Arrowverso Wiki
Advertisement

"Se eu quisesse mesmo passar por vocês, vocês estariam mortos."
—Cigana para Kid Flash[fonte]

Cynthia[1] (morta em novembro de 2019),[2] melhor conhecida como Cigana, foi uma meta-humana com poderes de vibro e uma coletora da Terra-19. Ela foi também a filha de Josh, uma aliada da Equipe Flash e a ex-namorada de Cisco Ramon.

Ela foi à Terra-1 para coletar H.R. Wells depois que ele quebrou as regras de seu universo, que proibia viagens interdimensionais. No entanto, Cisco a desafiou para um julgamento por combate por H.R.. Ela acabou perdendo a luta e permitiu que ele ficasse na Terra-1. Ela mais tarde foi enviada à Terra-2, mas acabou sendo capturada por Grodd e foi forçada a abrir uma brecha para a Terra-1. Cynthia então ajudou Cisco e sua equipe enfrentar os gorilas antes de voltar para a Terra-19. Ela mais tarde voltou para salvar Cisco de Savitar e Nevasca.

Cynthia e Cisco começaram um relacionamento, mas raramente se viam por conta de suas agendas complicadas. Quando seu pai decidiu se aposentar da vida de coletor, ele ofereceu seu emprego para Cisco, mas ele começou a demorar para respondê-lo, o que aborreceu Cigana. Após enfrentar o Pensador, Cynthia e Cisco decidiram mutualmente terminar.

Enquanto perseguia Eco, Cigana o levou para a Terra-1, mas sua hesitação em matá-lo a fez ser morta por seu adversário.

Biografia[]

Vida pregressa[]

Em algum momento, Cynthia seguiu os passos de seu pai e se tornou uma coletora. Ao decorrer dos anos, ela nunca havia perdido uma batalha.[3]

Em algum momento, Cynthia ganhou um parceiro de campo e, eventualmente, eles começaram a namorar. Em 2014, a dupla lutou contra Abra Kadabra, um ser da Terra-1 originário do século 64. No entanto, durante a luta, Kadabra matou seu parceiro e outros civis inocentes e conseguiu escapar. Cynthia então passou a caçá-lo por todo o multiverso.[4]

Caçando H.R. Wells[]

Cynthia foi encarregada de encontrar H.R. Wells e levá-lo para a Terra-19, onde enfrentaria um julgamento por ter quebrado a lei anti-viagens interdimensionais. Como ele estava narrando suas aventuras na Terra-1, não foi muito difícil encontrá-lo.[3] Ao chegar no universo, ela abriu uma imagem holográfica de seu alvo.[5]

Cynthia se encontrando com Barry e Cisco

Cynthia se encontrando com Barry, Cisco e H.R..

Ela foi ao CC Jitters, onde pegou uma moeda e vibrou a localização de seu alvo. Antes de sair, ela derrubou dois policiais. Em seguida, Cynthia foi aos Laboratórios S.T.A.R., onde exigiu que H.R. saísse do prédio. Quando ele demorou para cumprir a ordem, Cynthia usou seus poderes para invadir o prédio e atacá-lo com sua arma. Ela então deu uma hora para que H.R. se despedisse e arrumasse suas coisas. Quando a hora acabou, Cynthia se encontrou com ele, Cisco Ramon e Barry Allen no lado de fora. Cynthia foi desafiada por Cisco para um julgamento por combate e lhe deu 24 horas para se preparar.

Naquele mesmo dia, enquanto bebia um café no parque da cidade, Cynthia foi atacada pelo Flash, que tentou prevenir o duelo tentando prendê-la. Cynthia havia previsto isso e conseguiu prender Barry em suas algemas. Enfurecida por terem quebrado as regras do julgamento, ela levou H.R. até que chegasse o momento da luta.

Cynthia segurando a mão de Cisco

Cynthia segurando a mão de Cisco.

No dia seguinte, Vibro chegou, antes que os dois começassem a brigar. Eles cruzaram vários universos antes de retornar à Terra-1, onde Cynthia foi pega desprevenida. Admitindo a derrota, Cynthia permitiu a liberdade de H.R., junto com sua vida. No entanto, Cisco se recusou em matá-la. Enquanto se preparava para voltar para sua Terra, Cynthia pediu que H.R. nunca voltasse, pois ela fingiria que o matou. Ela também iria levar um saco gigante cheio de café, já que eles não o tinham na Terra-19. Enquanto ela e Cisco iam se beijar, Cynthia abriu um portal, voltando ao seu universo.[3]

Enfrentando gorilas[]

Enquanto perseguia um criminoso de sua Terra, Cynthia foi parar na Terra-2. De alguma forma, ela foi para a Cidade Gorila e se encontrou com Grodd,[6] que assumiu o controle de sua mente e decidiu usá-la para organizar uma invasão à Terra-1.[7]

Grodd usou Cynthia para levar ele e seu exército à Terra-1, e em seguida a mandou para atacar a Equipe Flash nos Laboratórios S.T.A.R.. Ela foi subjugada por Harry Wells e presa no pipeline. Quando acordou, ela não se lembrava de ter os atacado e explicou o que fazia na Terra-2. Eles pediram sua ajuda para lutar contra Grodd, mas Cynthia se recusou e decidiu continuar com sua missão.

Equipe Flash observando Solovar

Cynthia e a Equipe Flash observando Solovar.

Ao voltar para a Terra-19, Cynthia informou ao Homem Acelerado que havia encontrado e matado seu alvo. Depois que o velocista foi embora, Cisco apareceu por uma brecha e, mais uma vez, pediu ajuda para enfrentar Grodd. Eventualmente, ela concordou em ajudá-los. Cynthia e Cisco levaram Solovar à Terra-1 e assistiram-o enfrentar e derrotar Grodd em um duelo. Após a luta, ela e Cisco levaram os gorilas de volta para a Cidade Gorila na Terra-2.

Ao perceber que Central City estava segura, Cynthia anunciou que estaria voltando para a Terra-19. Ela conversou com Cisco e o beijou antes de atravessar uma brecha.[6]

Caçando Abra Kadabra e salvando Cisco[]

Cigana confrontando Joe

Cynthia confrontando Joe.

Enquanto era encarregada de caçar Abra Kadabra, Cynthia retornou à Terra-1 e o encontrou lutando contra o Flash, mas ele conseguiu escapar. Quando Kadabra atacou os Laboratórios S.T.A.R., ele disse que iria revelar a identidade de Savitar caso fosse solto. Depois que a Equipe Flash o prendeu, Cynthia permitiu que o mantivessem até que conseguissem as respostas que queriam, mas ele deveria ser entregue a ela. No entanto, Joe West o libertou para descobrir a identidade de Savitar. Cynthia o atacou, mas Abra Kadabra escapou. Ela então discutiu com Joe e o culpou por ter permitido que seu alvo fosse embora.

Abra Kadabra tentou escapar para o futuro e Barry pediu ajuda de Cigana para capturá-lo mais uma vez. Embora afirmasse que não confiava mais neles, ela decidiu ajudá-los. Eles conseguiram derrubar sua nave do tempo e Cynthia o prendeu. Antes de levá-lo, Cynthia deu a oportunidade para Kadabra revelar a identidade de Savitar, mas ele apenas riu. Uma brecha foi aberta e Cynthia o atravessou com seu prisioneiro.[4]

Time Flash prestes a enfrentar Savitar e Nevasca

Cigana, Jay Garrick e Equipe Flash prestes a enfrentar Savitar e Nevasca.

Quando Cisco foi capturado por Savitar e Nevasca, Cynthia percebeu que ele estava em perigo. Ela voltou à Terra-1 e o salvou de ser atacado por Nevasca, levando-o até o apartamento de Barry e Iris. Após isso, ela ajudou a Equipe Flash e Jay Garrick lutar contra Savitar. Cynthia e Cisco enfrentaram Nevasca e conseguiram derrubá-la. Savitar retornou e derrubou Cynthia.

Depois que Savitar foi derrotado, Cynthia participou do funeral de H.R., que havia se sacrificado para salvar a vida de Iris West. Ela esteve presente quando Barry decidiu entrar na Força de Aceleração para estabilizá-la. Após isso, ela voltou para a Terra-19.[8]

Namorando Cisco[]

Cynthia e Cisco conversando com a Equipe Flash

Cynthia e Cisco conversando com a Equipe Flash.

Após começarem a namorar, Cynthia foi à Terra-1 para um encontro com Cisco. No entanto, ao chegar, ele explicou que precisava de mais algumas horas para descriptografar a programação de um hacker. Depois que o tempo estimado passou, Cynthia foi verificar o progresso da situação, mas descobriu que não estava muito longe. Algumas horas depois, Cisco disse que iria cancelar o encontro. Cynthia garantiu que estava tudo bem e se retirou. Quando Cisco perguntou o que estava acontecendo, Cynthia insistiu que deveriam realizar o encontro naquele dia. Ela explicou que, naquela data, eles celebravam o "O-o-o Dia" na Terra-19. Depois que Deacon foi derrotado, Cynthia e Cisco realizaram seu encontro romântico.[9]

Algumas semanas depois, enquanto se beijavam, Cisco tentou descobrir o verdadeiro nome de Cigana, mas ela se negou em dizê-lo. Ela acabou saindo para usar o banheiro, e ao voltar encontrou seu pai o atacando. Os três foram ao Jitters para conversarem, mas, ao ver que os dois haviam sumido, Cynthia havia deduzido que seu pai estava caçando Cisco. Depois que as 24 horas se passaram, Cigana e Breacher se prepararam para ir embora. Durante a despedida, seu pai acabou chamando-a por seu nome verdadeiro, para a alegria de Cisco.[1]

Algumas semanas depois, Cynthia enviou um cubo com uma mensagem sexual para Cisco como presente de Natal.[10]

Enfrentando o Pensador e término[]

Flash, Vibro e Cigana sendo confrontados por DeVoe

Cigana, Vibro e Flash sendo confrontados por DeVoe.

Cynthia continuou enviando cubos para Cisco perguntando-o sobre sua resposta em aceitar o trabalho de seu pai, mas nunca obteve nada de volta. Eventualmente, Cynthia recebeu um pedido de ajuda de Cisco. Apesar de estar magoada por ele não respondê-la, ela concordou em ajudá-lo. Cynthia foi à Terra-1 e ajudou a Equipe Flash com seu problema. Ela e Cisco descobriram que Clifford DeVoe pretendia roubar algo dentro de um contêiner de número 16. Porém, ao chegarem nas docas da cidade, descobriram que eles haviam vibrado o contêiner errado e DeVoe já havia roubado o item que procurava.

Cynthia afirmou que eles não estavam sincronizados o bastante para vibrarem juntos devido ao seu problema de relacionamento. Barry tentou falar com Cynthia e fazê-los consertar seu relacionamento para que pudessem encontrar DeVoe. Depois de não conseguirem co-vibrar novamente, eles tentaram falar sobre seu relacionamento. Cynthia revelou a Cisco que não queria que ele substituísse Breacher, e Cisco disse que estava insatisfeito com eles vivendo em Terras separadas. Eles foram interrompidos por Barry, que avisou que estavam indo atrás de DeVoe.

Cigana sendo enforcada por DeVoe

Cigana sendo enforcada por DeVoe.

Enquanto Clifford e sua esposa, Marlize, roubavam um sistema de computador quântico, Barry e Cisco atacaram o Pensador e conseguiram derrubá-lo. Cigana atacou o Pensador, deixando-o no chão, mas ao perceber que Cisco estava em perigo, ela parou de atacá-lo para ajudá-lo. Clifford se recuperou e usou seus poderes para derrubar todos. Ele se recusou em matar o Flash, mas optou por matar Cynthia, afirmando a ela que aquele era seu dia de azar. Enquanto era enforcada pelo vilão, Marlize convenceu DeVoe a não matá-la. Os dois foram embora e Cynthia caiu desacordada, mas acordou alguns segundos depois.

Cisco e Cynthia se despedindo

Cynthia e Cisco se despedindo.

Ao voltar para os Laboratórios S.T.A.R., Cynthia e a Equipe Flash discutiram sobre o plano de DeVoe. Cynthia e Cisco então voltaram para a sede dos Coletores, onde ela se desculpou por estarem terminando. Cisco garantiu que estava tudo bem. Cynthia o impediu de entrar por uma brecha e o beijou. Os dois continuaram se beijando por mais algum tempo, e em seguida deram um último adeus.[11]

Morte[]

Eco mata Cynthia

Eco mata Cynthia.

Eventualmente, Cynthia foi capaz de localizar Eco, um criminoso que caçava, na Terra-19. Os dois começaram a lutar, e Cynthia acabou o vencendo. No entanto, ao descobrir que o vilão era o sósia de Cisco, ela o levou para a Terra-1. Sua hesitação em matá-lo permitiu que Eco usasse um desmolecularizador transônico, o que matou Cynthia e desintegrou seu corpo.[2]

Legado[]

Após descobrir sobre a morte de sua filha, Josh abandonou sua estadia na Terra-47. No entanto, quando descobriu que Cisco era o principal suspeito pela morte de Cynthia, ele passou a odiá-lo. Cisco conseguiu capturar seu sósia e entregá-lo para as autoridades da Terra-19, vingando a morte de Cigana. A morte de Cynthia também ajudou Cisco e Kamilla Hwang a se tornarem mais íntimos.[2]

Personalidade[]

Embora Cynthia acreditasse que a lei deveria ser aplicada, ela ainda tinha um bom coração. Cynthia flertava muito com Cisco Ramon por achá-lo fofo. Ela demonstrou manter sua palavra enquanto cumpria sua promessa de dar a Cisco um dia até sua batalha até a morte por H.R..

Cynthia demonstrou ser imensamente dedicada ao seu trabalho, perseguindo obstinadamente seus alvos com uma resolução assustadora e tratando-os com muito pouca misericórdia. No entanto, quando suas emoções são agitadas, ela pode ser persuadida a desistir da perseguição, ajudar os outros fora do cumprimento do dever e até mesmo mentir abertamente para seus superiores em um compromisso com aqueles que a derrotaram. Isso pode ser difícil, já que ela parece não gostar de se abrir sobre detalhes de sua vida, mesmo para pessoas próximas (como quando ela se recusou a dizer a Cisco seu nome verdadeiro).

Poderes e habilidades[]

Poderes[]

  • Cigana usando seus poderes

    Cynthia usando seus poderes.

    Fisiologia meta-humana: Através de meios desconhecidos, a fisiologia de Cynthia foi alterada, permitindo-a desbloquear poderes além das capacidades humanas.
    • Manipulação de energia dimensional: Cynthia possui uma ligação psíquica com as energias da realidade, permitindo-a se conectar com as vibrações do multiverso e manipulá-las a seu favor.
    • Consciência dimensional: Referida como "vibração", Cynthia pode perceber eventos ao longo do tempo e do espaço através do sentido cinético; um exemplo disso é quando ela tocou em uma dica dada por H.R. Wells, permitindo que ela o localizasse. Isso aparentemente também aumenta seus reflexos naturais, pois ela foi capaz de combater o Flash durante seu ataque furtivo.
    • Viagens interdimensionais: Cynthia tem a habilidade de abrir brechas através do espaço, tanto entre diferentes universos quanto dentro do mesmo universo, permitindo que ela atravesse distâncias tremendas instantaneamente.
    • Explosões vibracionais: Cynthia pode gerar poderosas explosões vibratórias de suas mãos, fortes o suficiente para lançar um ser humano adulto a uma certa distância. Ao contrário dos de Cisco Ramon, eles são vermelhos em vez de azuis. Ela também pode usar esse poder para interromper os velocistas, como fez com Wally West.

Habilidades[]

  • Especialista em combate corpo-a-corpo: Juntamente com seus poderes, Cynthia mostrou ser uma lutadora corporal desarmada relativamente proficiente, pegando até mesmo velocistas desprevenidos, levando-a a ser incomparável em seu papel de colecionadora. Segundos muitos, ela nunca havia sido derrotada em combate.[3]
  • Atiradora habilidosa: Cynthia um ótimo manuseio no uso de armas.
  • Intelecto aguçado: Como uma oficial de elite, Cynthia se mostra perspicaz e intuitiva. Uma rastreadora habilidosa, ela foi capaz de seguir a trilha de H.R. através do multiverso com facilidade. Ela também foi muito alerta, antecipando a tentativa de H.R. e Barry de subjugá-la. Na batalha, ela era muito eficiente usando seus poderes com suas habilidades de combate, usando suas brechas para aparecer de um local para o outro durante a batalha, deixando pouco tempo para seus oponentes contra-atacarem.

Equipamento[]

  • Pistola de energia: Cynthia carregava uma pistola de energia no coldre preso em sua perna. A arma servia para paralisar seus alvos ao invés de matá-los.[3]

Aparições[]

Flash[]

3ª Temporada

4ª Temporada

5ª Temporada

6ª Temporada

7ª Temporada

Galeria[]

Imagens promocionais[]

Flash[]

4ª Temporada[]

Curiosidades[]

Por de trás das câmeras[]

  • Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, Cigana foi o nome usado por duas personagens:
    • A primeira Cigana, Cindy Reynolds, foi uma super-heroína capaz de se tornar invisível e causar ilusões em outras pessoas. Sua primeira aparição ocorreu em Liga da Justiça da América Anual #2 (outubro de 1984).
    • A segunda Cigana, Cynnthia Mordeth, foi uma meta-humana mantida em cativeiro por Amanda Waller.
    • No entanto, a Cigana de Flash pode ter sido inspirada pela Peregrina. Ela foi uma agente de Cronarch, o governante do século 64, e foi encarregada de caçar Abra Kadabra por ter quebrado as leis do futuro.

Referências[]

Advertisement