Arrowverso Wiki
Advertisement

Lionel Luthor foi o fundador e CEO da Luthor Corp. Ele foi tamém o marido de Lillian Luthor, o pai de Lex e Lena Luthor e o antigo amante da falecida Elizabeth Walsh.

Biografia[]

Pré-Crise[]

Vida pregressa[]

Lionel foi o fundador e diretor da corporação Luthor Corp em Metrópolis. Em algum momento, ele conheceu e se casou com Lillian, uma física renomada.[1] Em 1983, o casal teve um filho, Lex.[2] Lionel era um homem renomado que viajava bastante. Durante suas viagens, ele fazia amizades com famosos e autoridades da política. Em algum momento, o Rei da Jordânia o presenteou com uma caneta.[3]

Em algum momento após o nascimento de Lex, Lionel começou um caso com Elizabeth Walsh.[1] Quando Lex tinha 7 anos, seu cachorro precisou ser sacrificado, mas Lillian o proibiu de estar presente pois era muito sentimental. Ela então o forçou a ir a uma viagem de negócios que Lionel tinha programado. Elizabeth os acompanhou nessa viagem, e Lionel deu toda sua atenção para a mulher.[4]

Em 1993, Lillian descobriu sobre o caso de Lionel quando foi visitá-lo de surpresa durante uma de suas viagens. Ela, então, pagou Elizabeth para ir embora.[1]

Adotando Lena[]

Lillian olhando para Lena

Lionel e Lillian observando Lena e Lex.

Quatro anos depois, em 1997, Lionel descobriu que Elizabeth havia morrido. Ele decidiu adotar sua filha ilegítima, Lena, e conversou com Lillian sobre isso. Apesar de sua esposa ser fortemente contra isso, Lionel ignorou seus protestos e a adotou mesmo assim. Ele a levou para a mansão dos Luthor, onde a apresentou para sua nova família. Lionel agradeceu por Lillian, apesar de suas reservas, continuar com sua decisão.[1]

Com o passar dos anos, Lionel passou a favorecer Lena ao invés de Lex.[5] De acordo com Lillian, Lionel a preveniu de formar uma relação com Lena. No entanto, presume-se que isso era uma mentira.[1]

Alcoolismo[]

Em algum momento, Lionel começou a beber.[6] Em uma ocasião, Lena, para chamar a atenção de Lex, roubou a caneta favorita de Lionel e fugiu dele.[3]

Pós-Crise[]

A vida de Lionel na Terra-Prime permaneceu o mesmo.

Segundo Lillian, ele morreu sozinho.[7]

Legado[]

Personalidade[]

Embora Lionel fosse um marido infiel que traía sua esposa, ele era considerado como um bom homem por Lena e, diferente de Lex, tinha um senso de moral. Ele também amava Lena incondicionalmente. Apesar de seu amor por Lena, é sugerido que ele tinha uma relação complicada com Lex, e esteve sempre favorecendo Lena do que ele. Antes mesmo de adotá-la, Lionel era ausente emocionalmente.

Aparições[]

Supergirl[]

2ª Temporada

4ª Temporada

6ª Temporada

Por de trás das câmeras[]

  • Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, o nome do pai de Lex Luthor foi, originalmente, Jules Luthor. Sua primeira aparição ocorreu em Namorada do Superman, Lois Lane #23 (fevereiro de 1961).
    • O pai de Lex Luthor foi chamado de "Lionel" pela primeira vez em Smallville. Devido a popularidade dessa adaptação, o personagem recebeu o nome de Lionel Luthor nos quadrinhos também.
    • Lionel ser um alcoólatra é um paralelo com suas diferentes versões nos quadrinhos.
    • Diferentes de suas outras adaptações e incarnações nos quadrinhos, onde Lionel Luthor possui cabelo, esta versão do personagem é careca, assim como seu filho. É possível que Lex tenha se tornado careca devido a um traço genético, e não causado por um acidente como nos quadrinhos.

Referências[]

Advertisement