FANDOM

"Você falhou com esse universo!"
Oliver Queen para o Anti-Monitor

"Crise nas Infinitas Terras: Parte Quatro", é o oitavo e a estréia de meia-temporada da oitava temporada de Arqueiro, e também o centésimo sexagésimo oitavo episódio em geral. Ele foi exibido originalmente em em 14 de Janeiro de 2020, tendo sua estréia no Brasil em 26 de Janeiro de 2020.

Esta é a quarta e penúltima parte do crossover Crise nas Infinitas Terras.

Sinopse

Presos no Ponto de Fuga, os Paragons buscam uma maneira de escapar. A futilidade da situação é agravada pelo desaparecimento do Flash. No entanto, a esperança aparece na forma de Oliver, que revela que ele se tornou outra coisa. Enquanto isso, as histórias de origem do Monitor e Anti-Monitor são reveladas.[1]

Enredo

Maltus - 10,00 anos atrás...
Mar Novu conversa com sua esposa, Xneen, enquanto se prepara para viajar ao início dos tempos. Ele a chama carinhosamente de Monitor enquanto ela monitora sua viagem no tempo. Ele adentra o portal e chega ao início do tempo, mas algo dá errado quando a antimatéria começa a corromper a zona temporal. Um buraco no universo havia sido criado, e Mar Novu acaba sendo enviado a um diferente universo, o universo de antimatéria. Nisto resultou a criação do Anti-Monitor.

Através dos comunicadores, ele se desculpa com sua esposa, dizendo que por conta de sua ambição ele havia os condenado.

Ponto de Fuga
Meses se passaram e os Paragons não sabem como lidar com a situação. Ryan Choi escreve uma carta para sua esposa morta, para dar a ele alguma forma de conforto. Ele explica que não sabe como pode ser um dos escolhidos. Na carta, ele continua explicando que "a Paragon do Destino, nem acredita mais no amanhã. A Paragon da Coragem passa todos os dias se exercitando, treinando para uma luta que nunca chegará. O Paragon da Honra medita durante horas intermináveis. A Paragon da Esperança perdeu a dela". Ele continua explicando que ele e Lex Luthor passam maior parte do tempo tentando reconstruir a antiga tecnologia do local. Em sua carta, ele utiliza palavra não amigáveis para descrevê-lo, que havia utilizado o Livro do Destino para reescrever a realidade e substituir o Superman como o Paragon da Verdade. Ele finaliza sua carta dizendo que Barry Allen, o Flash e o Paragon do Amor, havia desaparecido.

Lex e Ryan revelam que terminaram de construir uma máquina de teleporte, e a Supergirl voluntaria Lex para testá-la. Porém, ela não funciona. E Lex admite que havia valido a tentativa. Momentos depois, Barry reaparece, desorientado. Kate diz que ele havia desaparecido por meses, deixando-o chocado porque, para ele, havia os deixado apenas alguns segundos. Ele diz que não há nenhuma forma de sair dali, nem mesmo pela Força de Aceleração.

Purgatório
Oliver Queen ainda permanece no Purgatório com Jim Corrigan, revivendo suas lutas com seus maiores inimigos durante sua vida. Os olhos de Oliver brilham em uma cor esmeralda. Jim o questiona o que ele havia visto, e Oliver responde que havia visto tudo.

Jim explica que cada soco que Oliver deu, cada chute e flecha que disparou levaram-o a este momento. A luta decisiva. Ele explica que o Anti-Monitor é muito mais do que um adversário do Monitor, mas é o ser que permanece entre tudo que já foi e tudo que será. Jim descreve-o como o próprio apocalipse em forma viva. Ele explica que serão capazes de vencê-lo, mas apenas com ajuda.

Ponto de Fuga
Kara diz para Barry descansar, mas ele a dispensa dizendo que não pode e que irá tentar novamente. Sara diz que é uma má ideia, e que isto poderia matá-lo. Barry recusa-se em ouvi-la, dizendo que seria melhor do que ficar preso no no local. Kate também interfere, e diz que não deixarão que ele se mate. Barry diz para que elas saíssem de seu caminho. Sara o ignora e diz que não o deixará sair nesta condição, empurrando-o para trás. Barry provoca Sara, dizendo para tentar impedi-lo. Sara responde que na atual condição do Velocista Escarlate, isto não seria difícil. Kara diz para que parassem de discutir, pois não poderiam se voltar uns contra os outros. Kara tenta concordar com Barry, dizendo que, talvez, a Força de Aceleração seja sua única esperança. Oliver aparece e diz que a Força de Aceleração é, de fato, a chance para salvar todos.

Os heróis se surpreendem ao vê-lo, tentando explicar sua situação como Espectro. Ele diz que é Oliver Queen, mas é algo mais do que isto. Barry pede para que ele seja mais objetivo, e Oliver responde dizendo que alguns o chamam de "fantasma" ou "espectro", e que possuí uma sintonia e conexão com o multiverso. Ele confirma que o Multiverso havia sido destruído e que sua parte oposta o substituiu. Ele revela aos Paragons que o Anti-Monitor está no início dos tempos, tentando fazer com que o universo de antimatéria permaneça permanentemente. Agora, havia chegado o momento de enfrentá-lo.

Ele alerta aos sobreviventes que o Anti-Monitor é extremamente poderoso, e que os oito deles não poderão ser suficientes para detê-lo. Por isto, era necessário um plano reserva. O grupo se separaria. Alguns iriam para o início dos tempos, enquanto outros para Maltus e impedir Mar Novu de abrir a brecha para o anti-universo.

Barry questiona Oliver se, possuindo uma conexão com o multiverso, ele também possuía com a Força de Aceleração. Oliver confirma, mas alerta que é perigoso. Barry diz que precisa de carga para salvar a todos. Oliver toca na testa de Barry, e diz que havia feito isto. Mas, alerta que precisaria utilizar seus novos poderes com cuidado. Oliver questiona Barry se ele confia nele, no qual Barry pergunta se ele é Oliver Queen. Ele responde que sim. Barry mexe sua cabeça, dizendo que confia em Oliver com cada célula de seu corpo. Oliver diz para Barry correr, e então ele entra na Força de Aceleração.

Maltus
Kara, Ryan e Lex vão para Maltus. Ela diz para Choi manter-se focado quando ele questiona o motivo do planeta não parecer alienígena suficiente. Kara diz que precisam encontrar Novu, e que não poderão utilizar a internet para isto.

Ryan diz que talvez eles possam e aponta para a cidade à distância. Ele continua dizendo que qualquer cidade tão grande precisa ser uma burocracia, e as burocracias exigem alguma forma de banco de dados central para funcionar. Então, se eles encontrarem isso, eles encontrarão Mar Novu. Neste meio tempo, eles notam que Lex desapareceu.

Força de Aceleração
Barry corre pela Força de Aceleração quando é atacado pelo Anti-Monitor. Barry se esquiva, mas se separa de Oliver e outros Paragons.

Ele tropeça em algumas caixas. Ao se levantar, ele se repara com diversas caixas com a logotipo da Corporação Queen nelas. De longe, ele escuta sua voz se desculpando com Oliver e Felicity por estar atrasado.[2] Ele vê Oliver, utilizando um terno, e diz que ele ainda está na Força de Aceleração. Oliver explica que o Anti-Monitor os atacou, e com isto foram separados. Ele adiciona que também está em algum lugar na Força de Aceleração, usando partes de sua essência para manter-se a si mesmo, Sara, J'onn e Kate juntos.

Ele também completa dizendo que está utilizando suas memórias para fazer com que seus aliados não caíssem para fora da Força de Aceleração. Pois se caírem, eles seriam consumidos pela antimatéria. Oliver explica que dará mais tempo para que Barry pudesse procurá-los. Mas Barry argumenta dizendo que a Força de Aceleração é um lugar infinito, e que não saberia onde procurar. Oliver diz que, antes de desaparecer, para se lembrar das memórias e conexões, e que deveria considerar as maiores vitórias, piores derrotas e os momentos em que os laços entre eles foram formados.

Barry corre para o Laboratório S.T.A.R. e se encontra com outro Barry Allen, que não sabe nada sobre a Força de Aceleração e muito menos chama-se de "Flash". O outro Flash questiona o que está acontecendo, e o Flash da Terra-1 diz que está se perguntando a mesma coisa. Barry-1 diz que isto não poderia estar acontecendo, e o outro Flash questiona o que está fazendo ali. O outro Flash questiona se o Flash da Terra-1 é um cosplayer, e pergunta se quer uma foto. Barry nega, e diz que também é O Flash. Porém, o outro Barry Allen não sabe do que o Barry-1 está dizendo.

O Barry do outro universo diz que gostou do traje de seu sósia, dizendo que parece confortável. O Barry da Terra-1 também elogiou o traje do outro Flash, dizendo que ele é legal e que parece seguro. Eles se apresentam como ambos sendo Barry Allen. O outro Barry questiona o que isto significa, mas o Barry da Terra-1 diz que, nesta situação, isto deveria ser impossível. O Barry-1 questiona sua sósia se ele não sabe sobre o... mas não termina a sentença. O outro Barry implora para continuar a frase, mas começa a desaparecer dizendo que disse para Victor que isto era impossível.

Maltus
No planeta alienígena, Kara encontra Lex o questiona sobre suas ações. Ele responde dizendo que está fazendo o que ela deveria ter feito desde o início; pegando a terra e ele está procurando por possíveis perigos ocultos porque eles estão em um mundo alienígena e que qualquer número de predadores pode estar esperando para atacar. Lex então pergunta a Kara se ela ou o Superman já assistiram a um filme para conhecer essas coisas de bom senso. Kara avisa Lex que ela descobrirá o que ele está planejando e o impedirá. Lex diz que duvida muito disso porque, em uma competição de mente e músculo, a mente vence sempre. Ele diz a Kara para perguntar o que ele está fazendo, ela concorda e pergunta exatamente o que. Ele responde que está atrás da dominação universal e lança raios de suas mãos; nocauteando-a. Ele menciona que ele provavelmente deveria ter mencionado que se deu algumas atualizações quando utilizou o Livro do Destino.

Força de Aceleração
Enquanto isto, Kate se encontra em uma memória de Oliver na Tecnologias Palmer. Oliver diz para Ray Palmer que não havia matado aquelas pessoas.[3] Ele se vira e encontra Kate, questionando-a de quem é ela.

Em outra memória, uma televisão exibe imagens dos Dominadores na Terra-1 onde a manchete lê-se "Invasão! Extraterrestres atacam a Terra". Esta é a memória onde Oliver havia conhecido Kara pela primeira vez, onde ambos não tiveram um bom começo.[4] Em sua forma marciana, e através de seus poderes psíquicos, J'onn se revela. Surpreendida, Kara o questiona por que está lá. J'onn diz que está é uma história muito longa.

Maltus
Em Maltus, Ryan desperta após ter sido nocauteado por Lex e corre para ver se a Supergirl estava bem. Ela se levanta e utiliza sua visão de raio-x para conferir se Ryan estava bem, no qual confirma e que ele não possuí nenhum osso quebrado. Os dois Paragons conversam de como Lex é uma péssima pessoa. Kara diz que, conhecendo ele, Lex está planejando estragar o experimento de Novu para alterar a história. Ela para, questionando se Ryan já havia voado em um planeta alienígena. Ele nega, mas Kara explica que é fácil.

Força de Aceleração
Barry continua procurando por Oliver. Ele se encontra nos eventos de quando John Deegan estava escrevendo seu Túnel do Tempo. Ele vê Oliver à distância disparando uma flecha especial no Livro do Destino. Enquanto conversava com o Superman e Lois Lane,[5] o diálogo é interrompido quando eles notam a presença de Barry, que não estava presente originalmente quando isto ocorreu. Oliver se lembra de tudo, e é confrontado por Barry pelo motivo de ter feito o acordo com Novu, citando que este era um "acordo com o diabo". Oliver descorda, dizendo que não era nada disto, citando que faria isto novamente sem ao menos pensar duas vezes. Barry diz que ao escolher salvar Kara e ele, Oliver morreria e perderia sua vida no processo. Oliver diz que "morrer é a parte fácil, os mortos estão em paz. Os verdadeiros heróis são aqueles que têm de continuar vivendo."

Barry interrompe o diálogo de Laurel Lance e John Diggle sobre o legado da Canário próximo ao corpo morto de Sara.[6] Mesmo confrontado por Laurel e Diggle, Barry toca o corpo de Sara e a reanima. Laurel diz que é um milagre. Sara nota sua irmã presente, mas antes que possa dizer algo ela é levada por Barry.

J'onn explica o evento que está ocorrendo para Oliver e Kara de 2016. Ele sabe que não confiam um nos outros, mas explica que isto mudará com o decorrer no tempo. Antes que possa falar mais, ele é levado por Barry.

Kate conversa com Oliver e Ray, dizendo que o elo entre ambos é mais forte do que aço. E, momentos depois, ela também é levada por Barry.

Maltus
Lex aparece logo quando Novu está prestes a inciar seu experimento, propondo para que ambos se unissem para seus próprios benefícios quando é interrompido pela chegada da Supergirl. Enquanto Kara discutia com Lex, Ryan consegue retirar Novu da sala. Enquanto brigavam em outra sala, Ryan consegue convencer Mar Novu em não realizar o experimento. Após ter sido capaz de fazer isto, Choi retorna ao outro cômodo para impedir a luta de Kara e Lex. Após fazer isto, Barry aparece para pegar os três.

Universo de antimatéria - Início dos tempos
Agora, os sete Paragons estavam no universo de antimatéria, o lar do Anti-Monitor. Ryan diz que é impossível, afirmando que havia convencido Novu de não realizar o experimento. Mobius clama que já estava aguardando-os, dizendo que alguns destinos são inevitáveis. Eles podem ter impedido uma versão de Novu, mas sempre haverá outra versão dele que realizará isto. Ele então invoca seu exército de Demônios das sombras.

O Espectro surge, dizendo para ouvi-lo. Este era o motivo de terem sido escolhidos como Paragons. Ryan demonstra que ainda está incerto sobre o que isto significa, Oliver responde que são poderosos o bastante para enfrentá-lo por um tempo, dando o tempo necessário para que o universo renasça. Ele explica que o início dos tempos é o único lugar onde poderá acontecer. Oliver diz que ele acenderá a faísca, mas eles terão de espalhar a chama. Lex o questiona de como saberão fazer isto, e Oliver responde que simplesmente saberão quando a hora chegar.

Enquanto os Paragons enfrentavam os demônios das sombras, o Anti-Monitor diz para o Espectro que está atrasado e que após 10,000 anos ele finalmente seria vitorioso. Oliver diz que ele não vencerá, e que toda sua vida foi uma preparação para este confronto. O Anti-Monitor diz que toda a vida terminará, e que apenas a morte é eterna, dizendo que ele é eterno. Oliver retira seu capuz, o desafiando.

Oliver e o Anti-Monitor se colidem. Enquanto enfrentavam-se, eles começam a liberar energia de seus corpos. Oliver diz para Mobius que ele "falhou com esse universo". Os demônios das sombras desaparecem. Eles notam que o confronto havia acendido a faísca, e agora chegara a hora de espalhar a chama. Com a página roubada do Livro do Destino, os Paragons se focaram na Esperança, Destino, Humanidade, Amor, Verdade, Coragem e Honra. Isto fez com que o Anti-Monitor desaparecendo.

Oliver havia esgotado toda sua energia vital neste confronto, e agora estava morrendo. Barry e Sara vão checar seu amigo uma última vez. Oliver os faz prometer que ambos cuidarão de sua família, e continuarão lutando e sendo os heróis que sempre foram. Enquanto um novo universo nascia acima deles, Oliver morre, finalmente em paz após salvar a vida de todos.

Elenco

Estrelando

Aparição especial de

Estrelas convidadas especiais

Convidados especiais

Produção

Gravações para Crise nas Infinitas Terras começaram em 24 de Setembro de 2019.[7]

Galeria

Imagens promocionais

Videos

Curiosidades

  • Este episódio foi co-escrito por Marv Wolfman, melhor conhecido por ser o roteirista original de Crise nas Infinitas Terras e o co-criador de seus personagens, tais como o Monitor, Pária, Precursora e o Anti-Monitor.
  • Este é o primeiro episódio de Arqueiro em não ter a participação de Katherine McNamara (Mia Smoak) e Ben Lewis (William Clayton) após terem sido promovidos ao elenco principal.
  • O Flash de Ezra Miller faz parte dos filmes do Universo de Filmes Estendido da DC, com o personagem visto em Batman v Superman: A Origem da Justiça, Esquadrão Suicida, Liga da Justiça, e o futuro filme do personagem. Apesar de aparecer no episódio, este universo não será afetado pelo crossover.
    • Este episódio marca a primeira vez em que o Arrowverso e o Universo Estendido DC fazem um crossover.
  • Quando os Paragons são enviados para a Força de Aceleração, eles são enviados ao passado em diversos momentos do Arrowverso, incluindo:
  • Oliver diz aos Paragons que possuí uma conexão com todo o multiverso, e Barry o questiona se isto também incluí a Força de Aceleração. Oliver concorda, mas o que Barry demanda (que seus poderes fossem aperfeiçoados) pode ser muito perigoso para ser feito. As consequências disto logo se revelarão na segunda metade da 6ª Temporada de Flash, onde foi revelado que a Força de Aceleração está morrendo em "Morte da Força de Aceleração".

Referências

  1. "FINAL DE CRISE NAS INFINITAS TERRAS TEM SINOPSE LIBERADA" - Legião dos Heróis
  2. "O Cientista"
  3. "Tendências Suicidas"
  4. "Invasão!"
  5. "Túnel do Tempo, Parte 3"
  6. "Sara"
  7. Marc Guggenheim (@mguggenheim) - Twitter (em Inglês)