FANDOM

Grodd
Grodd
Informação
Ocupações Macaco de laboratório (anteriormente)
Servo de Solovar (anteriormente)
Governante de Gorilla City (anteriormente)
Líder do Exército Gorilla (anteriormente)
"Deus" do Culto do Ông Trời Mới (anteriormente)
Seguidor de Mallus (anteriormente)
Estado atual Vivo
Universo de origem Terra-1
Intérprete Simon Burnett (captura de movimento)
David Sobolov (voz)
Clancy Brown (através de Wade Eiling)
Tom Cavanagh (através de Harrison Wells)
Jesse L. Martin (através deJoe West)
Caity Lotz (através deSara Lance)
Dianne Doan (através deAnh Ly)
Fonte
"Deus não... Grodd."
—Grodd[src]

Grodd, também conhecido como Gorila Grodd[1], é um gorila que foi cobaia de experimentos nos Laboratórios S.T.A.R.. Depois de ser exposto à energia do acelerador de partículas, Grodd então escapou de sua gaiola e desenvolveu poderosas habilidades psíquicas, tornando-se um inimigo quase imparável do Flash. Tendo cuidado de Grodd, Caitlin Snow se sentiu mal por sua condição de único meta-gorila, e então ajudou a Equipe Flash a mandá-lo para a Terra Dois, onde ele poderia estar com mais do seu tipo em Gorilla City. No entanto, Grodd queria governar a humanidade, planejando derrotar Solovar e assumir Central City na Terra Um com um exército. Depois que isso falhou, ele foi preso na Terra Um pela A.R.G.U.S..

Devido a uma ruptura do tempo causada pelas Lendas, Grodd acabou sendo um anacronismo no Vietnã de 1967, iniciando seu próprio culto e lutando contra as Lendas, antes de ser encontrado e recrutado por Damien Darhk para tornar-se um seguidor de Mallus. Após a derrota do demônio do tempo, Grodd foi retornado a A.R.G.U.S. pela Agência do Tempo, da onde fugiu durante a noite do Esclarecimento. Um ano depois, ele retornou e tentou roubar a coroa telepática do Tubarão-Rei, para que pudesse amplificar seus poderes telepáticos até o ponto na qual pudesse governar todos de Central City. Ele foi derrotado pelo Tubarão-Rei e a Equipe Flash, e retornado para a custódia da A.R.G.U.S., onde foi posto em um coma medicinal.

Durante os eventos da Crise, sua mente foi protegida mesmo estando em um coma. A mente de Grodd contatou Barry para dizer que ele havia mudado após os eventos anteriores. Barry ajudou-o a sair de seu coma na A.R.G.U.S. e retornar a Cidade Gorila, mas com supervisão.

Biografia

Pré-Crise

Cobaia

Cinco anos antes do acidente com o acelerador de partículas, Grodd foi mantido como cobaia nos Laboratórios S.T.A.R. Ele estava programado para ser parte de experimentos de terapia genética aprimorados realizados por Harrison Wells e Wade Eiling, Wade queria explorar as possibilidades de controle da mente, torturando Grodd de um modo semelhante ao aquele em que ele torturou Martin Stein.[2] No entanto, uma vez que Wells descobriu os métodos desumanos de Eiling ele encerrou o programa, mas decidiu que teria outros planos para Grodd.[3]

Acidente e trabalhando com Thawne

Após o acidente do acelerador de partículas, a gaiola de Grodd foi destruída e Grodd escapou.[4] Ele passou a residir em um esgoto e começou a entalhar seu próprio nome em uma parede repetidamente. Ele foi encontrado por trabalhadores, que tentaram correr, mas foram atacados (e aparentemente mortos) por Grodd.[5] Mais tarde, o Flash-Reverso sequestrou Wade Eiling e o levou até Grodd, revelando sua identidade como Harrison Wells. Grodd exibiu suas habilidades telepáticas, visto que Eiling poderia "ouvir" alguém falando na sua cabeça e mencionou Deus. Grodd o corrigiu e disse seu próprio nome e então agarrou Eiling por trás e o arrastou.[6]

Três meses mais tarde, depois que Wells é exposto como o Flash-Reverso, ele envia Grodd para distrair a Equipe de Barry Allen. Para esse fim, Grodd controla mentalmente Eiling para atacar uma reserva de ouro. Quando o Flash chegou no local, Grodd, usando Eiling como um canal, bombardeou Barry com alucinações mentais de experiências que Eiling realizou nele, antes de fazer o seu boneco fugir do local.

Grodd continuou a controlar Eiling atacando uma escolta policial antes de ser capturado por Barry e encarcerado nos Laboratórios S.T.A.R., Grodd se comunicou através de Eiling, reconhecendo Barry e Caitlin Snow pelo nome.

Grodd mais tarde raptou Joe West, quando ele, Barry e Cisco Ramon estavam procurando Grodd nos esgotos. Quando Joe puxou sua arma, Grodd usou seus poderes para fazer Joe apontar a arma para si mesmo, mas não dispara-lo ao mostrar como ele não gosta de armas e bananas.

Grood Lives

Grodd vs Flash

Mais tarde, Cisco e Caitlin forçam Grodd para que ele vá para longe de Joe utilizando os tubos de vapor para que ele fosse longe o suficiente para que Barry, que estava protegido contra a sua telepatia com um capacete, para acertá-lo com um soco super sonico, mas Grodd por causa do eu tamanho e sua força conseguiu dominar Barry. Como ele jogou o Flash através de uma parede de tijolos em um túnel do metrô, este último perdeu o capacete, permitindo que Grodd o atacasse mentalmente novamente com um trem se aproximando. No entanto, com a ajuda de Iris West, Barry é capaz de superar o ataque de Grodd e evita o trem. Grodd saltou para atacar Barry, que evitou o ataque, e foi atingido por um segundo trem. No entanto, Grodd sobreviveu e fez o seu caminho para a superfície, escalando e pulando de um prédio, furioso.[7]

Levado à Terra-2

Grodd retornou alguns meses depois, controlando diversos cientistas para completar sua missão de criar mais gorilas como ele. Grodd fez uma instalação abandona como sua base de operações e levou os produtos químicos até lá, também sequestrando Caitlin para forçá-la a criar mais gorilas inteligentes. Porém, seus planos foram interrompidos pela chegada de Harrison Wells, da Terra-2, que disfarçou-se de Eobard Thawne para que o gorila se distraísse e permitindo que Caitlin fugisse. Após enganar Grodd e fazê-lo seguir o Flash pela cidade, a equipe foi capaz de abrir uma brecha até a Terra-2 e empurrar o gorila até lá. Grodd pousou em uma floresta, onde foi revelado em ser o local de um refúgio para gorilas que passaram por experimentos.[8]

Vingança

Em sua estadia na Cidade Gorila, Grodd foi forçado a servir para Solovar, um gorila albino e o líder do refúgio. Ele também esteve procurando vingança contra o Time Flash e, durante sua longa estadia na Cidade, Grodd inventou um plano de vingança: derrotar Solovar, tornar-se o líder da Cidade Gorila e retornar à Terra-1 para atacar Central City com a ajuda de seu exército. Em 2016, Grodd enviou um convite para Wells, pedindo-o para ir até a cidade. Quando Wells chegou com 10 companheiros, Grodd matou os 10 cientistas e sequestrou Wells, sabendo que isto chamaria a atenção da Equipe Flash.[9]

O plano funcionou e Barry, Cisco, Caitlin e Julian Albert foram resgatar Wells, mas acabaram sendo capturados por Grodd e outros gorilas. Grodd levou-os até a Cidade, e os prendeu em jaulas, sem o conhecimento de Solovar. Ao acordarem, Grodd, através de Wells, disse que Solovar pretendia dominar os humanos e levar sua guerra até a Terra-1. Ele disse que deveria derrotá-lo na arena, para assim se tornar o líder da Cidade Gorila e impedir o exército de atacar. Barry questionou-o de como poderia confiar nele, e Grodd respondeu que Central City da Terra-1 ainda era sua casa, e que havia humanos que ele nunca se esquecerá. Ele parou de controlar Wells e entrou na sala, dizendo para Barry que se ele ganhasse, Central City seria poupada, caso contrário, ela seria destruída. Momentos mais tarde, Solovar encontrou os humanos e confrontou Grodd. Ele disse que iria informá-lo, mas Solovar o soca e o faz cair no chão. Mais tarde, Grodd assistiu a luta entre o Flash e Solovar. Após Barry vencer, ele disse ao gorilas que os humanos queriam paz. Ele demandou que o Flash fosse levado, então Barry foi atingido por um dardo e desmaiou.[9]

Através de Wells, Grodd disse para Barry que ele agora era o líder da Cidade Gorila e que não o deixará ir. Barry percebeu que Grodd havia mentido, e que Solovar não pretendia atacar Central City. Grodd disse de como veio com o plano, Thawne lhe ensinou em sempre estar um passo a frente. Cisco questionou-o do porque não matá-los, mas Grodd disse que precisaria de uma brecha para que ele e seu exército atravessasse. Mais tarde, quando retornou para vê-los, Grodd encontrou Barry deitado no chão, com sua pele se tornando azul. Caitlin disse para Grodd que Barry entrou em choque e que seu coração parou. Ele foi verificar Barry, descobrindo estar gelado. Caitlin fingiu chorar sobre a morte de Barry, quando na verdade ela utilizou seus poderes para congelá-lo. Grodd disse que não tinha mais planos para o velocista, e tirou seu "corpo" para fora da cela. Ele encontrou o Time Flash escapando. Quando os gorilas tentaram impedi-los, eles já haviam atravessado uma brecha para a Terra-1. Grodd revelou a seus soldados que ele possuía outra pessoa com o poder de vibração: Cigana, controlando ela como um plano reserva caso Cisco fugisse.[9]

Grodde seu exército foram à Terra-1, enviando Cigana para atacar o Time Flash. Após falhar, Grodd atacou um general e, controlando-o, fez um míssil voar em direção de Central City. Após isto falhar novamente, ele levou sua batalha às ruas, onde foi confrontado pelo Flash, Kid Flash e Jesse Quick. Após uma batalha, na onde os gorilas venceram os velocistas, Cigana e Vibro apareceram com Solovar, com uma armadura e armado. Solovar e Grodd colidiram, subindo em prédios durante seu confronto. Solovar saiu-se sobre melhor e derrotou Grodd, arremessando-o na rua. Antes de matá-lo, ele foi impedido por Barry e pediu para que ele o poupasse. Ele concordou, portanto que Grodd não retornasse à Terra-2. Solovar e o exército retornaram para a Cidade Gorila enquanto Grodd foi posto sobre proteção da A.R.G.U.S., em uma cela que bloqueava seus poderes.[10][11]

Viajando pelo tempo

Um ano depois, Grodd foi deslocado no tempo como um anacronismo. Ele apareceu no Vietnã em 1967, onde começou a matar soldados e controlando seus sobreviventes para adorá-lo como o "Deus" do culto Ông Trời Mới. Ele planejava assassinar o presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, para causar a 3ª Guerra Mundial como um ato de vingança contra a humanidade. Suas ações chamaram a atenção das Lendas, fazendo-os irem até 1967 para investigar. Amaya Jiwe, a heroína Vixen e integrante da equipe com poderes de se conectar com animais, tentou conversar com Grodd, simpatizando com sua dor. Ela ofereceu levá-lo a uma época sem a existência de humanos, onde ele não seria odiado e poderia viver em paz. Grodd esteve relutante em confiar em Amaya, mas ela utilizou seu Totem Anansi para canalizar um espírito de gorila para convencê-lo. Grodd começou a considerar a oferta, mas Mick Rory e seu pai atacaram. Sentindo que Amaya havia o traído, Grodd se virou e decidiu roubar a Waverider para voltar no tempo e impedir que os humanos existam, fazendo o planeta ser habitado apenas por gorilas.

Grodd encontrou a nave, mas ela já havia sido colocada ao ar por Martin Stein, para evitar que fosse roubada. Grodd encontrou Sara Lance, que estava em um estado de coma, e a controlou para tentar impedir a nave, mas ela foi nocauteada por Isaac Newton, A Força Aérea lançou um ataque com bombas, e Grodd pulou na Waverider, mas Stein fez a nave viajar no tempo e fez Grodd cair em direção ao inferno que se levantava abaixo de si, mas sumiu misteriosamente. Ele voltou aos dias atuais, onde foi cumprimentado por Damien Darhk. Grodd questionou-o quem ele é, e Damien diz que é um fã e que acabara de salvar sua vida. Grodd demandou que o enviasse de volta, e Damien lhe mostrou a pedra do tempo que Mallus havia presentado, dizendo que não precisaria de uma máquina do tempo para viajar no tempo.[12]

Enviado por Mallus, Grodd foi enviado a 1979 para matar Barack Obama. Ele encontrou-o em seu dormitório, e o perseguiu. Antes de matá-lo, ele foi queimado por Mick e sua arma de fogo. Grodd preparou-se para atacá-lo, mas foi encolhido por Ray Palmer e colocado em uma jarra.

Damien libertou Grodd para salvar sua filha em Zambeze de 1992. Ele e Grodd atacaram a vila. Grodd aterrorizou seus habitantes e foi confrontado por Esi, filha de Amaya. Ela utilizou o totem Anansi contra ele, mas Grodd foi capaz de superá-la e utilizou seus poderes psíquicos para imobilizá-la. Uma Amaya idosa tentou ajudá-la, mas Grodd a nocauteou facilmente. Antes de matá-las, Nate Heywood chegou com o Totem da Terra, criando um tremor para arremessá-lo para longe da vila.[13]

Grodd foi levado a 2018 e posto em sua cela da A.R.G.U.S. pela Agência do Tempo, enquanto limpavam a bagunça após o confronto final com Mallus.[14]

Enfrentando o Tubarão-Rei

Por conta dos eventos da noite do Esclarecimento, causados por DeVoe, a instalação da A.R.G.U.S. na onde Grodd estava perdeu energia. Como resultado, o dispositivo que bloqueava seus poderes em sua cela foram desativadas. Porém, mesmo com os geradores reservas em funcionamento, isto abriu uma janela de segundos para que Grodd controlasse um dos guardas e o libertasse. Nos meses seguintes, Grodd permaneceu escondido.[1]

Grodd roubou um dispositivo que Tanya Lamden utilizava no Tubarão-Rei para suprimir sua natureza animal. Grodd utilizou o aparelho para ampliar seus poderes psíquicos, fazendo sua mente crescer para que pudesse dominar todos de Central City. O Flash e XS tentaram impedi-lo, mas Grodd foi capaz de superá-los e impedi-los de se mexerem. Ele quase completou seu plano, mas o Time Flash revelou seu novo aliado para impedir Gorila Grodd: Tubarão-Rei.

Os animais se enfrentaram em uma batalha feroz. Quando Grodd estava vencendo, o Tubarão-Rei foi capaz de superá-lo e roubar o dispositivo do gorila. Grodd foi levado para a A.R.G.U.S., onde Caitlin e a equipe médica colocaram-o em um coma medicinal, prevenindo de utilizar seus poderes. Como prevenção, Cisco atualizou a prisão de Grodd, colocando bloqueadores de poderes mais poderosos, designados a atualizar-se cada vez que a mente de Grodd crescia.[1]

Pós-Crise

Por conta de seu coma medicinal, e seus poderes que cresciam cada vez mais, a mente de Grodd foi protegida durante a Crise e o renascimento do multiverso. Grodd esteve ciente nas mudanças pós-Crise, incluindo a Cidade Gorila ser movida à Terra-Prime.[15]

Poderes e habilidades

Poderes

  • Fisiologia meta-gorila/Aprimoramentos de soros psíquicos: Após Grodd ser atingido pela energia do acelerador de partículas, assim como as drogas injetadas em si por Eiling, seu DNA foi alterado e suas células sobrecarregadas, aumentando sua fisiologia para além de um gorila normal.
    • Super-força: Por conta de seu tamanho incomum e modificações, a força de Grodd foi aprimorada para além de um gorila qualquer. Com uma única mão, ele é capaz de levantar facilmente um macho adulto adulto. Quando Barry tentou dar um soco supersônico em Grodd, Grodd pegou o punho de Barry com relativa facilidade e o jogou para o lado. Seus ataques podem enviar pessoas voando a grandes distâncias no ar, com força suficiente para causar um impacto fatal em outra superfície. Apesar de sua força poderosa, ele não era forte o suficiente para derrotar Solovar e Tubarão-Rei, respectivamente.
    • Super durabilidade: Grodd é durável o suficiente para sobreviver a ser atropelado por um trem, além de sofrer vários ataques físicos aprimorados pela super velocidade de Barry, imperturbável, mostrando-se ainda mais resistente que a forma metálica de Tony Woodward. No entanto, com velocidade suficiente por trás de seus ataques, Barry pode causar algum dano a ele.
    • Super agilidade: Grodd pode escalar um edifício e manobrar através de esgotos, apesar de seu tamanho grande com o mínimo de esforço. Ele também pode se mover rapidamente com seu tamanho. Ele foi capaz de alcançar o Flash quando foi incitado a persegui-lo.
    • Telepatia: Com o poder de enviar sinais neurológicos além de si mesmo e para os outros, Grodd ganhou poderes de manipulação mental. Grodd geralmente usa isso como um meio de conversar com outras pessoas. Isso também pode permitir que ele sinta quando as pessoas estão próximas, alertando-o rapidamente sobre o Flash rodando com ele na velocidade March 1. Ele também pode controlar os humanos que estão perto dele como fantoches e manter o controle por longos períodos de tempo. Para fins ofensivos, Grodd pode sobrecarregar as mentes de seus inimigos com suas próprias memórias negativas e desorientá-las e prejudicá-las. Tais ataques também podem ser projetados por aqueles sob controle mental. Da mesma forma, ele é capaz de vincular sua mente à da marionete, permitindo que ele veja e ouça o que eles fazem. Parece que sua gama de influência é apenas sobre o que ele pode perceber fisicamente através de seus sentidos. Aqueles que foram continuamente expostos ao poder de Grodd parecem desenvolver um vínculo físico duradouro com ele. Grodd também pode controlar as ações de alguém, deixando-o consciente, como ele fez com Joe. Ele sequestrou Caitlin sobre o controle da mente e, quando a Cisco estava conversando com Caitlin, ela o socou sob o controle de Grodd. Ele também pode atacar mentalmente as próprias memórias negativas e traumatizantes da vítima, como fez com Flash para fazê-lo ver e sentir as memórias de Grodd de ter sido experimentado como se ele estivesse experimentando ele mesmo. Barry conseguiu usar suas memórias de Iris para combater isso e continuar lutando.
      • Detecção mental: Sendo um telepata, Grodd pode sentir e detectar as mentes de outras pessoas, assim como suas intenções, emoções e estado mental.
      • Crescimento mental: Utilizando a Coroa Telepática do Tubarão-Rei, os poderes de Grodd foram aprimoradas em milhares de vezes, enquanto também aciona seus poderes mentais em alta velocidade, permitindo que eles continuem a crescer mesmo sem usar a coroa. Seu crescimento mental é tão forte que Cisco teve que projetar a meta amortecedores adaptáveis para atualizar-se para acompanhar o crescimento dos poderes de Grodd.
      • Escudo mental: Sendo um telepata, Grodd pode telepaticamente se proteger e a outros de intrusões mentais com esforço suficiente, como impedir que outros telepatas examinem sua mente.
      • Explosões psiônicas: Sendo um telepata, Grodd pode projetar uma poderosa "explosão mental" que pode atingir o alvo mentalmente ou deixá-lo inconsciente.
      • Ilusão psíquica: sendo um telepata, Grodd pode projetar ilusões realistas na mente de outras pessoas e fazê-las experimentar coisas que realmente não estão acontecendo, como quando ele forçou Barry a ver as memórias do primeiro de ter sido experimentado por Wade Eiling.
      • Tradução psíquica: Como telepata, Grodd pode traduzir psiquicamente outras línguas; por exemplo, ele pode traduzir o inglês humano e o idioma dos macacos.

Poderes anteriores

  • Conexão com a Força de Aceleração: Enquanto compartilhava suas ondas cerebrais com o Flash, Grodd teve acesso a todos os seus poderes.
    • Velocidade sobre-humana: Grodd pode correr em alta velocidade, facilmente superando seus oponentes.
    • Eletrocinese: Grodd poderia produzir energia cinética representada por uma trilha de raio vermelho que aparece quando ele corria.
    • Vibração corporal: Grodd poderia vibrar suas células, fazendo-as vibrarem tão rápidas que poderia atravessar objetos sólidos.

Habilidades

  • Intelecto/Tática/Líder/Manipulador: O traço mais notável, assim como perigosa, de Grodd é seu intelecto, fazendo-o uma ameaça não apenas para os meta-humanos, mas para toda a humanidade. Em 2015, após escapar dos Laboratórios S.T.A.R., Grodd viveu nos esgotos e começou a fazer equações matemáticas em suas paredes, como resultado de sua inteligência se expandir. Calculista em todas ações que faz, ele é capaz de fazer um plano com detalhes que acontecerão mais à frente, como ensinado por Eobard Thawne. Em 2017, ele foi capaz de fazer um plano no qual o ajudaria a dominar a Cidade Gorila.
  • Combate corpo-a-corpo: Grodd é capaz de confrontar seus inimigos, assim como foi demonstrado quando enfrentou Solovar. Porém, seu conhecimento é básico e não foi páreo para o gorila albino, como provado em Central City.
  • Multilíngue: Embora ele estava usando sua telepatia, Pode-se supor que Grodd é capaz de falar fluentemente língua inglesa e linguagem animal.

Fraquezas

  • Inconsciência: Se Grodd permanecer inconsciente, ele é incapaz de utilizar seus poderes.
  • Amortecedor de poderes: Os poderes de Grodd não funcionarão caso esteja em uma cela com bloqueadores de poderes.

Aparições

Flash

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

5ª Temporada

6ª Temporada

DC's Legends of Tomorrow

3ª Temporada

Curiosidades

  • Na DC Comics, Gorila Grodd obteve seu elevado intelecto, telepatia e telecinese após ser exposto à radiação de um meteorito. Este mesmo meteoro também reforçou uma trupe inteira de gorilas que passou de criar toda uma civilização gorila, Gorilla City .
    • Hector Hammond, um vilão do Lanterna Verde, obteve os seus próprios poderes psíquicos depois de ser exposto ao mesmo meteorito.
  • Antipatia de bananas do Grodd é uma característica partilhada pela sua contraparte da série animada Liga da Justiça/Liga da Justiça Sem Limites.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 "Tubarão-Rei vs. Gorila Grodd"
  2. "Fallout"
  3. "Plastique"
  4. "Pilot"
  5. "Crazy for You"
  6. "Fallout"
  7. "Grodd Lives"
  8. "Gorilla Warfare"
  9. 9,0 9,1 9,2 "Ataque na Cidade Gorila"
  10. "Ataque em Central City"
  11. "Rua Infantino"
  12. "Bem-Vindos à Floresta"
  13. "Ator Convidado, John Noble"
  14. "O Bonzinho, o Mau e o Fofinho"
  15. "Grodd Friended Me"