Arrowverso Wiki
Advertisement

Joseph "Joey" Monteleone, apelidado de Poço de Piche por Cisco Ramon, é um meta-humano com poder de gerar piche a partir de seu corpo. Ele foi um dos metas criados na noite da explosão do acelerador de partículas dos Laboratórios S.T.A.R., mas ficou dois anos preso no chão. Quando se libertou, tentou se vingar das pessoas que o prenderam no asfalto, mas foi derrotado pelo Flash.

Biografia[]

Pré-Crise[]

Vida pregressa[]

Na adolescência, Joseph Monteleone cometeu um crime que o fez ser preso em um centro de detenção juvenil, onde conheceu Daniel Burge. Eventualmente, ele foi solto.[1]

Se tornando meta-humano[]

Quando adulto, Joseph foi preso ao menos uma vez.

Em dezembro de 2013, Joey foi sequestrado por Clay Stanley e Burge. Eles o amordaçaram e seguraram-o em cima de um poço de piche enquanto exigiam que entregasse a senha da conta bancária onde um dinheiro estava sendo guardado. Joey fez o que foi pedido e revelou a conta, juntamente com a senha. Apesar disso, os dois criminosos o soltaram, fazendo-o cair no piche. Nesse momento, o acelerador de partículas dos Laboratórios S.T.A.R. explodiu, atingindo Joseph com uma dose de matéria escura.[1]

Buscando vingança[]

Joey enfrentando o Flash

Joseph enfrentando o Flash.

Dois anos depois, uma equipe de construção fez um buraco no poço de piche onde Joseph havia ficado preso, permitindo que ele escapasse. Eventualmente, ele reencontrou Burge. Ao confrontá-lo, ele explicou a dor que havia sentido nos últimos dois anos quando ficou preso no chão. Ele então cobriu Daniel com piche, matando-o. Mais tarde, Joseph encontrou Stanley. Quando estava prestes a atacá-lo, o Flash interviu e salvou o homem. O velocista provocou Joey para fazê-lo acertar um hidrante. Assim que a água o acertou, Joseph fugiu.

Naquela noite, Joseph foi atrás de Clark Bronwen, que dirigiu o carro de fuga de Burge e Stanley, em uma corrida. Ele se disfarçou como o asfalto da rua, fazendo com que diversos carros colidissem com o de Bronwen. No entanto, o Flash apareceu e resgatou Clark, frustrando a tentativa de assassinato de Joseph.

Poço de Piche congelado

Poço de Piche congelado.

Algumas horas depois, Joey foi atrás de Stanley no DPCC. Assim que Joe West levou-o para fora do departamento, Joey usou seus poderes para se transformar em um monstro de piche. Antes que pudesse atacá-los, porém, o Flash apareceu e arremessou duas granadas de nitro. A forma monstruosa de Joseph foi congelada e despedaçada. Assim que se levantou dos escombros, o detetive West nocauteou Joey com um golpe.

Após isso, presume-se que Joseph foi preso em Iron Heights.[1]

Crise nas Terras Infinitas[]

Joseph, assim como todos os seres do multiverso (com exceção dos sete Paragons), foi morto quando uma onda de antimatéria destruiu a Terra-1 durante a Crise nas Terras Infinitas em 10 de dezembro de 2019.[2] Não se sabe se ele foi ressuscitado na Terra-Prime após o fim da Crise.

Legado[]

Poço de Piche no pesadelo de Barry

Poço de Piche no pesadelo de Barry.

Embora seja atualmente desconhecido o estado de Joseph após a Crise, presume-se que ele tenha sido ressuscitado na Terra-Prime. Em 2023, Barry teve um pesadelo com o Poço de Piche, onde ele e a Equipe Flash o enfrentaram. No entanto, o Poço de Piche conseguiu matar todos os membros da equipe de Barry.[3]

Poderes e habilidades[]

Poderes[]

  • Fisiologia meta-humana: Após ser exposto a matéria escura liberada da explosão do acelerador de partículas, o DNA de Joseph foi alterado, sobrecarregando suas células para acomodar seu corpo e permiti-lo usar seus novos poderes.
    • Geração/manipulação de piche: Por ter entrado em contato com o piche no momento em que foi atingido pela matéria escura, Joseph ganhou a habilidade de produzir piche a partir de seu corpo. Ele também era capaz de criar uma massa de piche ao redor de seu corpo, servindo como um tipo de armadura, que fazia sua aparência assumir a forma de um monstro.
      • Pirocinese: Joseph era capaz de gerar fogo a partir do piche de seu corpo.
    • Cura acelerada: Joseph disse que o piche havia queimado e derretido sua pele. Mas após se tornar um meta-humano, ele pôde se curar de seus ferimentos.

Fraquezas[]

  • Água: Quando o corpo de Joseph é exposto a uma grande quantidade de água, a viscosidade e temperatura gerada pelo piche que ele produz irá ser reduzida e fazê-lo endurecer.

Aparições[]

Flash[]

2ª Temporada[]

3ª Temporada[]

9ª Temporada[]

Por de trás das câmeras[]

  • Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, Joey Monteleone foi um criminoso de Keystone City. Após ganhar poderes, ele se tornou o vilão conhecido como Poço de Piche e um inimigo do Flash. Sua primeira aparição ocorreu em Flash #174 (2001).

Referências[]

Advertisement