FANDOM

Esi Jiwe
Esi Jiwe
Informação
Ocupações Guardiã da Vila Zambeze (1992)
Estado atual Viva (em 1992)
Família Sem nome (ancestral)
Sem nome (bisavó)
Sem nome (avó)
Amaya Jiwe (mãe)
Sem nome (marido)
Kuasa (filha)
Mari (filha)
Intérprete Toks Olagundoye (voz, Vixen)
Erica Tazel (DC's Legends of Tomorrow)
Fonte

Esi Jiwe é filha de Amaya Jiwe, esposa de um homem sem nome e mãe de Kuasa e Mari.

Biografia

Linha do tempo original

Depois de Eshu, o líder da guerra local veio atacar a vila Zambeze, ela lutou com o Totem Anansi, derrubando-o momentaneamente. No entanto, forçada a escolher entre lutar contra a morte ou fugir com sua filha, ela fugiu, acidentalmente apenas levando sua filha Mari. Ela deixou o bebê com o Totem Anansi, que mais tarde lhe foi entregue por seus pais adotivos.

Linha do tempo atual

Na noite anterior ao ataque à vila, Esi deveria participar de uma cerimônia em que sua mãe passaria o Totem Anansi para ela e se tornaria a próxima guardiã de Zambeze. No entanto, Esi decidiu não ir, pois estava sobrecarregada com a dúvida de viver de acordo com o legado de sua mãe. Quando sua mãe Amaya, de 1942, soube do destino da família e da aldeia, viajou até 1992 na noite anterior à destruição da vila. Ela viu que Esi não compareceu à cerimônia e percebeu que a aldeia caiu quando sua filha rejeitou seu destino em vez de abraçá-lo. Esi foi encontrada por ela como ela estava nos arredores da aldeia, olhando para as estrelas. Amaya alegou ser uma prima distante que veio para a cerimônia e Esi se desculpou por desapontá-la. Amaya perguntou a ela o que estava errado e Esi disse a ela que ela não quer aceitar o seu destino, pois ela achava que nunca poderia viver de acordo com o legado que sua mãe havia deixado para trás, pois ela duvidava muito enquanto sua mãe não tinha nenhuma. Amaya disse a ela que todos os portadores de totens começaram com dúvidas, incluindo sua mãe. Ela também disse a Esi que ela tinha força de sua mãe, bem como a força de todos os portadores do totem que vieram antes. Amaya então disse a ela que o perigo estava chegando e sua aldeia precisaria que ela se levantasse e lutasse por eles quando viesse. Esi, em seguida, sentiu uma nova determinação dentro dela e ela se moveu para aceitar seu destino.

Ela foi até a mãe, que realizou a cerimônia para passar o totem para ela e se unir a ele. Esi mudou-se para ficar à espera dos senhores da guerra sob a vigilância de sua mãe atual e sua versão passada. Quando a manhã chegou, Esi enfrentou os invasores e canalizou o poder do totem para começar a combatê-los. Ela foi e conseguiu pará-los, mas sua vitória foi curta, pois sua aldeia explodiu em terror por um gorila furioso. Descobriu-se que Damien Darhk libertou Grodd de sua contenção para garantir que a aldeia fosse destruída como originalmente fora para garantir que o tempo não fosse alterado. Esi se moveu para desafiar Grodd, mas o gorila telepático era forte demais para ela. Ela ficou impotente ao ver sua mãe idosa correr em sua defesa, mas foi jogada de lado. No entanto, antes que Grodd pudesse acabar com eles, ela e sua mãe foram salvas por Nate Heywood, que usou o poder do Totem da Terra para expulsar Grodd da vila e alterar a história.

Poderes e habilidades

Poderes

  • Totem Anansi: Esi aproveitou a força vital dos animais através do uso do totem, em essência, aproveitando suas habilidades.

Equipamento

Antigos Equipamentos

  • Totem Anansi: Esi estava na posse do totem, utilizando-o quando o senhor da guerra Eshu veio para invadir sua aldeia, eventualmente passando-a para sua filha, Mari.

Aparições

Vixen

Temporada 1

  • "Episode 1" (mencionada)
  • "Episode 2" (mencionada)
  • "Episode 5" (flashback)

Temporada 2

  • "Episode 1" (mencionada)
  • "Episode 2" (mencionada)
  • "Episode 3" (flashback)
  • "Episode 5" (mencionada)

DC's Legends of Tomorrow

Temporada 2

  • "Land of the Lost" (mencionada)
  • "Moonshot" (mencionada)
  • "Fellowship of the Spear" (mencionada)

Temporada 3

  • "Helen Hunt" (mencionada)
  • "Daddy Darhkest" (mencionada)
  • "Guest Starring John Noble" (1992)

Por trás das cenas

  • Nos quadrinhos da DC, a mãe de Mari é chamada Jeanne-Mari Jiwe.