O Livro do Destino foi um livro metafísico que é entregado a certos indivíduos, dando-lhes o poder para alterar a realidade. Após Oliver Queen disparar uma flecha especial neste objeto, ele perdeu seus benefícios mágicos.

História

Em algum momento no passado, o Livro do Destino foi obtido por Mar Novu para testar diferentes Terras através do multiverso, preparando-os para uma futura Crise, evento na qual Novu clama estar além de suas habilidades, deixando que indivíduos escolhidos possam criar seu próprio Túnel do Tempo.[1]

Na Terra-90, Barry Allen tenta roubar o Livro do Destino, mas foi impedido quando Mar Novu conseguiu recuperá-lo antes. Enquanto alterava a realidade desta Terra, Barry Allen conseguiu escapar.[2]

Na Terra-1, Mar Novu escolheu John Deegan como o usuário do livro. Deegan abriu o livro, e após ver as opções na alteração de realidade, ele começou à usá-lo.[3]

Flash e Arqueiro Verde

Após John Deegan criar seu primeiro Elseworlds, a única mudança de realidade feita foi trocar as vidas de Oliver Queen e Barry Allen. A mudança apenas afetou a Terra-1, mas não afetou as memórias de Barry e Oliver. Após ver Novu entregar o Livro do Destino para Deegan em uma vibração de Cisco, Oliver desenhou o local onde eles estavam, revelando ser Gotham City.[3]

John Deegan escondeu o Livro do Destino em uma parede do Asilo Arkham. Após ser confrontado por Oliver e John Diggle, Deegan tentou escapar com o livro, mas foi impedido pelo super-sopro da Supergirl. O livro foi levado até a A.R.G.U.S. para Felicity, Caitlin, Cisco e Curtis poderem analisá-lo. Sua análise mostrou que o livro não está só criptografado, mas também possuí metafísico por natureza. Barry Allen da Terra-90 conseguiu chegar nesta dimensão e revelou o que o livro faz, mas instantes seguintes, Mar Novu se revelou ao público.

Após ser confrontado por Kara, Barry, Oliver e o Barry da Terra-90, Mar Novu teletransporta o Flash da Terra-90 para um local desconhecido. Então, Novu usa seus poderes para roubar o Livro do Destino e o entrega para Deegan mais uma vez, dizendo-o para pensar mais grande em sua próxima alteração de realidade.[1]

Superman, o herói de Central City

Após Mar Novu dizer para John Deegan "pensar maior", ele criou o próximo Túnel do Tempo com as seguintes alterações:[1]

  • Por conta das limitações do livro, Deegan foi capaz de apenas alterar a realidade da Terra-1.[4]
    • Barry Allen e Oliver Queen são conhecidos e temidos pelo público, até por outros criminosos, de Central City, conhecidos como "Gêmeos do Gatilho". Suas memórias da realidade original ainda são intactas, mas nenhum dos dois são velocistas.[1]
    • Malcolm Merlyn, Joe Wilson e Ricardo Diaz são polícias no Departamento de Polícia de Central City.[1]
    • John Deegan roubou os poderes de Kara, deixando-a com suas próprias habilidades, porém mais fraca. Ele se tornou o super-herói de Central City conhecido como "Superman".[4]
      • Sua base de operação é nos Laboratórios S.T.A.R., onde Nevasca, John Diggle e Alex Danvers trabalham como seus agentes.[4]
      • Ele teve a ideia de roubar a aparência de Clark após vê-lo lutando com A.M.A.Z.O., já que este era a única gravação do verdadeiro Superman na Terra-1.[4]
      • Deegan criou uma história onde o "Superman" uma vez lutou com um vilão chamado "Bizarro".[4]
    • Kara Danvers é conhecida pelos cidadãos deste Elseworlds por ter feito algo horrível, e está trancada no pipeline do Laboratório S.T.A.R.[4]
    • Cisco Ramon é um criminoso que usa seus poderes de brechas para roubar bancos, e também é dono de um bar.[4]
      • Gary Green é um bartender que trabalha para Cisco.[4]
      • Jimmy, o doppelgänger da Terra-1 de James Olsen, trabalha como o guarda costas de Cisco, matando qualquer um por seu chefe.[4]

Em seguida, Barry, Kara e Alex, que se voltou contra o "Superman", foram até a "Fortaleza da Solidão" para recuperar o livro. O livro foi encontrado desbloqueado na Fortaleza, que nesta realidade é o cofre do tempo. Kara abriu o livro e tentou usá-lo para alterar a realidade, mas o livro provou-se muito mais forte do que ela. Barry disse que Clark sabia como usar o livro, Kara agarrou o livro e correu até Clark, que estava lutando contra Deegan. Kara usa sua visão de calor para arremessar o falso Superman para o céu, e depois entrega o livro para seu primo. Clark usou o livro para restaurar os poderes de Kara, Barry e Oliver, ele tentou reverter a realidade e trazê-la de volta ao normal, mas foram impedidos por Deegan, que escapou com o livro.

Deegan, mais uma vez, usou o livro para alterar a realidade à seu gosto, causando pânico por toda Central City. Clark encontra Deegan e tenta conversar com ele sobre suas ações, mas Deegan, usando o livro, invoca A.M.A.Z.O. De repente, Lois Lane, Caçador de Marte e Brainiac-5 chegam para ajudar. Brainy e A.M.A.Z.O. entram em confronto enquanto J'onn J'onzz ajuda em resgatar os civis. Lois Lane, equipada com um martelo gerador de energia pego da verdadeira Fortaleza da Solidão, ataca Deegan, fazendo-o perder equilíbrio. Deegan direciona o livro em Clark, derrubando-o e arremessando Lois para o alto. Oliver chega a tempo, equipado com uma flecha metafísica dada á ele por Novu. Deegan percebe e tenta acertar Oliver com a energia que o Livro soltava, mas Oliver consegue acertar primeiro, fazendo com que o livro se sobrecarregasse e explodisse, fritando o livro, seus poderes e John Deegan. Com a perca de seus poderes, a realidade voltou ao normal.[4]

As Lendas

O livro foi recuperado pelo O Monitor, que levou o objeto consigo até Heyworld. O ser espacial usou o livro como apoio para seu saco de pipoca, enquanto assistia as Lendas performarem no parque.[5]

Crise de 2019

Após Oliver destruí-lo, Mar Novu voltou no tempo e recuperou o Livro antes de sua destruição. Consultando-o, o Monitor descobriu a existência de sete indivíduos através do tempo-e-espaço que podem ser a chave para a derrota do Anti-Monitor; os Paragons. Momentos depois, ele foi roubado por Lex Luthor, que, utilizando um extrapolador interdimensional, foi de universo a universo matando cada versão de Superman que encontrava. Eventualmente, ele se cansou de matá-los e fez com que o Superman da Terra-96 enfrentasse o Superman da Terra-38. Porém, antes que os Kryptonianos se matassem, a Lois Lane, da Terra-38, e Iris West-Allen, da Terra-1, conseguiram nocautear Lex e recuperar o Livro, utilizando-o para fazer com que o Superman da Terra-96 voltasse ao normal. Eles levaram-o à Terra-1, concluindo que ele era o Paragon da Verdade.[6] Porém, em algum momento, Lex tirou uma página do livro. Após a Terra-1 ser destruída pela antimatéria, fazendo com que os Paragons fosse os únicos indivíduos sobreviventes no multiverso, Lex escreveu seu nome na página roubada. Aparentemente, isto matou o Superman da Terra-96, fazendo com que Lex o substituísse como o Paragon da Verdade.[7]

Poderes e habilidades

Poderes

  • Conexão metafísica: A tranca do Livro do Destino divide uma conexão metafísica com quem o livro achar ser digno de usá-lo. Com as habilidades de Mar Novu, o livro pode ser retornado á sua posse.
  • Manipulação de realidade/Criação do Túnel do Tempo: Após ser aberto, o livro permite que seu usuário possa alterar a realidade bem como desejar em um simples piscar de olhos. Esta habilidade do livro é usada por Mar Novu, para testar diferentes cidadãos de diferentes Terras, para ver se eles são capazes de sobreviver de uma crise iminente.
  • Energia: O livro solta uma energia poderosa o suficiente para machucar um Kryptoniano.[4]

Fraquezas

  • Limite universal: O livro é capaz de apenas ver e alterar os eventos da realidade em que seu usuário está. Visitantes de outros universos continuam com suas memórias da realidade anterior, mesmo se a Terra estiver alterada. No entanto, isto não é mais considerado como uma fraqueza, já que o livro perdeu seus poderes.
  • Sobrecarga de energia: Quando Oliver atirou no Livro do Destino com uma poderosa flecha, o livro absorveu a energia da flecha metafísica e explodiu, fritando o livro e seus poderes. Agora que o livro é inútil, isto não é mais considerado uma fraqueza.[4]

Aparições

Flash

5ª Temporada

6ª Temporada

Arqueiro

7ª Temporada

Supergirl

4ª Temporada

DC's Legends of Tomorrow

4ª Temporada

Batwoman

1ª Temporada

Referências