Arrowverso Wiki
Advertisement
Para outras versões do personagem, veja Cisco Ramon (desambiguação).

"Você nem faz ideia do quanto é poderoso. Você só usa seus poderes pra coisas bestas e banais quando... poderia ser deus. Nós poderíamos ser deuses."
—Francisco Ramon para Cisco Ramon[fonte]

Francisco Ramon (morto em 9 de fevereiro de 2016), melhor conhecido como Reverb, foi um criminoso meta-humano da Terra-2 com poderes de vibro. Ele foi o irmão do falecido Dante Ramon/Ruptura, a mão-direita do velocista Zoom e um tenente de seu exército.

Francisco foi encarregado de capturar o Flash da Terra-1 ileso, mas acabou ignorando sua ordem e atacou o velocista ao ponto de deixá-lo inconsciente. Furioso por suas ordens terem sido ignoradas, Zoom matou Reverb atravessando sua mão pelo peito dele.

Biografia[]

Vida pregressa[]

Em 2013, Francisco Ramon foi uma das pessoas afetadas pela explosão do acelerador de partículas dos Laboratórios S.T.A.R.. Depois de ganhar poderes meta-humanos, Francisco começou a aterrorizar Central City com o alter-ego de "Reverb". Ele também cometeu diversos crimes ao lado de seu irmão, Dante/Ruptura.[1]

Eventualmente, Zoom contatou Francisco e o convidou para ingressar a seu grupo meta-humano como sua mão direita. Francisco ajudou Zoom a monitorar outros universos do multiverso. Apesar de sua alta posição no exército de Zoom, Francisco desejava eliminar o velocista para que pudesse governar Central City sozinho.[2] Em algum momento, Francisco conheceu Laurel Lance/Sereia Negra e a convidou para trair Zoom, mas ela recusou a oferta.[3]

Caçando o Flash e morte[]

Vibro conhecendo Reverb

Reverb conhecendo Vibro.

Em 2016, Francisco sentiu a chegada de Barry Allen/Flash, Harry Wells e Cisco na Terra-2. Ele alertou Nevasca e Morte Nuclear sobre isso e os encarregou de encontrá-los. Embora cumprissem as ordens, eles falharam em capturá-los. Mais tarde, quando Cisco, Iris West-Allen e Floyd Lawton seguiram Nevasca e Morte Nuclear até um armazém abandonado, Reverb revelou sua presença e conheceu pessoalmente seu sósia, que estava em choque. Francisco ofereceu treinamento e o convidou para ingressar a seu grupo. Nevasca interrompeu a conversa e insistiu que entregasse-os para Zoom, mas Reverb ameaçou matá-la caso o interrompesse novamente. Cisco, então, recusou a oferta e chamou pelo Flash. Reverb foi atacado e derrubado pelo velocista.

Zoom confrontando Reverb

Reverb sendo confrontado por Zoom antes de morrer.

Não muito tempo depois, Reverb se recuperou e se levantou. Enquanto o Morte Nuclear enfrentava o Flash, Francisco refez sua oferta para Cisco novamente, mas ele foi recusado de novo. Os dois foram interrompidos por Lawton, que tentou balear Reverb, mas todos os seus disparos acabaram errando o alvo. Reverb comentou sobre sua mira ruim e o atacou, derrubando-o. Assim que o Morte Nuclear neutralizou o Flash, Francisco começou a atacá-lo, disparando repetidamente. Nevasca tentou pará-los, mas tanto Reverb quanto Morte Nuclear ignoraram seus avisos. Zoom apareceu e matou o Morte Nuclear. Em seguida, o velocista confrontou Francisco, relembrando-o de sua ordem de capturar o Flash vivo. Zoom, então, vibrou sua mão pelo peito de Reverb, matando-o.[2]

Legado[]

Após a morte de Francisco, Cisco pegou seus óculos na esperança de poder aprender a vibrar em outros universos.[4] No entanto, Cisco também temia que seus poderes poderiam corrompê-lo e torná-lo igual a seu sósia.[5]

Embora a morte de Francisco não tenha sido lamentado por ninguém, seu irmão, Dante, ficou completamente devastado por sua perda. Ele atacou Cisco e seu sósia da Terra-1 para tentar se vingar pela morte de Francisco, mas acabou falhando e foi morto pelo próprio Zoom.[1]

Cisco fingiu ser Reverb para tentar enganar a Sereia Negra, mas acabou falhando.[3]

Durante uma conversa com Cisco sobre ele não aceitar seus poderes por completo, Savitar e Nevasca mencionaram Reverb e como ele poderia se tornar "um deus" caso seguisse os passos de seu sósia.[6][7]

Personalidade[]

Poderes e habilidades[]

Poderes[]

  • Fisiologia meta-humana: Depois de ser atingido pela matéria escura liberada da explosão do acelerador de partículas dos Laboratórios S.T.A.R., o DNA de Francisco foi alterado, fazendo com que suas células fossem sobrecarregadas. Isso alterou sua fisiologia e o permitiu que seu corpo se adaptasse aos seus novos poderes.
    • Manipulação de energia dimensional: Francisco possui um elo natural com as energias da realidade, permitindo-o se conectar com as vibrações do multiverso e manipulá-los da forma que quiser.
      • Conhecimento interdimensional: Assim como seu sósia da Terra-1, Francisco, através das vibrações, foi capaz de ver outras dimensões/universos e linhas do tempo. Ele aprimorou sua percepção meta-humana a ponto de parecer capaz de espionar livremente através de realidades alternativas com facilidade, tornando-o quase onisciente.
      • Disparos vibracionais: Francisco era capaz de gerar disparos de vibrações concussivas das palmas de suas mãos. Ele também conseguia vibrar objetos em várias frequências.
      • Conexão mental: De acordo consigo mesmo, os "Vibros" estão conectados por seus poderes e, caso sejam habilidosos o suficiente, podem observar Vibros de outros universos.

Habilidades[]

  • Intelecto de alto nível/Mestre tático/Líder: Francisco provou ser um estudante rápido, ganhando domínio de seus poderes em apenas três anos por conta própria. Como braço direito de Zoom, Francisco estava encarregado de monitorar Central City e seu exército, capaz de impor o respeito dos vários meta-humanos sob o comando do velocista e usá-los para realizar seus planos. Francisco também era um excelente estrategista, o que ajudou o exército de Zoom a manter o controle da cidade. Ele é muito bem-sucedido em antecipar e manipular as ações de seus oponentes, como mostrado quando ele atraiu o Flash e o Vibro para uma armadilha.
    • Manipulação: Francisco manteve uma fachada leal a Zoom enquanto planejava eliminá-lo para que ele pudesse governar Central City sozinho.
  • Combatente experiente: Embora não se saiba o quão habilidoso Francisco foi em combate corporal, ele foi capaz de nocautear Cisco com um único soco.
  • Intimidação: Francisco possui uma presença intimidadora e cruel. Apesar de seu jeito calmo de falar, ele foi capaz de fazer Nevasca e Morte Nuclear temê-lo.

Equipamento[]

  • Traje de Reverb: Enquanto operava como o vilanesco Reverb, Francisco usava um traje protetor de couro.
  • Óculos de Reverb: Francisco usou um par de óculos que o permitia enxergar outros universos e linhas do tempo. Eles eram semelhantes aos óculos de Vibro, mas as lentes brilhavam em azul ao invés de verde. Depois que Francisco morreu, Cisco passou a usar esses óculos.

Aparições[]

Flash[]

2ª Temporada[]

3ª Temporada[]

Curiosidades[]

  • Ironicamente, Zoom matou Francisco da mesma forma que o Flash Reverso fez com seu sósia da Terra-1 antes da linha do tempo ser reiniciada por Barry Allen.

Por de trás das câmeras[]

Referências[]

Advertisement