Arrowverso Wiki
Advertisement
Para a vigilante da Terra-203 que também operou sob o pseudônimo de "Caçadora", veja Helena Kyle.

"Quando você ama alguém, tanto quanto eu amava ele de todo coração, não dá pra desligar esse sentimento quando esse alguém é tirado de você. Você ainda sente bastante as coisas, e se... e se não pode ter o amor que sente, então se torna ódio."
—Helena Bertinelli para Oliver Queen[fonte]

Helena Bertinelli, apelidada de Caçadora por Quentin Lance,[1] é uma antiga vigilante psicótica. Ela é a filha do falecido Frank Bertinelli, a noiva do falecido Michael Staton e a ex-namorada que virou inimiga de Oliver Queen. Depois que seu noivo foi morto por seu pai, Helena embarcou em uma jornada para destruir o império criminoso dele como vingança.

Depois que Oliver prometeu ajudá-la em sua vingança, Helena percebeu que ele havia mentido e não estava no seu lado. Quando sua tentativa de matar Frank falhou, Helena foi embora de Starling City. Eventualmente, ela retornou após descobrir que seu pai havia feito um acordo com o FBI para testemunhar contra a família da Costa Leste em troca de proteção. No entanto, ela foi impedida por Oliver mais uma vez.

Um ano depois, Helena retornou depois que seu pai foi finalmente preso. Durante uma troca de reféns entre seu pai e Laurel Lance, Helena e a Equipe Arqueiro foram atacados pelo DPSC. Durante o fogo cruzado, seu pai acabou morrendo e Helena foi presa pelas autoridades. Em algum momento, Helena escapou da prisão e se escondeu. Ela foi caçada pelo vigilante Chimera, quem roubou sua máscara após o duelo. Quando Oliver tentou contatá-la, Helena não respondeu, deixando seu destino desconhecido.

Vivendo agora na Terra-Prime, Helena adotou uma garota chamada Bianca. Entretanto, Helena desapareceu em algum momento antes de 2040.

Biografia[]

Pré-Crise[]

Vida pregressa[]

Helena é a filha de Frank Bertinelli e uma mulher sem nome. Quando criança, seu pai costumava levá-la para esquiar e a ajudava nos deveres de matemática.[2] Em algum momento durante sua vida adulta, Helena conheceu Michael Staton. Os dois se apaixonaram e, eventualmente, noivaram.

Estando ciente do império criminoso de seu pai, Helena começou a juntar provas para entregá-lo ao FBI. Entretanto, Frank acreditou que era Michael quem estava o investigando e o matou.[3] Após esse ocorrido, Helena fugiu para Sicília, na Itália, onde descobriu a existência da La Morte Sussurrata, uma organização de assassinos. Ela começou a transar com os membros da organização para ganhar sua confiança, e eventualmente foi treinada e começou a matar por eles. Ela decidiu usar suas habilidades para se vingar de seu pai e derrubar sua família criminosa.[4]

Vingança contra seu pai[]

Helena e Oliver jantando em um restaurante

Helena e Oliver jantando em um restaurante.

Helena caçou e matou Paul Copani, um membro da organização criminosa de seu pai. Naquela noite, Frank pediu para que Helena fosse a um jantar com Oliver Queen, pois teria que comparecer a outra reunião. Os dois se encontraram no restaurante Russo's, e com o passar do tempo começaram a aproveitar o jantar. Após o fim do jantar, Helena foi atrás de Nick Salvati, que havia ido ao restaurante para coletar algum dinheiro. Ela e o Capuz enfrentaram alguns homens antes do vigilante desmascará-la.

Horas depois, Helena visitou o túmulo de Michael quando Oliver apareceu. Os dois conversaram brevemente antes deles serem sequestrados por alguns homens. Helena disse para Nick que seu pai iria matá-lo quando descobrisse aquilo. Ele ignorou as provocações, e revelou que havia descoberto sua identidade depois de encontrar sua cruz no Russo's. Nick confessou que foi ele quem matou Michael, para a surpresa de Helena. Os dois se libertaram e mataram Nick e seus homens. Helena então percebeu que Oliver era o Capuz. Após isso, os dois dormiram juntos.[3]

Oliver treinando Helena

Oliver treinando Helena.

Depois de dormir com Oliver, ela saiu durante a noite e tentou atirar em Zhishan para desencadear um conflito entre a Tríade e seu pai. Oliver interveio e a colocou em segurança enquanto Chien Na Wei e os guarda-costas respondiam ao fogo. Oliver se ofereceu para ajudar a derrubar seu pai, mas ela recusou e disse que não precisava da ajuda dele. Mais tarde, Oliver a visitou em sua casa e mostrou-lhe o túmulo de Sara Lance e explicou como ele havia machucado as pessoas com suas ações. Ela se reconheceu na história dele e decidiu deixá-lo ajudá-la em sua cruzada. Oliver tentou ensiná-la que havia outra maneira de derrubar seu pai sem matar pessoas inocentes. Ele a treinou com arco e flecha, o que ela inicialmente considerou impraticável. Ele ensinou a ela que o tiro com arco envolve paciência e disciplina, embora finalmente tenha decidido que uma besta era mais adequada para ela. Ele também criou uma fantasia e uma máscara para esconder sua identidade.

Os dois derrubaram um armazém de drogas do pai dela, sem matar ninguém. Helena viu o pai irritado com a “perda” de seu armazém. Helena e Oliver saíram para um restaurante, mas encontraram Laurel Lance e Tommy Merlyn. Os três eventualmente trouxeram à tona algumas lembranças, nas quais Helena percebeu que Oliver e Laurel estavam juntos. Tommy e Laurel tiveram uma pequena discussão e, eventualmente, as coisas ficaram estranhas e o grupo se dispersou. Helena disse que ele ainda sentia algo por Laurel, então ela foi embora com raiva. Percebendo que Oliver não estava realmente do lado dela, ela continuou com seu plano original. Ela matou Zhishan e alguns outros membros de alto escalão e disse a um sobrevivente que Bertinelli enviou lembranças.

Oliver e Helena discutindo

Helena discutindo com Oliver.

Ela assistiu à distância quando Chien Na Wei e um esquadrão atacaram a mansão. Seu pai conseguiu escapar, mas ela atirou uma flecha na perna dele. Ele ficou chocado ao perceber que ela queria matá-lo. Ela se preparou para atirar nele, mas Oliver a desarmou. Ela o atacou com raiva e os dois travaram um combate corporal. Ela conseguiu derrubá-lo e tentou dominá-lo. Ela não sabia que seu pai pegou sua besta. Oliver tentou protegê-la, entretanto, a flecha a atingiu no peito e a derrubou. Mais tarde, ela acordou no bunker e ficou com raiva porque Oliver salvou seu pai dela. Ele tentou dizer a ela que tentou salvá-la de si mesma e que matar o próprio pai a destruiria. Ele disse que o pai dela estava sob custódia e logo estaria na prisão. Ela, indignada, respondeu que continuaria atrás do pai e foi embora.[5]

Após sair de Starling City, Helena passou por diversos lugares; como Barcelona e Mônaco.[1]

Retorno[]

Depois que seu pai desapareceu após concordar em testemunhar, Helena localizou o advogado dele em uma boate de strip. Seduzindo-o e levando-o para outra sala, Helena exigiu saber onde seu pai estava, e o ameaçou com sua besta. O homem garantiu de que não sabia onde Frank estava e pediu para que acreditasse nele. Helena alegou que acreditava, mas mesmo assim disparou duas vezes contra o peito dele, matando-o. Ela então fugiu em uma motocicleta.

Helena ameaçando Oliver

Helena ameaçando Oliver.

No dia seguinte, Helena visitou a Mansão Queen, onde conversou com Thea. Oliver apareceu e, vendo sua presença, pediu para que Thea saísse. Helena revelou que seu pai havia concordado em testemunhar contra a família da Costa Leste e iria desaparecer após 48 horas. Ela pediu pela ajuda de Oliver, mas ele recusou, relembrando-a de que ela buscava vingança e não justiça. Os dois foram interrompidos por Moira Queen. Antes de ir embora, Helena disse que teria que ser mais persuasiva para que ele a ajudasse, e em seguida partiu.

Naquela noite, Helena compareceu a uma festa no Verdant. Ela encontrou Tommy e o sequestrou, levando-o ao bunker de Oliver. Ela o pressionou contra a mesa, e quando Oliver apareceu, ameaçou feri-lo se ele não concordasse em ajudá-la. Sentindo-se pressionado, Oliver aceitou ajudá-la. No dia seguinte, Helena voltou ao bunker. Oliver a informou que havia duas vans, e uma delas era uma armadilha. Helena e Oliver atacaram uma dessas vans, mas ela acabou sendo presa por Quentin e McKenna Hall. Na sala de interrogatório, Helena provocou McKenna sobre seu relacionamento com Oliver. Ela então foi resgatada pelo Capuz.

Caçadora segurando uma flecha do Capuz

Caçadora segurando uma flecha do Capuz.

Após ser solta, Helena invadiu o prédio da Corporação Queen e obrigou Felicity Smoak a invadir o sistema do FBI e encontrar a localização de seu pai. Logo em seguida, Ela invadiu a casa e matou diversos marechais do exército dos EUA. Seu pai escapou e Helena o perseguiu, mas antes que pudesse atacá-lo, o Capuz interviu. Os dois conversarem brevemente antes de Oliver tentar atirar nela com uma flecha, mas Helena conseguiu pegar o disparo. Furiosa por ele tentar matá-la, Helena o atacou e o desarmou. Os dois foram interrompidos por McKenna Hall, que tentou prender ambos. Helena atirou na detetive e, em seguida, fugiu.[1]

Enfrentando a Canário[]

"Isso é estúpido, mas... eu fico pensando... agora que ele tá morto, meu pai e o Michael estão juntos. E eu ainda tô aqui. Sozinha."
"Não está sozinha.
"
—Helena Bertinelli e Oliver Queen[fonte]
Caçadora ouvindo Oliver

Caçadora ouvindo Oliver.

Ao descobrir que seu pai havia sido preso, Helena decidiu retornar à Starling para se vingar. Sabendo que a Equipe Arqueiro não iria deixá-la em paz, ela orquestrou um plano de distração para entrar na cidade sem ser encontrada. Ela também contratou alguns homens para ajudá-la. No dia seguinte, ela invadiu o tribunal onde Frank estava preso e aguardando por julgamento. Ela o rendeu, mas antes que pudesse matá-lo, uma equipe da SWAT a cercou. A Caçadora deu a ordem para seus homens atacar e Helena e seus capangas revidaram, permitindo que seu pai escapasse. Apesar disso, ela conseguiu fazer algumas pessoas, incluindo Laurel, de reféns.

À noite, a polícia entrou em contato com a Caçadora para tentar uma negociação, o que não funcionou. Enquanto se preparava para matar um homem, a Canário usou seu dispositivo sônico para atordoá-la. Ela então começou começou a atacar a Caçadora, que se defendeu de seus golpes. Percebendo que aquela era a nova namorada de Oliver, Helena comentou sobre como ele adorava fantasiar todas as pessoas com quem tinha um relacionamento. Elas continuaram lutando até que Helena conseguiu empurrá-la pela janela, que conseguiu se salvar amortecendo sua queda com uma cortina. Vendo a Canário no chão, Helena tentou matá-la usando sua besta, mas foi impedida por uma flecha disparada por Oliver. Algum tempo depois, Oliver entrou em contato novamente. Ela então exigiu que entregasse seu pai em troca de Laurel.

Canário enforcando Helena

Helena sendo enforcada pela Canário.

Enquanto aguardava uma resposta de Oliver, Laurel relembrou Helena do jantar que tiveram com Tommy e Oliver. Ela perguntou sarcasticamente se aquilo as tornava amigas, algo que Laurel negou. Laurel tentou usar a morte de Tommy e sua transformação em alcoólatra para tentar persuadi-la a desistir, o que não funcionou. Oliver então ligou. Helena se disfarçou como policial e saiu do tribunal com Laurel. Ela se encontrou com a Equipe Arqueiro, mas foram cercados pela polícia. Helena tentou escapar, mas foi confrontada pela Canário. As duas lutaram novamente e Helena perdeu. A Canário estava disposta a matá-la, mas foi impedida por Laurel. Ao ver que seu pai havia morrido, Helena lamentou o ocorrido, dizendo para si mesma que era ela quem deveria ter o matado.

Oliver conversando com Helena no DPSC

Helena conversando com Oliver no DPSC.

Após ser presa pelo DPSC, Helena recebeu uma visita de Oliver na delegacia. Surpresa, ela perguntou como havia entrado lá. Ele respondeu que havia pedido um favor. Em lágrimas, Helena reconheceu que Oliver estava certo sobre seus avisos. Ele também admitiu que não conseguiria ter a impedido de se tornar uma assassina. Helena comentou que estava sozinha agora que seu pai e noivo estavam mortos, mas Oliver segurou sua mão e garantiu que ela não estava sozinha. Um policial apareceu e a levou embora.[2]

Caçada pelo Chimera[]

Em algum momento, Helena escapou da prisão e se escondeu.[6]

Em 2019, ela foi encontrada pelo Chimera, um caçador de vigilantes. Os dois se enfrentaram e Helena perdeu. Ela então teve sua máscara roubada por seu adversário. Quando Oliver e Diggle tentaram entrar em contato com ela, Helena não os respondeu.[7]

Crise nas Terras Infinitas[]

Durante a Crise nas Terras Infinitas, Helena, assim como todos os seres do multiverso (com exceção dos sete Paragons), foi morta quando uma onda de antimatéria destruiu a Terra-1 em 10 de dezembro de 2019.[8] Graças aos esforços dos Paragons e do Espectro, ela foi ressuscitada em um novo universo um mês depois.[9]

Pós-Crise[]

Em algum momento, Helena adotou uma jovem garota chamada Bianca. No entanto, em algum momento antes de 2040, Helena desapareceu.[10]

Personalidade[]

Habilidades[]

  • Pico da condição física humana: Helena está em uma excelente forma física. Ela possui uma certa quantidade de força a ponto de permitir que ela quebrasse o pescoço do braço direito de seu pai, Nick Salvati, com as próprias mãos e quebrasse um bloco de concreto com um único chute. Ela também tem reflexos impressionantes, permitindo-lhe pegar uma flecha que Oliver Queen atirou nela, movimento que ela afirmou ter praticado muito.
  • Especialista em combate corpo-a-corpo/Artista marcial: Helena é uma formidável combatente corporal e artista marcial capaz de derrotar facilmente vários oponentes, sejam bandidos ou policiais treinados. Ela até provou ser um combatente imprevisível para adversários mais habilidosos, como Oliver e Sara Lance. Helena foi capaz de lutar com Oliver e desarmá-lo em todas as suas lutas, mas acabou sendo derrotada em ambos os encontros, e derrotou Sara enquanto ela estava armada com seu bastão.
  • Atiradora especialista: Helena é proficiente com vários tipos de armas de fogo, mas suas habilidades são consideradas rudimentares no início, quando ela atirou e matou Paul Copani e Zhishan. Embora ainda disposta a usar armas e não sendo treinada o suficiente para usar arco recurvo, ela começou a mostrar favoritismo às bestas de mão. Helena mais tarde demonstrou o uso altamente proficiente de um que ela poderia atirar e matar Gus Sabatoni com duas flechas precisas, bem como paralisar temporariamente McKenna Hall e eliminar uma equipe de marechais dos EUA armados com uma única besta.
  • Intelecto de alto nível/Especialista tático/Manipuladora: Helena está comprovadamente disposta a fazer todo o possível para atingir seus objetivos, disposta a usar sexo, ameaças e até violência física para conseguir o que deseja e forçar outros a ajudá-la. Helena também é intuitiva, pois foi capaz de antecipar repetidamente os planos de seus inimigos e enganá-los com desorientação.

Equipamento[]

Pré-Crise[]

  • Traje de Caçadora: Helena usou um traje protetor roxo enquanto operava como a Caçadora para esconder sua identidade. Depois de ter sido presa, Helena parou de usar o traje.
  • Besta: Helena usava uma besta durante suas atividades como a Caçadora. Ela já usou duas bestas ao longo de sua carreira criminosa, ambas a quais perdeu acesso após ser presa.

Aparições[]

Arqueiro[]

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

4ª Temporada

6ª Temporada

7ª Temporada

8ª Temporada

Flash[]

1ª Temporada[]

Quadrinhos[]

Arrow[]

  • "Falling"
  • "Huntress Year One"

Arrow: Season 2.5[]

  • "Assurances"
  • "Choice"
  • "Flames"

Galeria[]

Artes conceituais[]

Curiosidades[]

  • Quando criança, Helena odiava matemática.[2]

Por de trás das câmeras[]

  • Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, Helena Bertinelli foi a terceira Caçadora. Ela foi criada após a Crise nas Infinitas Terras para substituir Helena Wayne, a filha do Batman e da Mulher-Gato da Era de Ouro (Terra-Dois). Diferente de sua adaptação do Arrowverso, Helena era uma heroína e não uma vilã. Sua primeira aparição ocorreu em Caçadora #1 (1989).
    • A roupa de stripper que Helena usa em "O Retorno da Caçadora" é uma homenagem ao traje original que a personagem usou nos quadrinhos.
  • Originalmente, Jessica De Gouw iria aparecer em "O Fim", o último episódio de Arqueiro, como Helena Bertinelli, mas não pôde comparecer devido a sua agenda.

Referências[]

Advertisement