FANDOM

Para a Coluana apelidada de "Brainiac-8", veja Indigo.

Querl Dox, também conhecido como Brainiac-5, é um Coluano e um integrante da Legião. Um intelectual de nível 12, Brainiac-5 é considerado um gênio pelos padrões de Colu. Ele é um cientista e estrategista de combate, sendo carinhosamente apelidado de "Brainy" por seus colegas legionários. Ele atende ao nome de Barney quando opera ente humanos. Infelizmente, em uma missão de resgate com J'onn J'onzz e Nia Nal, Brainy é eletrocutado pelas medidas de segurança do local onde estavam, fazendo com que sua mente se "reiniciasse" e tornasse-o cruel e sem emoções, semelhante a seu antepassado. Após ver Nia em um perigo que poderia matá-la, Brainy recuperou suas emoções.

Biografia

Pré-Crise

Vida adiantada

Querl Dox nasceu no século 31 no planeta Colu ao chamado "clã Brainiac". Um gênio com um intelecto do 12.º nível, o mais alto já registrado no planeta, em algum momento de sua vida, inspirado no super-heroísmo do século 21 e nas ideais da Supergirl, bem como a história e a lenda sobre ela; ele se juntou à Legião, um grupo de super-heróis fundados e liderados pelo Daxamita Mon-El deslocado no tempo.

Enquanto estava em missão, ele, Mon-El, Imra Ardeen e outros três legionários não identificados atingiram um buraco de minhoca e foram transportados 12 mil anos para o passado. Eles decidiram colocar-se em crio-sono até o século 31, mas Mon-El e Imra foram despertados cedo quando um torpedo atingiu seu navio em 2017 e eles mais tarde decidiram despertar também Brainiac 5 para ajudar Kara depois que ela a perdeu primeiro combate contra Reign.

Século 21

Depois que Mon-El despertou Querl para ajudar a Supergirl, eles a colocaram em um tanque de suspensão no navio da Legião, enquanto eles se instalavam com um implante neural que permitia que Querlin entrasse em sua mente. Uma vez lá, ele encontrou Kara em uma simulação mental de seu loft. Ele ficou surpreso ao descobrir que tudo parecia normal para sua confusão e irritação. Ele então se apresentou e disse-lhe que estava coma após sua batalha com Reign. No entanto, parecia que estava preso. De volta com os outros, Querl lhes disse que Kara parecia saudável o suficiente, mas não conseguia acordar.

Pós-Crise

Em um encontro com Nia Nal, ele conhece uma versão alternativa de si mesmo de outra Terra. Levando-o ao D.O.E., Brainy encontra mais diversas sósias de si mesmo, que chegaram na Terra-Prime através de um buraco de minhoca durante a Crise de 2019. Durante isto, uma versão sua é assassinada, mas alertando-o para que impeça alguém de "abrir a garrafa". Enquanto investigava o assassinato, ele conheceu uma versão feminina de si mesmo.

Ao descobrir que uma de suas sósias havia engarrafado sua Terra e pretendia libertá-lo, Querl desligou seus inibidores para chegar a seu verdadeiro potencial. Ele foi capaz de convencer sua sósia em desistir de sua ideia, já que isto causaria a destruição de ambas Terras, e prometeu-o um meio seguro de libertar seu universo. Antes de partir, sua versão feminina alertou-o que ao invés de impedir Lex Luthor, ajudasse-o, citando que, em sua Terra, seu universo foi destruído por tentar impedi-lo. Lhe foi dito que para fazer isto ele teria de abandonar aqueles que ama. Em seguida, ele foi até o apartamento de Nia e informou-a que seu relacionamento deveria acabar.[1]

Equipamento

Aparições

Supergirl

3ª Temporada

4ª Temporada

5ª Temporada

Trivia

  • Indigo também é Coluana e outra descendente do "clã Brainiac", originalmente chamada Brainiac 8. No entanto, a partir de agora, não há confirmações de uma conexão de linhagem entre Brainiac 5 e Indigo.
  • Nos quadrinhos, Brainiac 5 é chamado de "ovelha negra da família" porque ele se afastou de ser um vilão para ser um herói e se juntar à Legião dos Super-Heroes.

Por trás das cenas

  • Nos quadrinhos DC, Brainiac 5 é um descendente do conhecido inimigo de Superman, Brainiac, um membro proeminente da Legião dos Super-Heroes e um dos maiores parceiros românticos da Supergirl.

Referências

  1. "The Bottle Episode"