FANDOM

Para ver a Gideon usada por Eobard Thawne, veja Gideon (Cofre do Tempo).
Para ver a inteligência artificial operando na Wellenreiter, veja Inteligência Artificial Wellenreiter.

Gideon é uma consciência artificial interativa programada para operar os sistemas críticos da Waverider e para ajudar Rip Hunter em sua missão. Sua aparência holográfica é surpreendentemente semelhante à do sistema Gideon que será criado por Barry Allen.

Biografia

Semelhante à sua contraparte que ajudou Eobard Thawne, a Gideon da Waverider é programado com uma personalidade feminina e aparece como uma voz desencarnada ou uma projeção holográfica da cabeça de uma mulher calva.

Gideon mostrou a capacidade de operar o tempo sem qualquer ajuda da tripulação, permitindo que várias Lendas acessem a linha de tempo em diferentes pontos simultaneamente.

Entre as habilidades que ela possui é cura, colocando as pessoas a dormir e lendo seus sonhos. Gideon também possui algum tipo de habilidade de hacking, o que permite sabotar outros A.I.s ou aparecer como um remetente de dados diferente para enganar os sistemas informáticos. Ela também é capaz de produzir planos para lidar com situações por conta própria.

Depois de Rip Hunter deixado com Carter Hall, Kendra Saunders, Martin Stein e Ray Palmer, Jefferson tentou pedir a Gideon para levá-lo para casa, embora Gideon tenha dito a Jefferson que estava programado para não fazer isso. Quando Gideon perguntou Jefferson enfurecido se ele precisasse de um sedativo, a Waverider foi atacado. Quando o time voltou para a Waverider com Aldus Boardman, Gideon disse que Aldus sofreu graves lesões internas. Depois que Carter morre nas mãos de Vandal Savage, Gideon identifica diferentes rochas dentro do corpo de Kendra que vieram a ser os efeitos secundários da punhalada dada por Savage a Kendra com a Adaga Amon. Quando Leonard Snart volta de um confronto pessoal entre ele e seu pai para ajudar seu pai a evitar uma prisão, Gideon mostra que, dois dias após o confronto, seu pai, Lewis, venderia um policial disfarçado e ainda seria preso mesmo após mudando o histórico.

Forma humana de Gideon

Gideon em forma humana na mente de Rip.

Depois de Rip ter sua mente alterada pela Legião do Mal, as Lendas o levaram a bordo do navio onde ele usou um código de substituição para desencadear uma autodestruição no navio através de Gideon. Depois de bater, Gideon e Mick sugeriram entrar no cérebro do ex-capitão para mudá-lo de volta. Depois que Sara e Jax entram na mente de Rip, eles encontram Gideon. Ela toma forma humana na mente de Rip, ajuda Jax a encontrar Rip. Eles finalmente fazem e Gideon ajuda Rip lembrar quem ele é. Rip agora tem que sair de sua mente e de volta ao mundo físico, no entanto, ele beijou Gideon antes de partir. Rip depois pediu desculpas por substituir Gideon. Ela então contou a Rip que ela se lembrava do beijo. Sua representação visual também foi mostrada no subconsciente de Zari.

Poderes e habilidades

Poderes

  • Telepatia: Gideon pode possuir telepatia limitada quando afirmou a Sara Lance que ela podia ver os sonhos da tripulação e sabia sobre Rip e seu beijo na mente de Rip quando ela tinha uma forma humana.

Habilidades

  • Conhecimento da linha do tempo: Gideon tem um vasto conhecimento da linha do tempo. Ela é capaz de detectar automaticamente as aberrações de tempo e prever com precisão futuras mudanças na linha do tempo, caso as Lendas interfiram nela.
  • Conhecimento médico: Gideon é mostrada para curar membros da tripulação feridos e passageiros na baía médica. Ela até mesmo orientou Martin Stein em uma cirurgia no cérebro de Mick Rory.
  • Auto-piloto: Gideon pode pilotar a Waverider sozinha.
  • Inteligência Artificial: Gideon tem a habilidade de fazer movimentos e pensar em fazer comandos e pensar tanto quanto um ser humano. Gideon também tinha a habilidade de controlar a Waverider, talvez porque ela tivesse acesso total a ele.

Fraquezas

  • Requer eletricidade: Gideon requer energia elétrica para operar. Quando a força da nave está baixa, como quando um Rip alterado pela mente disparou um pulso eletromagnético na Waverider, Gideon é incapaz de operar. A Gideon só pode ser reativada por um agente externo.
  • Código de desligamento: Gideon tem um código de desligamento, que quando falado pelo Rip, irá desativá-la.

Curiosidades

  • Embora não confirmado, este Gideon se parece muito com a Gideon usada por Eobard Thawne.
  • Parece no episódio "Land of the Lost" que Gideon sabe que Rip tem sentimentos românticos por ela, isso é mostrado quando Sara e Jax entram no subconsciente de Rip.
  • Sara achou sua aparência humana atraente.
  • É possível que a telepatia de Gideon seja uma referência ao tempo de Arthur Darvill no Doctor Who. O navio de tempo conhecido como TARDIS no Doctor Who era telepático. Rip também teve sentimentos semelhantes em relação ao The Waverider e Gideon que o médico tem em direção a seu TARDIS.

Aparições

DC's Legends of Tomorrow

Temporada 1

  • "Pilot, Part 1"
  • "Pilot, Part 2"
  • "Blood Ties"
  • "White Knights"
  • "Fail-Safe"
  • "Star City 2046"
  • "Marooned"
  • "Night of the Hawk"
  • "Left Behind"
  • "Progeny"
  • "The Magnificent Eight"
  • "Last Refuge"
  • "Leviathan"
  • "River of Time"
  • "Destiny"
  • "Legendary"

Temporada 2

  • "Out of Time"
  • "The Justice Society of America"
  • "Shogun"
  • "Compromised"
  • "Outlaw Country"
  • "Invasion!"
  • "The Chicago Way"
  • "Raiders of the Lost Art"
  • "The Legion of Doom"
  • "Turncoat"
  • "Camelot/3000"
  • "Land of the Lost"
  • "Moonshot"
  • "Fellowship of the Spear"
  • "Doomworld"
  • "Aruba"

Temporada 3

  • "Aruba-Con"
  • "Freakshow"
  • "Zari"
  • "Phone Home"
  • "Return of the Mack"
  • "Helen Hunt"
  • "Welcome to the Jungle"
  • "Crisis on Earth-X, Part 4"
  • "Beebo the God of War"

Arrow

Temporada 5

  • "Invasion!"

Supergirl

Temporada 3

  • "Crisis on Earth-X, Part 1" (mencionada)