FANDOM

Mxyzptlk
Mxyzptlk
Informação
Estado atual Vivo
Universo de origem Quinta Dimensão
Intérprete Peter Gadiot (2ª Temporada)
Thomas Lennon (5ª Temporada)
Alter ego Superman (temporariamente)
Fonte
Mxyzptlk, também conhecido como Mxy, é um imp extremamente poderoso e um ser extra-dimensional, originário da Quinta Dimensão e um auto-proclamado deus. Ele veio à National City para declarar seu amor por Kara Danvers. Ela não viu Mxy como uma ameaça inicialmente, até ele começar a colocar vidas inocentes em perigo utilizando sua magia para encantá-la.

Após suas ações, Mxy foi punido pelas autoridades da Quinta Dimensão e forçado a corrigir os erros que fez com aqueles que perturbou para que seja livre novamente. Sua última missão era com Kara Danvers, oferecendo-a uma chance de restaurar sua amizade com Lena. Após falhar repetitiva vezes, Kara agradeceu Mxy por sua ajuda, percebendo que as coisas deveriam ficar do jeito que estavam e que dela deveria seguir em frente. Com sua punição completa, Mxy foi libertado e recuperou seus poderes.

Biografia

Tentando casar-se com Kara

Após Kara Danvers revelar a verdade para Mon-El sobre seus sentimentos, uma luz entrou voando por seu apartamento. Ela materializou-se como o Sr. Mxyzptlk, e ele se apresentou e proclamou seu amor por Kara.[1]

Mxy tentou encantar Kara com seus poderes, mas Mon-El ficou em seu caminho. Ele baniu facilmente o Daxamita ao D.O.E., e colocou Kara em um vestido de casamento para propor. Porém, Kara recusou gentilmente, mas Mxy disse que ela estava apenas se bancando a difícil. Quando Kara tentou impedir ladrões, Mxyzptlk chegou e fez suas armas posicionarem-se em frente a sua cabeça. Felizmente, ela pediu que os ladrões fossem baleados por sua própria arma. Momentos depois, Parasita esteve atacando National City e Supergirl e Mon-El foram ao centro para enfrentá-lo. Segundos depois, Mxy aparece com seu traje de Superman para ajudar. Mon-El soube que ele esteve apenas fingindo, e que ele havia conjurado o monstro para bancar de herói. Ele demandou que Mxyzptlk recitasse seu nome ao contrário para que fosse banido de volta à sua dimensão, e Kara ficou surpresa ao descobrir que este era o modo de bani-lo. Mxyzptlk então fez um proposta para Kara: casar-se com ele ou ele espalharia o caos pela Terra.

Mon-El desafiou-o para um duelo, na qual Mxyzptlk aceitou. Eles se teleportaram para um teatro, onde Mxy conjurou algumas armas. Mon-El disparou, mas não causou nenhum efeito. Ele revelou que pegou algumas algemas do D.O.E., e que estas fariam Mxy ficar sem poderes. Eles enfrentaram-se, e Mxy foi capaz de colocar as algemas em Mon-El e recuperar seus poderes. Prestes a atirar em seu adversário, Mxy foi impedido pela chegada de Kara, que concordou em casar-se com ele e mandou-o para a Fortaleza da Solidão.

Na Fortaleza, Kara disse que não iria se casar com ele e que apenas lhe trouxe lá para não machucar nenhum inocente. Irritado, Mxyzptlk animou a estátua de gelo de Jor-El para atacar a Supergirl. Kara conseguiu destruir a estátua, mas Mxy não estava pronto para desistir. Ele disse que iria destruir a Terra com um simples estalar de dedos, e que a seguiria através dos cosmos até ela concordar em amá-lo. Kara trancou a Fortaleza e iniciou uma sequência de auto-destruição, no qual fez Mxy entrar em pânico e pedir para que ela não fizesse isto. Ela revelou que havia um código para desativar o comando. Eles foram ao painel de controle, e Kara apontou aos botões onde Mxy deveria apertar. Porém, o código revelou ser 'KLTPZYXM' e ele começou a desaparecer de volta a sua dimensão. Ele disse para Kara que tudo que queria era alguém para amá-lo, e, antes de partir, Kara disse que o amor iria até ele no momento certo.[2]

Punição por seus erros

Por conta de seu mal comportamento, Mxy foi punido pelas autoridades da Quinta Dimensão. Foi ordenado que ele corrigisse seus erros com aqueles nas quais perturbou e passou anos (da perspectiva da terceira dimensão) fazendo isto. E, por último em sua lista, estava Kara Danvers.[3]

Ajudando Kara

Mxy voltou retornou ao planeta Terra e visitou Kara novamente. Provavelmente ouvindo a conversa de Kara com Alex, na qual discutiram sobre Kara revelar sua identidade para Lena e Alex disser que não havia como saber se Lena reagiria diferente a isto, ele disse para as irmãs Danvers perguntarem para ele sobre o assunto.[4]

Mxy ofereceu Kara uma chance de retornar ao passado e revelar para Lena sua identidade secreta como Supergirl. Para provar sua lealdade, ele entregou para Danvers um gravador de fitas que pronunciava seu nome ao contrário, e ela deveria utilizá-lo caso não quisesse mais seus serviços. Kara concordou com a oferta de Mxy. Ele explicou que ela deveria escolher um momento entre sua amizade com Lena, e a partir deste momento ela teria a oportunidade de revelar sua identidade secreta. Caso gostasse do efeito dominó que viria a seguir, ele estalaria seus dedos e esta linha do tempo se tornava realidade. Porém, não importava qual momento na linha do tempo Kara escolheria, o efeito dominó sempre fazia algo pior acontecer (como a morte de Lena por Régia). Acidentalmente, Mxy prendeu-os em uma realidade distópica, onde a Supergirl nunca salvou Lena do ataque de Lex em seu helicóptero e foi transformada em um Metallo por sua mãe, onde governava National City com um punho de aço. Por conta do amortecedor de energia da Quinta Dimensão, Mxy foi incapaz de utilizar seus poderes para retornar a sua realidade real. Eles foram ao D.O.E. para roupar um objeto, que perdeu para o Chapéu em um jogo de cartas, que poderia fazê-lo retornar Kara e ele ao mundo real. Com a ajuda de uma resistência, eles roubaram o chapéu e retornaram a linha do tempo original.

Kara disse que esta experiência lhe fez aceitar as coisas do jeito que são. Mxy disse que sua jornada com a Kryptoniana o fez perceber que alguém gostava dele por ser quem ele é. Com sua punição completa, Kara o libertou e, com seus poderes recuperados, viajou para 1780. Ele deixou um bufê de comidas para ela como um presente de despedida. No lado de fora do apartamento, ele ouviu o desejo de Kara de que Mxy retornaria para visitá-la.[3]

Poderes e habilidades

Poderes

  • Manipulação de Realidade: O Sr. Mxyzptlk demonstrou ter poderes mágicos possíveis de alterar a realidade. Aparentemente, seus poderes não possuem  uma escala. Seus poderes incluem, mas não se limitem, a:
    • Animação: Mxyzptlk pode trazer objetos de volta a vida, como a estátua de Jor-El na Fortaleza da Solidão.
    • Clarividência: Mxyzptlk clama ter observado Kara Zor-El de sua dimensão.
    • Conjuração: Mxyzptlk pode criar objetos ou criaturas sencientes ao seu desejo. Como por exemplo criar uma duplicada do vilão Parasita e conjurar flores e uma banda. Ele também pode fazê-los desaparecer.
    • Voo: Enquanto passando-se por uma réplica do Superman, Mxyzptlk pode voar.
    • Doação de poder: Auto apelidando-se de "deus", o Sr. Mxyzptlk sugere que ele poderia tornar Kara em uma "deusa" semelhante, permitindo-a ter poderes iguais aos seus.
    • Teleporte: Mxyzptlk escapou do ataque de Mon-El ao teleportar-se para o lado de Kara. Ele também pode teleportar alguém à várias distâncias, como fez ao teleportar Mon-El do apartamento de Kara até o quartel-general do D.O.E.
    • Telecinese: Mxyzptlk foi capaz de fazer com que as armas de alguns bandidos posicionassem-se diante de suas cabeças.
  • Super força: Mesmo sem seus poderes mágicos, Mxyzptlk foi capaz de enfrentar um Daxamita, carregado de energia solar, mesmo não sendo forte como a espécie.

Habilidades

  • Combatente corpo-a-corpo: Mxyzptlk demonstrou-se ter alguma habilidade em combate corporal, já que foi capaz de enfrentar Mon-El sozinho.

Fraquezas

  • KLTPZYXM

    O nome de Mxyzptlk escrito ao contrário pode bani-lo.

    Banimento: Mxyzptlk pode sr banido e enviado para sua dimensão se ele dizer e/ou escrever seu nome ao contrário.
  • Amortecedor da Quinta Dimensão: Este dispositivo pode ser utilizado para neutralizar os poderes de Mxyzptlk, encerrando sua conexão com a Quinta Dimensão. Porém, isto pode ser desfeito se o dispositivo for destruído.

Equipamento

Equipamento anterior

"Superman?"
"Não exatamente.
"
Supergirl e Mxyzptlk[fonte]

Aparições

Supergirl

2ª Temporada

4ª Temporada

5ª Temporada

Flash

3ª Temporada

  • "Dueto(mencionado indiretamente)

Galeria

Por de trás das cenas

  • Nos quadrinhos DC, o Sr. Mxyzptlk é um imp da Quinta Dimensão que é capaz de alterar a realidade e um antagonista do Superman.
  • No início do episódio "Sr. e Sra. Mxyzptlk", Mxy começa a cantar a música "Um Mundo Ideal", do filme Aladdin. Seu ator, Peter Gadiot, interpretou Cyrus, uma versão do gênio de Agrabah, na série televisiva Once Upon a Time in Wonderland.

Referências

  1. "Luthors"
  2. "Sr. e Sra. Mxyzptlk"
  3. 3,0 3,1 "It's a Super Life"
  4. "Back From the Future - Part Two"