Arrowverso Wiki
Advertisement

"O que é Protocolo Babel? Eu achava que era só uma coisa de defesa que você colocou na roupa do Barry."
"Aquela era a primeira versão. A 2.0. coloca um campo de força em volta dos Laboratórios S.T.A.R.. Nada entra e nada sai, nem mesmo o sinal dos comunicadores. Eu criei isso pro caso de... pro caso do Flash mudar de lado.
"
Nevasca e Cisco Ramon[fonte]

O Protocolo Babel é um programa criado por Cisco Ramon para caso Barry Allen/Flash se torne do mal.

História[]

Pré-Crise[]

Inicialmente, Cisco Ramon implementou o Protocolo Babel no novo traje de Barry Allen. Entretanto, depois de um encontro com Kilg%re, Cisco removeu essa atualização da roupa.[1]

Em algum momento, Cisco atualizou o protocolo e o colocou como uma forma de proteção aos Laboratórios S.T.A.R.. Ele ativou um campo de força ao redor do prédio depois que Barry se rendeu ao controle de Ramsey Rosso. A pedido de Iris West-Allen e de Barry, Cisco abaixou o campo de força, permitindo que o Flash Negro e o Hemoglobina entrassem no prédio.[2]

Pós-Crise[]

"Protocolos de Babel não são só campos de forças e tecnologia. Somos nós"
Cisco Ramon[fonte]
Equipe Flash confrontando Barry

Equipe Flash confrontando Barry.

Depois que Barry formou uma conexão com a Força de Aceleração artificial, ele desenvolveu o pensamento acelerado. No entanto, ele baseava suas ações em cálculos ao invés de sentimentos. Quando ele tentou tirar Iris da Dimensão Espelhada, mas abandonando Kamilla Hwang e David Singh para trás, Cisco, Nevasca e Allegra Garcia os confrontou. Cisco atingiu Barry com velocidade zero, que diminuiria a velocidade dele temporariamente. Apesar disso, Barry se levantou e atacou Cisco e Allegra. Nevasca usou um soro de velocidade para se tornar velocista e perseguiu Barry por Central City.

Os dois voltaram para os Laboratórios S.T.A.R., onde Cisco atingiu Barry com mais um disparo de velocidade zero. Apesar de seus esforços, Barry conseguiu tirar Iris da Dimensão Espelhada. Ao vê-la machucada, Barry recuperou suas emoções.[3]

Antes de sair da Equipe Flash, Cisco entregou para Chester P. Runk um pendrive com uma atualização ao Protocolo de Babel.[4]

Aparições[]

Flash[]

4ª Temporada[]

6ª Temporada[]

7ª Temporada[]

Quadrinhos[]

EARTH-PRIME[]

Por de trás das câmeras[]

  • O nome do protocolo é uma referência ao arco Liga da Justiça: Torre de Babel, publicado pela DC Comics em 2000. Na história, arquivos pessoais do Batman a respeito da Liga da Justiça, que inclui meios para neutralizá-los, acabam vazando e caindo nas mãos de Ra's al Ghul.

Referências[]

Advertisement