Arrowverso Wiki
Advertisement
Para outros usos de "Ponto de Ignição", veja Ponto de Ignição (desambiguação).

"Então, como vamos chamar esse belo mundo que criou pra gente? Eu estava pensando em... Ponto de Ignição."
Eobard Thawne zombando de Barry Allen pela alteração na linha do tempo[fonte]

Uma linha do tempo alternativa, apelidada de "Ponto de Ignição" por Eobard Thawne e também chamada de Flashpoint, foi criada quando Barry Allen viajou no tempo e impediu que sua mãe, Nora Allen, fosse morta pelo Flash Reverso. Ao voltar para sua época, Barry descobriu que a linha do tempo estava diferente, com ambos seus pais estando vivo e Wally West se tornado o Flash.

Barry morou por três meses nessa nova linha do tempo, mas quando seus poderes começaram a desaparecer e Wally foi atacado e ferido pelo Rival, ele decidiu libertar Thawne e permiti-lo matar sua mãe para que a linha do tempo fosse restaurada ao normal.

História[]

Pré-Crise[]

Barry salva sua mãe

Barry Allen derrubando o Flash Reverso, assim criando o Ponto de Ignição.

Após testemunhar o assassinato de seu pai nas mãos de Zoom, Barry Allen, sobrecarregado pela tragédia, decidiu voltar no tempo. Ele foi até 2000, onde derrubou o Flash Reverso e o impediu que assassinasse sua mãe. Ao perceber que Nora estava assustada, o Flash garantiu que ela estava segura agora.[1]

Barry levou Thawne de volta para 2016 e o prendeu em uma cela especial que bloqueava seus poderes. Pelos próximos três meses, Barry Allen viveu em uma vida completamente diferente, onde seus pais estavam vivos e bem. Ele também passava bastante tempo no CC Jitters, onde tentava convidar Iris West para sair. Apesar de ainda ter mantido seu trabalho no DPCC, Barry notou algumas diferenças, como Joe West ser um alcoólatra e estar a ponto de perder seu emprego.

No dia em que tomou coragem para convidar Iris para sair, Barry ouviu, através da televisão, que uma luta entre o Flash e o Rival estava acontecendo não muito longe dali. Ele decidiu ir até o lugar da luta, onde assistiu os dois velocistas enfrentarem um ao outro. Após ser salvo pelo Flash, Barry ficou contente por não ter que ser mais um vigilante velocista. mas isso mudou quando ele percebeu que o Flash alternativo era o irmão de Iris, Wally. Ele também viu que eles não tinham os mesmos recursos e ajuda que ele tinha para proteger a cidade.

Indústrias Ramon

Indústrias Ramon.

Em seguida, Barry se revelou aos irmãos West, explicando qual era a verdade sobre o que havia acontecido, embora Wally e Iris estivessem um pouco céticos. Ele tentou receber a ajuda de Cisco Ramon e Caitlin Snow, mas suas vidas eram muito diferentes nenhum parecia querer lutar contra o crime como seus eus anteriores. Logo, Barry começou a perceber que suas memórias de sua vida anterior estavam desaparecendo e Thawne revelou que este mundo estava começando a reescrevê-lo e se ele não deixasse-o ir logo, o Ponto de Ignição seria permanente. Barry não queria perder seus pais ou sua chance de estar com Iris neste novo mundo e recusou. Barry decidiu ajudar Wally a parar o Rival e se uniu contra ele. Na luta Barry conseguiu derrotar o Rival com a ajuda de Joe, mas Wally ficou gravemente ferido, tanto que sua hiper cura não parecia ser suficiente para ajudá-lo. Barry percebeu que todos os seus amigos estavam começando a pagar o preço para que ele fosse feliz nesse novo mundo e sabia que tinha que colocar as coisas de volta no normal.

Barry se despedindo de seus pais

Barry se despedindo de seus pais antes de desfazer o Ponto de Ignição.

Após se despedir de seus pais, Barry libertou Thawne e disse a ele que precisava voltar e matar sua mãe para colocar tudo de volta ao normal. Barry, enfraquecido pela perda da maioria de suas memórias, foi levado pelo Flash Reverso de volta ao ano 2000, quando Barry salvou sua mãe. Quando eles chegaram, as versões de Thawne e Barry daquele momento desapareceram e Thawne procedeu para matar sua mãe como antes. Assim que voltaram ao presente, Thawne sorriu para Barry e deu a entender que as coisas podeiram não ser exatamente como Barry as havia deixado. Quando Barry se reuniu com Joe e Wally, ele imediatamente notou uma série de grandes mudanças.[2]

Pós-Crise[]

Na história reescrita da Terra-Prime, Barry ainda criou o Ponto de Ignição.[3]

Legado[]

Pré-Crise[]

Barry tentou mudar a linha do tempo mais uma vez, mas Jay Garrick o preveniu de fazer isso. Ele ensinou ao jovem velocista que precisava aprender a lidar e conviver com as consequências de seus atos. Barry então revelou sobre o Ponto de Ignição para a Equipe Flash. Cisco pediu para Barry voltar no tempo e salvar seu irmão, mas ele se recusou em fazer isso. Os dois se distanciaram um do outro em seguida.[4]

Durante a invasão dos Dominadores, Cisco revelou para todos sobre o Ponto de Ignição. As Lendas ficaram decepcionados e desapontados com Barry por ele ter mudado a linha do tempo a seu favor enquanto eles ficavam corrigindo as aberrações. Sara Lance em especial, que estava se contendo para não matar Damien Darhk para poder salvar sua irmã. No entanto, eventualmente, eles perdoaram Barry e decidiram voltar a trabalhar com ele.[5] Depois que Cisco também mudou a linha do tempo ao salvar um Dominador no passado, ele entendeu que a viagem no tempo poderia ter consequências devastadoras e perdoou Barry.[6]

A linha do tempo do Ponto de Ignição ainda era acessível para pessoas com poderes dimensionais.[7]

Após descobrir que os anacronismos poderiam libertar Mallus, Wally afirmou que isso era pior do que o Ponto de Ignição. Para tentar convencer Amaya Jiwe a não salvar sua aldeia, que havia sido destruída originalmente, Wally mencionou as repercussões causadas pelo Ponto de Ignição.[8]

Pós-Crise[]

Após perceber que sua velocidade era inferior ao de Barry,[9] Thawne decidiu criar seu próprio Ponto de Ignição Reverso para se vingar. Ele então usou a Força Imóvel Negativa para voltar no tempo, onde, após algumas alterações, roubou a vida de Barry, como seu noivado com Iris e seu título como Flash. Para poder desfazer o Ponto de Ignição Reverso, Barry precisou correr ao redor do mundo em Mach 20, criando o Armagedom.[10]

Mudanças entre as linhas do tempo pré-Ponto de Ignição e Ponto de Ignição[]

Nora e Henry Allen no Ponto de Ignição

Nora e Henry Allen no Ponto de Ignição.

  • Henry e Nora Allen estavam vivos e seu filho, Barry Allen, cresceu sendo cuidado por seus pais biológicos.
  • Por não ter ido viver com a família West, Barry nunca se tornou próximo deles. Ele também não manteve contato com Iris West após o fundamental e era apenas colega de trabalho de Joe West no DPCC.
  • Joe se tornou um alcoólatra e era distanciado de Iris.
  • Durante uma tempestade, Wally West foi escolhido pela Força de Aceleração para se tornar o Flash ao invés de Barry.
  • Cisco Ramon se tornou o CEO das Indústrias Ramon.
  • Caitlin Snow virou uma oftalmologista.
  • De alguma forma, Edward Clariss se tornou o Rival, Frankie Kane se tornou uma vilã conhecida como Magenta e Clive Yorkin ganhou o poder de desintegrar objetos com o toque.
  • Julio Mendez foi o capitão do DPCC ao invés de David Singh.

Mudanças entre as linhas do tempo pré-Ponto de Ignição e pós-Ponto de Ignição[]

Adicionalmente, os eventos listados abaixo ocorreram como uma consequência direta do Ponto de Ignição.

  • Após Julian libertar Savitar, o velocista se tornou um inimigo de Barry Allen. Isso acabou criando um loop temporal onde, em algum momento no futuro, o Flash criou diversos resquícios do tempo para tentar detê-lo. Savitar matou todos os resquícios, com exceção de um. O resquício sobrevivente acabou sendo rejeitado pela Equipe Flash por não ser o Barry original. Sentindo-se sozinho, o resquício quis dar um fim à sua dor, mas acabou percebendo que "Deus" não sentia dor e decidiu se tornar um. Ele então virou o Savitar, assim continuando o loop.
    • No entanto, como a morte de Iris em 2017 era um ponto principal para a criação do Savitar, e H.R. Wells sacrificou em seu lugar para salvá-la, uma nova linha do tempo foi criada. Nessa linha do tempo, Barry nunca criou os resquícios do tempo para lutar contra Savitar. Por isso, a Força de Aceleração percebeu que o Savitar era um paradoxo e o apagou da existência.[12]
  • De alguma forma, os Dominadores foram alertados sobre o Ponto de Ignição. Eles então passaram a considerar os meta-humanos, especialmente Barry, uma ameaça para o universo e decidiram invadir a Terra para erradicá-los.[6]
  • Como Barry havia removido Eobard Thawne/Flash Reverso da linha do tempo, Thawne, como resultado, se tornou um resquício do tempo e foi capaz de sobreviver ao sacrifício de Eddie Thawne em 2015. A Força de Aceleração então enviou o Flash Negro para removê-lo da linha do tempo, já que ele havia se tornado um paradoxo.[13] Como resultado, Eobard montou a Legião do Mal para poder encontrar o Amuleto Askaran e a Lança do Destino para reescrever a realidade e tornar-se parte da linha do tempo novamente. Embora conseguissem fazer isso, a nova realidade foi desfeita pelas Lendas e Thawne foi apagado da linha do tempo pelo Flash Negro.

Aparições[]

Flash[]

2ª Temporada

3ª Temporada

4ª Temporada

5ª Temporada

6ª Temporada

7ª Temporada

8ª Temporada

Lendas do Amanhã[]

2ª Temporada[]

3ª Temporada[]

Arqueiro[]

5ª Temporada[]

Curiosidades[]

  • As memórias da Força de Aceleração[14] e dos Dominadores[6] não foram afetadas pelo Ponto de Ignição.
  • As Terras do multiverso não foram afetadas pelo Ponto de Ignição, já que cada universo possui sua própria linha do tempo.[15]
  • É possível que a ressurreição de Ralph Dibny seja uma mudança na linha do tempo pós-Ponto de Ignição.
  • Enquanto foi confirmado que o Ponto de Ignição ocorreu na Terra-Prime,[3] não se sabe quais foram as mudanças causadas na linha do tempo pós-Ponto de ignição.

Por de trás das câmeras[]

  • Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, Flash: Ponto de Ignição foi um arco publicado em 2011 onde Barry mudou a linha do tempo para impedir o assassinato de sua mãe. A história serviu para marcar o fim da continuidade da Nova Terra e dar início aos Novos 52.

Referências[]

Advertisement