FANDOM

"Lian Yu" é o vigésimo terceiro e o último episódio da quinta temporada de Arqueiro, assim como o centésimo décimo quinto episódio em geral. Ele foi exibido originalmente em 24 de Maio de 2017.

Sinopse

A batalha de Oliver e Adrian Chase se encerra em uma épica batalha em Lian Yu. Após eventos recentes, Oliver decide recrutar um grupo de alianças inesperadas — Slade, Nyssa e Merlyn — para derrotar Chase. No entanto, Chase possuí seu próprio exércitoSereia Negra, Evelyn Sharp e Talia al Ghul — e as equipes se colidem em um explosivo final de temporada.

Curiosidades

  • Este é o último episódio de Arqueiro em que os flashbacks dos 5 anos de Oliver fora de Starling City (atualmente Star City) aparecerão. No entanto, este não é o episódio final da série.
  • O flashback em que Oliver corre para alertar pescadores, assim como ser resgatado por eles, foi exibido em "Piloto". Isto marca a primeira vez em que um flashback foi usado em uma história do passado e do presente.
  • A primeira fala do episódio foi "O nome da ilha em que me encontraram é Lian Yu. É Purgatório em Mandarim", dito por Oliver. Este foi a primeira fala dita na série, ouvida primeiramente em "Piloto".
  • O episódio marca a primeira e última aparição de Digger Harkness desde "The Brave and the Bold".
  • Stephen Amell revelou em 21 de Maio que outra aparição surpresa aconteceria neste episódio, que foi revelado de se tratar de Susanna Thompson como Moira Queen.
  • A primeira luta entre Oliver e Adrian Chase, acontecida simultaneamente durante um flashback de luta de Oliver e Konstantin Kovar, é meramente semelhante ao episódio final da 2ª Temporada, "Unthinkable", no qual Oliver e Slade Wilson lutavam no presente e em flashback.
  • A morte de Adrian é similar á morte de Robert Queen. Ambos colocam armas em suas cabeças e atiram, na frente de Oliver, em um barco e próximo de Lian Yu.
    • A morte de Adrian também é semelhante ao suicido da contraparte do personagem nos quadrinhos.
  • Três dos cincos maiores antagonistas de Arqueiro apareceram no episódio: Malcolm Merlyn, Slade Wilson e Adrian Chase. No entanto, apenas Chase aparece em um papel de antagonista, deixando Malcolm e Slade apenas como protagonistas secundários.