FANDOM

Mxzyptlk going back home

A Quinta Dimensão é um plano de existência no multiverso povoado por formas de vida conhecidas como os "imps da quinta dimensão", capazes de alterar a realidade a seu capricho. Um desses imps, o Sr. Mxyzptlk, invadiu o universo da Terra Trinta e Oito em uma tentativa de se casar com a Supergirl.

Visão geral

Embora uma parte do Multiverso , a Quinta Dimensão não é referida pela nomeação típica de "Terra Número", e é vista como algo inteiramente estranho à realidade da Terra e da Terra como um todo. Isso permite que seus habitantes alterem a realidade enquanto permanecem no presente em um universo como o da Terra Trinta e Oito. Os poderes que os seres nativos dessa dimensão possuem foram interpretados e rotulados como mágicos. Ao longo da história, tais seres têm sido conhecidos sob muitos nomes, tais como gênios, djinn, leprechauns e imps.

História

Antes da catástrofe que destruiu os planetas irmãos de Krypton e Daxam, os Daxamitas tinham conhecimento dos imps da Quinta Dimensão, entrando em contato com aquelas criaturas. Enquanto, na admissão de Mon-El , eles sabiam como se divertir, os imps eram considerados perigosos demais devido a sua imensa capacidade de distorcer a realidade, resultando em uma "política de tolerância" às suas travessuras, forçando-os a buscar armas para pare os poderes dos imps, além de matá-los à vista e identificação. De alguma forma, apesar da proximidade de Krypton com Daxam, os habitantes do primeiro pareceriam relativamente inconscientes de qualquer contato que acontecesse entre Daxamitas e imps até a destruição do planeta. Os habitantes de Marte também estava implícito ter tido contato com a Quinta Dimensão, pois J'onn J'onzz tinha conhecimento de seus poderes e atividades.

Um intruso da Quinta Dimensão, Mxyzptlk, observou Kara Zor-El da Terra Trinta e Oito por algum tempo, eventualmente se apaixonando por ela. Aparecendo na Terra, Mxyzptlk iniciou uma campanha desastrosa para conquistar Kara com seus poderes alteradores de realidade, alternando entre ela com adoração e flores, tentando criar uma crise para resolvê-los juntos, e tentando lutar contra Mon-El pelo coração de Kara. Apesar dos poderes avassaladores dos imps, Kara conseguiu enganá-lo, forçando o imp a soletrar o nome dele ante a ameaça de seu suicídio na inescapável Fortaleza da Solidão, a escolha do livre arbítrio que o imp não poderia impedir com seus poderes. Um amante desprezado, o maluco se dissipou em sua dimensão, irritado com Kara por rejeitá-lo e bani-lo.

Indivíduos notáveis

Residentes

Aparições

Supergirl

Temporada 2

  • "Mr. & Mrs. Mxyzptlk" (mencionada)

Por trás das cenas

  • Nos quadrinhos da DC, a Quinta Dimensão é o lar não apenas do Sr. Mxyzptlk, mas de outros imps que entortam a realidade, como o Bat-Mite e o Qwsp. A Quinta Dimensão contém mundos como Zrfff, juntamente com cidades construídas por warpers de realidade, como Mxipolis, modeladas por Mxyzptlk e Bat-Mite e construídas à semelhança da Metrópole da Terra.