Arrowverso Wiki
Advertisement

Os resquícios do tempo, também chamados de duplicatas temporais, são um fenômeno que acontecem graças às habilidades de viagem no tempo de um velocista. Devido a possíveis rupturas no tempo e mudanças trazidas pelos velocistas que viajam (e/ou permanecem) no passado ou até mesmo a morte de um velocista, os resquícios do tempo são preservados através da Força de Aceleração como se fossem das linhas de tempo originais.

Visão geral[]

Os resquícios do tempo, protegidos pela Força de Aceleração, aparecem sempre que os eventos de uma linha do tempo abortada precisam acontecer para que a linha do tempo atual exista, mas tecnicamente nunca aconteceriam, porque as ações de um velocista os levaram a serem apagados da existência. Esse é o caso de Eobard Thawne; que veio de uma linha do tempo mais antiga, mas a "reiniciou" quando matou Nora Allen em 2000 e causou a explosão do acelerador de partículas antes, transformando Barry Allen no Flash mais cedo do que o esperado, e foi apagado da existência quando Eddie Thawne se matou. Como a existência de Thawne e as mudanças que ele fez na linha do tempo (ex: morte de Harrison Wells, explosão do acelerador de partículas em 2013 e Barry se tornando o Flash em 2014) precisam acontecer para Barry enfrentá-lo em 2015 e para Eddie se sacrificar, a Força de Aceleração transformou Thawne em um resquício do tempo que continuaria a existir até o momento de sua morte, que seria quando o tempo o "alcançaria".

Entretanto, a explicação sobre como outros velocistas, como Barry e Hunter Zolomon, usam os resquícios do tempo não é tão complicada quanto a situação de Thawne, mas presume-se que suas origens são semelhantes: eles são os restos de uma linha do tempo abortada. Diferente dos "clones" de Danton Black, um resquício do tempo age completamente diferente de sua versão "principal". Como explicado por Hunter, ele precisou convencer seu resquício do tempo a se sacrificar para motivar Barry a se tornar mais rápido.

Não se sabe o que aconteceria com um resquício do tempo caso ele soubesse que sua linha do tempo não existe mais, ou que ele mesmo não poderia mais existir. Presume-se que ele iria desaparecer, como foi o que aconteceu com a versão de 2015 de Barry Allen quando ele viu o Barry de 2016 salvar Nora e derrotar o Flash Reverso. Essa versão de Barry, assim como a do pré-Ponto de Ignição de Thawne, também desapareceu quando o Eobard do Ponto de Ignição voltou ao ano 2000 e matou Nora. Isso não aconteceu com Savitar porque, assim como Eobard, ele foi protegido pela Força de Aceleração pois ainda tinha um papel a cumprir.

História[]

Eobard Thawne[]

Flash-Reverso atende The Flash

Embora ele não devesse nascer na nova linha do tempo, Eobard Thawne continuou a existir como um resquício do tempo para ter causado as mudanças na linha de tempo em primeiro lugar.

Apesar de sua morte um ano antes, Eobard Thawne ressurgiu em Central City no ano de 2016. Harry Wells explicou para a Equipe Flash que essa versão de Thawne vinha de uma "linha do tempo residual", cujos eventos de sua linha do tempo pessoal ainda teriam que acontecer para garantir a existência da linha do tempo atual. Barry Allen foi capaz de capturar Thawne, mas após perceber que mantê-lo preso em 2016 traria ramificações na linha do tempo, ele foi obrigado a soltá-lo. Assim que esse Thawne voltou para o futuro, a linha do tempo continuou como deveria.[1]

Ao voltar para o ano 2000 e salvar sua mãe, Barry criou uma linha do tempo alternativa que interrompeu o desenrolar dos eventos originais. No entanto, Barry decidiu libertar Thawne para que a linha do tempo voltasse ao normal. Depois de matar Nora Allen, as versões pré-Ponto de Ignição do Flash (de 2016, que havia salvado Nora) e Flash Reverso deixaram de existir e desapareceram. Ele então devolveu Barry para seu lugar na linha do tempo,[2] que continuou como normalmente (incluindo o sacrifício de Eddie Thawne). Por ser um paradoxo, Thawne começou a ser caçado por um ser da Força de Aceleração, já que ele não deveria existir devido ao sacrifício de Eddie. Ele então decidiu usar a Lança do Destino para mudar sua vida. Ele conseguiu fazer isso, mas seu plano foi estragado pelas Lendas. O resquício do tempo de Thawne foi, então, apagado da existência.[3]

O resquício do tempo do Ponto de Ignição de Thawne foi ressuscitado pela Força de Aceleração e transformado no protetor de um ponto fixo. Entretanto, ele foi morto mais uma vez.[4] Esse resquício do tempo foi ressuscitado pela segunda vez e colocado, sem suas memórias, em 2022. Ele foi encontrado por Barry e Meena Dhawan, mas esse Thawne morreu novamente para que sua versão original renascesse.[5]

Antes de morrer em 2022, Thawne foi tirado da linha do tempo por Eddie (que havia se tornado o novo avatar da Força de Aceleração Negativa) e levado para 2023, transformando-o num resquício do tempo. No entanto, essa versão de Eobard foi logo devolvida para seu lugar na linha do tempo, que continuou normalmente.[6]

Hunter Zolomon[]

Hunter Zolomon, um velocista da Terra-2 que fingia ser o Flash e o vilão Zoom ao mesmo tempo, descobriu sobre o conceito de resquício do tempo e começou a usá-los em seus esquemas. Inicialmente, Hunter, se passando por "Jay Garrick", se tornou o mentor de Barry antes de ser "morto" por Zoom na frente da Equipe Flash.[7]

Depois que sua farsa foi descoberta pela Equipe Flash, Iris West questionou sua aparente "morte". Hunter explicou que ele havia voltado no tempo para convencer um resquício do tempo de si mesmo em ir à Terra-1 e se sacrificar, o que daria uma motivação a mais para Barry se tornar mais rápido. Hunter admitiu que convencê-lo não foi fácil, mas o resquício do tempo mudou de ideia após ouvir seu plano, a qual havia considerado "genial".[8]

Depois de matar o pai de Barry, Hunter e o Flash correram por Central City. Barry conseguiu derrubar Zoom, que o incentivava a matá-lo, mas Barry hesitou. Então o verdadeiro Zoom apareceu e matou seu outro eu, revelando ser um resquício do tempo.[9]

Barry Allen[]

Flash e seu resquício do tempo

Flash e seu resquício do tempo.

Durante sua última batalha contra Zoom, Barry apostou uma corrida contra o velocista ao redor do Magnetar. Durante a corrida, ele voltou no tempo e recrutou um resquício do tempo, que continuou a disputa, enquanto a versão original resgatou Joe West. O Barry original enfrentou Zoom enquanto o resquício do tempo sacrificou sua vida para destruir o dispositivo.

Após a vitória contra Zoom, Barry explicou para a Equipe Flash que seu resquício do tempo havia concordado em se sacrificar para salvar o multiverso.

Quando Barry voltou no tempo para impedir a morte de sua mãe, ele acabou criando dois resquícios do tempo de si mesmo: sua versão original de 2024 e a versão de 2015. Quando o Barry de 2016 derrotou Thawne, o Flash de 2015 desapareceu.[9] Como Barry não era mais o Flash durante o Ponto de Ignição, pode-se presumir que sua versão de 2024 também foi apagado da existência.

Savitar[]

A existência de Savitar é o resultado de um loop temporal, onde ele não tinha um começo ou fim, mas sim uma série de eventos que levaria a sua criação.

Barry e Savitar nos Laboratórios S.T.A.R.

Barry Allen e seu resquício do tempo, Savitar.

Em algum momento no futuro, um indivíduo conhecido como "Savitar" se tornou um inimigo de Barry. Durante uma de suas batalhas, Savitar assassinou Iris. Barry recrutou diversos resquícios do tempo para ajudá-lo a enfrentá-lo, mas Savitar matou todos os resquícios. Entretanto, ele poupou um (sendo esse aquele que viria a se tornar o próprio Savitar). Esse resquício do tempo foi excluído pela Equipe Flash por não ser o "Barry verdadeiro", o que o colocou em seu caminho para se tornar o Savitar.[10]

Esse resquício do tempo, após se tornar Savitar, viajou à 2020/2021 para continuar o loop de sua criação. Mas, para sua surpresa, ele foi preso na Força de Aceleração.[11] Após o Ponto de Ignição, Savitar começou a preparar o terreno que levaria à sua criação.[12]

Como Savitar falhou em matar Iris, o paradoxo da Força de Aceleração lhe alcançou e o apagou da existência por não conseguir recriar o motivo principal de sua criação.[13]

Poderes e habilidades[]

Poderes[]

  • Conexão com a Força de Aceleração/Fisiologia meta-humana: Todos os resquícios do tempo são versões alternativas de um velocista meta-humano que viaja no tempo. De acordo com Harry Wells, a Força de Aceleração serve como um "abrigo" que protege o velocista da morte de seu eu do passado. Eles também têm os mesmos poderes que possuíam antes de se tornarem um resquício do tempo.[1]

Aparições[]

Flash[]

2ª Temporada

3ª Temporada

4ª Temporada

5ª Temporada

7ª Temporada

8ª Temporada

9ª Temporada

Lendas do Amanhã[]

Quadrinhos[]

EARTH-PRIME[]

Por de trás das câmeras[]

  • Existe algo parecido com os resquícios do tempo nos quadrinhos da DC Comics, embora não totalmente semelhante. Algo parecido com esse conceito aconteceu na história Flash: O Retorno de Barry Allen, que foi levemente adaptado em "O Retorno do Flash Reverso"; Uma versão jovem de Eobard Thawne, antes de se tornar o Flash Reverso, havia feito uma cirurgia plástica para ficar idêntico a Barry Allen, seu ídolo. Ele viajou para o passado mas perdeu suas memórias, e ficou convencido de que era Barry Allen renascido, já que ele havia morrido durante a Crise nas Infinitas Terras. Wally West precisou enganá-lo para fazê-lo voltar ao futuro e se tornar o Flash Reverso para que a linha do tempo continuasse.

Referências[]

Advertisement