Arrowverso Wiki
Arrowverso Wiki
Para o personagem, veja Jefferson Pierce.

"Está na hora de todo mundo saber que o Raio Negro está de volta."
Jefferson Pierce para Lynn Stewart[fonte]

Raio Negro (no original: Black Lightning) é uma série de televisão baseada no personagem da DC Comics, Raio Negro. Cress Williams interpreta o protagonista Jefferson Pierce, o protetor de Freeland e o vigilante conhecido como o super-herói Raio Negro.

A série é produzida por Salim Akil, e tem Greg Berlanti, Mara Brock Akil, Salim Akil, Oz Scott e Pascal Verschooris como produtores executivos. A primeira temporada estreou em 16 de Janeiro de 2018 nos Estados Unidos, e foi finalizada em 17 de Abril de 2018. No Brasil, ela estreou em 30 de Outubro de 2018. A segunda temporada estreou em 9 de Outubro de 2018 e foi finalizada em 18 de Março de 2019, tendo sua estreia no Brasil em 16 de Outubro de 2018. A terceira temporada estreou em 7 de Outubro de 2019 e foi finalizada em 9 de Março de 2020, tendo sua estreia no Brasil em 26 de Março de 2020. A série foi renovada para uma quarta temporada em 7 de Janeiro de 2020,[1] e estreará em 8 de Fevereiro de 2021.[2] Em 12 de Novembro de 2020, foi anunciado que Raio Negro ganhará uma série derivada, Painkiller, focada em Khalil Payne/Painkiller.[3] Em 20 de Novembro de 2020, foi anunciado que a quarta temporada da série será sua última.[4]

Nos Estados Unidos a série é exibida pela The CW, enquanto no Brasil ela é propriedade da Netflix.

Sinopse

Jefferson Pierce (Cress Williams) é um homem lutando com um segredo. Como pai de duas filhas e diretor de uma escola secundária que também serve como um refúgio seguro para os jovens em um bairro de Nova Orleans tomado pela violência de gangues, ele é um herói para sua comunidade. Nove anos atrás, Pierce era um herói de um tipo diferente. Dotado do poder sobre-humano que dava a ele o controle da eletricidade, ele usou esses poderes para manter suas ruas de cidade natal seguras como o vigilante mascarado Raio Negro. No entanto, depois de muitas noites com sua vida em risco, e vendo os efeitos prejudiciais que seu alter ego estava causando em sua família, ele deixou seus dias super-herói para trás e focou em ser um diretor e um pai. Optando por ajudar sua cidade sem usar seus superpoderes, ele assistiu suas filhas Anissa (Nafessa Williams) e Jennifer (China Anne McClain) crescerem e se tornarem jovens mulheres fortes, mesmo que seu casamento com a mãe delas, Lynn (Christine Adams), tivesse sido complicado. Quase uma década depois, os dias de combate ao crime de Pierce estão muito distantes... ou pelo menos ele acreditava nisso. Com o crime e a corrupção se espalhando como um incêndio, e colocando aqueles com quem ele se preocupa na mira da ameaçadora gangue local, Raio Negro retorna - para salvar não só sua família, mas também a essência de sua comunidade.

Baseada nos personagens de DC, Raio Negro é uma produção da Berlanti Productions e Akil Productions em associação com a Warner Bros, e tem como produtores executivos Greg Berlanti (Arrow, The Flash), Salim Akil e Mara Brock Akil Jane (The Game, Girlfriends) e Sarah Schechter (Arrow, The Flash).[5]

Elenco

Principal

Conexão com o Arrowverso

Apesar de Raio Negro ser exibida na The CW, emissora dos Estados Unidos onde as outras séries do Arrowverso também são exibidas, e de sua conexão com Greg Berlanti, Mark Pedowitz, o presidente da CW, disse que a série, naquele momento, não era parte do multiverso compartilhado.[6] Berlanti disse que a série não iria se encontrar com as outras séries, pois ela estava sendo desenvolvida pela Fox.[7]

Porém, Salim Akil não descartou a ideia de futuros crossovers. Em Agosto de 2017, Pedowitz disse que "Se [os showrunners] quiserem trazê-lo, esta é a decisão deles. Nós tívemos uma longa conversa com o estúdio, Mara, Salim e eu. Nós estamos bem mantendo-o separado do Arrowverso, eles têm um ponto de vista diferente. Se eles quiserem seguir neste caminho, a decisão é deles."[8]

Jefferson Pierce apareceu no curta Suit Up, feito pela CW para promover suas séries de super-heróis, incluindo a participação de diversos protagonistas das séries do Arrowverso. Apesar de aparecer no fim do trailer, Jefferson não interagiu com nenhum destes personagens.

Discutindo sobre um possível crossover de Raio Negro com o Arrowverso, Cress Williams revelou que "Estão tendo muitas conversas... Nada oficial. Não me surpreenderia se acontecesse..."[9] Em Agosto, Williams confirmou notícias de que personagens de Raio Negro apareceriam no crossover Crise nas Infinitas Terras,[10][11] apesar de que, no evento em si, apenas Jefferson Pierce apareceu.

Os eventos de Crise nas Infinitas Terras levou na criação da Terra-Prime, um universo semelhante à Terra-1 que incluí aspectos da Terra-38, o universo na onde a série Supergirl acontecia antes do crossover, e da Terra-RN, o universo pré-Crise onde Raio Negro se passava.[12][13][14]

Galeria

Logotipo

Title card

Imagens promocionais

Links externos

Referências