Arrowverso Wiki
Advertisement

"Se eu puder impedir a Senhora Luthor de cometer os mesmos erros que eu, então, todo o sofrimento e dor que causei vão servir pra alguma coisa. Me deixem ajudar. Deixem eu me redimir."
—Malefic para J'onn J'onzz e Supergirl[fonte]

Malefic "Mal" J'onzz é o filho do falecido M'yrnn J'onzz e o irmão de J'onn J'onzz. Ressentido por ter sido abandonado por sua família, Malefic traiu os marcianos verdes durante a Guerra Civil Marciana e se aliou aos marcianos brancos. Por causa de suas ações, ele foi sentenciado ao aprisionamento na Zona Fantasma.

Séculos depois, Mar Novu libertou Malefic de sua prisão para que ele pudesse se vingar de J'onn. Devido a maldição Fa'ra'too'rik, Malefic era incapaz de atacar J'onn, então ele resolveu atacar as pessoas próximas a ele. Depois de ser "derrotado", ele se tornou prisioneiro de Lena Luthor, que analisou sua mente em prol do avanço do Projeto Non Nocere. Eventualmente, Malefic foi encontrado por J'onn e os dois se entenderam. Malefic ajudou os Superamigos a impedir Lena de usar a Miríade para dominar a mente da população. Após isso, ele retornou para Marte.

Biografia[]

Pré-Crise[]

Vida pregressa[]

Filho de M'yrnn J'onzz e uma marciana sem nome, Malefic nasceu no planeta Marte. Ele também tinha um irmão mais velho, J'onn.

J'onn e Malefic crianças

Malefic e J'onn crianças.

Quando criança, Malefic e J'onn estiveram brincando com outras crianças de sua espécie na casa de seu pai quando uma das crianças sugeriu uma brincadeira. No entanto, Malefic não conseguiu se conectar com a mente coletiva dos marcianos para participar da brincadeira. Quando as outras crianças zombaram de sua condição, Malefic os atacou. Após isso, M'yrnn aprisionou Malefic em uma câmara.

Com o passar dos anos, o ressentimento de Malefic para com sua família aumentou. De alguma forma, ele foi recrutado pelos marcianos brancos.[1]

Guerra marciana[]

Julgamento de Malefic

Malefic e sua família em seu julgamento.

Depois que a Guerra Civil Marciana teve início, Malefic infligiu o Fa'ra'too'rik, a maldição de H'ronmeer, nos marcianos verdes, o que acabou causando a morte de diversos marcianos. Através de meios desconhecidos, Malefic foi capturado por sua família. Ele foi levado até o Alto Conselho de Marte e julgado, sendo sentenciado à Zona Fantasma por seus crimes.[2]

Em algum momento, durante a Guerra Civil Marciana ou seu aprisionamento na Zona Fantasma, Malefic conheceu Midnight.[3]

Guerra contra J'onn J'onzz[]

Anos depois, em 2018, Malefic foi tirado da Zona Fantasma e levado à Terra por Mar Novu, que o encorajou a se vingar do irmão que o traiu. Malefic perguntou se ele iria ajudá-lo, mas a entidade cósmica negou.[4]

Algum tempo depois, Malefic, disfarçado como uma menininha, acompanhou uma excursão a uma exposição no Museu de National City sobre a Supergirl. Ele lutou contra a heroína, mas quando J'onn apareceu, o Fa'ra'too'rik afetou ambos. Malefic então roubou a cápsula kryptoniana e fugiu. Em seu esconderijo, ele usou o motor da cápsula para criar um projetor da Zona Fantasma caseiro e o usou para libertar Midnight. Depois que Midnight falhou, Malefic confrontou J'onn, que não o reconheceu. Malefic disse que era seu irmão, mas J'onn alegou não ter um. Enfurecido, Malefic tentou atacá-lo, mas o Fa'ra'too'rik afetou ambos mais uma vez. Ele então fugiu.[3]

Malefic foi encurralado pelos Superamigos nos esgotos de National City, mas conseguiu escapar. Após a emboscada, ele perseguiu Alex Danvers e se infiltrou em seu apartamento. Para conseguir algumas respostas, ele se disfarçou de Kelly Olsen, mas Alex percebeu que aquela não era sua verdadeira namorada. Quando a Supergirl apareceu, Malefic a enfrentou, mas causou uma distração e escapou. Ao voltar para seu esconderijo, Malefic percebeu que a chave para recuperar seus poderes era Kelly.[2]

Malefic ouvindo a proposta de Lena

Malefic ouvindo a proposta de Lena.

Uma semana depois, Malefic se transformou em Pete Andrews e pediu para Kelly usar as ondas-Q nele. Depois de ter conseguido o que queria, Malefic tentou matar Kelly, mas foi impedido por J'onn. Quando a maldição de Fa'ra'too'rik os atacou, Malefic aproveitou a distração para fugir.[1] Malefic controlou Alex para emboscar J'onn. Quando confrontado por seu irmão, J'onn lamentou por tudo que havia feito e demonstrou arrependimento. Enfurecido, Malefic o confrontou, questionando de onde havia surgido sua compaixão, mas J'onn usou o projetor da Zona Fantasma nele. Ao invés de ser levado para a Zona Fantasma, Malefic foi parar no laboratório de Lena Luthor, que o ofereceu uma proposta.[5]

Prisioneiro de Lena Luthor e redenção[]

Lena tentou invadir a mente de Malefic à força, o que não funcionou. Ele então fez uma proposta: ele iria deixá-la analisar sua mente desde que conseguisse se livrar do Fa'ra'too'rik para que pudesse matar J'onn. Embora hesitante, Lena aceitou os termos. Malefic seguiu as instruções de Lena para que pudesse analisar seus poderes e isolar a frequência de controle mental. Embora cumprisse sua parte do acordo, Lena mentiu sobre ajudá-lo a se livrar do Fa'ra'too'rik. Malefic tentou atacá-la, mas Lena usou seus próprios poderes contra ele.[6]

J'onn e Malefic se perdoam

Malefic e J'onn se perdoam.

Enquanto esteve no laboratório de Lena, Malefic sentiu a presença de J'onn, que carregava o projetor da Zona Fantasma em mãos. No entanto, ao invés de usá-lo, ele decidiu apenas conversar, insistindo de que estava lá para fazer as pazes. J'onn prometeu que iria deixá-lo entrar em sua mente, e poderia escolher entre lê-la para descobrir suas verdadeiras intenções ou matá-lo. Malefic leu a mente de J'onn de descobriu que seu irmão estava sendo honesto e que realmente sentia muito por suas ações. Os dois então se abraçaram.[7]

Depois de ser solto do laboratório de Lena, J'onn levou Malefic ao D.O.E., onde foi recebido de forma hostil por Alex e os outros agentes. Ele foi levado a uma sala de interrogatório e explicou o plano de Lena. Após isso, ele foi colocado em uma cela. Malefic reconheceu que merecia ficar preso por causa de suas ações, mas J'onn garantiu que os dois tinham culpa. Quando a Supergirl perguntou se poderia usar seus poderes para neutralizar as Ondas-Q do Non Nocere de Lena, Malefic teorizou que sim.

Quando Lena ativou a Miríade, Malefic usou seus poderes para contra-atacar as Ondas-Q. Depois de alguns esforços, ele conseguiu impedir que Lena controlasse a mente da população. Após isso, Alex permitiu que Malefic fosse solto. J'onn levou seu irmão até seu carro/espaço-nave para que pudesse usá-lo para voltar à Marte e ajudar a resistência a dar um fim na guerra marciana. Os dois irmãos se despediram mais uma vez, e em seguida Malefic usou a nave para ir embora.[8]

Crise nas Terras Infinitas[]

Durante a Crise nas Terras Infinitas, Malefic, assim como todos os seres do multiverso (com exceção dos sete Paragons), foi morto quando uma onda de antimatéria destruiu Marte e a Terra-38 em 10 de dezembro de 2019.[9] Graças aos esforços dos Paragons e do Espectro, ele foi ressuscitado em um novo universo um mês depois.[10]

Pós-Crise[]

Em algum momento, Malefic esteve na Terra, onde impersonificou Pete Andrews. Eventualmente, ele retornou à Marte com a ajuad de J'onn. Ao retornar para seu planeta natal, Malefic conheceu M'gann M'orzz. Ele então começou seus esforços para dar um fim à guerra civil de Marte.[11]

Ao perceber que a Terra estava em perigo, Malefic pediu para M'gann ir ajudar J'onn.[12]

Depois que a Supergirl ficou presa na Zona Fantasma, J'onn contatou Malefic.[13] Ele então lhe informou sobre Silas White, quem já conseguiu construir um portal para a Zona Fantasma.[14]

Personalidade[]

Poderes e habilidades[]

Poderes[]

  • Fisiologia de marciano verde: Assim como todos os outros marcianos verdes, Malefic possui poderes extraordinários. No entanto, ele aparenta ser um marciano especial, pois seus olhos brilham em verde ao invés de vermelho.[3]
    • Transformação: Malefic é capaz de mudar sua forma em um nível celular, permitindo-o alterar sua aparência física e se transformar ou imitar pessoas ou animais.[3]
    • Força sobre-humana: A força de Malefic é superior ao de um humano normal, e possivelmente equivalente ao de um kryptoniano carregado pelo sol amarelo.[3]
    • Regeneração: Quando a Supergirl queimou o rosto de Malefic com sua visão de calor, seus poderes curaram-o naquele instante.
    • Invulnerabilidade: Malefic foi capaz de resistir aos socos e sopro congelante da Supergirl.
    • Intangibilidade: Malefic é capaz de se locomover e atravessar objetos sólidos, como paredes.[2]
    • Controle mental: Malefic possui a capacidade de invadir a mente de um indivíduo e controlá-lo, obrigando-o a fazer o que desejasse. Inicialmente, ele havia perdido esse poder quando ficou preso na Zona Fantasma,[2] mas depois de enganar Kelly Olsen e fazê-la usar as ondas-Q nele, fazendo com que seu cérebro fosse reiniciado, esse poder foi restaurado.[1]
    • Super-velocidade: Malefic tentou escapar da Supergirl usando sua super-velocidade, mas não conseguiu.[2]

Habilidades[]

  • Combatente corpo-a-corpo: Malefic demonstrou ser um combatente corporal habilidoso.
  • Manipulação: Como seus poderes lhe permitem assumir a aparência de outra pessoa, mas não obter deveras informações a respeito da pessoa que está imitando, Malefic precisa atuar para cumprir seus objetivos.
  • Bilíngue: Como um marciano, Malefic consegue falar este idioma fluentemente.[4]

Fraquezas[]

  • Fogo: Assim como todos os outros de sua espécie, Malefic é vulnerável ao fogo. Quando for exposto ao calor (seja de fogo, ou até mesmo da visão de calor de um kryptoniano), mesmo estando transformado, sua pela voltará a sua aparência original.[2]
  • Fa'ra'too'rik: Como explicado por J'onn, o Fa'ra'too'rik é uma maldição imposta aos marcianos verdes que proíbe que dois irmãos briguem um com o outro. Caso um deles tentassem se atacar, a maldição iria fazê-los sentir uma grande dor.
  • Telepatia limitada: Embora não conseguisse se conectar fisicamente com outros marcianos, Malefic ainda retinha as mesmas capacidades telepáticas de sua espécie. No entanto, depois de ser aprisionado na Zona Fantasma, ele perdeu grande parte desse poder. Isso limitaria o quão bem ele poderia impersonificar alguém.[2]

Equipamento[]

Aparições[]

Supergirl[]

4ª Temporada

5ª Temporada

6ª Temporada

Curiosidades[]

  • Mar Novu libertou Malefic da Zona Fantasma como um teste para seu irmão.[8]
  • Malefic é o único marciano que não consegue se conectar com a mente coletiva dos outros marcianos.[2]

Por de trás das câmeras[]

Referências[]

Advertisement