciana, e ele, Supergirl e Superman voam pelos céus para atacá-lo enquanto os outros heróis permaneciam enfrentando os demônios das sombras.

Central City - Laboratórios S.T.A.R.
Raio Negro, Onda Térmica e Nevasca continuam a enfrentar os demônios das sombras. Mick chama Jefferson de "faísca", e o questiona de onde veio. O Raio Negro diz que está sendo um dia bem estranho, e que o Caçador de Marte foi até ele em Freeland para devolver suas memórias durante a Crise.

Usando sua super-velocidade, o Flash retorna para montar a bomba. Nash diz que agora era preciso que o objeto entrasse em contato direto com o Anti-Monitor após ser ativada. O Flash retorna para Star City, e leva Ray consigo para ajudar na luta contra o Anti-Monitor.

Star City
O Átomo chega e encolhe o Superman para salvá-lo, que estava sendo esmagado pela gigante mão do Anti-Monitor. Ele entrega a boma para a Supergirl, dizendo-a para arremessar "como uma garota". A Supergirl arremessa a bomba, e o objeto entra em contato com o Anti-Monitor, que começa a encolher.

Após Mobius encolher, ela questiona onde está Kal. Uma versão miniaturesca de Kal-El aparece diante de Kara, sinalizando que estava presente. O Átomo menciona que o havia encolhido para que ele escapasse do Anti-Monitor.

Washington, D.C. - Casa Branca
A Presidente dos Estados Unidos começa a citar um discurso, onde anuncia que seu mundo quase havia acabado. Ela menciona que um ser, conhecido como o Anti-Monitor, havia atacado a Terra e graças a Oliver Queen, o Arqueiro Verde, ele foi derrotado.

Star City
Diggle e Lyla assistiam ao noticiário e observavam J.J. próximo a uma mesa. Momentos depois, Sara Diggle aparece e abraça seu pai.

Metrópolis
Enquanto sobrevoava os céus da cidade, o Superman recebe uma ligação de Lois Lane. Ela diz que precisava voltar pois seus filhos estavam causando problemas.

Central City - Laboratórios S.T.A.R.
Caitlin e Barry assistiam ao discurso que a Presidente fazia, onde ela pediu um minuto de silêncio para honrar o arqueiro caído.

Multiverso
A voz de Oliver é ouvida, dizendo que o Multiverso havia adquirido um novo recomeço:

A nova versão da Terra-2 agora era o lar de uma Stargirl e a Sociedade da Justiça da América.

A nova versão da Terra-9 era o lar dos Titãs.

A nova versão da Terra-12 era o lar da Tropa dos Lanternas Verdes, onde mostrava um Lanterna Verde patrulhando o planeta Terra.

A nova versão da Terra-19 mostrou o Monstro do Pântano sentado em um pântano

E a nova versão da Terra-21 era o lar da Patrulha do Destino. Finalizando, a Terra-96 havia retornado. O Superman sobrevoava ao espaço, alegre, enquanto utilizava o brasão original de sua família.

Hangar dos Laboratórios S.T.A.R.
Na Terra-Prime, o Caçador de Marte, Batwoman, Canário Branco, Flash, Raio Negro, Supergirl e o Superman estão reunidos próximo a um memorial que construíram para Oliver.

Kara agradece Oliver, e diz que agora o mundo possuí esperança novamente, assim como ela. Ela promete que nunca o esquecerá.

Barry também agradece Oliver por acreditar nele, quando nem mesmo ele acreditava em si mesmo, e que isto trouxe o melhor de todos. Ele finaliza dizendo que nunca o esquecerá.

Sara diz que perdeu muitas pessoas em sua vida, mas nunca imaginou sua vida sem Oliver nela. Ela diz que ele sempre esteve ao lado dela, e que havia mudado seu destino para o melhor.

Kara usa sua visão de calor para acender uma fogueira, que continha o formato de uma flecha. O Raio Negro diz que, embora não tenha conhecido Oliver, ele tinha certeza de que ele era um cara legal. Ele o questiona o motivo de ter trazido todos a este local abandonado. Barry diz que aquilo era uma antiga instalação de pesquisa do Laboratório S.T.A.R., mas que agora está abandonada e que ninguém sabe de sua existência. Ele menciona que este pode ser um lugar para os heróis se reunirem caso algo terrível aconteça novamente, no qual o Superman concorda. J'onn também concorda, dizendo que é uma opção melhor do que ficar indo ao DOE no comando de Luthor.

Jefferson questiona se o mundo quase acaba com frequência. Kate diz para ele não se preocupar, já que ela também foi a novata no ano passado. Barry diz que não havia mostrado a melhor parte. Ele então puxa uma gigante lona, e revela uma mesa redonda com um formato de estrela no meio e, ao redor, cadeiras com os emblemas dos heróis. Mesmo tendo apenas sete pessoas presentes, há uma oitava cadeira, com formato de uma flecha e reservada para Oliver.

Enquanto sorriam, eles ouvem barulhos estridentes acima, e Sara menciona que eles teriam de chamar o controle de animais. Depois, uma jaula com o nome "GLEEK" aparece aberta.

Elenco

Estrelando

Aparição especial de

Estrelas convidadas especiais

Convidado especiais

Apresentando

Produção

Gravações para Crise nas Infinitas Terras começaram em 24 de Setembro de 2019[2], enquanto a produção para este episódio começou em 4 de Outubro de 2019.[3]

Galeria

Imagens promocionais

Videos

Curiosidades

Erros

  • Durante a batalha contra Beebo, Rene Ramirez questiona Sara Lance se todos os crossovers são assim (enfrentando Beebo). No entanto, ele esteve envolvido em Invasão! e Crise na Terra-X.
  • Clark Kent não soube que ele tinha dois filhos ao invés de apenas um, Jonathan Kent da realidade da Terra-38, apesar dele não ser um Paragon, então, portanto, deveria saber.
    • É possível que J'onn J'onzz tenha restaurado sua memória antes da batalha final com o Anti-Monitor.
  • A presidente diz que Oliver foi o primeiro herói apesar de que, na Terra-Prime, o Raio Negro e o Superman já estiveram combatendo o crime antes dele.
    • É possível que o Raio Negro e o Superman fora, inicialmente, conhecidos como "vigilantes" e não heróis, e que Oliver foi a primeira pessoa a ser considerada um herói.

Referências

  1. "FINAL DE CRISE NAS INFINITAS TERRAS TEM SINOPSE LIBERADA" - Legião dos Heróis
  2. Marc Guggenheim (@mguggenheim) - Twitter (em Inglês)
  3. Keto Shimizu (@ketomizu) - Twitter (em Inglês)