FANDOM

Kuasa
Civil - Vixen

Kuasa

Informação
Ocupações Co-Guardiã da Vila Zambeze (linha do tempo atual)
Criminosa (anteriormente; linha de tempo original)
Seguidora de Mallus (anteriormente; linha de tempo original)
Estado atual Viva
Família Sem nome (ancestral)
Sem nome (tataravó)
Sem nome (bisavó)
Amaya Jiwe (avó)
Sem nome (pai)
Esi Jiwe (mãe)
Mari (irmã)
Intérprete Anika Noni Rose (voz; Vixen)
Tracy Ifeachor (DC's Legends of Tomorrow)
Nakai Takawira (jovem; DC's Legends of Tomorrow)
Alter ego Vixen
Fonte

Kuasa (nascida em 1988) é a irmã de Mari que procurou o Totem Anansi e depois o Totem de Água. Ela morreu em um duelo com Benatu Eshu, detentor do Totem de Fogo, mas ressuscitou por uma seguidora de Mallus, agora empunhando poderes de água por conta própria. Ela foi apelidada de Bruxa da Água pela Agência do Tempo, Ray Palmer, Nate Heywood e Zari Tomaz. Ela foi morta pela segunda vez por Nora Darhk, que tirou o Totem de Água dela no processo.

No entanto, como resultado das alterações das Lendas em Zambeze de 1992, que salvaram a vila a fim de libertar Mallus, ela cresceu e tornou-se defensora de sua aldeia ao lado de Mari. As duas irmãs compartilham alegremente o manto de Vixen, bem como o Totem Anansi.

Biografia

Linha do tempo original

Início da vida

Young Kuasa

A jovem Kuasa nomeada guardiã do Totem Anani.

Kuasa nasceu em 1988 na vila Zambeze, localizada na província de M'Changa de Zambeze, quando tinha quatro anos, foi nomeada a guardiã do Totem de Anansi. Ela viu sua avó como sua modelo, no entanto, depois que um líder da guerra local, Benatu Eshu, atacou a aldeia em busca dos totens do poder, sua mãe fugiu com sua irmã e o totem, deixando Kuasa amarga e obcecada por recuperá-lo.

Sentindo a pressão para proteger Zambeze como um dever de homenagear os mortos, ao crescer, Kuasa tornou-se uma aliança criminal formadora de pessoas perigosas e obtendo poder, homens e recursos para encontrar sua irmã e o totem.

Perseguindo o Totem Anansi

Kuasa and two men approach Mari McCabe

Kuasa e seus homens se aproximam de Mari McCabe.

Depois que o totem acordou e formou um vínculo com sua irmã, agora chamada Mari McCabe, que foi visitar o Dr. Macalester, Kuasa foi informada pelo professor. Kuasa disse a Macalester que, se conseguisse recuperar Mari com o totem, sua próxima expedição seria totalmente financiada.

Quando Mari foi visitar Macalester mais uma vez, Kuasa passou pelo escritório de Macalester com dois homens armados, ameaçando Mari entregar o totem ou ela faria um de seus homens matá-la. Depois que Mari não conseguiu remover o colar, Kuasa mandou que seus guardas a matassem, embora Mari tivesse fugido. Depois que um dos guardas de Kuasa atirou em Mari, ela levou Mari para sua aldeia natal.

Mari and Kuasa at Zambesi Village

Kuasa revela sua conexão com Mari.

Quando Mari acordou, Kuasa revelou que ela era sua irmã mais velha. Kuasa contou a Mari sobre seu passado e como ela era a verdadeira guardiã do Totem Anansi. Kuasa disse a Mari que ainda era sua obrigação proteger a aldeia, mesmo que houvesse apenas os mortos. Não tendo escolha, Kuasa teve Anansi na forma de uma aranha mordida Mari para desvincular o totem dela. Depois que Mari foi mordida, ela conseguiu fugir, mas Kuasa a alcançou e pegou o totem.

Mari defeats Kuasa

A conexão de Kuasa com o Totem Anansi é cortada.

Kuasa trouxe o totem de volta para a aldeia. Ela segurou-o como um grupo de homens a adorava. Kuasa foi então confrontada por Mari, que disse a ela que irmãos mais velhos sempre roubavam de seus irmãos mais novos e que ela era a "história de doença mental na família". Kuasa disse a Mari que o totem era por direito dela, embora fosse dito a Kuasa que sua mãe queria ter certeza de que ele ficaria longe dela. Kuasa e Mari se engajaram na batalha onde Kuasa foi atingida em um braço com uma lança lançada por Mari antes de ser mordida por Anansi. Kuasa, enfraquecendo-se com o veneno de Anansi, disse a Mari que não havia terminado antes que Mari a derrubasse com um corte superior punindo e pegasse o totem.

Roubando o Totem de Água

Mari and Macalester visits Kuasa

Kuasa, despojada de seus poderes e enfraquecida pelo veneno de Anansi, é visitada por Mari e pelo professor Macalester.

Algum tempo depois, Mari voltou para a África junto ao professor Macalester para descobrir mais sobre Eshu e como detê-lo. Kuasa, que tinha sido hospitalizada pelo veneno que Mari costumava detê-la, revelou que, para contrariar o Totem do fogo de Eshu, elas tinham que recuperar o Totem da Água. Kuasa disse-lhes que sabia do seu paradeiro e os levaria a isso com a disposição de que ela pudesse se juntar a eles na luta contra Eshu.

Kuasa is killed by Eshu

Kuasa é morta por Eshu.

Com a ajuda de Felicity Smoak, Mari e Kuasa conseguiram entrar na mansão em que o Totem estava localizado na Star City. No entanto, uma vez que o recuperaram, Kuasa tentou roubar o Totem para si mesma e tentou escapar, apenas para parar pelo O Átomo e a Canário Negro. Mari então convenceu Kuasa a se juntar a todos eles em sua luta para impedir Eshu de destruir Detroit e vingar sua aldeia de Zambesi, a que concordou. Ela lutou ao lado de Mari, Ray e Laurel, mas eles estavam claramente superados. Kuasa se recusou a fugir de Eshu, dizendo que ela não era sua mãe. Ela foi rapidamente dominada por Eshu, sendo incinerada pelo fogo de Eshu, junto com o Totem da Água.

Ressurreição e encontrar Zari Tomaz

Kuasa resurrected

Kuasa é ressuscitada.

Algum tempo depois de sua morte, Kuasa foi ressuscitada por uma mulher, que se identificou como serva de Mallus, que exigiu seus serviços.

Kuasa foi enviada para operar em Seattle em 2042, para prender uma hacktivista chamada Zari Tomaz, para adquirir o Totem do Ar, com seus poderes intactos apesar de sua morte anterior. No início, ela emboscou um veículo da A.R.G.U.S. que carregava Zari e matou dois soldados da A.R.G.U.S. apenas para descobrir que ela escapou. Ela rastreou Zari até seu esconderijo em seu armazém onde ela viu que as Lendas também estavam procurando por ela e as seguiram até que a levaram para Zari em um bar. Em uma luta que se seguiu, Kuasa derrotou Sara Lance até que um desvio permitiu que as lendas escapassem. Eventualmente, Kuasa encontrou o Átomo e Zari e rapidamente o espancaram e quase o mataram afogando-o até Zari intervir. Kuasa ofereceu a Zari uma vingança contra a A.R.G.U.S. em troca do totem que ela tinha como não podia empunhar. Quando a proposta foi recusada, Kuasa estava se preparando para matá-los até que ela fosse emboscada pelas Lendas.

Kuasa meets her time-travelling grandmother

Kuasa conhece sua avó viajante no tempo.

Amaya Jiwe se adiantou para desafiá-la e ela rapidamente tentou atacá-la com água, mas Amaya a bloqueou com seu poder. Reconhecendo o poder do Totem Anansi, Kuasa foi temporariamente deixada em choque, que Amaya teve a chance de jogá-la com a força de um elefante. Percebendo que Amaya era sua avó, ela disse a ela que ela só estaria se matando se ela matasse Amaya, insinuando seu relacionamento. Ela então teletransportou-se usando um objeto místico desconhecido. Mais tarde, ela acompanha Damien e Nora Darhk. Ela luta contra Amaya e escapa depois de dizer que ela é sua avó.

Linha do tempo atual

Por causa da intervenção das Lendas em Zambeze de 1992, Kuasa nunca foi abandonada por sua mãe, que apenas se certificou de que sua irmãzinha cheguaria a segurança com o Totem Anansi. Nem ela testemunhou sua avó e seu pai sendo assassinados. Quando ela ficou mais velha, a responsabilidade de ser a guardiã da aldeia foi dividida entre ela e Mari, devido à sua forte ligação fraternal. Ela brevemente foi para o ano de 1874 durante a era do velho oeste na América para ajudar sua avó mais jovem a derrotar Mallus, que ficou contente em vê-la como outra versão da linha do tempo de Kuasa que morreu bem na frente dela não faz muito tempo. Após a derrota, Kuasa voltou para casa com cinco dos totens. Vendo como o futuro de sua família estava intacto, isso permitiu que Amaya decidisse retornar a 1942 com memórias intactas de seu tempo como uma lenda para garantir que este futuro melhor acontecesse para todos na vila.

Personalidade

Kusa era uma garota inocente em sua juventude antes do que aconteceu com sua aldeia. Ela, como adulta, cresceu sendo um vínculo de honra implacável e, no momento de sua morte, mostrou-lhe um lado de querer proteger a existência de sua própria família.

Poderes e habilidades

Poderes

  • Totem Anansi: Todos os poderes de Kuasa vêm de seu colar, que permite que ela aproveite a força vital dos animais, em essência, aproveitando suas habilidades.
  • Totem de Água: anteriormente, Kuasa usava o totem de água em outra linha do tempo.

Habilidades

  • Mestre combatente corpo-a-corpo: Apesar de ser surpreendida por Sara Lance, que treinou na Liga dos Assassinos, com suas armas exclusivas, ela conseguiu dominá-la com facilidade ao ponto de Sara precisar de Mick Rory para causar uma distração. Ela usa um estilo fluido de luta, capaz de escapar dos ataques recebidos e combatê-los.
  • Conhecimento oculto: Como a manejadora projetada do Totem Anansi, Kuasa tem um grande conhecimento de seus poderes sobrenaturais, bem como dos outros poderes dos totens e da natureza geral do misticismo e como ele funciona.

Equipamento

  • Pedra do tempo: Kuasa usou uma pedra mística, permitindo-lhe os poderes de teletransporte e viagem no tempo.
  • Totem Anansi: Kuasa brevemente ligada a este colar para invocar o ashe e usar os poderes dos animais, mas depois perdê-lo devido à mordida de Anansi. No entanto, como resultado das alterações das Lendas em Zambeze de 1992 que salvaram a vila a fim de libertar Mallus, ela empunhou o Totem Anansi, compartilhando-o com sua irmã.
  • Totem de Água: Depois que Kuasa ganhou este colar, ela ganhou a habilidade de evocar e manipular a água. Quando ela foi morta com ele e depois ressuscitou, ela retém os poderes do totem sem ele, graças a Mallus. mas ela foi novamente morta por Nora e levou Totem de Água no processo. Após a morte de mallus, o totem de água foi devolvido a Kuasa junto com todos os outros totens.
  • Totem de Fogo: Após a morte de mallus, o totem de fogo foi devolvido a Kuasa junto com todos os outros totens.
  • Totem da Terra: Após a morte de mallus, o totem da terra foi devolvido a Kuasa junto com todos os outros totens.
  • Totem da Morte: Após a morte de mallus, o totem da morte foi devolvido a Kuasa junto com todos os outros totens.

Curiosidades

  • Kuasa é a primeira vilã do Arrowverso a passar da forma animada para a ação ao vivo.
  • Kuasa é a única pessoa conhecida que possui mais de um totem. Ela brevemente possuiu o Totem Anansi em Vixen, e depois adquiriu o Totem de Água.
  • Kuasa morreu na tela duas vezes; a primeira ao ser incinerada por Benatu Eshu usando o Totem de Fogo durante um duelo, e a segunda por um Mallus que possuía Norah Darhk, que arrancou o Totem de Água de seu corpo após sua traição. Ambas as instâncias envolveram Kuasa executando um ato altruísta e heroico antes de sua morte.

Aparições

Vixen

Temporada 1

  • "Episode 2"
  • "Episode 4"
  • "Episode 5"
  • "Episode 6"

Temporada 2

  • "Episode 3"
  • "Episode 4"
  • "Episode 5"
  • "Episode 6" (flashback)
  • Vixen: The Movie

DC's Legends of Tomorrow

Temporada 3

  • "Freakshow"
  • "Zari"
  • "Phone Home" (mencionada)
  • "Return of the Mack" (mencionada)
  • "Helen Hunt"
  • "Welcome to the Jungle" (mencionada)
  • "Daddy Darhkest"
  • "Here I Go Again" (mencionada)
  • "The Curse of the Earth Totem" (mencionada)
  • "No Country for Old Dads"
  • "I, Ava"
  • "Guest Starring John Noble" (1992)
  • "The Good, The Bad and The Cuddly"