Arrowverso Wiki
Advertisement

"Aí, tem uma dissertação aqui da Universidade de Oxford sobre um mito de uma arma antiga Hindu chamada de Brahmastra. Um artefato lendário com poderes incríveis capaz de, adivinha só..."
"Criar meta-humanos.
"
Cisco Ramon e Barry Allen[fonte]

A Brahmastra, também conhecida como a Pedra Filosofal, é um artefato antigo usado por Savitar e seu avatar, Alquimia. Ele foi feito com a energia da Força de Aceleração e foi, presumivelmente, o artefato responsável pela criação de meta-humanos em tempos antigos. Alquimia usava essa pedra para restaurar os poderes que certos indivíduos possuíam na linha do tempo do Ponto de Ignição.

Na Terra-Prime, de acordo com Cloto, a Pedra Filosofal não existe.

História[]

Pré-Crise[]

Encontrado por Savitar[]

A Brahmastra, conhecida coloquialmente como "Pedra Filosofal", é um artefato antigo da mitologia Hindu. Ele é feito com energia concentrada da Força de Aceleração. Acredita-se que o artefato foi responsável pela criação de meta-humanos em tempos antigos.[1]

Savitar wields the Philosopher's Stone as a man

Savitar segurando a Pedra Filosofal.

Em algum momento após 2017, um resquício do tempo de Barry Allen viajou para o passado e encontrou a pedra. Ele então decidiu criar uma armadura a partir da pedra e apelidou-se de "Savitar", o deus hindu do movimento. No entanto, sua versão original do futuro o prendeu na Força de Aceleração usando a bazuca da Força de Aceleração. Ele então deixou a pedra enterrada no passado em um templo perdido.[1]

Usado por Alquimia[]

Após ter uma alucinação com sua irmã, Julian Albert decidiu em partir para uma exploração e encontrar a Pedra Filosofal. Depois de semanas procurando pelo artefato, ele eventualmente a encontrou. Sem que soubesse, a pedra o transformou em Alquimia, um servo do Savitar. Pelos anos seguintes, ele começou a ter apagões quando assumia a forma de Savitar, que, em realidade, era Savitar controlando sua mente.[1]

Em 2016, Alquimia apareceu pela primeira vez em Central City e usou a pedra para restaurar os poderes de Edward Clariss.[2] Quando Wally West começou a ter sonhos de sua vida no Ponto de Ignição, a Equipe Flash decidiu usá-lo como isca para capturar Alquimia. No entanto, Alquimia conseguiu derrotar o Flash usando a Pedra e prendeu Wally em um casulo. Savitar apareceu e começou a atacar os policais e Barry, permitindo que Alquimia fugisse com a pedra.[3]

No Natal, Alquimia se preparou para usar a Pedra Filosofal para restaurar os poderes de todos os meta-humanos do Ponto de Ignição, mas foi confrontado por Barry e Jay Garrick. Savitar apareceu e começou a enfrentar Jay enquanto Barry lutava contra Alquimia. O velocista conseguiu vencer seu adversário e o incapacitou. Ele então colocou a pedra filosofal dentro da caixa, banindo Savitar para a Força de Aceleração antes que ele pudesse matar Jay.

Barry e Jay correndo com a caixa da Pedra Filosofal

Barry e Jay correndo com a caixa da Pedra Filosofal.

Mais tarde, Cisco Ramon realizou testes na caixa da pedra, mas não conseguiu encontrar nada. Savitar então apareceu diante dele, assumindo a forma de seu falecido irmão Dante Ramon. Savitar conseguiu convencê-lo a abrir a caixa, permitindo que o velocista aparecesse nos Laboratórios S.T.A.R.. Eventualmente, Caitlin Snow conseguiu convencer Cisco a fechar a caixa antes que Savitar matasse Barry e Wally. A Equipe Flash usou a pedra para conversar com Savitar, que então realizou uma profecia para a equipe de heróis. Em seguida, Barry e Jay usaram suas velocidades para abrir um portal para a Força de Aceleração e arremessaram a caixa contendo a Pedra Filosofal para dentro do portal, acreditando que isto iria prevenir que Savitar retornasse novamente.[1]

Destruição[]

Caitlin revela uma parte da Pedra Filosofal

Caitlin revela que manteve uma parte da Pedra Filosofal consigo.

Quando Barry e os outros se comunicaram com Savitar novamente, o velocista deu a entender que eles não tinham se livrado da pedra. A Equipe Flash localizou um dos acólitos de Alquimia e descobriram que ele tinha outra caixa em posse. No entanto, a caixa estava vazia. Caitlin Snow então revelou que a Pedra Filosofal havia se quebrado, e que ela tinha mantido um pedaço para tentar encontrar uma forma de tirar seus poderes.

Quando Wally começou a ser provocado por alucinações de Savitar, ele decidiu jogar o último pedaço da pedra para a Força de Aceleração. No entanto, Barry percebeu o verdadeiro plano de Savitar; ter a Pedra Filosofal na Força de Aceleração iria ajudá-lo a se libertar. Barry tentou impedi-lo, mas havia chegado tarde demais. Savitar conseguiu se libertar e prendeu Wally na Força de Aceleração em seu lugar.[4]

Savitar então continuou em posse da Pedra Filosofal. Quando Barry tentou usar a bazuca da Força de Aceleração para prendê-lo, Savitar usou a pedra para tornar os efeitos do dispositivo inúteis. Ele então matou "Iris West" (que, em realidade, era H.R. Wells disfarçado).[5]

Savitar então levou a pedra para os Laboratórios S.T.A.R.. O artefato serviu como uma bomba, liberando energia e causando uma boa destruição ao prédio, mas também se destruiu completamente.[6]

Pós-Crise[]

Enquanto procuravam por alternativas para se tornaram poderosos o bastante para usar o Tear do Destino, as Lendas consideraram ir até Merlim e pedir pela Pedra Filosofal. No entanto, depois que Cloto afirmou que a pedra era tão "real quanto o Papai Noel" (indicando que o artefato não existe), eles decidiram ir atrás do cálice de Dionísio.[7]

Funções[]

  • Restauração/distribuição de poder: A Pedra é capaz de criar meta-humanos, sendo a causa principal pela existência de metas em tempos antigos. A Pedra Filosofal também pode restaurar/devolver poderes de pessoas que as tiveram em linhas do tempo alternativas.
  • Absorção de poder (possivelmente): Craig afirmou que a Pedra pode remover os poderes de meta-humanos.
  • Projeção de energia: A Pedra Filosofal é capaz de disparar energias poderosas.

Usuários conhecidos[]

Meta-humanos afetados conhecidos[]

Aparições[]

Flash[]

3ª Temporada

Lendas do Amanhã[]

5ª Temporada[]

Por de trás das câmeras[]

  • Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, a Pedra Filosofal é uma das Quatro Maravilha da Alquimia usado pelo Doutor Alquimia, permitindo que seu usuário rearranje as propriedades moleculares de um objeto inanimado.
  • O nome da Pedra Filosofal possui o mesmo nome que o artefato visto em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Ironicamente, Tom Felton (que interpretou Julian Albert, o portador da pedra) esteve na adaptação cinematográfica.
  • Historicamente, a Pedra Filosofal é um artefato místico que alquimistas medievais tentaram criar para transformar objetos em ouro ou uma poção para a juventude eterna.

Referências[]

Advertisement