FANDOM

O Livro do Destino foi um livro metafísico que é entregado a certos indivíduos, dando-lhes o poder para alterar a realidade. Após Oliver Queen disparar uma flecha especial neste objeto, ele perdeu seus benefícios mágicos.

História

Em algum momento no passado, o Livro do Destino foi obtido por Mar Novu para testar diferentes Terras através do multiverso, preparando-os para uma futura Crise, evento na qual Novu clama estar além de suas habilidades, deixando que indivíduos escolhidos possam criar seu próprio Túnel do Tempo.[1]

Na Terra-90, Barry Allen tenta roubar o Livro do Destino, mas foi impedido quando Mar Novu conseguiu recuperá-lo antes. Enquanto alterava a realidade desta Terra, Barry Allen conseguiu escapar.[2]

Na Terra-1, Mar Novu escolheu John Deegan como o usuário do livro. Deegan abriu o livro, e após ver as opções na alteração de realidade, ele começou à usá-lo.[3]

Flash e Arqueiro Verde

Após John Deegan criar seu primeiro Elseworlds, a única mudança de realidade feita foi trocar as vidas de Oliver Queen e Barry Allen. A mudança apenas afetou a Terra-1, mas não afetou as memórias de Barry e Oliver. Após ver Novu entregar o Livro do Destino para Deegan em uma vibração de Cisco, Oliver desenhou o local onde eles estavam, revelando ser Gotham City.[3]

John Deegan escondeu o Livro do Destino em uma parede do Asilo Arkham. Após ser confrontado por Oliver e John Diggle, Deegan tentou escapar com o livro, mas foi impedido pelo super-sopro da Supergirl. O livro foi levado até a A.R.G.U.S. para Felicity, Caitlin, Cisco e Curtis poderem analisá-lo. Sua análise mostrou que o livro não está só criptografado, mas também possuí metafísico por natureza. Barry Allen da Terra-90 conseguiu chegar nesta dimensão e revelou o que o livro faz, mas instantes seguintes, Mar Novu se revelou ao público.

Após ser confrontado por Kara, Barry, Oliver e o Barry da Terra-90, Mar Novu teletransporta o Flash da Terra-90 para um local desconhecido. Então, Novu usa seus poderes para roubar o Livro do Destino e o entrega para Deegan mais uma vez, dizendo-o para pensar mais grande em sua próxima alteração de realidade.[1]

Superman, o herói de Central City

Após Mar Novu dizer para John Deegan "pensar maior", ele criou o próximo Túnel do Tempo com as seguintes alterações:[1]

  • Por conta das limitações do livro, Deegan foi capaz de apenas alterar a realidade da Terra-1.[4]
    • Barry Allen e Oliver Queen são conhecidos e temidos pelo público, até por outros criminosos, de Central City, conhecidos como "Gêmeos do Gatilho". Suas memórias da realidade original ainda são intactas, mas nenhum dos dois são velocistas.[1]
    • Malcolm Merlyn, Joe Wilson e Ricardo Diaz são polícias no Departamento de Polícia de Central City.[1]
    • John Deegan roubou os poderes de Kara, deixando-a com suas próprias habilidades, porém mais fraca. Ele se tornou o super-herói de Central City conhecido como "Superman".[4]
      • Sua base de operação é nos Laboratórios S.T.A.R., onde Nevasca, John Diggle e Alex Danvers trabalham como seus agentes.[4]
      • Ele teve a ideia de roubar a aparência de Clark após vê-lo lutando com A.M.A.Z.O., já que este era a única gravação do verdadeiro Superman na Terra-1.[4]
      • Deegan criou uma história onde o "Superman" uma vez lutou com um vilão chamado "Bizarro".[4]
    • Kara Danvers é conhecida pelos cidadãos deste Elseworlds por ter feito algo horrível, e está trancada no pipeline do Laboratório S.T.A.R.[4]
    • Cisco Ramon é um criminoso que usa seus poderes de brechas para roubar bancos, e também é dono de um bar.[4]
      • Gary Green é um bartender que trabalha para Cisco.[4]
      • Jimmy, o doppelgänger da Terra-1 de James Olsen, trabalha como o guarda costas de Cisco, matando qualquer um por seu chefe.[4]

Em seguida, Barry, Kara e Alex, que se voltou contra o "Superman", foram até a "Fortaleza da Solidão" para recuperar o livro. O livro foi encontrado desbloqueado na Fortaleza, que nesta realidade é o cofre do tempo. Kara abriu o livro e tentou usá-lo para alterar a realidade, mas o livro provou-se muito mais forte do que ela. Barry disse que Clark sabia como usar o livro, Kara agarrou o livro e correu até Clark, que estava lutando contra Deegan. Kara usa sua visão de calor para arremessar o falso Superman para o céu, e depois entrega o livro para seu primo. Clark usou o livro para restaurar os poderes de Kara, Barry e Oliver, ele tentou reverter a realidade e trazê-la de volta ao normal, mas foram impedidos por Deegan, que escapou com o livro.

Deegan, mais uma vez, usou o livro para alterar a realidade à seu gosto, causando pânico por toda Central City. Clark encontra Deegan e tenta conversar com ele sobre suas ações, mas Deegan, usando o livro, invoca A.M.A.Z.O. De repente, Lois Lane, Caçador de Marte e Brainiac-5 chegam para ajudar. Brainy e A.M.A.Z.O. entram em confronto enquanto J'onn J'onzz ajuda em resgatar os civis. Lois Lane, equipada com um martelo gerador de energia pego da verdadeira Fortaleza da Solidão, ataca Deegan, fazendo-o perder equilíbrio. Deegan direciona o livro em Clark, derrubando-o e arremessando Lois para o alto. Oliver chega a tempo, equipado com uma flecha metafísica dada á ele por Novu. Deegan percebe e tenta acertar Oliver com a energia que o Livro soltava, mas Oliver consegue acertar primeiro, fazendo com que o livro se sobrecarregasse e explodisse, fritando o livro, seus poderes e John Deegan. Com a perca de seus poderes, a realidade voltou ao normal.[4]

As Lendas

O livro foi recuperado pelo O Monitor, que levou o objeto consigo até Heyworld. O ser espacial usou o livro como apoio para seu saco de pipoca, enquanto assistia as Lendas performarem no parque.[5]

Crise de 2019

Após Oliver destruí-lo, Mar Novu voltou no tempo e recuperou o Livro antes de sua destruição. Consultando-o, o Monitor descobriu a existência de sete indivíduos através do tempo-e-espaço que podem ser a chave para a derrota do Anti-Monitor; os Paragons. Momentos depois, ele foi roubado por Lex Luthor, que, utilizando um extrapolador interdimensional, foi de universo a universo matando cada versão de Superman que encontrava. Eventualmente, ele se cansou de matá-los e fez com que o Superman da Terra-96 enfrentasse o Superman da Terra-38. Porém, antes que os Kryptonianos se matassem, a Lois Lane, da Terra-38, e Iris West-Allen, da Terra-1, conseguiram nocautear Lex e recuperar o Livro, utilizando-o para fazer com que o Superman da Terra-96 voltasse ao normal. Eles levaram-o à Terra-1, concluindo que ele era o Paragon da Verdade.[6] Porém, em algum momento, Lex tirou uma página do livro. Após a Terra-1 ser destruída pela antimatéria, fazendo com que os Paragons fosse os únicos indivíduos sobreviventes no multiverso, Lex escreveu seu nome na página roubada. Aparentemente, isto matou o Superman da Terra-96, fazendo com que Lex o substituísse como o Paragon da Verdade.[7]

Poderes e habilidades

Poderes

  • Conexão metafísica: A tranca do Livro do Destino divide uma conexão metafísica com quem o livro achar ser digno de usá-lo. Com as habilidades de Mar Novu, o livro pode ser retornado á sua posse.
  • Manipulação de realidade/Criação do Túnel do Tempo: Após ser aberto, o livro permite que seu usuário possa alterar a realidade bem como desejar em um simples piscar de olhos. Esta habilidade do livro é usada por Mar Novu, para testar diferentes cidadãos de diferentes Terras, para ver se eles são capazes de sobreviver de uma crise iminente.
  • Energia: O livro solta uma energia poderosa o suficiente para machucar um Kryptoniano.[4]

Fraquezas

  • Limite universal: O livro é capaz de apenas ver e alterar os eventos da realidade em que seu usuário está. Visitantes de outros universos continuam com suas memórias da realidade anterior, mesmo se a Terra estiver alterada. No entanto, isto não é mais considerado como uma fraqueza, já que o livro perdeu seus poderes.
  • Sobrecarga de energia: Quando Oliver atirou no Livro do Destino com uma poderosa flecha, o livro absorveu a energia da flecha metafísica e explodiu, fritando o livro e seus poderes. Agora que o livro é inútil, isto não é mais considerado uma fraqueza.[4]

Aparições

Flash

5ª Temporada

6ª Temporada

Arqueiro

7ª Temporada

Supergirl

4ª Temporada

DC's Legends of Tomorrow

4ª Temporada

Batwoman

1ª Temporada

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 "Elseworlds, Part 2"
  2. "Bunker Hill"
  3. 3,0 3,1 "Elseworlds, Part 1"
  4. 4,00 4,01 4,02 4,03 4,04 4,05 4,06 4,07 4,08 4,09 4,10 4,11 4,12 "Elseworlds, Part 3"
  5. "Hey, World!"
  6. "Crisis on Infinite Earths: Part Two"
  7. "Crisis on Infinite Earths: Part Three"