Arrowverso Wiki
Advertisement

O Livro do Destino foi um livro metafísico que costumava garantir seu usuário o poder de alterar a realidade. No entanto, Oliver Queen usou uma flecha cósmica para tirar as propriedades mágicas do livro.

Durante a Crise nas Terras Infinitas, Mar Novu viajou no tempo para recuperar o Livro, ainda com seus poderes mágicos. Os Paragons usaram a última página do Livro do Destino para recriar o multiverso.

História

Preparos para a Crise

Em algum momento, Mar Novu descobriu que, no futuro, uma crise que aconteceria iria resultar na destruição de todo o multiverso. Para poder encontrar os heróis que poderiam lutar nessa crise, Novu começou a testar as infinitas Terras entregando o Livro do Destino para um indivíduo. No entanto, universo após universo, todos falhavam.[1]

Testando a Terra-90

Eventualmente, Novu testou a Terra-90, mas assim como os outros universos, os heróis da Terra-90 falharam em detê-lo. Barry Allen, o último herói vivo, tentou tomar o Livro do Destino, mas Novu chegou até o objeto primeiro. Ele então abriu o livro e começou a usá-lo para alterar a realidade da Terra-90 mais uma vez.[2][3][4]

Testando a Terra-1

Novu entregando o Livro do Destino para John Deegan

Novu entregando o Livro do Destino para John Deegan.

Após a Terra-90, Mar Novu partiu para o próximo universo que iria testar: Terra-1. Ele então se encontrou com John Deegan em Gotham City e lhe entregou o Livro do Destino. Ele assistiu ao Doutor abrir o livro, ficando impressionado com o objeto místico. No entanto, depois que Deegan criou seu primeiro Túnel do Tempo, a única mudança que ele acabou fazendo foi mudar as vidas de Oliver Queen e Barry Allen.[5]

Deegan então escondeu o Livro do Destino em uma parede do Asilo Arkham, onde trabalhava. Após ter sido confrontado por Oliver e John Diggle, Deegan libertou os detentos do Asilo Arkham para encobrir sua fuga. Ele recuperou o Livro do Destino, mas foi derrubado pela Supergirl.

Com o Livro do Destino em mãos, a Tríade levou-o até uma instalação da A.R.G.U.S. para que pudesse ser analisado por Cisco Ramon, Caitlin Snow, Felicity Smoak e Curtis Holt. Enquanto Supergirl, Oliver, Barry e o Flash da Terra-90 confrontavam o Monitor, Novu admitiu que estava surpreso pela coragem que a Terra-1 possuía. Ele recuperou o Livro do Destino e o devolveu para Deegan, dessa vez pedindo para que pensasse maior.[6]

Dessa vez, John Deegan alterou a realidade em uma grande escala, causando diferentes mudanças na realidade da Terra-1. Ele guardou o Livro do Destino em sua "Fortaleza da Solidão". Eventualmente, depois que Kara escapou do pipeline com a ajuda de Alex Danvers, ela foi até o Cofre do Tempo, mas não conseguia usar o Livro do Destino. Ela então decidiu levá-lo para seu primo, Clark Kent, que estava lutando contra Deegan. Clark começou a usar o Livro do Destino e restaurou os poderes de Kara e Barry e as habilidades de Oliver, mas Deegan o atacou e roubou o Livro do Destino novamente.

Livro do Destino destruído

O Livro do Destino após Oliver atingi-lo com sua flecha cósmica.

Quando Deegan começou a causar pânico na Terra-1, alterando a realidade múltiplas vezes, Kara e Barry decidiram desacelerar o tempo para que pudessem pensar em um plano. Apesar de Clark alertá-los sobre suas mortes, eles decidiram continuar com o plano. Oliver confrontou Novu e conseguiu uma flecha cósmica que tiraria os poderes do Livro do Destino. Oliver usou a flecha e atirou no livro, que implodiu e deformou o rosto de Deegan, além de transformar a realidade de volta ao normal.[1]

Pós-Túnel do Tempo

Algum tempo depois, o Monitor recuperou o Livro do Destino. Ele então usou o objeto místico como apoio para um saco de pipoca, que estava comendo enquanto assistia as Lendas no Heyworld.[7]

Crise nas Terras Infinitas

Quando a Crise estava prestes a começar, Novu esteve com o Livro do Destino em mãos quando foi visitar Lex Luthor.[8]

Lex segurando o Livro do Destino

Lex segurando o Livro do Destino.

Após a morte prematura de Oliver, Novu voltou no tempo e recuperou o Livro do Destino antes de sua destruição. Ao consultá-lo, ele descobriu a existência dos Paragons e a identidade de duas delas: Kara e Sara Lance. Mais tarde, Lex Luthor roubou o Livro do Destino para matar os Superman através do multiverso.

Lex matou o Superman da Terra-75 com o Livro, e esteve o segurando quando confrontou o Clark Kent da Terra-167. Eventualmente, ele se cansou de matar seus inimigos e decidiu fazer com que o Superman da Terra-96 lutasse contra o herói da Terra-38. Após ter sido nocauteado por Lois Lane e Iris West-Allen, as duas usaram o Livro do Destino para restaurar o amor no coração do Superman da Terra-96.[9]

Em algum momento antes de ser preso, Lex roubou uma página do Livro do Destino. Ele descobriu que os Paragons seriam enviados para o Ponto de Fuga depois que a Terra-1 fosse destruída. Querendo se salvar, ele usou a última página do Livro para se tornar o Paragon da Verdade ao invés do Superman da Terra-96.[10] Ele também usou o Livro para se dar poderes.[11]

Kara prestes a abrir o Livro do Desitno

Kara prestes a abrir o Livro do Desitno.

Cansada de toda destruição causada pelo Anti-Monitor, Kara planejou usar o Livro do Destino para restaurar todas as Terras destruídas. Com a ajuda de Kate Kane, Lex explicou que se ela tentasse usar o Livro para restaurar todo um universo, ela se tornaria insana e perderia sua mente. Apesar disso, Kara decidiu continuar com seu plano. Quando estava prestes a abri-lo, ela foi confrontada por Kate.

Depois que a Terra-1 foi destruída pela antimatéria e os Paragons levados ao Ponto de Fuga pelo Pária, o Superman da Terra-96 começou a brilhar. Eventualmente, seu corpo desapareceu e deu lugar a Lex Luthor. Lex revelou que havia roubado uma página do Livro do Destino e o usou para se tornar um Paragon.[10]

Um mês depois, os Paragons, com a ajuda de Oliver, foram ao início dos tempos para impedir que o Anti-Monitor tornasse a destruição do multiverso permanente. Oliver disse aos Paragons que ele acenderia a faísca, mas seriam eles que espalhariam as chamas. No entanto, nenhum dos Paragons entendeu o que ele quis dizer com aquilo, embora ele garantisse a Lex que ele saberia o significado daquilo quando a hora chegasse.

Lex se relembrou a todos que havia usado o Livro do Destino para se tornar um Paragon. Isso deu uma ideia a Kara, que sugeriu que usassem a última página do Livro do Destino para "espalhar as chamas". Para realizar isso, eles precisavam se concentrar nas qualidades que os tornaram Paragons: Esperança, destino, verdade, coragem, honra, amor e humanidade.[11]

Capacidades

  • Conexão metafísica: A fechadura do Livro do Destino possui uma conexão metafísica com quem o Livro considera ser digno de usá-lo.[6]
  • Manipulação de realidade/Criação de Túnel do Tempo: Quando aberto, o Livro do Destino permite que seu usuário manipule e altere a realidade como bem desejar.
    • Percepção absoluta da realidade: Quando aberto, o Livro permite que seu usuário vislumbre todo o universo.[5]
    • Restauração/entrega de poderes: O Livro, além de restaurar os poderes de indivíduos,[1] também concede poderes a seus usuários.[11]
    • Indução a raiva: Lex usou o Livro do Destino para transformar o amor do Superman da Terra-96 em raiva.[9]
    • Viagem interdimensional: O livro é capaz de teletransportar pessoas pelos universos. Lex usou isso para teletransportar Iris, Lois e Clark da Terra-167 de volta para a Waverider.[9]

Fraquezas

  • Limite universal: O usuário do Livro do Destino pode apenas alterar os eventos e a realidade do universo em que se encontra. Caso alguém, originário de outra Terra, visite o universo que foi alterado pelo Livro do Destino, o indivíduo ainda manterá suas memórias originais e não será afetado pela mudança.[1]
  • Sobrecarga de energia: Caso absorva muita energia, o Livro poderá implodir. Essa sobrecarga de energia fará com que o Livro do Destino perca suas capacidades mágicas.[1]
  • Indução a insanidade: Caso alguém com uma mente fraca tente ler o Livro, o indivíduo será levado à loucura.[10]

Usuários conhecidos

Usuários anteriores

Aparições

Supergirl

4ª Temporada

5ª Temporada

Arqueiro

7ª Temporada

8ª Temporada

Flash

5ª Temporada

6ª Temporada

Lendas do Amanhã

4ª Temporada

Batwoman

1ª Temporada

Curiosidades

Por de trás das câmeras

  • Nas histórias dos quadrinhos da DC Comics, o Livro do Destino, também conhecido como o Livro das Almas, pertence a Destino, uma entidade cósmica que pertence aos Perpétuos.

Referências

Advertisement