FANDOM

Iris West-Allen
Iris West
Informação
Ocupações Co-líder da Equipe Flash (em segredo)
Blogueira
Jornalista no Central City Picture News (anteriorente)
Estudante de psicologia (graduada)
Garçonete no CC Jitters (anteriormente)
Vigilante (em segredo)
Fundadora do The Central City Citizen
Estado atual Viva
Família Esther West (bisavó paterna)
Ben West (avô paterno)
Sem nome (avô materno)
Joe West (pai)
Francine West (mãe; falecida)
Wally West (irmão)
Eddie Thawne (noivo; falecido)
Barry Allen (marido)
Henry Allen (sogro, falecido)
Nora Allen (sogra, falecida)
Universo de origem Terra-1
Intérprete Candice Patton
Tom Cavanagh (como Harrison "H.R." Wells)
Amina Elkatib (jovem, temporadas 1-2)
Sasha Rojen (jovem, temporada 3-presente)
Alter ego Flash (brevemente)
Olho no Céu (brevemente)
Fonte
Para outros personagens conhecidos como "Flash", veja Flash (desambiguação).

Iris Ann West-Allen[1] (nascida como West; 24 de Junho de 1989[2] - 10 de Dezembro de 2019[3]) foi a co-líder da Equipe Flash[4][5], uma antiga integrante do Central City Picture News, garçonete no CC Jitters, uma estudante graduada de psicologia e a chefe/editora do The Central City Citizen. Iris também é a filha de Joe e da falecida Francine West, a irmã mais velha de Wally West, a meia-irmã mais velha de Jenna West, a ex-esposa do falecido Eddie Thawne, a esposa de Barry Allen e a mãe de Nora West-Allen, do futuro.

Na linha do tempo do Ponto de Ignição, Iris e Joe discutiram por conta de Iris não saber que Francine estava viva. Ela também sabia que Wally era o Flash, e juntos formaram uma dupla que lutava contra o crime. Após o Ponto de Ignição ser apagado da existência, quando Barry permitiu que Eobard Thawne matasse Nora Allen em uma tentativa de restaurar a linha temporal original, Iris se afastou de Joe, e se reconciliaram após saberem sobre a ação de Barry. A vida de Iris foi ameaçada por um vilão chamado Savitar, mas ela foi capaz de sobreviver graças ao sacrifício de H.R. Wells. Na batalha final, ela matou Savitar e apagou-o da existência.

Após Barry desaparecer na Força de Aceleração, ela assumiu a Equipe Flash e coordenou as atividades heroicas do Vibro e Kid Flash. Após Barry retornar, ela continuou como líder da equipe até decidir se aposentar e tornar-se novamente uma repórter, apelidando-se como o "Olho no Céu". Durante um encontro com o meta-humano Mathew Kim, Iris, temporariamente, tomou os poderes de velocidade de seu marido e assumiu as atividades dele como o Flash, eventualmente ela foi capaz de rastrear Kim e o fez devolver as habilidades para Barry.

Quando a Crise de 2019 começou em 10 de Dezembro de 2019, Iris, Lois Lane e Clark Kent viajaram pelo multiverso à procura do Paragon da Verdade, enquanto também impediam Lex Luthor, que utilizava o Livro do Destino, de assassinar todos os Supermans dos universos alternativos. Eles foram capaz de encontrá-lo na Terra-96, mas tiveram de enfrentá-lo para fazer com que o mesmo retornasse ao normal.[6] Ela, Ralph Dibny e Ray Palmer foram até Ivy Town encontrar o Paragon da Humanidade, Ryan Choi. Após se despedir de seu marido, que faria seu sacrifício, ela foi capaz de convencer Ryan em ajudar os heróis em impedir a Crise. À bordo da Waverider, Iris e outros heróis - como Superman, Raio Negro, Homem-Elástico e John Diggle - se opuseram contra o Anti-Monitor, sem ter para onde fugir, todos foram apagados da existência pela antimatéria.[7]

Biografia

Vida anteriormente

Descobrindo o segredo de Barry

A volta de Francine e conhecendo Wally

Linha do tempo do Ponto de Ignição

Nessa linha do tempo, Iris não reconhece Barry. Isso prova que os dois não tiveram muito contato na infância no Ponto de Ignição. Também é mostrado que Iris parece ter uma relação complicada com seu pai, Joe West. Ela também sabe que Wally é o Flash e o ajuda em suas missões contra O Rival.

Pós-Ponto de Ignição

Lutando contra Savitar

Retorno de Barry Allen

Casamento e Crise na Terra-X

Barry convida a maioria de seus amigos para seu casamento. Momento antes de se casarem, a igreja é atacada por Nazistas. Barry e Iris decidiram então por seu casamento em espera.

Após os Nazistas da Terra-X serem derrotados, eles poderiam finalmente se casar. Barry trouxe Diggle para oficializar o casamento, mas antes de Diggle declara-los marido e mulher, Felicity o interrompe e pede para que o mesmo também case ela e Oliver. Quando Oliver e Felicity perceberam que não poderiam fazer votos melhores que Barry e Iris, Diggle oficializa ambos os casais.

Pós casamento

Eles aproveitaram sua lua de mel. Enquanto conversavam sobre os presentes do casamento, ambos concordaram e recusaram o presente de Oliver e Felicity, já que os dois roubaram seus momentos sem consultá-los. Clifford DeVoe, o Pensador, sequestra Barry Allen em sua frente, enquanto Caitlin é sequestrada por Amunet ao mesmo tempo. O Time Flash reprograma o satélite dos Laboratórios S.T.A.R. para localizar ambos, mas o sistema começou a aquecer. Por causa disso, Iris teve que decidir qual dos dois localizar primeiro ao invés de procurá-los ao mesmo tempo. Isso provou ser uma dificuldade á Iris, ela estava sendo forçada entre salvar seu marido ou salvar uma de suas amigas, mas como Caitlin estava em uma situação mais vulnerável que Barry, Iris escolheu salvá-la primeiro.

Possível futuro

Algum tempo antes de 2024, Iris é contratada em uma empresa de jornal conhecida como Central City Citizen. Em 2024, seu marido, ajudado pelo Arqueiro Verde, Átomo e Mulher-Gavião, entram em batalha contra o Flash-Reverso. A batalha acaba com ambos os velocistas desaparecendo em uma explosão de luz, Iris escreveu um artigo chamado de "Flash Desaparece em Crise", que é publicado na frente do jornal em 25 de Abril de 2024.

Personalidade

Poderes e habilidades

Antigos poderes

  • Conexão com a Força de Aceleração/Fisiologia meta-humana: Depois que Matthew Kim involuntariamente roubou os poderes de Barry Allen, ele os transferiu para Iris. Por causa disso, Iris obteve toda a essência de velocista de Barry. Apesar de tê-los por apenas um curto período, Iris rapidamente acostumou-se ao uso deles, efetivamente trabalhando como uma vigilante, em certas capacidades mostrando ainda mais ingenuidade do que Barry. Mais tarde, uma vez que Matthew transferiu os poderes de Barry de volta para ele, Iris voltou ao normal.
    • Fator de cura acelerada: Os poderes transferidos de Iris a deixam curar em uma fração do tempo que uma pessoa normal faria. Depois de quebrar a perna e sofrer fortes inalações de fumaça, ela fez uma recuperação completa horas depois.
    • Eletrocinese: A energia centralizada da Força de Aceleração da Iris gera unicamente a eletricidade roxa.
    • Agilidade sobre-humana: Iris é capaz de manobrar através de áreas fechadas com grande coordenação e destreza. Isso permitiu que ela atravessasse repetidamente a escada de um prédio alto para salvar 14 pessoas de um incêndio, um após o outro.
    • Velocidade sobre-humana: Iris pode se mover em velocidades tão vastas que até mesmo Barry ficou impressionado com a rapidez com que ela conseguia se mover, apesar de ser nova em seus poderes. Com sua velocidade, ela pode facilmente atravessar Central City ou mudar de roupa em um instante. Sua velocidade também permitiu que ela corresse em um oceano.
    • Fôlego sobre-humana: Iris é capaz de correr de várias distâncias e mostrar nenhum sinal de cansaço.

Habilidades

Aparições

Arqueiro

2ª Temporada

6ª Temporada

Flash

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

Season 4

Stretched Scene

Supergirl

3ª Temporada

DC's Legends of Tomorrow

3ª Temporada

Quadrinhos

The Flash: Season Zero

Livros

Galeria

Imagens promocionais

The Flash

Quarta Temporada

Curiosidades

  • Nos quadrinhos, Iris West é a noiva e, mais tarde esposa de Barry Allen, o segundo flash.
  • Nos quadrinho,s Iris é caucasiana

Referências

  1. "Rua Infantino"
  2. "O Flash que Era e o Futuro"
  3. "Crisis on Infinite Earths: Part Three"
  4. "Corre, Iris, Corre"
  5. "Cause and XS"
  6. "Crisis on Infinite Earths: Part Two"