FANDOM

"Nossas vidas vão continuar, é claro. Elas sempre continuam. Mas com todas essas reviravoltas, eu não sei dizer. Não sei o que o futuro nos reserva... só posso dizer para esperar o inesperado. Oliver pode ter partido, mas sua missão permanece. A missão continua viva, Oliver continua vivo nas pessoas que ele inspirou. Alguns vão levar essa missão para o resto do mundo... talvez, além disto. Por quê se os últimos oito anos nos mostraram alguma coisa, foi que este universo é... muito maior do que qualquer um ousaria imaginar. Mesmo que seja um pouco menos brilhante sem o Oliver nele."
—Discurso de John Diggle no funeral de Oliver Queen

"O Fim" é o décimo e o último episódio da oitava temporada de Arqueiro, assim como o centésimo septuagésimo em geral e o episódio final da série. Ele foi exibido originalmente em 28 de Janeiro de 2020, tendo sua estréia no Brasil em 09 de Fevereiro de 2020.

Sinopse

Após oito temporadas, e o lançamento de vários outros super-heróis, Arrow conclui a jornada do Arqueiro Verde. E neste episódio, teremos o retorno de Emily Bett Rickards como Felicity.[1]

Elenco

Estrelando

Aparição especial de

Estrelas convidadas especiais

Convidados especiais

Co-estrelando

Enredo

O episódio se inicia com a voz de Oliver Queen recapitulando sua jornada, trazendo o público até sua morte e o renascimento do universo devido ao seu sacrifício. No final, ele diz que uma parte dele sempre será o Arqueiro Verde.

Starling City 2014. O dia em que o Exterminador assassinou Moira Queen, mas, desta vez, esta realidade é diferente. Oliver se liberta e enfrenta Slade, conseguindo salvar sua mãe. No presente, Moira conversa com a equipe do documentário Arqueiro Esmeralda sobre essa realidade alternativa. Ela também explica que os amigos de Oliver lhe disseram que o motivo de tudo estar diferente é por conta de Oliver, e que este mundo era um presente dele.

Dinah Drake é a próxima, seguida por Rene Ramirez. John Diggle revela que ainda está no processo de luto. Após as câmeras pararem, Rene vêm conversar com ele. É revelado que Oliver havia concertado tudo, que não havia mais crimes em Star City, e que era a hora de honrá-lo. No bunker, o time - incluindo Roy Harper e Thea Queen - brindam a Oliver. Enquanto conversavam sobre seu futuro, é revelado que Quentin Lance está vivo e ainda é o prefeito, também indicando Rene como seu substituto. Dinah é a chefe de polícia, mas Diggle sente que as coisas ainda não acabaram.

Flashback para Starling City 2012. Diggle quer ajudar Oliver no campo, mas nega e então procura por seu próximo alvo: John Byrne, um traficante. Diggle quer saber os nomes que está na lista, mas Oliver lhe diz que a missão nunca acaba. Flashfoward para Star City 2040. Mia Queen acorda e vê Sara Lance em seu quarto, convidando-a para o funeral de seu pai.

No bunker, Laurel Lance está em dúvida. Roy revela uma tatuagem para Dinah, e diz estar nervoso para conversar com Thea. Também é revelado que Emiko Queen está viva. Em outro flashback, Diggle continua a enfrentar Oliver sobre ajudá-lo no campo, tentando convencê-lo que há outros meios de conseguir justiça sem precisar matar. No presente, Mia usa seu computador e diz para Dinah que algo acontece no futuro, o sequestro de William Clayton. Após isto, o noticiário revela que William havia sido sequestrado de Central City.

O time então se divide para salvá-lo, e então são surpreendidos pela chegada de Felicity Smoak. Rory Regan também aparece para ajudar, assim como Curtis Holt e Lyla Michaels. Felicity revela que havia posto um rastreador em William, mas que este seria inútil. Ela faz uma lista de possíveis locais na qual ele poderia estar. Thea e Roy checam um dos lugares, mas ele não está lá. Antes de irem ao próximo, Roy se abre com Thea e diz que quer casar-se com ela. Em outro local, Retalho e Rene checam. Os trapos de Rory voltaram a funcionar, e esteve lutando por justiça para honrar Oliver. Diggle e Lyla verificam outro, e William não está lá. O sequestro de William mexeu com Lyla, já que Oliver havia devolvido sua filha a ela. A Arqueira Verde (Mia Smoak) pousa em um telhado e encontra William e seu sequestrador, John Byrne.

Um flashback explica o motivo de Byrne sequestrar o filho de Oliver. Quando o Arqueiro Verde o encontra, Oliver não o mata, mas o envia a prisão. No presente, Mia também opta por não matá-lo e o envia de volta a prisão. No bunker, Felicity descobre que a mulher loura é sua filha. A repórter do jornal diz que Oliver inspirou um novo Arqueiro Verde. Em outro flashback, Oliver dá dicas de treinamento para Diggle e diz que não matou Byrne. Na mansão Queen, Roy propôs para Thea, que aceita.

Laurel se encontra com Quentin, onde diz que está em dúvidas sobre sua existência e dá Laurel da Terra-1 não, dizendo que Oliver não "concertou" tudo. Quentin diz para Laurel que Oliver não precisava concertá-la, pois ela não precisava disto. No bunker, Diggle, Dinah e Rene possuem um momento juntos antes de desligarem as luzes do local uma última vez. Em seguida, os cidadãos de Star City - incluindo Tommy Merlyn - se reúnem para a revelação da estátua do Arqueiro Verde.

No funeral, Thea questiona o motivo de Oliver não ter trazido seu pai de volta a vida. Moira explica que Oliver poderia mudar as coisas que não o mudaram, significando que Robert teria de permanecer morto. Emiko se aproxima e cumprimenta Thea, e Moira a diz que ela sempre será bem-vinda. Tommy conversa com a Laurel-2, e revela que sabe sobre a mudança da realidade e sua morte. Ele também diz que a Laurel-1 era sua esposa. É desconhecido o destino de Laurel Lance da Terra-1, mas é altamente implícito que ela morreu em algum momento. Nyssa al Ghul e Talia al Ghul também estão presentes, e Nyssa explica para sua irmã que seu casamento com Oliver havia sido anulado. Mia se apresenta para Felicity e diz que havia conhecido seu pai, e então elas se abraçam. Barry Allen abraça Felicity e lhe dá suas condolências, assim também faz Kara Danvers. Anatoly Knyazev também está presente. Eles enterram um caixão com memórias para Oliver. Diggle se oferece para honrar o sacrifício e jornada de Oliver com um discurso.

Todos então seguem com sua vida. Lyla, Diggle e seus filhos se mudam para Metrópolis. Mia retorna ao futuro. Rene inicia sua campanha. Dinah parte ao desconhecido. Em algum lugar, Diggle vê algo cair na Terra. Ele se aproxima e encontra uma caixa. Ao abri-la, uma luz verde sai de lá.

Flashfoward para Star City 2040, no último episódio da 7ª Temporada. O Monitor leva Felicity ao desconhecido. Ela chega ao momento em que apareceu na série pela primeira vez, no antigo escritório de Moira: este é o pós-vida de Oliver. Ao encontrá-la, Oliver diz que a esteve esperando. Agora, eles possuem todo o momento para passarem juntos em um mundo perfeito.

O episódio acaba, assim como também a série.

Curiosidades

  • Stephen Amell e David Ramsey revelaram que tiveram os finais que queriam para seus respectivos personagens.[2]
  • Marc Guggenheim postou uma foto em seu Twitter, esclarecendo de onde a ideia original título veio. Na imagem, o fadeout é a área do arco longo, onde a aderência se afunila nos tirantes e membros do arco.[3]
    • No episódio, Mia instruí William nas partes do arco e cita o fadeout.
  • Madison McLaughlin (Evelyn Sharp/Artemis)[4] e Jessica De Gouw (Helena Bertinelli/Caçadora)[5] não foram capazes de aparecer no episódio por conta de sua agenda.
    • Não apenas ambas, mas outros atores/atrizes também estiveram ocupados com gravações de filmes e/ou séries, e por isso não foram capazes de aparecer no episódio.[5]
  • Houve conversas para que Emily Bett Rickards aparecesse nas cenas de flashbacks, mas isto não ocorreu pois a atriz apenas estava disponível para gravações por dois dias.
  • Esta é a primeira (e última vez) que Melissa Benoist aparece em Arqueiro sem ser um crossover.
  • Antes de ser exibido nos Estados Unidos, um especial chamado Arrow: Hitting the Bullseye foi transmitido, onde contou com entrevistas do elenco e produtores da série.
  • Na perspectiva de Mia, duas semanas se passaram após o episódio "Arqueira Verde & As Canários".

Produção

A preparação começou em 22 de Outubro de 2019 e foi até 30 de Outubro. As gravações ocorreram de 31 de Outubro até 13 de Novembro de 2019.[6]

Referências

  1. "Arrow | Confira a sinopse do último episódio da série" - O Vicio
  2. "Arrow | Final de Oliver Queen é exatamente o que Stephen Amell queria" - Omelete
  3. Marc Guggenheim (@mguggenheim) - Twitter (em Inglês)
  4. [1]Madison McLaughlin (@MadisonMcLaugh) - Twitter (em Inglês)
  5. 5,0 5,1 "Arrow boss talks series finale, the episode he'd redo, and biggest writers' room debates" - Entertainment Weekly (em Inglês)