Arrowverso Wiki
Advertisement

"Você nunca penduraria uma cruz cristã de cabeça pra baixo, nem colocaria uma bandeira americana no chão, mas você destrói o que é wakan, que é sagrado, deixando tocar na sua pele suja. Mas eu vim te ensinar o preço da sua imprudência."
—Mina Chaytan[fonte]

Mina Chaytan (morta em 2018), auto-apelidada de Bisonte Negra, foi uma ativista nativa americana e meta-humana com o poder de animar efígies. Ela foi também uma professora na Universidade de Central City, mas acabou sendo demitida após participar de protestos violentos. Depois de ter sido presa pelo Flash, Mina foi morta quando Clifford DeVoe absorveu seus poderes.

Biografia[]

Vida pregressa[]

Mina Chaytan é uma nativa americana do povo Sioux. Em sua vida adulta, ela trabalhou na Universidade de Central City como professora de antropologia cultural.[1] Ela também já trabalhou com Clifford DeVoe, um professor de história.[2]

Cansada de ver os artefatos de seu povo serem colocados em museus, Mina se tornou uma ativista. Ela participou de múltiplos protestos e foi até mesmo presa por arrombamento, invasão e roubo. Embora as queixas tivessem sido retiradas, Mina, seis meses depois, foi demitida da Universidade de Central City.[1]

Ganhando poderes[]

Mina encarando a luz do portal

Mina encarando a luz do portal.

Em 10 de outubro de 2017, Mina foi uma das pessoas que usou o Central City Bus 405. Quando o veículo parou para permitir que Becky Sharpe embarcasse, Mina e Becky se encararam brevemente antes dela desviar seu olhar para a janela. Não muito tempo depois, Mina notou uma luz branca se aproximando dela rapidamente.[3]

Após esse ocorrido, Mina se tornou uma meta-humana. Ela decidiu usar seus poderes para recuperar artefatos originários dos nativos americanos.[1]

Recuperando artefatos[]

Algumas semanas depois, Mina observou Jim Fox deixar um lugar segurando uma maleta em mãos. Ela então usou seus poderes para animar a estátua de um tigre para matá-lo e, em seguida, roubou sua maleta, que continha um artefato nativo americano. Mais tarde, Mina visitou outro colecionador de artefatos. Após vê-lo usar um presente sagrado de oração de Ptesan-Wi como "cachimbo da paz", Mina se aborreceu e animou uma armadura de cavaleiro para matá-lo. No entanto, o Flash e um novo recruta apareceram para salvá-lo.

Mina sendo confrontada pelo Flash

Mina sendo confrontada pelo Flash.

Naquela tarde, Mina animou a efígie de um homem das cavernas dentro de um veículo do Museu de Central City. Depois que a estátua lhe entregou o objeto que procurava, Mina foi confrontada pelo Flash. O herói tentou simpatizar com sua luta, mas Mina se recusou a ouvi-lo. Ela reanimou a estátua do homem das cavernas e o fez atacar os heróis enquanto fugia. O novo recruta do Flash segurou seu veículo, mas Mina continuou tentando escapar, O homem soltou o carro, fazendo-o colidir com outro veículo estacionado.

Mina foi presa e levada ao DPCC, onde foi colocada em uma cela. Ela usou seus poderes para controlar a efígie de um novo uniforme que os policiais iriam usar em campo. Após ter sido solta, a mulher afirmou que estava na hora de recuperar o que era seu.

Mina é presa pelo Flash

Mina é presa pelo Flash.

Mina foi até o museu da cidade e roubou um colar em exibição, pertencente ao seu povo, mas foi confrontada pelo Flash e o novo recruta. Ela afirmou que iria devolver o objeto aos Sioux, mas os heróis protestaram. Enquanto o recruta estava distraído lutando contra a efígie de um dinossauro, Mina aproveitou a oportunidade para fugir, mas foi interceptada pelo Flash. Ele jogou um vaso para o alto e Mina tentou pegá-lo, mas isso permitiu que o velocista usasse seus poderes e colocasse algemas inibidoras nela.

Após ser presa, Mina foi levada para Iron Heights.[1]

Fugindo da prisão e morte[]

Após passar alguns meses presa, Gregory Wolfe vendeu Mina e os outros metas para Amunet Black. Antes da troca ser feita, Mina e os outros conseguiram escaparam graças a ajuda de outro prisioneiro, Barry Allen. Enquanto andavam por uma área abandonada localizada abaixo de Iron Heights, Mina, Ramsey Deacon e Sylbert Rundine discutiram o que iriam fazer após fugirem. Todos decidiram voltar para sua antiga vida criminosa, mas Barry os aconselhou a não fazerem isso, argumentando que o Flash iria levá-los para Iron Heights novamente.

Mina tendo seus poderes absorvidos

Mina tendo seus poderes absorvidos.

Após chegarem ao lado de fora e recuperarem seus poderes, Mina e seus companheiros se prepararam para enfrentar Wolfe. No entanto, ele revelou que Barry era o Flash. Com essa revelação, Mina e os três metas decidiram matá-lo antes de irem embora. Becky Sharpe usou seus poderes para protegê-lo e derrotou Mina e os outros metas. Porém, Clifford DeVoe apareceu e usou sua cadeira flutuante para absorver os poderes de Mina, assim como de Rundine, Deacon e Becky, e a matou.[4]

Personalidade[]

Mina era apaixonada por sua causa na preservação dos direitos de seu povo, bem como de sua história, artefatos e costumes. Clifford DeVoe a descreveu como uma mulher animada que sentia que ensinar era um chamado. Talvez seja isso que a levou a ter o poder de animar efígies para servi-la. Ela também é vista cuidando de seu melhor interesse, como imediatamente após saber que um de seus aliados fugitivos era o Flash e optou por matá-lo, presumivelmente para que ele não ficasse em seu caminho novamente, apesar de ele genuinamente ajudá-la de um destino que ele alegou ser pior que a morte.

Poderes e habilidades[]

Poderes[]

"Esse meta tem a habilidade de deixar uma marca psíquica nos objetos. Tipo um fantoche telecinético através de ligação subconsciente."
Caitlin Snow[fonte]
  • Fisiologia meta-humana: depois que Mina foi atingida pela energia da matéria escura liberada pelo portal da Força de Aceleração, isso alterou seu DNA e células, permitindo que ela acessasse seus novos poderes.
    • Animatopatia/Animação: De uma maneira parcialmente telecinética, Mina tem a capacidade de animar temporariamente objetos inanimados, deixando uma marca psíquica nas efígies, dando-lhe uma ligação subconsciente com eles. Isso faz com que as efígies sejam infundidas com matéria escura em nível molecular, de modo que não precisem estar na proximidade ou na linha de visão de Mina para literalmente animá-las.

Fraquezas[]

  • Forma de efígie: Os poderes de Mina funcionam apenas em efígies cujas formas têm capacidade de movimento (por exemplo, animais/pessoas).
  • Algema inibidora de poderes: Se Mina estiver usando algemas que bloqueiam suas habilidades, ela não poderá usar seus poderes.

Aparições[]

Flash[]

4ª Temporada

Por de trás das câmeras[]

Referências[]

Advertisement