FANDOM

"O Passado é um Prólogo" é o oitavo episódio da quinta temporada de Flash, e também o centésimo episódio ao todo. Ele foi exibido originalmente em 4 de Dezembro de 2018.

Sinopse

No centésimo episódio, Barry e a Equipe Flash elaboram um plano para parar Cicada. Entretanto, o plano exige que Barry e Nora voltem no tempo para reunir alguns itens essenciais. Mas Barry hesita, preocupado com sua filha vendo algumas partes da sua vida. Enquanto isso, Sherloque leva suas preocupações sobre Nora para Iris e Caitlin se torna um elemento central na luta contra Cicada.[1]

Curiosidades

  • O título do episódio é uma referência à uma famosa frase dita na peça A Tempestade, de William Shakespeare.
  • No começo do episódio, quando Sherloque e Ralph estão sentados em um carro tirando fotos de Orlin, Ralph pergunta quantas Sherloque havia tirado, Sherloque responde "já tenho mais de cem". Isto pode ser um trocadilho, já que este episódio é o 100º da série.
  • Sherloque continua elogiando Nora como "Garota experta". Isso é uma famosa fala de Jurassic Park.
  • Thawne erroneamente refere-se à Nora como "Dawn", uma referência à Dawn Allen, a filha de Barry e Iris na linha do tempo original dos quadrinhos. Ele após Nora o corrigir, ele diz que "pelo menos ainda tem uma". No contexto da série, Eobard está referindo-se sobre a morte de sua mãe, Nora Allen, e de como Barry ainda tem uma (Nora) viva.
    • No entanto, nos quadrinhos, Nora Allen é a filha de Allen de uma linha do tempo alternativa, na qual ele se casou com Jessica Cruz/Lanterna Verde.
  • Enquanto tentava adivinhar o nome de Nora, ele adivinhou três nomes de outros heróis.
  • É revelado que, de algum jeito, Eobard ouviu falar de Savitar, já que o mesmo faz piadas com a cara dele.
  • Em uma parte, antes de ser interrompida por Barry Allen, Gideon iria dizer que Nora é a quinta recruta da nova Legião. Semelhante a "Armadilha", Gideon iria dizer que Barry é um membro fundador de uma organização, antes de ser interrompida pelo mesmo.
  • Barry conta a Nora o motivo de Thawne ter matado sua mãe no mesmo contexto em que lhe foi contado pelo Flash-Reverso em "Rápido o Bastante".
  • Quando Barry e Nora viajam no tempo, Ralph toca a música "Back in Time", de Huey Lewis and the News.
  • Os momentos em que Nora e Barry viajaram ao passado são dos seguintes episódios:
  • Quando Barry e Nora voltam ao presente, Ralph pergunta se "vocês já foram?" (já que eles retornaram no mesmo instante em que saíram). Caitlin pergunta a mesma coisa para Barry em "Flash Back".
  • Apesar de ser creditado no episódio, LaMonica Garrett apenas aparece na cena de abertura de "Elseworlds, Part 1", mostrado como um teaser no fim deste episódio.

Referências

  1. "Sinopse do 100º episódio revela plano de Barry para parar Cicada" - Omelete