Arrowverso Wiki
Advertisement
Para outras versões, veja Gideon.

"Sou Gideon, uma consciência artificial interativa. "
—Gideon para Barry Allen[fonte]

Gideon é uma inteligência artificial (I.A.) criada por Barry Allen no futuro.[1] Ela foi usada por Eobard Thawne e a Equipe Flash em inúmeras ocasiões e era mantida dentro do Cofre do Tempo, uma sala secreta dos Laboratórios S.T.A.R..

Biografia[]

Pré-Crise[]

Criação[]

Em algum momento no futuro original, Gideon foi criada por Barry Allen.[1]

Usada por Eobard Thawne[]

Em algum momento no futuro, Eobard Thawne/Flash Reverso, de alguma forma, obteve acesso a Gideon. Ele a usou quando viajou ao passado pela primeira vez, em 2016.[2]

Gideon se comunicando com o Flash Reverso

Gideon se comunicando com o Flash Reverso.

Anos depois, o Flash Reverso voltou à 2000 e matou Nora Allen. Ele tentou voltar para o futuro, mas não conseguiu. Gideon o informou que sua conexão com a Força de Aceleração havia sido danificada, proibindo-o de viajar para o futuro. Estando preso no passado, Thawne assassinou o Dr. Harrison Wells e fundou os Laboratórios S.T.A.R. anos antes do esperado para transformar Barry no Flash mais cedo.[3]

Gideon foi instalada no Cofre do Tempo, uma sala secreta nos Laboratórios S.T.A.R., em algum momento antes ou durante 2013. Em 11 de dezembro de 2013, Gideon foi ativada pelo Barry Allen de 2018, que estava acompanhado por sua filha, Nora West-Allen. Barry pediu para que Gideon recalibrasse o transmissor da Força de Aceleração e o injetasse com matéria escura quando o acelerador de partículas explodisse.[4]

Depois que o acelerador explodiu e Barry recebeu seus poderes, Thawne passou a visitar o Cofre do Tempo frequentemente para monitorar o futuro.[5] Ele também usava Gideon para anotar o progresso de Barry como o Flash.[6]

Algum tempo depois, Gideon sugeriu que Thawne parasse de usar o dispositivo táquion para absorver a Força de Aceleração.[7] Quando o Nuclear estava prestes a explodir, Thawne foi ao Cofre do Tempo e pegou uma arma para matá-lo. Gideon comentou que fazer aquilo seria muito cruel. Eobard mudou de ideia e perguntou se poderiam transformar o dispositivo táquion num separador quântico. Gideon afirmou que era possível teoricamente, mas fazer isso iria atrasar seus planos.[8]

Depois que Barry voltou no tempo enquanto enfrentava o Mago do Tempo, Thawne pediu para que Gideon lhe mostrasse o jornal de 2024.[9]

Gideon conversando com Barry Allen

Gideon conversando com Barry Allen.

Quando Barry, Cisco Ramon e Caitlin Snow encontraram o Cofre do Tempo, eles leram o jornal de 2024. Gideon se apresentou e cumprimentou o trio, deixando-os surpreso. Barry começou a fazer algumas perguntas relacionadas ao Flash Reverso, ao qual Gideon respondeu todas. Quando Thawne estava se aproximando, Barry pediu para que não dissesse nada ao Dr. "Wells", e Gideon concordou. Barry questionou do porque ela seguia suas ordens, fazendo-a revelar que foi ele quem a criou, para a surpresa de Barry. Assim que o trio saiu, Gideon se desativou. Alguns instantes depois, Thawne entrou e ativou Gideon. O cientista perguntou se estava tudo bem, ao que a I.A. garantiu que sim.[1]

Desativação[]

Presume-se que Eobard Thawne deve ter desativado a Gideon para prevenir que a Equipe Flash usasse-a contra ele.

Reativação[]

Gideon é reativada por Harry Wells

Gideon é reativada por Harry Wells.

Três anos depois (precisamente 1,078 dias), Gideon foi reativada pelo Harrison Wells da Terra-2. Gideon o cumprimentou, chamando-o de Dr. Wells, e comentou quanto tempo não se falavam. Depois de perguntar como poderia ajudar, Harry disse que muitas coisas mudaram nos últimos três anos.[10]

Gideon ajudou Harry a construir sua própria versão do Chapéu de pensamento para que pudesse se tornar inteligente igual a Clifford DeVoe. Entretanto, o chapéu não provou ser muito útil. Harry teve a ideia de injetar matéria escura no dispositivo, mas Gideon tentou aconselhá-lo do contrário. Apesar dos avisos, ele continuou insistindo, forçando Gideon a seguir suas ordens.[11] Algum tempo depois, Gideon escaneou o cérebro de Harry e revelou que suas sinapses neurais haviam sido fritadas, e que sua inteligência estava deteriorando.[12]

DeVoe invadiu os Laboratórios S.T.A.R. e, usando os poderes de Kilg%re, hackeou Gideon. Ele então a usou para hackear um dos satélites dos Laboratórios S.T.A.R. e substituí-lo pelo que a Equipe Flash havia destruído anteriormente.[13]

Depois que Nora West-Allen, com a permissão de Barry e Iris, ficou no passado, ela começou a usar a Gideon para se comunicar com Eobard Thawne em 2049.[4]

Destruição[]

Em 2019, o Monitor destruiu a Gideon para preveni-lo de ter acesso ao futuro. Apesar disso, Barry foi capaz de juntar algumas partes dela e usá-las para criar uma unidade móvel. Ele a usou quando tentou viajar para o futuro, mas foi interceptado por uma barreira de antimatéria. Ela então informou que Jay Garrick poderia ajudá-lo.[14]

Pós-Crise[]

Usada por Eobard Thawne[]

A história de Gideon na Terra-Prime permaneceu o mesmo. Eobard Thawne a usou para informá-lo quanto de velocidade havia em seu corpo.[15]

Reconstrução[]

Após a Crise nas Terras Infinitas e a criação da Terra-Prime, Barry esteve modificando a unidade móvel da Gideon enquanto conversava com a versão da I.A. do Cofre do Tempo. Ela informou Barry que havia encontrado 3.725 trilhões de mudanças. Mais tarde, Chester P. Runk modificou a Gideon para salvar Barry da mente de Grodd.[16]

Quando Barry entrou na Força de Aceleração com o protótipo táquion, ele pediu para a unidade móvel da Gideon monitorar sua posição.[17]

Na ala médica, a Equipe Flash cuidou de Barry enquanto tentavam descobrir o que estava acontecendo com ele. Chester usou a Gideon móvel para diagnosticar sua situação atual. Gideon esclareceu que as partículas que estavam na mente de Barry estavam sobrecarregando seu córtex cerebral, fazendo-o sobrecarregar e desligar, e que Barry só estava vivo devido à sua velocidade de cura.[18]

Usando o pensamento acelerado que adquiriu graças a sua conexão com a Força de Aceleração artificial, Barry pediu a Gideon para verificar as chances se seu plano de tirar Iris da Dimensão Espelhada funcionaria. Ela perguntou se deveria avisar os outros membros da equipe sobre isso, mas ele negou e encerrou a comunicação.[19]

Guerra Godspeed[]

Quando diversos Godspeeds invadiram os Laboratórios S.T.A.R., Gideon perguntou para Chester P. Runk, que se escondia no Cofre do Tempo, se ele precisava de ajuda para formular um plano. Ela sugeriu que tocassem o ruído que os clones faziam através dos alto-falantes do prédio para poder confundi-los.[20]

Estando inseguro, Barry decidiu viajar à 2049 para ver se estava tudo bem com sua família. A versão móvel de Gideon alertou Barry sobre "forças invasoras" estarem bloqueando a passagem temporal pela Força de Aceleração.[21]

Quando Nora e Bart Allen apareceram em 2022, Barry usou a Gideon para monitorar a linha do tempo e garantir que estava tudo bem.[22]

Armagedom[]

"Têm sido uma honra trabalhar com você, Barry Allen. Até logo."
—Gideon se despedindo de Barry Allen[fonte]
Gideon se auto-destruindo

Gideon se auto-destruindo.

Em 2022, depois que uma equipe de inspetores consideraram os Laboratórios S.T.A.R. como uma ameaça à segurança pública, o governo decidiu demolir o prédio e expulsou a Equipe Flash. Barry ativou a Gideon no Cofre do Tempo e pediu para que criasse projeções holográficas para esconder as salas e prevenir que o governo descobrisse que lá era a base de operações do Flash. Embora fizesse isso, Gideon sugeriu que apagassem os dados dos Laboratórios S.T.A.R. para proteger sua identidade, o que a incluía. Barry hesitou brevemente, mas decidiu prosseguir com isso. Ele se desculpou e assistiu Gideon se auto-destruir.[23]

Depois que Barry, com a ajuda de Damien Darhk, desfez o Ponto de Ignição Reverso, as mudanças na linha do tempo causadas por Thawne foram desfeitas, permitindo que Gideon retornasse à existência.[24]

Usada pela Equipe Flash[]

Gideon monitorou a doença temporal de Iris, mas não foi capaz de encontrar sua causa. Antes que pudesse prosseguir, ela foi desativada pelo Morte Nuclear.[25]

Nora usando Gideon em 2049

Nora usando Gideon em 2049.

Em 2049, Nora, que escrevia um artigo, pediu para Gideon encontrar palavras que substituíssem "ousada", mas acabou sendo desativada antes que pudesse dizer os resultados.[26]

Depois que Barry foi afetado por uma máquina criada pelo Dr. Pytor Orloff, que o fez envelhecer prematuramente, Gideon analisou sua condição.[27]

Depois que Barry desapareceu de 2023, Iris tentou usar Gideon para encontrá-lo, mas não conseguiu localizá-lo. Gideon também gravou uma mensagem que Iris queria deixar para Barry caso ele voltasse.[28]

Personalidade[]

Gideon é educada e respeitosa. Ela seguiu as ordens de Eobard Thawne sem nenhuma hesitação, mas sua lealdade sempre permaneceu a Barry Allen, que é seu criador. Mesmo sendo uma inteligência artificial, Gideon, em inúmeras ocasiões, demonstrou ser possível sentir sentimentos humanos, como Gideon (Waverider).

Capacidades[]

Funções[]

  • Conhecimento da linha do tempo: Eobard Thawne usou Gideon para monitorar a linha do tempo diversas vezes.[9] Adicionalmente, Gideon também conhece a história pessoal das pessoas, como Nora West-Allen.[29] Após a Crise nas Terras Infinitas, Gideon encontrou 3.725 trilhões de mudanças feitas na Terra-Prime.[16]
  • Bilíngue: Gideon é capaz de se comunicar em diversos idiomas.[1]
  • Monitoramento de velocidade: Gideon foi capaz de monitorar a velocidade tanto de Barry quanto de Eobard em algumas ocasiões.
  • Criação de hologramas: Por estar conectada aos Laboratórios S.T.A.R., Gideon foi capaz de criar paredes falsas em forma de hologramas.[23]

Aparições[]

Flash[]

1ª Temporada

2ª Temporada

4ª Temporada

5ª Temporada

6ª Temporada

7ª Temporada

8ª Temporada

9ª Temporada

Curiosidades[]

  • Aparentemente, Gideon não consegue perceber a diferença entre sósias, já que confundiu Harry Wells com Eobard Thawne.[10]
  • Gideon esteve desativada por 1,078 dias (três anos) antes de ser reativada por Harry Wells.[10]
  • Gideon está localizada na 9ª parede do lado esquerdo do Cofre do Tempo.[30]
  • Gideon é capaz de entender várias línguas.[1]

Referências[]

Advertisement