Arrowverso Wiki
Advertisement

"Tudo o que eu fiz... machucando você e a sua família, jogando você na Escuridão, esse ataque de hoje. Tudo isso ajudou a escuridão dentro de você a crescer. Um fim de ódio era tudo que eu precisava. Eu só peguei você agora, porque você escolheu abraçar a escuridão."
—Eclipso para Courtney Whitmore[fonte]

Eclipso é um espírito da vingança e uma essência de vida que esteve preso dentro de um diamante negro. Ele foi encontrado por Bruce Gordon na Ilha Diablo. Ao possuí-lo, ele se tornou um inimigo da Sociedade da Justiça da América décadas atrás, mas foi preso no diamante quando seu hospedeiro foi morto pela equipe.

Depois da derrota da Sociedade da Injustiça da América, Cindy Burman pegou o diamante no qual Eclipso estava preso, e os dois começaram a trabalhar juntos com um objetivo desconhecido. Contudo, isto não passava apenas de uma mentira, já que Eclipso usou Cindy para que pudesse se fortalecer. Quando Courtney Whitmore destruiu o diamante negro com o Cajado Cósmico, Eclipso foi libertado de sua prisão.

Depois de ser libertado, Eclipso voltou sua atenção para a nova formação da SJA. Após atormentá-los psicologicamente individualmente, a fim de destruir a equipe de dentro para fora, Eclipso continuou com o seu plano de se tornar um deus. Embora seu plano de destruir a SJA funcionasse, a equipe se mostrou forte o suficiente e voltaram para lutar contra ele.

Eclipso acabou possuindo Stargirl para usar o Cajado Cósmico e controlar sua luz e, enfim, atingir seu objetivo. No entanto, Courtney (com a ajuda de Sylvester Pemberton e de seus amigos) conseguiu expulsar Eclipso de seu corpo. O vilão acabou sendo transformado em uma torrada pelo Thunderbolt em conjunto de Stargirl, Sylvester e Jennie-Lynn Hayden.

Biografia[]

Vida pregressa[]

Em algum momento de sua vida, Eclipso foi convocado por uma das tribos da Ilha Diablo e aprisionado em um diamante negro. Algum tempo após isso, o diamante foi encontrado pelo explorador Bruce Gordon.[1]

Enfrentando a Sociedade da Justiça[]

Há muito tempo atrás, Eclipso se tornou um inimigo da Sociedade da Justiça da América.[2] Assumindo a aparência de um jovem Bruce Gordon, Eclipso começou a perseguir a família dos heróis do grupo. Seu primeiro alvo foi Rebecca McNider,[3] a filha de Charles McNider/Dr. Meia-Noite.[1] Ele a convenceu a roubar uma boneca de uma festa de aniversário, e depois que a garota fez isto, Eclipso a matou.[3]

Algum tempo depois, Eclipso conversou com Bruce Gordon, que estava cansado das manipulações de Eclipso. Depois que Bruce Gordon foi morto por Sylvester Pemberton/Starman, Eclipso ficou enfraquecido no diamante.[2]

Encontrado por Cindy Burman[]

Anos depois, o diamante de Eclipso acabou indo parar nas mãos de William Zarick, membro da Sociedade da Injustiça da América, que o guardou dentro de uma caixa. Depois da derrota da equipe em 2020, Cindy Burman foi atrás da caixa, e ao abri-la e remover o diamante, Eclipso começou a rir.[4]

Nos dias atuais, Cindy visitou a antiga sede da Sociedade da Injustiça e removeu o diamante de sua bolsa, que começou a emitir uma luz roxa. Eclipso disse que estava pronto para servi-la. Ela concordou, mas antes teriam que fazer alguns recrutamentos. Os dois começaram a rir logo em seguida.[3]

Cindy voltou para casa e encontrou sua mãe, Bobbie Burman, celebrando sua liberdade. Cindy removeu o diamante de Eclipso de sua bolsa e o segurou à frente do rosto da mulher, afirmando para sua mãe que "os diamantes são mesmo melhores amigos das garotas".

Eclipso absorvendo Bobbie

Eclipso absorvendo Bobbie.

Depois de entrar em contato com a mente da mulher, Eclipso soube de seus desejos mais profundos. Ele começou a atormentá-la, dizendo que nunca conseguiria escapar das garras de Cindy, afirmando que a única forma de escapar seria matá-la. Mais tarde, quando Bobbi começou a atacar Cindy, Eclipso tomou conta do corpo da garota e usou seu diamante para absorver a alma da mulher. Cindy, porém, foi capaz de retomar o controle e o repreendeu. Eclipso se defendeu, dizendo que estava apenas a protegendo, mas Cindy afirmou que conseguia se proteger sozinha.[5]

Algum tempo depois, Eclipso projetou uma ilusão da mãe biológica de Cindy, que ainda se atormentava por sua morte acidental, para provocá-la, mas o desfez assim que a garota demandou que o fizesse. Ele então usou seus poderes para manipular Artemis Crock, fazendo-a atacar Courtney Whitmore depois de fazê-la acreditar que a garota era, na verdade, um agente do FBI enviada para matar seus pais.[1]

Tentando se tornar um deus[]

Se libertando[]

Stargirl tentando salvar Paul

Stargirl enfrentando Paul.

Quando Cindy falhou em recrutar Cameron Mahkent para sua nova equipe, ela esbarrou com o professor Paul Deisinger, permitindo que Eclipso dominasse o professor. Eclipso, se apelidando de a "nova musa" do homem, o fez desenhar diversos quadros do diamante negro. Quando a nova Sociedade da Justiça da América foi até o Colégio Blue Valley, o epicentro da tempestade em Blue Valley, Eclipso dominou todos os membros da equipe com seus maiores medos e arrependimentos. Stargirl foi a única a não se afetar com isso e confrontou Deisigner, permitindo que ela o libertasse do controle de Eclipso.[6]

Quando Cindy tentou usar o diamante negro para derrotar a nova SJA, Eclipso dominou o corpo da garota. Ele então começou a enfrentar Richard Swift/Sombra, que usou seus poderes para se defender do vilão. Stargirl usou o Cajado Cósmico para tentar ajudá-lo, mas isto apenas destruiu o diamante negro, o que permitiu que Eclipso se libertasse. Ele então matou Isaac Bowin e absorveu sua alma. Quando Cindy o confrontou, ele arrancou uma das lâminas de seu pulso. Ele então foi atacado pelo Sombra novamente, mas Eclipso afirmou que seus poderes são originários de sua dimensão, e conseguiu esfaqueá-lo com suas mãos, jogando o homem para longe. Stargirl tentou atacá-lo, e apesar de ter sido ferido, ele fez com que o Cajado perdesse seu brilho. Ele então fugiu. Nas ruas de Blue Valley, Eclipso se transformou em Bruce. Enquanto caminhava pelas ruas vazias da cidade, ele começou a rir, feliz por, enfim, estar libertado de sua prisão.[7]

Destruindo a nova SJA[]

Eclipso com Yolanda

Eclipso, na forma de Bruce, com Yolanda.

Ainda enfraquecido, Eclipso voltou sua atenção para os novos membros da Sociedade da Justiça. Assumindo a aparência de Bruce, Eclipso foi até a lanchonete onde Yolanda Montez/Pantera trabalhava. Depois de ver um cliente ser ignorante com Yolanda e Maria Carmen Saravia, Eclipso possuiu Maria e a fez derramar café no homem, fazendo-o sair e, como consequência, Maria foi mandada embora pelo restante do dia. Yolanda avistou o garoto, o que ele comentou que aquilo foi "muito assustador". Para consolá-lo, Yolanda lhe deu um pirulito, porém, ao se virar, Eclipso já havia desaparecido.

Pelo restante do dia, Yolanda passou a ter alucinações de Henry King, Sr./Onda Mental e de seu filho, Henry King, Jr., que também era seu ex-namorado. Yolanda acreditava que aquilo era uma punição por ter matado o vilão telepata, e que o homem estava a perseguindo por isso (ou havia conseguido transferir sua consciência ao seu cérebro). Courtney, porém, acreditava que aquilo era obra de Eclipso. Eventualmente, Courtney conseguiu libertar Yolanda das garras de Eclipso quando tocou o Cajado Cósmico na garota. Apesar disso, Yolanda decidiu sair da Sociedade da Justiça. Depois disso, Eclipso, ainda como Bruce, observou Beth Chapel/Dra. Meia-Noite no lado de fora de sua casa, decidindo que havia escolhido seu próximo alvo.[8]

Eclipso então começou a atacar Beth emocionalmente. Ele conjurou uma alucinação onde seus pais, Bridget e James Chapel, que estavam se divorciando, a culpavam por conta de seu término. Eclipso continuou a perseguir Beth, e quando ela "foi" até a casa de Courtney, Eclipso a seguiu. O vilão, ainda disfarçado como Bruce, a cumprimentou no lado de fora. Ele revelou que estava com seus óculos de Dra. Meia-Noite, onde a acusou de roubá-los.

Eclipso confrontando Beth Chapel

Eclipso confrontando Beth Chapel.

No lado de dentro da casa, Eclipso continuou a provocar Beth, que havia conseguido perceber a verdade. O vilão continuou a insultá-la e a fez duvidar de si mesma, e até mesmo fez um comentário racista para a garota. Porém, Beth não ficou com medo, e então Eclipso a jogou para dentro do armário. Quando ela saiu, Eclipso conjurou uma ilusão de Starman, Pantera e Homem-Hora recusando-a como um integrante da SJA. Enquanto Eclipso continuava a provocar Beth das sombras por estar com medo, Beth perguntou a ele por que ele está se escondendo então, questionando-o do que ele tem medo. Isso faz com que Eclipso surja em sua verdadeira forma enquanto grita que não tem medo de nada. Ele agarrou Beth e continuou a insultá-la para deixá-la com medo, mas a garota não se mostrou afetada por suas palavras. Beth se afastou e conseguiu os óculos de volta. Eclipso avançou para atacá-la, mas Beth colocou os óculos especiais, fazendo o vilão desaparecer.

Ao mesmo tempo, Eclipso também estava a zombar de Rick Tyler/Homem-Hora. Ele conjurou uma ilusão de Solomon Grundy que havia "matado" uma "garota", que, na verdade, era uma projeção de Rebecca McNider. O garoto perseguiu o monstro de volta à sua fazenda, onde começou a atacá-lo brutalmente, acreditando que ele havia assassinado uma criança. Porém, Courtney o atacou com o Cajado Cósmico, fazendo-o perceber que não estava atacando Grundy, mas sim seu tio Matt Harris. Depois disso, Rick destruiu a ampulheta de seu pai e foi preso. Apesar de falhar em prejudicar Beth, Eclipso conseguiu fazer com que mais um membro da SJA saísse da equipe.[9]

Sabendo que Courtney Whitmore/Stargirl conseguia suas esperanças de sua família, Eclipso decidiu que seu próximo alvo era os membros da família Whitmore-Dugan, querendo destruir a confiança da garota neles. Seu primeiro alvo foi Barbara Whitmore, e a isolou de sua família no meio da estrada conjurando uma ilusão de Jordan Mahkent/Geada. Apesar da mulher saber que aquilo era obra de Eclipso, Barbara cedeu ao seu medo e começou a discutir com a projeção do homem morto. Porém, ela acabou sendo salva pela interferência de Richard Swift.

Eclipso assistindo a família Whitmore-Dugan brigar

Eclipso assistindo a família Whitmore-Dugan brigar.

Eclipso continuou com seu plano, e sua próxima vítima foi Mike Dugan, que se sentia culpado por seu papel na morte de Geada. Eclipso conjurou uma ilusão de Cameron Mahkent, que começou a provocar o garoto em sua própria casa. Quando estava prestes a matá-lo, contudo, Courtney o salvou com a luz do Cajado Cósmico. Sua última vítima foi Pat Dugan, que se sentia culpado por ajudar Starman na morte de Bruce Gordon. Apesar disso, Courtney o salvou com o Cajado Cósmico. Contudo, Eclipso foi capaz de danificar o relacionamento de Courtney em sua família depois que Pat revelou as verdades que escondia da garota. No lado de fora, Bruce sorriu enquanto assistia a família Whitmore-Dugan discutir um com os outros, alegre por seu plano estar funcionando.[10]

Depois que seu diamante negro foi reorganizado, Eclipso foi conjurado na antiga sede da Sociedade da Justiça. Ao chegar lá, Pat tentou atacá-lo com uma chave de fenda, mas Eclipso usou sua telecinese para derrubá-lo. Em seguida, ele começou a avançar em direção de Courtney, que pegou seu Cajado Cósmico para se defender, mas sua arma não funcionava. Então, Jennie-Lynn Hayden usou o anel do Lanterna Verde para atacar o vilão, que foi lançado levemente para trás, mas eventualmente recuperou sua força e derrubou a garota. Ao chegar em Courtney, ele usou o diamante para prendê-la da mesma forma que vez com Cindy.[11]

Na escuridão, Eclipso começou a atormentar Courtney, na intuição de fazer a garota ceder a seus medos para poder possuí-la facilmente. Para fazer isso, ele, em forma de Bruce Gordon, começou a lhe mostrar como Yolanda e Rick haviam sido destruídos por suas ações. Ele perguntou como ela se sentia a respeito dele, o que a garota respondeu afirmando que o odiava. Eclipso sorriu e desapareceu.[12]

Batalha final e derrota[]

Quando Beth e Jennie-Lynn Hayden foram a cafeteria, na onde Eclipso se libertou, uma gosma escura, através do anel que a garota portava, entrou para dentro de Jennie. Eclipso então começou a atormentar a garota, dizendo coisas em sua cabeça, fazendo-a reagir fisicamente na forma de coceira. Enquanto Jennie dormia, Eclipso afirmou que conseguia vê-la. Durante o sono da garota, Eclipso começou a lhe mostrar visões de seu plano. Ele revelou a ela que Courtney havia sido possuída por ele, e também havia matado todos os membros da SJA e da família Whitmore-Dugan.

Enquanto isso, no mundo real, Eclipso, em forma de Bruce, é encontrado por Charles e Beth. O vilão disse a McNider que esperava que ele não estivesse bravo por ter matado sua filha. Beth alertou que havia chamado os seus amigos, mas Eclipso a agradeceu por isso, afirmando que, assim que todos chegassem em sua localização, ele enfim iria se tornar o deus deles.[13]

Assim como Beth lhe avisou, a Sociedade da Justiça (acompanhados por Cindy) apareceu no prédio para lutar contra Eclipso. Ele conjurou ilusões para manter seus membros ocupados (como criando uma projeção de Ted Grant para enfrentar Yolanda e Cindy e Pat para lutar contra si mesmos). Ele então voltou sua atenção para Courtney, mas quando foi atacar a garota, Beth (que estava usando seus óculos, e portando era imune aos poderes de Eclipso) a avisou, e a Stargirl usou o Cajado Cósmico para atacá-lo. O grupo se reuniu, mas Eclipso os derrubou facilmente. Stargirl e Cindy começaram a lutar contra ele, mas Eclipso se provou invencível e venceu o combate jogando-as pela janela.

Ele correu para o lado de fora e subiu sobre o prédio mais alto da cidade, anunciando em voz alta que era o vencedor. No entanto, ele foi derrubado pelo robô F.A.I.X.A., pilotando por Mike. O robô começou a lutar contra Eclipso, usando suas diversas ferramentas para atacá-lo, mas nada fazia efeito. Ele então foi atravessado por Thunderbolt, que acabou derrubando o F.A.I.X.A.. Eclipso andou em direção de Jakeem Williams e estava prestes a atacá-lo, mas foi interrompido por Rick.

Eclipso sendo atacado por Stargirl, Jennie e Thunderbolt

Eclipso sendo atacado por Stargirl, Jennie e Thunderbolt.

Nesse instante, Eclipso foi atacado por Solomon Grundy. Os dois começaram a lutar pelas ruas da cidade, mas Eclipso venceu o combate abrindo um buraco no peito do monstro. Mais tarde, Eclipso atacou Pat e conseguiu possuir Courtney. Yolanda e Shiv tentaram retirar o Cajado das mãos do vilão, mas ele as derrubou facilmente. Então, Sylvester Pemberton apareceu e começou a conversar com Courtney, e, com a ajuda de seus amigos e família, conseguiu libertar a garota. Ele então foi transformado em uma torrada por Thunderbolt, em conjunto de Jennie e Courtney.[14]

Poderes e habilidades[]

Poderes[]

"Eu me alimentei do ódio dela. Do desespero, da alma corrompida dela."
—Eclipso para Cindy Burman[fonte]
  • Possessão: Quando alguém entra em contato com o diamante onde está preso, Eclipso é capaz de possuir seu corpo. Quando possuindo alguém, metade do rosto do indivíduo se tornará roxo e seus dois olhos se tornarão avermelhados.[3]
  • Telepatia: Enquanto preso em seu diamante, Eclipso é capaz de se comunicar telepaticamente com as pessoas. Ele conversa com Cindy Burman através desta forma.[5]
    • Controle mental: Eclipso é capaz de controlar a mente das pessoas ao desbloquear seus pensamentos mais sombrios dentro deles. Ele usou esta habilidade para fazer com que Bobbie Burman atacasse Cindy, dizendo que ela não iria se libertar até que a matasse.[5]
    • Criação de ilusão: Uma vez que suas vítimas foram colocadas sob sua influência, Eclipso pode usar a telepatia para criar, moldar e manipular as mentes deles para ver o que ele quer que vejam. Essas ilusões mentais podem ser usadas como distrações, fazendo com que o alvo ataque ou sinta-se inclinado a agir de uma maneira que normalmente não faria. Ele fez Artemis Crock acreditar que agentes da S.W.A.T. estavam prestes a assassinar seus pais, o que fez Artemis reagir agressivamente e atacar um dos agentes, que era na verdade Courtney Whitmore.[1] Eclipso também usou esse poder contra a nova Sociedade da Justiça da América, projetando alucinações mentais de seus piores pesadelos. Essas alucinações parecem tão reais quanto qualquer outra coisa, mas desaparecem no segundo em que ele termina com elas.[6]
    • Projeção de medo: A capacidade de sentir o maior medo de alguém e fazê-lo acreditar que seus medos estão se tornando realidade. Eclipso usou esse poder em Bobbie Burman, aproveitando seu medo de que ela nunca escaparia de Cindy.[5] Ele também sentiu os maiores medos do Homem-Hora, Dra. Meia-Noite e Pantera para selecionar cuidadosamente as alucinações mentais certas para causar-lhes sofrimento.[6]
  • Absorção de almas: Eclipso é capaz de usar seu diamante para absorver as almas de "pessoas corrompidas", se alimentando delas.[5] A cada alma que Eclipso se alimenta, mais forte ele se torna.
    • Detecção de maldade: Eclipso é capaz de sentir a escuridão interna nas almas das pessoas trazidas à sua presença, permitindo-lhe identificar de quais alvos se alimentar. Ele então inala a alma deles em sua boca, saboreando o mal que ele agora consumiu.
  • Velocidade sobre-humana: Eclipso possui a capacidade de se mover a grandes velocidades. Ele usou essa habilidade ao fugir do Colégio Blue Valley, destruindo uma das portas durante isto.[7]
  • Mudança de forma: Eclipso é capaz de assumir as formas das pessoas o qual possuiu. Depois de ser libertado do diamante negro, usou essa habilidade para se transformar em Bruce.[7]
  • Telecinese: Eclipso usou esse poder para derrubar Pat Dugan sem tocá-lo com sua mão.[11]

Habilidades[]

  • Manipulação: Uma vez sabendo dos desejos mais sombrios das pessoas, Eclipso é capaz de usar isto a seu favor afim de corromper qualquer indivíduo. Ele manipulou Bobbie Burman a atacar sua afilhada, Cindy, para que "pudesse ser livre".[5]

Aparições[]

DC's Stargirl[]

Galeria[]

Imagens promocionais[]

DC's Stargirl[]

2ª Temporada[]

Por de trás das câmeras[]

  • Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, Eclipso é uma entidade cósmica extremamente poderosa que representa a ira de Deus. Ele acabou se voltando contra seu criador e foi banido do Paraíso, fazendo com que o Espectro tomasse seu lugar. Ele foi selado dentro de um diamante, e é capaz de possuir qualquer pessoa que entre em contato com ele. Sua primeira aparição nos quadrinhos foi em Casa dos Segredos #61 (julho de 1963).
    • Eclipso também foi o responsável pelas mortes de Yolanda Montez e Beth Chapel nos quadrinhos. Depois do ocorrido, Alex Montez, primo de Yolanda, reuniu 1000 diamantes para poder destruí-los e vingar sua prima.
  • Eclipso foi o antagonista principal da segunda temporada de DC's Stargirl.
  • Essa é a primeira adaptação live-action de Eclipso.

Referências[]

Advertisement