Arrowverso Wiki
Advertisement
Para outros usos, veja Lian Yu (desambiguação).

"Quanto mais cedo encontrarmos, melhor, porque eu não sou fã dessa ilha."
"É? Bom, tem esse efeito nas pessoas.
"
Laurel Lance e Oliver Queen sobre Lian Yu[fonte]

Lian Yu (chinês tradicional: 煉獄; pronúncia em mandarim: Liànyù; traduzido literalmente como "Purgatório") é uma ilha no Mar do Norte da China. Após o naufrágio do Queen's Gambit, Oliver Queen ficou preso em Lian Yu de 2007 até 2012 antes de ser encontrado por pescadores locais. Eventualmente, a A.R.G.U.S. transformou a ilha numa prisão para seus prisioneiros mais perigosos.

Em 2017, Adrian Chase sequestrou a Equipe Arqueiro e os levou até Lian Yu. Em um último ato de vingança contra Oliver, Prometheus cometeu suicídio, ativando diversos explosivos ao redor da ilha, que acabou sendo destruída. Em 2019, Lian Yu foi atingida por um pico de magia que ressuscitou diversos aliados e inimigos de Oliver, que estava se preparando para a chegada de uma crise.

Visão geral

"Você sabe qual é o nome dessa ilha? Nós estamos em Lian Yu. 'Purgatório' em mandarim. Mas posso fazer parecer o Inferno."
Edward Fyers para Oliver Queen[fonte]

História

Passado

Originalmente, os habitantes da China usavam Lian Yu como um retiro espiritual. Os chineses também construíram um monastério na ilha.[1]

Em algum momento, o Ídolo Khushu foi escondido abaixo de Lian Yu.[2]

Durante a Segunda Guerra Mundial, soldados do Japão visitaram a ilha. Seu submarino continha um soro que transformava humanos em super soldados.[3]

Em algum momento, o governo chinês transformou Lian Yu em uma prisão e isolavam pessoas perigosas, como o general Yao Fei Gulong, na ilha. Entretanto, os militares do país abandonaram esse projeto em 2004.[4]

Inferno de Oliver Queen

O retorno

Após falhar em impedir o Empreendimento, Oliver se isolou em Lian Yu. John Diggle e Felicity Smoak visitaram a ilha para convencê-lo a voltar para Starling City.[5]

Em algum momento, a A.R.G.U.S. transformou Lian Yu em uma prisão de segurança máxima. Depois de derrotar Slade, Oliver o prendeu na ilha novamente.[6] Depois que Digger Harkness foi derrotado, ele também foi preso em Lian Yu.

Em 2015, Malcolm Merlyn libertou Slade de sua cela. Quando Oliver e Thea Queen visitaram Lian Yu a fim de treinar para sua guerra contra a Liga dos Assassinos, eles foram atacados por Slade. Os irmãos ligaram para Malcolm, que confirmou seu envolvimento na libertação de Wilson. Oliver e Thea foram capturados por Slade, mas conseguiram se libertar e impedi-lo de fugir de Lian Yu.[7]

Destruição

Lian Yu explodindo

Lian Yu explodindo.

Em 2017, como parte de seu plano de vingança contra Oliver, Adrian Chase/Prometheus e sua equipe sequestraram os integrantes da Equipe Arqueiro e os levaram para Lian Yu.[1] Chase também plantou diversos explosivos ao redor da ilha, que seriam ativados caso morresse.[8] Oliver, Nyssa e Malcolm viajaram até a ilha para resgatá-los. Oliver também pediu ajuda de Slade[1] e Harkness, que acabou o traindo a favor de Prometheus. Eventualmente, Oliver conseguiu resgatar seus companheiros e Samantha Clayton. Em um último plano, Chase cometeu suicídio, ativando os explosivos ao redor de Lian Yu, que explodiu por completo.[8]

A explosão acabou matando Samantha e deixou Thea em um coma.[9]

Não se sabe o que aconteceu com a prisão subterrânea da A.R.G.U.S. na ilha, mas pode-se presumir que ela foi abandonada após a explosão.

Preparo para a Crise

Dois anos depois, em 2019, Lian Yu foi a fonte para um pico de energia mágico. Essa magia também restaurou a vegetação e ressuscitou as pessoas que morreram na ilha.[10] Mar Novu enviou Oliver e seus aliados à ilha[11] para uma última missão antes do início da Crise. Quando o avião que transportava o restante da equipe foi derrubado, a Equipe Arqueiro se dividiu para resgatar as pessoas e encontrar o plutônio necessário para a construção de uma arma.

Céus vermelhos em Lian Yu

Céu vermelho acima de Lian Yu.

Enquanto procuravam pelo plutônio perdido, Oliver e Laurel esbarraram com Yao Fei Gulong, mas também descobriram que Fyers e Wintergreen haviam sido ressuscitados graças ao pico de energia. Com a ajuda de Yao Fei, a Equipe Arqueiro enfrentou seus adversários. Lyla Michaels ativou a arma e se transformou na Precursora. No dia seguinte, os céus acima de Lian Yu se tornaram vermelhos, indicando o início da Crise. Lyla retornou e recrutou Oliver e Mia Smoak para lutar na crise.[10][12]

Futuro apagado

Em um futuro apagado, Roy Harper começou a morar na ilha depois de perder o controle sobre sua sede de sangue. Um William adulto viajou até Lian Yu para encontrá-lo e pedir sua ajuda.[13]

Indivíduos conhecidos

Moradores anteriores

Prisioneiros anteriores

Visitantes

Aparições

Arqueiro

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

4ª Temporada

5ª Temporada

6ª Temporada

7ª Temporada

8ª Temporada

Flash

1ª Temporada

2ª Temporada

6ª Temporada

Lendas do Amanhã

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

Supergirl

5ª Temporada

Por de trás das câmeras

  • Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, a ilha no qual Oliver Queen ficou preso após um naufrágio se chama Ilha Starfish. No entanto, ela também já foi chamada de Lian Yu anteriormente.

Referências

Advertisement