FANDOM

"Crisis on Infinite Earths: Part Two", traduzido de forma literal como "Crise nas Infinitas Terras: Parte Dois" é o nono episódio da primeira temporada de Batwoman, assim como o nono episódio em geral. Ele foi exibido originalmente em 09 de Dezembro de 2019.

O episódio é a segunda parte do evento crossover Crise nas Infinitas Terras.

Sinopse

A equipe utiliza a ferramentada criada por Ray para encontrar novos recrutas que estejam dispostos a lutar e salvar o universo. O Monitor, então, envia Iris, Clark e Lois na busca por um misterioso Kryptoniano. Por outro lado, Batwoman e Supergirl se encarregam de encontrar Bruce Wayne. Mia Smoak desafia Sara e Rory em procurar novos talentos. Lex Luthor faz seu retorno.[1]

Enredo

Terra-1 - Central City
Sara Lance bebe em homenagem a Oliver enquanto Kara e Kate observam-a. Sara diz que Oliver havia morrido como um herói, e salvado bilhões de vidas no processo. Kara pergunta se elas não deveriam esperar por Barry, mas Kate responde dizendo que ele não está pronto para se despedir de seu amigo ainda. Kara se recusa a beber, dizendo que isto é quase o mesmo que desistir, acreditando que há uma maneira de impedir a Crise. Sara sugere que elas impeçam que isto aconteça com os outros universos. A Precursora chega, dizendo que Diggle está com J.J. e que não sabe sobre a morte de Oliver. Sara a confronta, dizendo que isto era errado. Lyla concorda, mas não sabe como dizer isto a ele.

As quatro escutam Ray discutir com o Monitor sobre ele trazer a Waverider a força, mesmo que sua equipe ainda esteja nela. O Monitor diz que para ter chances de sobreviverem à crise, a tecnologia da nave era necessário. Sara, porém, menciona que havia prometido para sua equipe que eles não teriam que fazer outro crossover. A Precursora responde que não precisam da equipe de Sara, mas apenas da nave, especificamente do laboratório de Ray, e que há um multiverso completo de Waveriders à disposição.

Terra-74 - Waverider
A Precursora aparece na Waverider e chuta uma garrafa de cerveja. Leonard, uma inteligência artificia, a cumprimenta e diz que ela está passando de limites. Mick Rory aparece ameaçando-a, explicando que tomou a nave para si já que ninguém estava a utilizando. Leonard explica que Mick está tentando ser um escritor, e que precisava de silêncio. A Precursora convida Mick para ir com ela, onde teria muitas cervejas e histórias, e a chance de salvar o Multiverso.

Terra-1 - Waverider
Com a nave na Terra-1, o Monitor diz que eles sofreram uma perda terrível. Porém, teriam de continuar. Ele revela a existência de sete heróis de pura vontade. Clark, Lois e Kara tentam acalmar Jonathan, mas o bebê não para de chorar até chegar aos braços de Mick. O Monitor explica que estes heróis são chamados de "Paragons", e que soube de sua existência ao consultar o Livro do Destino, revelando também que que procurou a ajuda de Felicity Smoak, que obteve o conhecimento de um segundo livro. Novu conjura o Livro do Destino, revelando também que havia voltado no tempo para recuperar uma versão do objeto que ainda continha poderes. Kara o questiona se isto poderia restaurar as Terras destruídas, mas Novu a alerta que, ao fazer isto, lhe traria a loucura. Mia questiona se poderia utilizá-lo para ressuscitar Oliver, mas Novu diz que isto é impossível. Cada vez mais que seu inimigo se fortalece, ele se enfraquece. Novu diz que Kara é a "Paragon da Esperança" e Sara a "Paragon do Destino". Ele menciona que um "Kryptoniano misterioso" seria o "Paragon da Verdade", com Clark e Lois sendo encarregados de encontrá-lo. O "Paragon da Coragem" seria alguém conhecido como o "Morcego do Futuro". Ele finaliza dizendo que apenas os nomes de Kara e Sara foram revelados e as descrições dos outros dois. Novu revela que na Terra-99, Bruce Wayne existe no futuro. Todos na sala descobrem, automaticamente, que o Bruce Wayne é o Batman, e Kate diz para que eles guardassem o segredo para si mesmos. Ela questiona quem queria conhecer o Homem-Morcego.

Kara assiste a gravação da Terra-38 sendo destruída pela antimatéria, quando é surpreendida pela chegada de Mar Novu e Lex Luthor. Ela é impedida de atacá-lo por Novu, dizendo a jovem heroína que até mesmo Lex possuí um papel neste evento. Enquanto Kate entra na sala, o Monitor explica que ressuscitou-o antes do início da Crise. Kara se recusa a trabalhar ao lado de Lex como um aliado, e sai furiosa. Kate se apresenta a Lex.

Kate vai conversar com Kara, onde ambas discutem sobre suas perdas recente. Após o momento, Kate tira um extrapolador de sua jaqueta e convida Kara para salvar o multiverso. Enquanto caminhava pela nave, a Precursora começa a ouvir vozes em sua cabeça dizendo para encontrar o Livro antes que seja tarde. Ela chega na sala, e encontra Lex carregando-o e se teleporta para outro lugar. O Monitor entra e a Precursora o alerta, mas Novu diz que todos possuem um papel para fazer.

O Monitor leva Iris West-Allen para a nave, onde revela que o Monitor lhe deu a missão de encontrar o "Kryptoniano misterioso". Barry sugerem utilizar um Poço de Lázaro para ressuscitar Oliver, insistindo que a morte não pode ser real. Eles se beijam, e Iris diz que utilizará qualquer tempo que tiver para passar com Barry. Mia revela para Sara o plano de utilizar o Poço de Lázaro para ressuscitar Oliver. Sara a alerta que ao expor alguém no Poço, automaticamente ele perderá sua humanidade. Mia diz que Nyssa lhe contou tudo que precisava saber sobre o Poço, assim como Sara.

Terra-99 - Gotham City
Kate e Kara chegam a uma antiga mansão, onde são recebidas por uma versão alternativa de Luke. Kate explica que é a prima de Bruce, mas ele fecha a porta na cara delas. Kate bate na porta novamente, mas não recebe resposta. Kara derruba a porta e as duas entram. Luke aponta uma arma para elas e pede para que saiam, mas Bruce o acalma e pessoalmente ao andar de baixo. Revelando seu exoesqueleto, ele diz para Luke não ser rude com os convidados. Bruce e Kate se reconhecem.

Terra-75 - Metrópolis
Através do comunicador, Iris diz para Clark e Lois que Lex está vivo e matando os Super-Homens do multiverso. Eles vêem um noticiário que revela a morte do Superman desta Terra, e que Lex Luthor o havia matado antes de desaparecer misteriosamente.

Terra-1 - Waverider
Barry, Mia e Sara pedem a ajuda de John Constantine para criar um mapa do multiverso. Ele nota que muitas Terras do multiverso desapareceram, mas consegue encontrar um universo que ainda possuí o Poço. Barry e Mia saem, e Sara faz com que Constantine prometa trazer a alma de Oliver de volta. Ele concorda, dizendo que irá fazer se puder.

Terra-167 - Smallville
Iris, Clark e Lois encontram o Clark Kent deste universo cortando madeira. Lois elogia a versão alternativa de seu marido ao vê-lo cortando madeira com um machado, mas o Clark da Terra-38 não se surpreende e diz que consegue fazer isto com simplesmente uma mão.

Lois diz para Clark que o Lex de seu universo está tentando matá-lo. Misteriosamente o trio desaparece, e Lex se revela. Ele cumprimenta seu "antigo amigo", e Clark diz que este não é o Lex que conhece. Luthor explica que mandou o trio de volta à Waverider, insistindo que o Superman sempre será seu maior inimigo em qualquer Terra. Ele também revela que sabe da identidade secreta de Clark, no qual diz ser irônico. Lex tira um pedaço de Kryptonita de seu bolso. Sem nenhum efeito, o Clark pega o minério e o arremessa para longe. Ele então revela que havia desistido de seus poderes.

Lex fica surpreso ao descobrir que Clark desistiu de seus poderes, declarando-o como um "deus" com as habilidades que possuía. Lex dá um passo para trás e pisa em um brinquedo de criança, Clark diz que isto vale qualquer super poder. Sua esposa, Lois Lane, chama Clark. Distraído, Lex aproveita a situação para tentar atacá-lo. Clark segura seu soco facilmente, devolvendo o golpe. Lex abre um portal, dizendo para ele aproveitar sua mediocridade e que ele estava condenado. Lois aparece, e Clark diz o que havia acabado de acontecer. Ela ri, pensando que isto fosse uma piada. Eles dão as mãos e andam em direção de sua casa para ver suas filhas.

Terra-99 - Mansão de Bruce Wayne
Bruce ri após Kate revelar sobre ele ser o "Paragon da Coragem", explicando que ela está muitos anos atrasada. Ele mostra uma reportagem dizendo sobre o "reino de terror" do Batman, admitindo que havia perdido a conta de quantas pessoas que já matou. Bruce admite que possuía um código de não matar, mas quando tirou uma vida pela primeira vez, isto foi tornando-se mais fácil de realizar. Ele diz que Kate perceberá isto, revelando também que sua prima havia colocado uma capa pensando que poderia realizar aquilo o que Bruce falhou, mas isto resultou em sua morte. Kate insiste que não se parece com esta versão sua, dizendo que está dando a chance para que Bruce se tornasse um herói novamente.

Terra-96 - Planeta Diário
Iris, Lois e Clark chegam ao Planeta Diário. Eles se encontram com o Clark Kent deste universo, que possuí uma forte semelhança a Ray Palmer. Clark-96 e Clark-38 admiram seus óculos, e diz que estão lá para conversarem sobre Lex Luthor.

Terra-99 - Mansão de Bruce Wayne
Kara está com Luke enquanto explora a mansão. Ele a questiona de como conhecia Kate, mas ela responde que ainda estão na fase de se conhecerem. Ela utiliza sua visão de raio-x para investigar melhor, onde encontra uma estande secreta. Ela questiona Luke sobre os apetrechos, no qual ele revela ser os mementos das "maiores vitórias" do Batman.

Kara nota um par de óculos ensanguentado, e questiona de quem era aquilo. Luke diz que o objeto pertenceu ao alter-ego do Superman deste universo, sendo este também o responsável por colocá-lo naquele exoesqueleto.

Terra-96 - Planeta Diário
Clark revela ser o editor-chefe da empresa, dizendo que poderá cuidar de Lex sozinho. O trio tenta alertá-lo sobre o Livro do Destino, que permite Lex realizar qualquer coisa. Lois nota dezenas de placas na parede. Ele confessa que Lois Lane, Jimmy Olsen e Perry White morreram por conta de um indivíduo de Gotham acreditar que o Planeta não estava o cobrindo suficiente.

Durante o momento, o trio percebe que este Clark é o Paragon pelo qual procuravam. Iris pede para que ele retornasse com eles. O Clark-96 coloca seu traje, assim como faz o Clark-38. Neste momento, Lex aparece e faz com que os Homens de Aço se enfrentam. O Superman-96 soca o Superman, dizendo que não se importa por salvar o universo. Ele diz que serve a Lex e arremessa o Superman-38 pela janela. Os Super-Homens se enfrentam pelos céus da cidade. O Superman-96 voa em direção de Iris e Lois, mas é impedido pelo Superman-38. Lois nocauteia Lex. As duas mulheres tentam utilizar o Livro e imaginam o Clark-96 na primeira vez em que se conheceram.

Os dois Super-Homens se enfrentam no escritório, e Lois diz ao Superman-96 que este não era o herói que a Lois-96 havia se apaixonado. Eventualmente, Clark-96 consegue se libertar do encanto de Lex e ajuda sua sósia a se levantar.

Terra-18 - Dakota do Norte
Constantine leva Barry, Sara e Mia a uma mina abandonada em uma cidade fantasma no Velho Oeste. Constantine e Barry vão buscar o corpo de Oliver enquanto Mia e Sara permanecem no local. Elas são confrontadas por Hex, que as enfrenta em um confronto, e Sara usa sua faca para cortar seu rosto. Após ser expulso, o quarteto coloca o corpo no Poço, mas não há resultados. Minutos depois, Oliver pula para fora, assim como Sara fez. Ele está pronto para atacar John, mas Barry o salva. Mia tenta acalmá-lo chamando-o de "pai", mas Oliver também parte para atacá-la antes de ser nocauteado por Sara, que utilizou um dardo tranquilizador nele.

Terra-99 - Batcaverna
Bruce e Kate vão à Batcaverna, e Wayne diz que será melhor se todos morressem. Ele insiste que não há esperanças para o mundo. Com seu traje, a Supergirl confronta Bruce por ter matado o Superman. Bruce diz a Kate que o Superman dava muito poder às autoridades, e seus pais lhe ensinaram que a vida só fará sentido se ele fizer sentido. Seu exoesqueleto é carregado por Kryptonita e soca a Supergirl, arremessando-a para o outro lado da sala.

Bruce se surpreende ao ver que Kate confia em uma Kryptoniana. Kate diz que para matar a Supergirl, ele teria de matá-la primeira. Bruce a ataca, e Kate revida o golpe. Acidentalmente, ela o arremessa a um gerador e Bruce acaba sendo eletrocutado. Ela queria salvá-lo, mas é impedida por Kara. Em suas últimas palavras, Bruce diz para Kate que não há esperança.

Terra-1 - Waverider
Ray e Clark-96 conversam entre si enquanto Lex, aprisionado, reclama. Mick entrega Jonathan para Lois, que o apresenta para Clark-96. O Monitor os parabeniza por ter encontrado o "Paragon da Verdade", e de como Lex os levou até ele. Kara e Kate retornam, explicando que o Bruce tentou matar Kara e agora está morto. Kara confunde o Clark da Terra-96 com Ray, mas seu próprio primo da Terra-38 revela que o Clark-96 também é seu primo. Bem, mais ou menos.

O Monitor diz que o Detector de Paragons havia sido finalizado, e a máquina detecta um dos escolhidos na espaço-nave: Kate, a Morcego do Futuro.

Terra-18 - Dakota do Norte
Constantine coloca o corpo de Oliver em um pentagrama e recita um feitiço, mas não funciona. Ele diz que algo está errado. John menciona que com toda a antimatéria por aí, ele havia perdido sua magia. Barry aponta o óbvio; se não conseguirem restaurar a alma de Oliver, ele será um monstro para sempre.

Terra-1 - Waverider
Kara se encontra com Kate, dizendo que havia trazido bebidas. Kate se questiona de que como, de todas as pessoas, ela poderia ser um Paragon. Kara ressalta que Kate salvou todos eles e diz que o quanto Kate tenta é o que a torna uma heroína. Ela garante a sua amiga que ela tem coração e coragem, e Kate se pergunta se ela vai acabar como Bruce. Kara garante que ela fará seu próprio destino e dá a Kate uma foto de sua sósia com a sósia de sua irmã. Kate diz que desejava ter conhecido Beth dessa maneira, Kara então diz a ela que talvez ela ainda possa. Depois que Kara disse a Kate que planeja usar o Livro do Destino para trazer a Terra-38, Kate diz que isso é realmente perigoso, de acordo com O Monitor. Ela diz que sabe, completando ao dizer do que adianta ser a "Paragon da Esperança" quando ela não tem nenhuma. Enquanto Kara se afasta, Kate segura a Kryptonita que ela pegou do Bruce mais velho da Terra-99 que visitaram anteriormente.

A Precursora continua a ouvir as vozes em sua cabeça e implora para parar. No meio das sombras, uma figura misteriosa diz que seu poder cresce cada vez mais quando uma Terra morre. Ele se revela, ele é o Anti-Monitor, que diz a Precursora que eles tem muito trabalho para fazer.

Elenco

Estrelando

Estrelas convidadas especiais

Aparição especial de

Convidados especiais

Apresentando

Curiosidades

  • Anteriormente, o episódio foi chamado de "Crisis on Infinite Earths: Hour Two".[2]
  • Esta é a primeira vez em que alguém do elenco principal não está presente em um episódio. Estes foram Meagan Tandy (Sophie Moore), Rachel Skarsten (Beth Kane), Nicole Kang (Mary Hamilton), Dougray Scott (Jacob Kane) e Elizabeth Anweis (Catherine Hamilton-Kane). Isto faz com que apenas dois protagonistas tenham aparecido em todos os episódios, estes sendo Ruby Rose (Kate Kane) e Camrus Johnson (Luke Fox).
  • Os seguintes episódios foram referenciados neste episódio:
  • Esta é a primeira vez em que Oliver aparece mas não possuí nenhuma fala.
  • Semelhante ao episódio anterior, diversas Terras designadas referem-se aos anos importantes para ela.
    • O Superman da Terra-75 foi morto em um modo que relembra a Morte do Superman. Sua designação é por conta da mesma história, na 75ª edição, onde o Apocalipse mata Superman.
    • A Terra-96 foi parcialmente inspirada na história de O Reino do Amanhã. Sua designação refere-se ao ano 1996, o ano em que a história foi originalmente publicada.
    • A Terra-99 possuí um Bruce Wayne mais velho. Sua designação refere-se ao ano de 1999, o ano em que Batman do Futuro, que também tinha um Bruce Wayne idoso e dublado por Kevin Conroy, foi lançado.
    • A Terra-167 representa o universo de Smallville. Sua designação refere-se ao ano de 1967, quando Al Gough, produtor da série, nasceu.
  • As cenas na Terra-167 possuí múltiplas referências a mitologia do Superman, especificamente a série televisiva Smallville.
    • Tom Welling (Clark Kent) e Erica Durance (Lois Lane) reprisam seus papéis originais da série para explorar o que aconteceu com os personagens após o fim de Smallville.
    • Michael Rosenbaum, que interpretou Lex Luthor em Smallville, revelou que havia sido convidado para reprisar seu papel, mas negou. Apesar disto, foi mencionado que o Lex deste universo era o Presidente dos Estados Unidos.
    • Alguns jornais do Planeta Diário estão pendurados na casa da fazenda. Uma das imagens mostra Clark Kent arrancando sua camiseta e revelando seu uniforme, isto aconteceu no último episódio de Smallville.
    • A fazenda utilizada pela família Kent foi mostrada. Ela apareceu anteriormente no crossover Túnel do Tempo como a fazenda da família Kent da Terra-38.
    • É revelado que o Clark da Terra-167 desistiu de seus poderes para ficar com sua família.
    • Clark da Terra-167 consegue impedir o soco que Lex Luthor, da Terra-38, o daria. Em Smallville, na última vez que ficou sem poderes, Clark recebeu um soco de Lex.
  • As cenas na Terra-99 possuem diversas referências à mitologia do Batman.
    • O tema de Danny Elfman utilizado no filme Batman de 1989, A Série Animada e o filme Liga da Justiça de 2017 pode ser ouvido.
    • A aparência idosa de Bruce e seu exoesqueleto metálico é baseado no personagem na história O Reino do Amanhã.
    • Kate diz ao Bruce (após descobrir que ele matou o Superman) que o Bruce que ela conhece possuí apenas um código: não matar. Isto é uma referência a única regra do personagem em diversas mídias.
    • A visão que Bruce possuía do Superman é semelhante ao mesmo modo que ele via Clark nos quadrinhos de O Cavaleiro das Trevas, assim como o personagem de Ben Affleck no filme Batman vs. Superman: A Origem da Justiça.
  • As cenas na Terra-96 possuem diversas referências à série de filmes do Superman de Christopher Reeve e Brandon Routh (já que Brandon está reprisando seu papel deste específico Superman).
    • O tema dos filmes, composto por John Williams, é tocado.
    • Clark diz que já se enfrentou uma vez. Isto é uma referência a Superman III, onde Superman se tornou louco e se dividiu.
    • Clark compara Jonathan Kent a seu filho, Jason. Isto é uma referência a Superman - O Retorno, no qual ele e Lois tem um filho de mesmo nome.
  • Aparentemente, a Precursora foi afetada por um Demônio da Sombra e está vulnerável ao controle do Anti-Monitor. Nos quadrinhos, isto acontece na primeira edição da história de Crise nas Infinitas Terras.
  • O Clark da Terra-167 consegue segurar o ataque de Lex Luthor da Terra-38. Em Smallville, na primeira vez que Clark (sem poderes) enfrentou Lex, aconteceu exatamente isto.

Referências

  1. "CW divulga sinopses de três capítulos de “Crise nas Infinitas Terras”" - O Vicio
  2. STVPlus+ (em Inglês)