FANDOM

Para outras versões do personagem, veja Harrison Wells.
Harrison Nash Wells
Civil - Pária

Harrison Nash Wells

Informação
Ocupações Geologista (anteriormente)
Estado atual Vivo
Intérprete Tom Cavanagh
Alter ego Pária
Fonte

Dr. Harrison Nash Wells é uma versão alternativa de Harrison Wells de uma Terra desconhecida. Ele é um geologista e um caçador de mitos. Nash esteve perseguindo O Monitor por acreditar que seus avisos sobre a iminente Crise são falsos, e quer espalhar medo pelo multiverso. A intenção de Nash é impedir o reino de terror do Monitor. Ele rastreou o Monitor na Terra-1, onde, inicialmente, entrou em conflito com a Equipe Flash e encontrou um portal para o reino do Monitor. Sem seu conhecimento, o Anti-Monitor o enganou para libertá-lo. Agora amaldiçoado como Pária, ele é forçado a testemunhar a destruição durante a crise.

Após teleportar os sete Paragons ao Ponto de Fuga, Pária, e todo o multiverso, foi morto em uma onda de antimatéria.[1] Um mês depois, os sete heróis são capazes de restaurar o multiverso, e Nash foi libertado de suas atividades como seu alter-ego. Ele despertou em uma nova Terra sem suas memórias originais. Após recuperá-las através de J'onn J'onzz, Nash ajudou Ray Palmer e Ryan Choi a construir um aparelho que iria derrotar o Anti-Monitor por toda eternidade.

Biografia

Pré-Crise

Vida anteriormente

Em algum momento antes de 2019, O Monitor salvou a vida de Nash sobre circunstâncias desconhecidas. Momentos depois, Nash começou a viajar através do multiverso com o objetivo de matá-lo.[2][3] Durante suas viagens, Nash soube ou conheceu o Conselho de Wells. Porém, ele os consideram como uns idiotas.[4]

Chegada à Terra-1

Ajudando a Equipe Flash

Em 2019, Wells viajou à Terra-1 na procura de eternium. Ele invadiu a Tecnologias McCulloch na procura do elemento. No dia seguinte, ele foi encontrado por Iris West-Allen e Cisco Ramon, que foram capazes de rastreá-lo. Ele confrontou Cisco, e detectou eternium ao redor de Iris e se aproximou da mulher. Rapidamente, ela o nocauteou com uma arma-laser, e levaram-o ao The Central City Citizen. Ele acordou, explicando que esteve na procura de partículas eternium, no qual ele havia rastreado em Iris. Cisco tentou fazer amizades com Nash, dizendo que ele e Harry Wells tiveram um começo difícil, mas eventualmente tornaram-se amigos. Wells rejeitou a simpatia de Cisco, e jogou uma bomba de fumaça no chão e fugiu. Após fugir, Nash encontrou algumas partículas eternium num bueiro.[4]

Enquanto Barry Allen e Cisco discutiam nos Laboratórios S.T.A.R., Nash chegou e revelou sobre seu conhecimento de que Barry é o Flash desta Terra, e propôs um acordo para ambos, dizendo que soube da descoberta da identidade de Allen após colocar um microfone em Cisco. Ele os levou até a Tecnologias McCulloch, e quando Barry e Cisco foram cercados por seguranças, Nash se escondeu, e retornou momentos depois para nocautear os guardas. Ele levou os amigos até um local onde teriam o que procuravam, porém descobrem que o objeto não está lá. Percebendo que mais guardas estavam chegando, Wells utilizou um dispositivo para transportá-los de volta ao Laboratório S.T.A.R. Após colaborar com eles, Nash demandou a colaboração de ambos na construção do aparelho que pediu. Após Cisco finalizá-lo, Nash encontrou um local subterrâneo onde Mar Novu se escondia e tentou abri-lo.[5]

Enquanto fazia isto, ele foi confrontado por Joe West. Revelando estar observando Nash, Joe demandou em saber suas intenções neste universo, mas Wells recusou em esclarecer as coisas e tentou atacá-lo. Seu ataque em Joe fez com que ambos ficassem presos abaixo da cidade. Sem nenhuma escapatória e seu oxigênio esgotando-se rapidamente, Wells tentou explodir as rochas que bloqueavam seu caminho, apesar dos alertas de Joe de que isto os matariam e que deveriam aguardar a chegada da Equipe Flash. Nash tornou-se irritado pelo otimismo de Joe, e então ele revelou sobre a morte de Barry na Crise de 2019 e revelando o encontro da Equipe Flash com Mar Novu, chocando Nash. Neste momento, Ralph Dibny chegou e resgatou ambos.

Enquanto se recuperavam no Laboratório S.T.A.R., Nash ainda recusou em revelar seus planos. Porém, após a Equipe Flash oferecer seu auxílio, Nash, relutantemente, instruiu a equipe em encontrá-lo na manhã seguinte nos túneis, dizendo que sabia como salvar a vida de Barry.[6]

Tornando-se o Pária

Após Allegra Garcia ajudá-lo a encontrar os eternium na parede[7], Nash foi capaz de perfurá-lo e encontrou um código, que o levaria até o reino do monitor e que sua caçada pelo "vilão" através do multiverso havia acabado.[8] Ele comentou que viajou por anos através de mundos para matá-lo, mas em uma virada, ele revela que O Monitor, sobre circunstâncias desconhecidas, o salvou. Nash ouviu uma voz, dizendo-o para "submeter-se e começar uma nova vida." Nash pediu para mostrá-lo, mas a voz disse que o conhecimento já está em si. Enquanto os símbolos da porta brilhavam, apertando-os em uma específica ordem, ela se abriu. Uma ofuscante luz saiu dela e sugou Nash para dentro.[2][3]

No processo de abertura, Nash libertou o Anti-Monitor de seu confinamento, forçando-o a transformá-lo em outro ser, Pária, para poder concertar seu erro.[9]

Crise de 2019

Amaldiçoado

Após Átomo, Flash, Batwoman, Supergirl, Superman, Mia Smoak e o Arqueiro Verde batalharem para salvar a Terra-38 de uma onda de antimatéria, Oliver sacrificou sua vida para salvar bilhões de residentes do universo. Teleportado à Arrowcave, Pária assistiu a morte de Oliver. Após ser confundido com Nash por Barry, Pária explicou que ele costumava a ser Nash Wells, mas mudou após libertar o Anti-Monitor. Após Oliver morrer, Pária notou que os eventos estão alterados do que originalmente, proclamando que tudo e todos que existem estão destinados à morte.[9]

Pária apareceu novamente nos esgotos, no local onde recebeu seus poderes. Reencontrando com a Equipe Flash, eles questionaram o que houve e ele explicou que ele foi a pessoa que acusou o início da Crise ao libertar o Anti-Monitor de seu confinamento. Para entrar no covil do Anti-Monitor, Cisco vibrou as antigas memórias de Pária antes de sua transformação. Lá dentro, Pária desapareceu e teleportou Jefferson Pierce antes de ser morto durante a destruição de sua Terra.[10] Ele persuadiu Jefferson para que ajudasse-os a impedir a onda de antimatéria. Pária observou Barry Allen, da Terra-90, sacrificar sua vida para destruir a esteira que era a fonte das ondas de antimatéria. Ele desaparece logo em seguida, e é novamente obrigado a testemunhar a morte de diversos mundos.

Ele retorna na Waverider, segundos depois a Precursora também aparece. O Superman da Terra-96, Barry e o próprio Pária questionam o retorno repentino de Lyla. Ela então revela seu disfarce, que está sendo controlada pelo Anti-Monitor. Ela derrota todos os heróis na espaço-nave, e uma onda de antimatéria destrói a Terra-1. Enquanto a Precursora batalhava contra o Monitor, Mar Novu diz para Pária que ele saberá o que fazer quando a hora chegar. Ele morre. Antes da antimatéria atingir a Waverider, Nash teleporta os sete Paragons para o Ponto de Fuga, um local fora do multiverso onde o Anti-Monitor não poderia machucá-los. Antes da antimatéria atingir a nave, Pária, Iris West-Allen, Superman, Homem-Elástico, John Diggle e o Raio Negro se posicionaram contra o Anti-Monitor, dizendo que os sete escolhidos irão derrotá-lo. A antimatéria alcança a Waverider, evaporizando primeiro a Precursora e, em seguida, o restante dos heróis.[1]

Pós-Crise

Em Janeiro de 2020, Nash foi encontrado nos esgotos de Central City e levado para os Laboratórios S.T.A.R., onde suas memórias do multiverso original foram restauradas por J'onn J'onzz. Ele se culpou pelo início da Crise. Quando sua luva detectou a aproximação da antimatéria na Terra-Prime, Nash ajudou Ray Palmer e Ryan Choi a construir um dispositivo para derrotar o Anti-Monitor.[11]

Personalidade

Nash é agressivo, argumentativo e uma pessoa que foca-se em seus objetivos ao invés de relacionamentos. Ele também é ateísta, e não acredita no sobrenatural, mas volta seu conhecimento aos fatos e ciência, assim como suas outras sósias. Nash também é aventureiro.

Como Harry, no começo, Nash não demonstra ter uma opinião sobre suas sósias do multiverso, considerando o Conselho de Wells, um grupo das maiores mentes do multiverso, como idiotas.

Nash está procurando por Mar Novu, que aparentemente é uma fonte em sua busca por Eternium.

Habilidades

  • Roubo/Fuga: Nash consegue seguir seu alvo sem ser notado, e rapidamente desaparecer de vista até mesmo na luz do dia. Ele também usa seus aparelhos para criar explosões e fumaças para mascarar suas fugas, como demonstrado ao ser confrontado por Iris West-Allen e Cisco Ramon.
  • Acrobacia: Wells foi capaz de escalar o terraço dos Laboratórios S.T.A.R.
  • Rastreador: Aparentemente, Nash esteve rastreando Mar Novu por um tempo, sendo capaz de seguir o ser universal pelas diferentes Terras que ele visitou.

Equipamentos

  • Dispositivo rastreador: Nash utiliza um rastreador em seu braço, no qual o utiliza para detectar partículas eternium.
  • Bomba de fumaça: Ele utilizou uma bomba de fumaça para escapar de Iris West-Allen e Cisco Ramon.
  • Gancho: Nash utilizou um zipline, agarrado a um gancho, ao preparar-se para atacar Cisco.

Aparições

Flash

6ª Temporada

Batwoman

1ª Temporada

Supergirl

5ª Temporada

Arqueiro

8ª Temporada

DC's Legends of Tomorrow

5ª Temporada

Referências

  1. 1,0 1,1 "Crisis on Infinite Earths: Part Three"
  2. 2,0 2,1 "A Mad Tea-Party"
  3. 3,0 3,1 "The Wrath of Rama Khan"
  4. 4,0 4,1 "Dead Man Running"
  5. "There Will Be Blood"
  6. "Kiss Kiss Breach Breach"
  7. "License to Elongate"
  8. "The Last Temptation of Barry Allen, Pt. 1"
  9. 9,0 9,1 "Crisis on Infinite Earths: Part One"
  10. "The Book of Resistance: Chapter Four: Earth Crisis"
  11. "Crisis on Infinite Earths: Part Five"