Arrowverso Wiki
Arrowverso Wiki
Harrison Wells
Harrison Wells.png
Informação
Ocupações Cientista
Estado atual Vivo (ressuscitado)
Família Tess Morgan (esposa; morta)
Sem nome (sogro; morto)
Universo de origem Terra-1 (pré-Crise)
Terra-Prime (pós-Crise)
Intérprete Tom Cavanagh
Fonte
"Laboratórios de pesquisas desconectados do governo e de qualquer outro interesse comercial. Vamos construí-lo no centro, bem no coração da cidade, no epicentro. Assim, nos tornaremos o coração da cidade, nos tornaremos o coração da nação. Vamos mudar o modo científico de pensar, e então..."
—Dr. Harrison Wells para Tess Morgan a respeito de seu sonho[fonte]

Dr. Harrison Wells (morto em 16 de Abril de 2000;[1] ressuscitado em 16 de Abril de 2000[2]) é um brilhante cientista, o esposo da falecida Tess Morgan e um amigo próximo de Tina McGee cuja identidade foi roubada por Eobard Thawne/Flash Reverso.

Na linha do tempo pós-Crise, Harrison ainda foi morto por Eobard, mas foi ressuscitado através das partículas deixadas para trás após o sacrifício de Harrison Nash Wells para criar a Força de Aceleração artificial. Ele ajudou o Time Flash a restaurar a Força de Aceleração original e a derrotar Eva McCulloch antes de voltar no tempo para reviver os momentos que teve com sua esposa antes de sua hora chegar.

Biografia

Pré-Crise

Vida pregressa

Harrison e Tess em um encontro na praia.

Harrison viveu originalmente em Starling City, onde se tornou um cientista altamente respeitado, apesar de sua atitude egocêntrica. Ele foi um bom amigo das cientistas Tina McGee[3] e Tess Morgan, a quem Harrison se apaixonou e eventualmente se casou com a mesma. Em 2000, Harrison teve a ideia de construir um laboratório e conversou com Tess sobre essa ideia em um encontro na praia, o que fez sua esposa sorrir. Harrison queria nomear o laboratório em sua homenagem, mas Tess sugeriu chamá-lo de "Laboratórios S.T.A.R.".[4]

Morte

Eobard mata Harrison Wells.

Em 2000, enquanto dirigia para casa depois de seu encontro com Tess em uma praia, Harrison sem saber, dirigiu em cima de faixas de espigão colocadas na estrada por Eobard Thawne, causando um acidente que destruiu o veículo, matou Tess instantaneamente e feriu Harrison. Em choque, Harrison foi puxado para fora do carro, onde Eobard, que estava provocando-o, contou sobre seu aparente sucesso no futuro. Dizendo que precisava agir mais cedo do que esperado, Eobard usou um dispositivo do futuro em Harrison, dissolvendo o homem por completo e transformando-o em um cadáver decadente e sem características em questão de segundos, enquanto seu assassino assumia sua semelhança.[4] Depois disso, Eobard enterrou o corpo de Harrison próximo de lá[5][6] e fingiu rastejar para fora do carro quando a viatura policial chegando, com Eobard se identificando como Wells.[4]

Linha do tempo original

De acordo com Eobard, Harrison e Tess construíram o Laboratórios S.T.A.R. e conseguiram ativar seu acelerador de partículas com sucesso em 2020, o que acabou alterando o curso da história. De algum modo, Harrison esteve conectado com o super-herói conhecido como o Flash, cujo legado inspirou Eobard, no século 22, a replicar os poderes para se tornar o Flash Rverso.[4]

Pós-Crise

Na nova linha do tempo da Terra-Prime, universo criado depois da Crise nas Terras Infinitas e o resultado da fusão de outras três Terras (Terra-1, Terra-38 e Terra-RN),[7] a história de Wells permaneceu o mesmo.[2]

Wells é ressuscitado.

Em 1996, ele se casou com Tess Morgan.[8] A morte de Harrison e Tess ocorreu da mesma forma que na Terra-1, mas dessa vez, ele foi ressuscitado momentos depois de ser enterrado pelo Flash Reverso[2] graças ao sacrifício de Harrison Nash Wells quando este usou seu corpo para criar a Força de Aceleração artificial, retendo as memórias de cada Wells que já existiu.

Depois de ser revivido, Harrison usou seus poderes de viagem no tempo para ir a Central City nos dias atuais. Lá, ele conheceu Barry Allen nos Laboratórios S.T.A.R.. Depois de explicar ao Time Flash como estava vivo, ele conheceu Sue Dearbon e Ralph Dibny, cujo rosto havia sido desfigurado depois de uma explosão. Depois de ajudá-los a restaurar a Força de Aceleração original e a derrotar Eva McCulloch, Wells decidiu que ia usar seus poderes para viver com Tess em um loop temporal. Ele se despediu de Allegra Garcia e Cisco Ramon no Cofre do Tempo.[8]

Legado

Pré-Crise

O dispositivo que Eobard usou para matar Harrison também lhe concedeu as memórias, pensamentos e amor por Tess para ele, fazendo com que ele às vezes ficasse com os olhos marejados por ela, apesar de nunca tê-la conhecido.[9]

Com todos permanecendo inconscientes da morte de Harrison, Eobard passaria por Wells por quinze anos com a reputação de Harrison e seu legado sofrendo muito graças às várias ações de Eobard. Veja aqui mais informações sobre o legado de Eobard como Wells.

Eobard usou a identidade e ambições de Harrison como parte de seu plano por quinze anos.

Sem o conhecimento de Eobard, Tina sabia que algo estava de errado com Harrison após a morte de Tess, já que eles eram bons amigos.[3] Eobard usava a morte de Tess como um disfarce ao conversar com Joe West, e presumivelmente para outras pessoas antes dele, dizendo que havia se mudado de Starling City por causa das diversas memórias que tinha com sua falecida "esposa".[6][5]

Em 2015, Joe e Cisco Ramon foram à Starling City para procurar por informações a respeito do acidente de carro de Wells, e no fim das contas eles acabaram encontrando o cadáver do verdadeiro Harrison Wells. Joe manteve isso como um segredo de Iris West e dos outros, apesar de sua descoberta ter sido compartilhada com Barry Allen e Caitlin Snow. O cadáver foi levado para Central City para poder ser investigado e analisado.[6]

Quando o Time Flash conheceu o Harrison Wells da Terra-2 pela primeira vez, a quem prefere ser chamado de Harry, Cisco e Joe o compararam com Eobard. Caitlin, contudo, disse que Harry poderia realmente ser um sósia de Harrison.[10] Mais tarde, Harry suspeitou que a primeira viagem temporal desse tal Flash Reverso foi para 2016, e suas as interações com Harry influenciam no assassinato de Harrison.[11] Em 2017, o H.R. Wells da Terra-19, na tentativa de se conectar com Harry, perguntou sobre seu sósia da Terra-1. Apesar de H.R. estar se referindo ao Harrison Wells desse universo, Harry acreditou que ele estava a falar sobre Eobard.[12]

Eobard se referiu ao rosto de Harrison como "bonitão" ao provocar o Flash durante a invasão da Terra-X à Terra-1.[13]

Eobard (que estava preso em 2049), se lembrando do amor de Harrison por Tess junto com o conhecimento dos outros sósias de Wells pelo multiverso, sugeriu para Nora West-Allen que ajudasse Harrison Sherloque Wells a se apaixonar, afim de distraí-lo, em 2019.[14]

Após a criação do novo multiverso, Harrison Nash Wells foi fundido com vários sósias de Wells com Eobard incluído, ao qual Barry reconheceu o assassinato de Harrison e o roubo de identidade genética.[15]

Personalidade

Diferente de seu assassino/imitador, Eobard Thawne/Flash Reverso, Harrison foi um homem muito gentil e humilde com uma natureza alegre.[3] Cientista otimista e marido amoroso, ele mostrou e falou de seus sonhos para o futuro, ao mesmo tempo em que era romântico com Tess Morgan, a quem ele queria nomear os Laboratórios S.T.A.R. como uma homenagem. Apesar de ter visões de longo alcance para o futuro, ele também era humilde, não sabendo exatamente como reagir quando Tess o elogiava. Harrison estava claramente apaixonado por Tess; ele expressou apenas preocupação por ela e nenhuma por si mesmo após a queda de Eobard.[4] Após sua ressurreição, Harrison mostrou que se adaptou rapidamente à sua nova existência, desejando apenas ajudar as pessoas ao se juntar ao Team Flash. Depois, apesar de suas novas habilidades, a modéstia de Harrison escolheu uma vida simples de passar um ciclo constante dos quatro anos que ele teve com sua esposa no passado até que ele finalmente falece naturalmente.

Poderes e habilidades

Poderes

  • Fisiologia meta-humana: Depois que todos os outros Wells do multiverso se sacrificaram para alimentar a máquina da Força de Aceleração artificial, suas partículas restantes foram aproveitadas para ressuscitar Harrison. Ele teoriza que a realidade usou a coalescência temporal da Crise para agir como um meio de restaurar o equilíbrio para a existência geral de Harrison Wells em todo o multiverso. Sua ressurreição também veio com capacidades elevadas.
    • Mudança temporal: Depois que Harrison foi ressuscitado, ele ganhou a habilidade de perceber simultaneamente cada momento de sua vida desde o momento em que nasceu e quando estava biologicamente destinado a morrer (92 anos). Da mesma forma, ele pode mergulhar instantaneamente em qualquer ponto do tempo entre esses momentos. No entanto, ele observa que não pode ir além de nenhum dos dois pontos e continuará envelhecendo, não importa quantas vezes viaje até o passado.
    • Memórias impressas: Quando todos os outros Wells do multiverso se sacrificaram para fornecer energia à Força de Aceleração artificial, uma parte de suas partículas permaneceu. Essas partículas não apenas ressuscitaram Harrison, mas também concederam a ele as várias memórias dos outros Wells; deixando Harrison saber tudo sobre cada um deles como se ele vivesse suas respectivas vidas e da mesma forma seja capaz de diferenciar entre cada um deles.

Habilidades

  • Intelecto de nível genial/Cientista mestre/Visão de negócios: Harrison foi um cientista famoso que (em uma linha do tempo) abriu e operou com sucesso sua própria empresa científica, possivelmente semelhante a seus vários sósias. Ainda mais, seu brilho como cientista foi provado como a única variação conhecida de Harrison Wells a criar com sucesso o acelerador de partículas sem resultados negativos. Após sua ressurreição, sua inteligência foi fundamental para ajudar o Team Flash a reviver a Speed Force.

Aparições

Flash

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

4ª Temporada

5ª Temporada

  • "Goldfaced(mencionado indiretamente)
  • "Bomba Relógo(mencionado indiretamente)

6ª Temporada

7ª Temporada

Arqueiro

6ª Temporada

Supergirl

1ª Temporada

Livros

Curiosidades

  • Harrison usava óculos de armação translúcida, enquanto Eobard usava óculos de armação escura ao se passar por ele.
  • Harrison é o terceiro personagem do Arrowverso a ter um episódio nomeado em sua forma civil ("Quem é Harrison Wells?"). Outros personagens são Sara Lance ("Sara") e Felicity Smoak ("A Origem Secreta de Felicity Smoak").
  • Assim como Eddie Thawne, o destino de Harrison foi desconhecido na linha do tempo do Ponto de Ignição, mas pode-se presumir que ele, assim como Tess Morgan, estavam vivos já que Eobard foi prevenido de cometer seu assassinato.
  • Harrison foi o primeiro indivíduo cuja identidade foi roubada por Eobard Thawne. Ele também já roubou a identidade de outras pessoas, elas sendo Martin Stein[16] e John Swigert.[17]

Por de trás das cenas

  • Harrison Wells usa diversos elementos de personagens da DC Comics.
    • Um personagem conhecido apenas como "Dr. Wells", que apareceu brevemente em uma história em quadrinho da série The Flash (de 1990), intitulado de "The Quick and the Dead" (Janeiro de 1991).
    • Antes disso, um vilão também conhecido como Dr. Wells, que se assemelha ao personagem, apareceu na animação Super Amigos (1973-1985), especificamente no episódio "Elevador Para o Nada".
    • A caracterização geral de Harrison lembra Garrison Slate, o criador do Laboratórios S.T.A.R.. Ambos queriam uma rede de laboratórios livre do governo.

Referências