Arrowverso Wiki
Advertisement

Dr. Jonathan Crane, também conhecido como o Espantalho, é um criminoso notório de Gotham City especializado em produtos químicos e manipulação do medo, o que levou-o a criar a Toxina do medo. Originalmente, Jonathan foi um doutor respeitado e um colega do falecido August Cartwright.[1] Ele atualmente é um prisioneiro no Asilo Arkham.[2]

Biografia[]

Pré-Crise[]

Inimigo de Gotham City[]

Jonathan Crane foi o colega de August Cartwright. Em algum momento, ele criou a Toxina do medo e se tornou o criminoso conhecido como Espantalho.[1]

Em uma ocasião, Crane tentou hackear os computadores dos trens de Gotham City. Esse incidente fez com que os trens de Gotham fossem modificados para agir em um "sistema analógico independente".[3]

Detento do Asilo Arkham[]

Eventualmente, Crane foi capturado e enviado ao Asilo Arkham, onde foi designado como o paciente #856220. Os pertences de Crane, incluindo amostras de sua toxina do medo, foram guardados na sala de evidências do prédio.

Quando o Flash tentou atingir Nora Fries com um disparo de seu raio, ele acabou atingindo a caixa de pertences de Crane, o que fez com que a caixa de toxina de medo caísse no chão e fizesse com que o Flash e o Arqueiro Verde alucinassem com seus maiores medos. Eles foram tirados desse transe pela Batwoman.[2]

Crise nas Terras Infinitas[]

Durante a Crise nas Terras Infinitas, Jonathan, assim como todos os seres do multiverso (com exceção dos sete Paragons), foi morto quando uma onda de antimatéria atingiu a Terra-1 em 10 de dezembro de 2019.[4] Contudo, graças aos esforços dos Paragons e do Espectro, Jonathan foi restaurado de volta à vida um mês depois em um novo universo.[5]

Pós-Crise[]

Os eventos na vida de Jonathan Crane permaneceram os mesmos.[3][1]

Habilidades[]

  • Intelecto de nível genial/Estrategista/Liderança: Crane é um indivíduo extremamente inteligente, devido à sua formação como médico[1] e sua fama como um dos maiores criminosos de Gotham City, capaz de criar planos diretos e implacáveis para aterrorizar a cidade.[3][1]
    • Químico: Crane é muito proficiente em química e bioquímica, como evidenciado por ele ser capaz de desenvolver a toxina do medo por conta própria.[1][2]
    • Especialista em computadores/Hacker: Uma vez, Crane invadiu os computadores internos dos trens de Gotham City.[3]

Equipamento[]

Equipamento anterior[]

  • Toxina do medo: A marca registrada de Jonathan Crane é um poderoso alucinógeno que faz as vítimas verem seus piores medos e pode deixar qualquer um de joelhos.

Aparições[]

Arqueiro[]

7ª Temporada[]

Batwoman[]

1ª Temporada[]

2ª Temporada[]

Curiosidades[]

  • O nome de Jonathan Cartwright pode ser uma homenagem ao Dr. Crane, já que o pai do garoto foi um colega de Crane.[1]

Por de trás das câmeras[]

  • Na continuidade principal dos quadrinhos da DC Comics, Jonathan Crane é um criminoso de Gotham City que se orgulha de espalhar o medo usando sua toxina do medo especialmente projetada, e é um adversário do Batman chamado "Espantalho".
  • Em um antigo vazamento a respeito da segunda temporada de Batwoman, era dito que Jonathan Crane iria ser um dos vilões da temporada e o responsável pela morte da mãe de Ryan Wilder/Batwoman.[6] Isso não chegou a acontecer.

Referências[]

Advertisement