Arrowverso Wiki
Advertisement
Para outras versões do personagem, veja Lex Luthor (desambiguação).

Lex Luthor é o CEO da Luthor Corp, o marido de Erica Alexandra del Portenza e o pai de uma garota sem nome. Ele é também um criminoso e o arqui-inimigo do Superman.

Depois de ser preso injustamente por um crime que não cometeu nos últimos dezessete anos, Lex foi finalmente libertado, e agora busca de vingança contra as pessoas que o injustiçaram.

Biografia[]

Vida pregressa[]

Lex Luthor é um bilionário e o diretor executivo da Luthor Corp.[1] Em algum momento, Lex se casou com Erica Alexandra del Portenza, com quem veio a ter uma filha em 1991.[2]

Lex escondia de sua família que ele era o líder de um sindicado criminoso que controlava quase todas as organizações criminosas de Metrópolis. Frequentemente, Lex discutia com Boss Moxie, o líder da Intergangue, sobre quem iria controlar o Beco do Suicídio.[3]

Com o passar do tempo, Lex desenvolveu uma rivalidade com o herói Superman, e também criou uma reputação negativa com o público de Metrópolis.[4]

Lex também comprava tecnologia e armas ilegais com John Henry Irons, um soldado veterano.[5]

Condenado injustamente[]

Em 2005, Lex foi acusado de matar Boss Moxie ao "admitir", em uma linha vigiada pela polícia, que havia cometido o assassinato.[6] A jornalista Lois Lane divulgou o ocorrido em uma matéria do Planeta Diário. Lex tentou garantir que era inocente e que a acusação era falsa, mas seus apelos não funcionaram.

Lex sendo preso

Lex sendo preso.

A juíza Tara Reagan sentenciou Lex Luthor a sete sentenças de prisão perpétua sem chance de liberdade condicional. Ao ser transferido para a Prisão Stryker, Lex foi encurralado por jornalistas que reportava sua apreensão. À distância, ele viu Lois observar o ocorrido, e trocou olhares com a jornalista antes de ser levada para dentro da prisão. Lá dentro, Lex tentou negociar com Otis Grisham, mas suas ofertas foram ignoradas. Depois que Lex o ameaçou, Otis e outros detentos se juntaram para atacá-lo.

Durante uma reunião com o diretor William Ellis, Lex fez uma oferta sinistra, dizendo-lhe para ligar para um número e que o que aconteceria a seguir era com ele. O número acabou sendo o número da casa de William, com a seguinte ligação revelando que Luthor contatou alguns de seus homens do lado de fora para sequestrar a esposa do diretor e manter seu filho como refém por cinco minutos antes de matá-lo. Deixando claro o poder que ainda detinha do lado de fora, Luthor conseguiu fazer com que o diretor se curvasse a todas as suas exigências, assumindo o controle da Prisão Stryker.

Lex depois de dominar a prisão

Lex depois de dominar a prisão.

Mais tarde naquela noite, Lex fez o diretor fazer os guardas da prisão tirarem Otis e seus homens de suas celas para espancá-los da mesma forma que fizeram com ele, apenas por um longo período de tempo depois que o diretor deu a Lex a navalha que ele queria anteriormente. Após esse ocorrido, Lex se tornou um "rei" na Prisão Stryker, e passou a ser tratado como tal. Outros detentos seguiam suas ordens sem questioná-lo, temendo do que poderia acontecer caso ignorassem suas palavras.[2]

Vingança[]

Solto da prisão[]

Dezessete anos depois, Lois e Clark Kent encontraram provas de que Lex era inocente enquanto o casal investigava Bruno Mannheim.[6] Lois publicou um artigo que comprovava a inocência de Lex, além de revelar que Mannheim e sua esposa eram os verdadeiros culpados. Isso permitiu que os advogados de Lex conseguissem tirá-lo da prisão. Ao ser informado sobre isso, Lex pediu para que que mantivessem aquilo em segredo, pelo menos por hora.

Lex confrontando os Kents

Lex confrontando Clark e Lois.

Eventualmente, Lex foi solto da prisão. Após deixar a Prisão Stryker, Lex caminhou por horas até chegar em Smallville, onde confrontou Lois Lane e a acusou de ser a responsável por perder sua filha. Lois tentou se desculpar, admitindo que estava errada por publicar a matéria, mas Lex dispensou suas palavras, afirmando que elas não iriam trazer o tempo perdido. Para compensar, ele demandou que Lois se aposentasse. Lois, claramente, recusou. Lex continuou ameaçando a jornalista até que seu marido, Clark, entrou no meio dos dois, exigindo que Luthor fosse embora.

Ao entrar em um carro, Lex disse para seu motorista, Otis, que o Superman seria o próximo. Depois de encontrar Aleister Hook e matá-lo, Lex descobriu sobre um projeto secreto que Mannheim estava conduzindo. Ele então foi até seu laboratório subterrâneo, abaixo do Beco do Suicídio, onde encontrou uma versão zumbificada do Superman. Lex permitiu que a criatura atacasse Otis.[2]

Criando o apocalipse do Superman[]

Lex com Bizarro

Lex com Bizarro.

Depois que o Superman Bizarro devorou a orelha de Otis, Lex pegou a arma de seu capanga e a usou para matá-lo. No entanto, Bizarro ressuscitou logo em seguida. Lex ficou interessado por essa habilidade do Bizarro e instruiu seu capanga a acorrentá-lo. Algum tempo depois, Lex acorrentou Bizarro em seu laboratório subterrâneo. Quando o kryptoniano despertou, Lex o cumprimentou. Ele lhe ofereceu a chance de se tornar mais forte, mas para fazer isso, ele precisaria matá-lo diversas vezes. Bizarro hesitou brevemente, mas logo concordou com os termos de Luthor.

Pelos próximos 33 dias, Lex e seus capangas mataram Bizarro de diversas formas, se fortalecendo a cada ressurreição. Conforme o experimento prosseguia, o corpo do Bizarro começou a mudar; ele aumentou de tamanho e espinhos saiam de seu corpo. Eventualmente, Bizarro se tornou um monstro gigante e rochoso. Com a primeira fase completa, Lex decidiu prosseguir com o plano. Lex matou a Juíza Reagan e deixou seu corpo próximo do Planeta Diário como uma mensagem para Lois e o Superman. Depois que sua capanga, Gretchen, namorou brevemente com o General Sam Lane, Lex o sequestrou.

Lex confrontando o Superman

Lex confrontando o Superman.

Depois de sequestrar Sam, Lex dirigiu até Smallville. Ao chegar na fazenda Kent, ele foi confrontado pelo Superman, que demandou saber onde o General estava. Lex o ignorou, e ao invés disso relembrou ao herói como Lois ignorou suas afirmações de que era inocente pois tinha Sam e o Superman para protegê-la. Lex usou um ELT para chamar Bizarro, que destruiu o celeiro. Enquanto o Superman assistia a criatura sair das chamas, Lex afirmou que ele estava lá para matá-lo. Quando a criatura atacou o Superman, Lex pediu para que Bizarro lhe trouxesse o coração do herói quando terminasse.[7]

Personalidade[]

"Lex Luthor, o único ser humano pior do que Morgan Edge."
Lois Lane[fonte]

De acordo com Peia Mannheim, Lex Luthor é um indivíduo perigoso e muito assustador, e até mesmo o descreveu como sendo o diabo em pessoa.[8] Apesar de sua aparência assustadora e presença intimidadora, Lex se importa com sua filha. Ao descobrir que a garota se recusava manter contato com ele após ter sido preso, Lex ficou ainda mais enfurecido por terem tirado sua filha dele.

Habilidades[]

  • Intelecto em nível de gênio/Grande perspicácia nos negócios: Como CEO da Luthor Corp, Lex Luthor é um bilionário. Mesmo estando na prisão por anos, ele foi capaz de fazer dinheiro.[6]
  • Pico da condição física humana: Apesar de Lex não treinar consistentemente ao longo de sua vida, ele conseguiu estar em uma forma bastante decente para um homem de sua idade e estatura, graças ao seu tempo atrás das grades. Ele regularmente fazia flexões em sua cela todos os dias e quando foi solto, ele caminhou da Prisão de Stryker até a Fazenda Kent sem parar ou mesmo se cansar.
  • Combatente corpo-a-corpo: Após passar muito tempo na prisão, Lex ganhou uma certa habilidade em combate desarmado, permitindo-o sobreviver na prisão e ser temido por outros detentos.[2]
  • Intimidação: Lex é um indivíduo que consegue assustar muitas pessoas. Até mesmo criminosos, como Peia Mannheim, o temem.[8] Quando esteve na Prisão Stryker, Lex foi temido por outros detentos.[2]

Aparições[]

Superman & Lois[]

1ª Temporada

3ª Temporada

Referências[]

Advertisement