FANDOM

Mar Novu
O Monitor
Informação
Ocupações Cientista (anteriormente)
Estado atual Desconhecido
Família Xneen (esposa; morta)
Intérprete LaMonica Garrett
Alter ego O Monitor
Fonte
"Uma Crise é iminente. Alguém está vindo, alguém muito mais poderoso do que eu. Temos que nos preparar. Estou testando os universos para encontrar um, eu espero, forte o bastante para enfrentá-lo. Com a esperança de encontrar os campeões que salvariam todo o multi-universo."
—Monitor para Oliver, Barry e Kara[src]

Mar Novu (nascido antes de 7980 A.C.), melhor conhecido como o Monitor, é um viajante no tempo Maltusiano que conseguiu seus poderes cósmicos após perder sua família e mundo. Após descobrir uma futura crise causada pelo Anti-Monitor que erradicaria todo o multiverso, ele testou diversos mundos para o apocalipse multiversal; porém todas falharam até desafiar a Terra-1, que conseguiram passar no teste. Novu escolheu os heróis de tal universo para lutar na crise, ao lado da Supergirl e Superman da Terra-38. Ele recrutou Oliver Queen para ajudá-lo nas preparações para prevenir a destruição do multiverso, enquanto ao mesmo tempo preparava heróis como Barry Allen e J'onn J'onzz para a futura crise. Ele também ressuscitou Lex Luthor para cumprir seu destino.

Quando a Crise de 2019 começou, Novu enviou sua arauta, Precursora, para recrutar os heróis e levá-los à Terra-38, onde lutariam contra os demônios das sombras. Infelizmente, os heróis perderam a batalha e, para o horror de Novu, Oliver morreu antes de sua hora. Como plano B, Novu demandou que os heróis recrutassem os sete Paragons, que salvariam o multiverso da destruição. Mar Novu encontrou seu fim nas mãos de uma Precursora corrompida, e alertou para Pária para teleportar os Paragons a um lugar seguro para que pudessem derrotar Mobius de uma vez por todas.

Após o multiverso ser consumido pela antimatéria, Supergirl, Lex Luthor e Ryan Choi voltaram para o planeta Maltus para prevenir seu experimento. Os três foram capazes de impedir Novu de realizar seu trabalho, mas de acordo com o próprio Anti-Monitor, sempre haverá um Novu para cumprir seu destino.

Aparentemente, Novu foi restaurado no multiverso pós-Crise e levou Felicity até Oliver no pós-vida. Porém, dada sua habilidade de viajar no tempo, é possível que esta seja uma versão mais jovem de si mesma, antes de sua morte.

Biografia

Perdendo sua família

Mar Novu é nascido do planeta Maltus, onde conheceu Xneen e se apaixonou pela mesma. Em algum momento, ambos se dedicaram ao trabalho para presenciar a criação do universo com o uso da viagem no tempo. Infelizmente, este feito causou diversas consequências, como a antimatéria na Zona Temporal ser desestabilizada e levar Novu ao universo de antimatéria, lar de sua contraparte Mobius[1]

Crise iminente

Preparos para o fim

No início do tempo, Mar Novu tornou-se ciente de sua contraparte, Mobius, e a crise que ele planejava para o multiverso. Para garantir a sobrevivência dos universos, Novu colocou Torres quânticas em algumas Terras, para protegê-las das ondas de antimatéria do Anti-Monitor.[2]

Visitando Ra's al Ghul

Novu visitou Al-Faith, dizendo que ele deveria balancear o universo ou o mundo estaria condenado. Ele também concedeu-lhe conhecimento não previamente conhecido pelo homem. O homem fez tudo o que podia para continuar com o balanço, tornando-se o primeiro Ra's al Ghul e fundando uma organização com o objetivo de balanço e matando seus inimigos e futuras ameaças.[3]

Recrutando Lyla Michaels

Quando Lyla Michaels sentiu-se culpada e sofrendo com a "culpa do sobrevivente", após a morte de sua equipe no Afeganistão, Lyla rezou para qualquer deus ou criatura semelhante para que ela fosse ouvida. Mar Novu respondeu e ela começou a trabalhar para ele, fazendo qualquer coisa que ele necessitasse.[4]

Anos depois, ele contatou ela e diz que foi aquele quem a salvou, pois ela serviria a um grande propósito. No início, Lyla não acreditou nos contos de Novu sobre o apocalipse, mas ele foi até ela novamente e lhe mostrou um futuro com John Diggle sendo apagado da existência caso não ajudasse-o. Vendo que Novu estava dizendo a verdade, ela concordou em ajudá-lo a encontrar os heróis necessários para impedir esta ameaça.[5]

Testando diferentes Terras

Em algum momento no passado, Mar Novu, adotando a alcunha de "o Monitor", obteve acesso ao Livro do Destino e entregou-o para indivíduos de diferentes Terras do Multiverso à fim de testá-los para uma Crise, uma no qual Novu clama estar além de suas habilidades, para criar seu próprio Túnel do Tempo.

Testando a Terra-90

Viajando para a Terra-90, Novu se encontrou com diversos heróis que se colocaram contra ele. Após uma intensa batalha, Novu assassinou todos eles. Depois da batalha, o Flash se rasteja em direção do livro que estava no chão. No entanto, Novu o agarrou primeiro. Enquanto o Flash questionava as suas ações, Novu explicou que eles mesmo fizeram isto com eles. Ele abriu o livro, proclamando que todos morreriam. Neste exato momento, o Flash correu para longe.[6]

Testando a Terra-1

Ele apareceu diante de John Deegan e o entregou seu livro, dizendo para ele fazer o que quisesse com a realidade. Cisco Ramon observou esta cena por uma vibração, fazendo com que Novu o notasse, dizendo que não pode ser parado o que ele acabou de fazer.

Depois, Novu apareceu nas ruas de Central City, onde foi cercado pela polícia. No entanto, o Flash da Terra-90, o Flash da Terra-1, Arqueiro Verde e Supergirl chegaram no local para confrontá-lo sobre suas ações e motivações. Declarando que ele pararia o massacre que ele causou em sua Terra, o Flash da Terra-90 fez o primeiro ataque, mas Novu o fez desaparecer. Em seguida, Novu desapareceu, levando consigo o Livro do Destino, e dando-o de volta á Deegan, dizendo para ele pensar maior.[7]

Depois de Deegan alterar a realidade novamente, Novu foi confrontado em seu reino por Oliver Queen e Barry Allen. Ele conta de que ele está os preparando para uma massiva crise que ameaça destruir todo o multiverso. Depois, Oliver Queen retorna à este reino na esperança de impedi-lo de parar o teste que mataria Barry e Kara, já que eles são os verdadeiros heróis com mais chances de parar a crise. Novu concordou, ficando impressionado pela bravura de Oliver de ser o primeiro à confrontá-lo diretamente e lhe deu uma flecha capaz de sobrecarregar e destruir o Livro do Destino[8], mas para manter o equilíbrio do Multiverso, Novu fez Oliver prometer que ele iria ajudá-lo a prevenir a crise quando fosse necessitado.[9]

Preparando-se para Crise

Descorajando esperanças

Após a linha temporal ser alterada pela Equipe Flash ao destruir a adaga de Cicada, a Crise, que ocorreria em 2024, foi movida para 2019. Sabendo que a Equipe alterou a linha para evitar o evento, mas ao fim tornaram as coisas piores, Mar Novu destruiu o pendrive no Cofre do Tempo para prevenir a equipe de saber sobre as mudanças. Durante isto, ele destruiu a mensagem de Nora West-Allen para seus pais, no qual ele acreditou ser um sacrifício necessário.[10]

Passagem na Terra-38

O Monitor com o corpo de Lex

O Monitor com o corpo de Lex Luthor

Após destruir o pendrive, Novu viajou à Terra-38 para libertar um Marciano Verde, chamado de Malefic J'onzz, da Zona Fantasma. O Monitor encorajou o Marciano a se vingar de seu irmão que o traiu. Questionado se iria ajudá-lo, Mar Novu respondeu que o Marciano teria de trilhar este caminho sozinho, já que o Monitor teria mais um lugar para ir. Ele então foi até onde o corpo morto de Lex Luthor foi abandonado, levantando sua mão na direção do corpo inanimado.[11]

Observando as Lendas

O Monitor, segurando o Livro do Destino, foi visto no parque Heyworld, construído pelas Lendas, observando a equipe de super-heróis performarem. Ele balançou sua cabeça em forma de negação, e em seguida é visto comendo pipoca.[12]

Recrutando Oliver Queen

Mar Novu cobrando Oliver

Mar Novu cobrando Oliver Queen de sua dívida

Em 2019, após o nascimento de Mia Smoak, Mar Novu retornou para visitar Oliver e cobrá-lo de sua promessa. Como prometido, em dar tudo o que o multiverso necessitasse, Oliver teve de cumprir sua palavra e questionou Novu do que ele precisaria. Mar Novu revelou que necessitava de ajuda para evitar a crise, mas notou que para prevenir milhões de mortes, Oliver teria de se sacrificar, e que o futuro é inevitável e não há como escapar. Ele assegurou à Felicity que com a ida de Oliver, ela e sua filha sobreviveriam. Então, Mar Novu deu um tempo para que Oliver se despedisse de sua família, e após fazê-lo, Novu levou-o para iniciar sua tentativa de prevenir uma crise.[9]

Como primeira missão, Mar Novu enviou Oliver à Terra-2 para recuperar partículas de uma estrela anã, no qual poderia ser apenas encontrado proeminente nesta Terra.[13]

Alertando Barry Allen

Mar Novu alertando Barry

Mar Novu visita Barry Allen para alertá-lo sobre seu destino final

Entre Agosto e Setembro de 2019, Mar Novu visitou Barry Allen e Iris West-Allen nos Laboratórios S.T.A.R. No Cofre do Tempo, Iris percebeu que ele havia destruído a mensagem de Nora e tentou atacá-lo, mas foi impedida por Barry. Novu soube que isto foi um efeito colateral, mas citou que teria que descorajá-los sobre a possível evitação da crise. Iris argumentou que eles ainda tinham mais cinco anos pela frente, mas Novu revelou um chocante segredo: a data havia sido alterada de 2024 para 10 de Dezembro de 2019. Dizendo que logo a Terra-1 se tornaria o local principal na luta do destino pelo multiverso, Novu insistiu que para salvar todos que amam, O Flash teria de morrer.[10]

Missões de Oliver

Quando Oliver rastreou o Arqueiro Negro, Novu o confrontou, dizendo que ele deveria focar-se em sua missão, no qual Queen explicou que ele havia roubado as partículas e que ele estava tentando recuperá-las. Mar Novu pouco foi convencido, mas permitiu que Oliver continuasse.[13]

Após a destruição da Terra-2, Mar Novu levou Oliver, John Diggle e Laurel Lance à Hong Kong. Quando Oliver acordou, Novu o confrontou sobre interferir nos eventos da Terra destruída ao enfrentar Tommy Merlyn que, segundo o ser espacial, levou a destruição deste universo, citando que Oliver havia interferido novamente ao salvar a vida de Laurel. Ele então instruiu para que encontrasse o Dr. Robert Wong. Momentos antes de John chegar, Novu se teleportou para não ser descoberto.
O Monitor se encontrando com a Precursora

Mar Novu se encontrando com Lyla Michaels

À noite, Mar Novu se encontrou com Lyla Michaels, que esteve zangada por não ter tido alertá-la sobre a destruição da Terra-2, ou que John esteve lá no exato momento em que isto ocorreu. Novu respondeu que a Terra-2 foi um sacrifício necessário, e então questionou-a sobre Wong. Ela disse que estava com ele, e então Novu afirmou que eles deveriam continuar sua missão misteriosa.[4]

Após se encontrar com Lyla, Novu trouxe Mia, William Clayton e Connor Hawke do ano 2040 como um presente para Oliver, para que passasse tempo com seus filhos antes de sua morte.[14][3]

Notando que o destino de Laurel havia sido alterado, Novu queria ver o quanto a lealdade, e a bondade, de Laurel iria, e decidiu colocá-la em um teste.[14] Saindo do Departamento de Polícia de Star City, Mar Novu se revelou. Ignorando os insultos a seu traje, feitos por Laurel, ele ofereceu a restauração da Terra-2 se Laurel seguisse seus termos. Ela questionou o que tinha de fazer, e Novu simplesmente respondeu que ela deveria trair Oliver.[15] Ele mandou Lyla instruir Laurel em recuperar a arma de antimatéria que Oliver estava atrás. Sabendo que Laurel não trairia seu amigo e revelaria a lealdade de Lyla ao Monitor, no que era seu plano o tempo todo, Lyla os nocauteou.[16]

Ele colocou Oliver e Laurel em um loop do tempo para que pudessem ver Quentin Lance morrer diversas vezes, até descobrirem o seu objetivo lá; Oliver estava lá para perceber que o seu destino na iminente Crise não pode ser alterado, e Laurel estava lá como um agradecimento, uma oportunidade para se despedir de Quentin uma última vez por ter permanecida leal a Oliver. Ele também colocou Lyla no loop, para poder guia-los caso não entendessem seu objetivo. Após Laurel se despedir de Quentin e Olivera aceitar seu destino, ele libertou ambos do loop temporal. Agora em Lian Yu, a Equipe Arqueiro se preparava para uma última missão.[14]

Alertando J'onn J'onzz

Após J'onn J'onzz fazer as pazes com seu irmão e enviá-lo à Marte, para ajudar M'gann M'orzz a deter a guerra entre os Marcianos Verdes e Marcianos Brancos, Novu apareceu diante dele para parabenizá-lo por ter passado no teste. J'onn deduziu, corretamente, que esta figura foi a mesma que libertou seu irmão da Zona Fantasma.

Novu disse para J'onn que ele viu o Caçador de Marte lutar com seus aliados durante o Túnel no Tempo e desde lá soube que ele era um excelente guerreiro, mas assombrado pelo seu passado e tornando-o vulnerável. Ele soube que era pelo passado dramático com seu irmão, não porque ele saiu de Marte, e precisou que o herói descobrisse isto. Mas agora que J'onn enfrentou seus demônios, ele percebeu que suas vulnerabilidades são suas forças, e que agora está pronto. Quando J'onn questionou-o sobre o que estava pronto, Mar Novu respondeu com duas simples palavras: "a Crise".[17]

Levando Lex para a briga

Após Novu terminar sua conversa com J'onn, ele retornou para seu reino com o Livro do Destino, onde viu Lex Luthor ganhar outra partida de xadrez intergalático. Lex ficou aliviado pelo seu retorno, e comentou sobre o universo. Ignorando os insultos de Lex, Mar Novu disse que trouxe Lex de volta à vida pois o universo precisará de alguém com sua mente para impedir a Crise. Quando Lex questionou o que significava, Novu manipulou Luthor pelo seu ego, dizendo que ele poderia, finalmente, realizar seu destino e se tornar o herói que sempre pensou que fosse. Lex concordou em ajudar, mas primeiro eles teriam de discutir em como lidar com sua irmã, no qual Novu apenas sorriu.[17]

Crise de 2019

Recrutando os heróis

Após Oliver completar sua última missão, Lyla desbloqueou seus poderes e Novu a transformou em sua Precursora das coisas que virão, assim como recrutar os heróis que ajudarão na batalha.[5] Novu enviou Lyla para salvar Clark Kent e Lois Lane, da Terra-38, no momento em que Argo City estava sendo destruída.[2]

A próxima parada de Lyla foi recrutar Oliver e Mia, que estavam tendo uma conversa sincera. Ambos avistaram os céus vermelhos e Lyla apareceu em sua frente, confirmando que a crise já havia começado.[5] Ela os teleportou para a Terra-38.

A Precursora foi à Central City e Gotham para recrutar Barry e Kate Kane. Em seguida, ela recrutou Sara Lance e Ray Palmer em Star City. Enquanto Oliver, Mia, Kate, Clark e Lois iam ao D.O.E., Barry, Sara e Ray iriam vigiar a Torre quântica desta Terra, para garantir que estivesse seguro. Quando todos se juntaram, a Precursora explicou o plano de Novu em adiar a destruição da Terra-38 para que pudessem evacuar as pessoas.[2]

Conversando com Oliver

Para ser adicionado...

Destruição da Terra-38

Enquanto a batalha entre os heróis e os Demônios da sombra continuava, Novu notou que era inútil tentar defender a Torre quântica da Terra-38, e que aquele confronto havia sido perdido. Ele se teleportou até o campo de batalha, dizendo que eles precisariam recuar e poupar energias para a maior batalha que se aproxima. Ele teleportou todos à Terra-1, mas Oliver recusou em sair do universo até que todos do planeta fossem evacuados. Ele disparou uma flecha com antimatéria em Novu, sendo capaz de conseguir alguns minutos a mais para enfrentar os Demônios da sombra sozinho.[2]

Sacrifício de Oliver

Após Oliver enfrentar os Demônios da sombra e ser seriamente ferido, Novu recuperou suas forças e o levou até a Terra-1 com os outros heróis. Enquanto os outros assistiam Oliver com seus ferimentos, Novu informou-os sobre seu ato heroico. Ele avisou a Supergirl e Superman que seu universo foi destruído, mas 7.53 bilhões de almas foram capazes de fugirem à Terra-1.

Novu surpreso pela morte antecipada de Oliver

Mar Novu surpreso pela morte adiantada de Oliver

Utilizando uma roupa verde/dourada, Nash apareceu ao lado de Novu. Questionado por Barry, Wells disse que não é mais Nash, mas sim um Pária cumprindo sua sentença por libertar o Anti-Monitor de seu confinamento. No momento, Sara, Querl Dox, Lois e Jonathan chegaram da Terra-16, e Novu assistiu Oliver se despedir de seus entes. Quando Oliver morreu, Novu confessou que esta não foi a morte que havia previsto para ele, e ficou confuso. Pária então disse que as coisas estão acontecendo diferente do que o esperado.[2]

Adquirindo a Waverider

Com a morte de Oliver, Novu voltou no tempo e recuperou o Livro do Destino. Ele consultou Felicity sobre os sete Paragons que poderiam ajudá-los a deter o Anti-Monitor. Após descobrir os Paragons da Esperança e Destino, Kara e Sara, Felicity encontrou apenas as descrições para os Paragons da Verdade e Coragem: "um segundo Krytoniano que perdeu mais que um homem mortal", e o "Morcego do Futuro".

Após a destruição da Terra-38, a equipe foi aos Laboratórios S.T.A.R. Quando a Precursora chegou, Ray e Novu tiveram uma discussão sobre utilizar a Waverider. Novu argumentou que eles precisariam da tecnologia da nave para sobreviver. Infelizmente, Sara disse para Novu que ela prometeu que a tripulação não faria mais crossovers, e por isso não poderiam utilizá-la. A Precursora deu outra ideia: há infinitas Waveriders no multiverso, então ela foi à Terra-74 e pegou a Waverider deste universo, junto com o Mick Rory desta Terra.[18]

Encontrando os Paragons

Restaurando o Vibro

Quando Cisco andava pela nave, Novu apareceu diante e o assustou. Ignorando a pergunta de Ramon, Novu disse que ele não era um Paragon, mas ainda possuía um propósito; Vibro deve viver novamente. Cisco recusou, relembrando que seus poderes se foram por conta da cura meta-humana. Ignorando-o, Novu disse que Cisco deveria responder ao chamado, querendo ou não, e restaurou seus poderes, colocando-o em seu antigo traje.[19] 

Morte

Para ser adicionado...

Futuro

Mar Novu levando Felicity

Mar Novu levando Felicity Smoak até Oliver

Levando Felicity até Oliver

Em algum momento entre a crise em 2019 e 2040, Mar Novu fez um acordo com Felicity Smoak, de que ele iria levá-la até Oliver após a mesma preparar William Clayton e Mia Smoak para que pudessem cuidar de si mesmos. Em 2040, após se despedir de seus filhos, Mar Novu retornou até Felicity. Antes de levá-la, ele a alertou que este lugar é um local onde "não há voltas". Felicity aceitou de mesmo modo, e então, O Monitor reuniu o casal separado.[9]

Poderes e habilidades

Poderes

  • Fisiologia de entidade cósmica: Novu vem de uma espécie aparentemente poderosa, cuja capacidade de poder não pode ser compreendida pelos seres humanos. As características fisicamente distinguíveis da espécie incluem cristas negras ao longo da cabeça, costeletas de carneiro e uma voz profunda. A espécie também possui fortaleza sobre-humana, já que o indivíduo não identificado foi capaz de sobreviver à destruição que trouxe para a Terra 90.
    • Telecinesia: Novu conseguiu exercer pressão suficiente no carro de John Deegan para quebrar suas janelas e esmagar o capô.
    • Distorção elétrica: a presença de Novu interferiu nas luzes da rua quando ele confrontou o Dr. John Deegan.
    • Conscientização dimensional: Novu também tem uma forma de consciência dimensional, pois ele foi capaz de perceber o Cisco Ramon , e de se comunicar com ele através da energia transdimensional do multiverso.
    • Teleporte interdimensional: Com um simples levantar de mãos, Mar Novu é capaz de se teleportar, outras pessoas e/ou objetos para onde quiser. Em 2040, ele levou Felicity Smoak para um lugar sem retorno, apenas para estar com Oliver Queen.[9]

Fraquezas

  • Equilíbrio universal: Mar Novu deve manter os universos em balanceamento. Se ele alterar algo sem o Livro do Destino, ele deve levar algo para compensar a alteração. Para prevenir as mortes de Kara e Barry, Oliver ofereceu sua vida em troca.

Equipamento

  • Livro do Destino: O livro é capaz de manipular a realidade, sendo usado por Novu para testar os habitantes de diferentes Terras do multiverso.

Aparições

Supergirl

4ª Temporada

5ª Temporada

Flash

5ª Temporada

6ª Temporada

Arqueiro

7ª Temporada

8ª Temporada

DC's Legends of Tomorrow

4ª Temporada

Batwoman

1ª Temporada

Galeria

Imagens promocionais

Elseworlds

Por de trás das cenas

  • Na continuação original dos quadrinhos da DC Comics, o Monitor original, no qual Mar Novu do Arrowverso é baseado em suas ações e atitudes, foi uma figura proeminente que levou ao evento Crise nas Infinitas Terras, avisando os heróis do multiverso sobre a ameaça iminente do Anti-Monitor, a contraparte do Monitor, que queria destruir o multiverso. Décadas depois, durante a história de Crise Infinita, foi revelado que após o trama de Crise nas Infinitas Terras, o Monitor decidiu-se retirar da relidade para pensar sobre seu futuro. Acreditando que não havia mais motivo para continuar com seu corpo, o Monitor começou a se dividir. Ele se dividiu em 52 Monitores, uma raça de seres atarefados de deixar o multiverso em segurança.

Referências

  1. "Crisis on Infinite Earths: Part Four"
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 "Crisis on Infinite Earths: Part One"
  3. 3,0 3,1 "Leap of Faith"
  4. 4,0 4,1 "Welcome to Hong Kong"
  5. 5,0 5,1 5,2 "Purgatory"
  6. "Elseworlds, Part 1"
  7. "Elseworlds, Part 2"
  8. "Elseworlds, Part 3"
  9. 9,0 9,1 9,2 9,3 "You Have Saved This City"
  10. 10,0 10,1 "Into the Void"
  11. "The Quest for Peace"
  12. "Hey, World!"
  13. 13,0 13,1 "Starling City"
  14. 14,0 14,1 14,2 "Reset"
  15. "Present Tense"
  16. "Prochnost"
  17. 17,0 17,1 "The Wrath of Rama Khan"
  18. "Crisis on Infinite Earths: Part Two"
  19. "Crisis on Infinite Earths: Part Three"