FANDOM

A Lança do Destino, ou Lança Sagrada, era um artefato bíblico imensamente poderoso capaz de alterar a realidade. Foi mencionado nas religiões judaico-cristãs. Era uma lança comum antes do soldado romano Longino usá-lo para perfurar o lado de Jesus Cristo depois que ele morreu na cruz, resultando em seus imensos poderes sobrenaturais. Podia ser encontrado usando o Amuleto Askaran.

Depois que a Legião do Mal usou a lança para alterar a realidade, Eobard Thawne a destruiu usando um reator térmico para incinerá-la. Quando as Lendas voltaram no tempo para impedir que a Legião usasse a lança, ela acabou sendo removida por Sara Lance e depois apagada da existência, juntamente com Eobard Thawne, que estava segurando a lança quando Hunter Zolomon o matou.

História

A Lança do Destino foi usada na crucificação de Jesus Cristo.

Em 1956, a Sociedade da Justiça da América (sem Manto Negro) foi enviada pelo Presidente Ike Eisenhower para Leipzig para recuperar a Lança do Destino depois de ser supostamente contatada por Rip Hunter. Decidindo que os Mestres do Tempo não podiam ser confiados com um artefato tão poderoso, eles dividiram a lança em quatro fragmentos, Rip enviando os outros em três diferentes períodos de tempo com um membro da JSA para guarda, mantendo seu próprio bordo da Waverider.

Com uma Waverider quase destruído, Rip usou seu fragmento da Lança do Destino para permitir que ele tocasse no disco temporal da nave. Devido a isso, ele foi transportado para Los Angeles em 1967, onde sua memória foi reescrita e ele usou o fragmento como um suporte em um filme que ele estava tentando fazer. Frustrado com o filme, "Phil" teve os adereços jogados fora por George Lucas.

Algum tempo depois de ajudar The Flash a desfazer Flashpoint, Eobard Thawne começou a procurar a Lança para seus próprios propósitos enquanto se unia a Damien Darhk e Malcolm Merlyn para mudar seus respectivos destinos. Depois de encontrar as lendas em 1927 em Chicago, o amuleto unido de Askaran mostrou a localização da Lança. A Legião do Mal procedeu em 1967, encontrando a localização do fragmento de Rip da Lança. Eles quase o tiveram, mas foram derrotados pelas Lendas, que o levaram para si.

A Legião do Mal então teve a mente de Rip alterada para ele se tornar seu aliado, e foi enviada para 1776 onde ele matou George Washington para atrair as Lendas para que ele pudesse pegar o pedaço da lança. Rip conseguiu forçar Jax a revelar onde o fragmento estava e levou-o para a Legião.

Logo depois, Rip viajou para o futuro para Chicago no ano de 3000, matou Charles/Dr. Meia-Noite e pegou o segundo fragmento.

Mais tarde, as Lendas viajaram para o ano 507, onde lutaram com Damien Darhk e Rip Hunter em Camelot com a ajuda de Courtney/Stargirl, Rei Arthur, Rainha Genebra e os Cavaleiros da Távola Redonda, e ganharam o terceiro fragmento.

Stargirl informou as Lendas que Henry Heywood/Comandante Gládio tinha o fragmento final da lança, mas não sabia onde ou quando ele estava, pois achavam que seria mais seguro se ninguém da equipe soubesse onde Rip os levaria. Depois que as Lendas retornaram ao normal a mente de Rip, ele disse a eles que sabia a hora e o lugar em que o Comandante Gládio e seu fragmento da lança eram; Manhattan em 1965.

Depois de derrotar Eobard Thawne em uma luta espacial em 1970, Ray Palmer ganha o quarto e último fragmento na lua. Então Thawne é preso na Waverider. Ele escapou apenas para ser confrontado por Ray com uma arma. Thawne disse que ele sabia que ele, Eobard, era uma aberração agora e que ele é perseguido por um monstro por causa disso. Thawne é avisado, por seu relógio, que Hunter Zolomon está próximo e foge, deixando para trás os dois fragmentos da Lança.

Mais tarde, depois que as lendas descobrem que Eobard Thawne estava se escondendo delas fora do tempo no Ponto de Fuga, elas pegam os dois fragmentos da Legião, deixando Thawne furioso. Com a Lança do Destino inteira, as Lendas procuram a única coisa que pode destruí-lo: Sangue de Cristo em 1916 durante a Primeira Guerra Mundial. Infelizmente, a Legião ganha um novo aliado quando Thawne e Damien Darhk recrutam uma versão de Leonard Snart de antes dele se juntar às lendas. Diante de seu antigo parceiro, Mick Rory trai as Lendas, pegando a Lança e se juntando a seu ex-parceiro e Legião do Mal. O frasco do sangue de Cristo é derramado durante a batalha. Então, de volta ao Ponto de Fuga, Malcolm Merlyn retorna com o Manuscrito de Calebros para ativar a Lança, permitindo que a Legião do Mal reescreva a realidade.

Depois que a Legião do Mal reescreveu a realidade, Eobard Thawne tornou-se Prefeito de Central City, bem como Diretor dos Laboratórios S.T.A.R. com Martin Stein, Jefferson Jackson e Ray Palmer a seu serviço e levou Hunter Zolomon e Rip Hunter como seus prisioneiros. Damien Darhk tornou-se prefeito de Star City e levou Sara Lance e Amaya Jiwe como suas capangas, elas mataram Felicity Smoak, a última vigilante. Malcolm Merlyn é o líder da Liga dos Assassinos, sua família está viva e Leonard Snart e Mick Rory controlam Central City. Mas Mick, vendo que ele cometeu um erro ao se juntar à Legião, leva Nate Heywood, que havia se tornado um teórico da conspiração, para remontar as Lendas, com a missão de recuperar a Lança de Thawne antes que ele a destruísse, consolidando a nova realidade. Com a ajuda de Ray Palmer, Mick e Nate são capazes de adquirir uma "arma" que lhes permite restaurar as memórias de Nate, Ray, Sara, Amaya e Jax, embora Stein destrua a arma antes que ela possa restaurá-lo e o processo não restaurar os poderes de Nate e Jax. Ao mesmo tempo, Darhk, Merlyn e Snart também formam uma aliança contra Thawne para recuperar a lança por si mesmos. Em uma luta para recuperar a lança, Amaya, que tenta restaurar a realidade, é morta por Snart, permitindo assim que Thawne destrua a lança. Isso aprisiona as Lendas na nova realidade para sempre, sem seus equipamentos, habilidades ou poderes especiais, e aparentemente consolidando a vitória da Legião do Mal.

Mais tarde, no entanto, as Lendas são capazes de resgatar Rip e viajaram de volta para 1916, onde eles se juntaram para impedir que a Legião usasse a Lança, embora isso resulte na morte de Nate, Jax, Rip e Mick no confronto subsequente. Eventualmente, Sara Lance do passado assume o controle da lança e depois de ver o espírito de Laurel Lance, que a inspirou a fazer o que é certo, usou a lança para desabilitar seus próprios poderes para que Eobard não a usasse, liberando também Hunter Zolomon, que matou Eobard, apagando sua realidade alterada, assim como a própria lança, que Thawne estivera segurando, e apagando a futura Sara Lance, a única Lenda futura que não havia sido morta na batalha, que viajara de volta para detê-la.

Poderes e habilidades

Ex-poderes

  • Alteração da Realidade: A Lança pode alterar a própria realidade e permitir que o usuário realize qualquer coisa que deseje, falando uma certa frase em aramaico do livro de Kalabos. Eobard usou-o para restaurar sua existência natural e satisfazer os desejos de seus companheiros de equipe. Eobard até comenta que segurar a Lança é literalmente como agarrar a Divindade em suas mãos.
  • Aprimoramentos Místicos: Para propósitos ofensivos, a ponta da Lança pode ficar cheia de energia mística que permite ao usuário causar grande dano a alvos em potencial. Enquanto usava a lança, Nate fez isso para se defender de Eobard. O golpe fez o velocista voar e derrubou Thawne inconsciente devido à gravidade de seu impacto contra algum equipamento de laboratório, sugerindo que essa energia transforma a lança em algo mais parecido com um porrete.

Fraquezas

  • Sangue de Cristo: Quando Mick tentou (e falhou) destruir a lança usando sua pistola de calor, uma mensagem apareceu na lança, lendo Natum De Sangine, Perditas A Sangine, que Nate conseguiu traduzir do latim para o inglês. Significa Nascida do Sangue, Desfeita pelo Sangue. Nate então explicou ao resto da equipe que, assim como o sangue de Cristo deu à lança seu poder, o sangue de Cristo é (supostamente) a única coisa que pode destruí-lo.
  • Calor extremo: Querendo garantir que a realidade alternativa da Legião de Destino se tornasse permanente, Eobard decidiu destruir a lança por meios alternativos. Ele determinou que era possível destruir a lança expondo-a a níveis de calor ainda maiores que o sol. Para o qual, ele tinha o projeto alterado de Stein, uma máquina para fazer isso. No entanto, não está claro por que a pistola de calor, que libera um fluxo capaz de atingir absoluta quente, foi incapaz de destruir a lança. Isso poderia implicar que o reator pode ter de alguma forma atingido uma temperatura superior a absoluta quente, o que poderia ser suficiente para destruir uma arma como a Lança do Destino.
  • Alteração da Realidade: Caso o usuário deseje, o poder da lança pode afetar a si mesmo, alterando sua própria realidade, no entanto, o usuário deseja, como se depurar.

Aparições

DC's Legends of Tomorrow

2ª Temporada

Por trás das cenas

Comics

Nos quadrinhos, as histórias pós-crise afirmaram que a Lança do Destino foi adquirida por Adolf Hitler antes da Segunda Guerra Mundial, usando-a para convocar míticas Valquírias para lutar pela Alemanha. Mais tarde, ele usou um feitiço que tornaria qualquer super-herói aliado sob controle nazista se eles entrassem em território mantido pelo Eixo, com o resultado de que a Sociedade da Justiça da América fosse forçada a ficar fora da linha de frente da guerra. Hitler tentou usar a Lança no fim da guerra e invocar o fim do mundo, mas a Sociedade da Justiça da América impediu isso de se aprisionar fora do tempo para lutar contra os próprios deuses invocados até que os heróis fossem devolvidos à realidade.

A Lança sobreviveu ao fim da guerra e já foi usada para tentar derrubar O Espectro, quando essa entidade estava fora de controle. Superman recebeu a Lança para conseguir isso, mas teve o efeito colateral de dar a ele a personalidade do usurpador anterior da Lança, sendo o próprio Hitler. A ameaça que isso representava despertou o Espectro de sua raiva, e ele libertou o Superman da influência da Lança. Subseqüentemente foi banido para uma dimensão de bolso, embora um enredo posterior viu um grupo de místicos liderados pela feiticeira Circe tentando adquirir a Lança enquanto outro grupo liderado por Felix Faust usou um fragmento da Lança para convocar versões básicas do panteão Nórdico, cada plano sendo derrotado simultaneamente pela Liga da Justiça da América e pela Liga da Justiça Elite (a Elite sendo uma 'black ops'

História

Historicamente, a Lança do destino Lança Sagrada, ou a Lança de Longuinus é um artefato lendário supostamente a lança que perfurou o lado de Jesus quando ele pendurou na cruz. A Lanca foi relatada descoberta em diferentes lugares ao longo da história, mas não há prova definitiva da autenticidade dessas descobertas.