FANDOM

Para ver o equivalente da Terra Um, veja Shay Lamden (Terra Um).
Shay Lamden
Tubarão Rei (Terra Dois)
Informação
Ocupações Criminoso (anteriormente)
Guarda da A.R.G.U.S. (anteriormente)
Aliado do "Zoom" (anteriormente)
Estado atual Vivo
Universo de origem Terra-2
Intérprete Dan Payne
David Hayter (voz; como Tubarão-Rei)
Alter ego Tubarão-Rei
Fonte
Shay Lamden, apelidado de Tubarão-Rei por Patty Spivot, é um meta-humano com características físicas de um ser humano e um tubarão. Ele foi contratado por Zoom para derrotar o Flash da Terra-1, mas foi derrotado por Harry Wells e levado em custódia pela A.R.G.U.S. Embora tenha escapado depois, ele foi novamente derrotado e re-capturado pela Equipe Flash. Anteriormente, Shay servia como "cão de guarda" em A.R.G.U.S., mas Shay escapou novamente. Ele foi derrotado e re-capturado pela terceira vez pela Equipe Flash. Tubarão-Rei retornou mais uma vez após a Equipe Flash pedir à A.R.G.U.S. se ele poderia servir como um teste para a cura meta-humana que eles estavam trabalhando, porém Grodd tentou controlar sua mente e o fez fugir antes de que uma decisão fosse tomada. Para salvar a vida de Vibro, o Flsh implantou a cura em Tubarão-Rei, tornando-o em humano novamente. No entanto, Shay se voluntariou em retornar permanentemente em sua apariência de Tubarão-Rei para impedir Grodd de tomar o controle de Central City. Ele foi movido novamente para a A.R.G.U.S. em um aquário, onde vive pacificamente sob os cuidados da esposa de seu sósia falecido da Terra-1.

Biografia

Vida anteriormente

Shay trabalhou como um biólogo marinho na Terra-2. Em 2013, Shay foi uma das pessoas afetadas pelo acelerador de partículas de Harrison Wells, e a matéria escura em suas células fizeram-o transformar em metade homem/metade tubarão apelidado de "Tubarão-Rei". A nova fisiologia hibrida de Shay também o transformou em um canibal, devorando aqueles que ficassem em seu caminho.

Recrutado por Zoom

Zoom recrutou Shay para seu grupo de meta-humanos do mal da Terra-2.

Shay foi levado para a Terra-1 por Zoom para assassinar o Flash. Patty ouviu boatos deste "tubarão-homem" e consegue um dente de tubarão, pedindo para Barry testá-lo. Barry testa a presa e descobre que o dente possuía apenas DNA de tubarão, provando que Patty estava errada. Enquanto o Flash observava Patty de longe, Shay o agarrou e lhe disse que Zoom o queria morto. Momentos depois, Patty interviu e atirou em Shay diversas vezes, mas as balas ricochetearam nele. Enquanto ele se aproximava de Patty, ele foi acertado por Harrison Wells, que usava uma arma especial roubada dos Laboratórios Mercury.[1]

Embora de início tenham o considerado como morto, quando na verdade estava apenas inconsciente, ele foi levado em custódia secretamente pela A.R.G.U.S., que planejava o usar como um arma. Infelizmente, após o assassinato de Amanda Waller, o plano foi jogado fora. Eventualmente, ele se fingiu de morto para que os guardas pudessem desativar os lasers em volta de seu aquário, permitindo-o escapar e devorar qualquer agente da A.R.G.U.S. que entrasse em seu caminho. Ele localizou o Flash na casa West. O Flash apareceu logo em seguida e desafiou Shay, mas o velocista foi facilmente derrotado. No entanto, ele foi forçado à recuar após os agentes da A.R.G.U.S. chegarem. Em seguida, a Equipe Flash e A.R.G.U.S. montaram um plano onde o Flash faria um sinal elétrico. Shay mordeu a isca, mas o plano não havia funcionado. Eventualmente, ele foi derrotado pelo Flash, quando o herói atraiu-o até o oceano e eletrocutou as águas. Ele foi levado em custódia pela A.R.G.U.S. novamente, mas desta vez, Lyla Michaels, a nova diretor, propos estudar Shay e descobrir como ele se transforou neste híbrido, na esperança de fazer uma cura para ele.[2]

Guarda da A.R.G.U.S.

Em Maio de 2017, Shay se tornou um "tubarão de guarda" de uma fonte de energia Dominadora na instalação de A.R.G.U.S., mas ele não foi capaz de prevenir o roubo da fonte por um desesperado Barry Allen com a ajuda de Leonard Snart.[3]

Destruição em Central City

Shay escapou da custódia da A.R.G.U.S. em algum momento daquele ano, já que ele foi visto lutando contra o Flash nas ruas de Central City, mas ele foi derrotado e re-capturado pelo Flash e mandado de volta sob custódia da A.R.G.U.S.[4]

Enfrentando Grodd

Com sua cura meta-humana pronta para ser usada, a Equie Flash decidiu encontrar alguém para testá-lo e ter certeza de que funcionaria. Eles se encontraram com Tanya Lamden (a viúva do falecido Shay Lamden da Terra-1) e Lyla em A.R.G.U.S., na esperança de poder testar em Tubarão-Rei. Tanya conseguiu construir uma forte amizade com Shay, informando-o de que pessoas haviam chegado par ajudá-lo. Tanya conversou com Shay através de fones de ouvidos conectados a um aparelho (chamado de "coroa telepática"). Após sair d'água, Shay perguntou se a cura o ajudaria de verdade. Porém, ele de repente joga a coroa telepática no chão e vai embora.

A Equipe Flash e A.R.G.U.S. começaram a procurar por Shay. Caitlin informa à Barry e Cisco que o Tubarão-Rei foi encontrado no porto. Chegando lá, Flash e Vibro esperaram por Shay aparecer. Shay aparece e ele agarra Cisco, e temendo que ele fosse machucado, Barry rapidamente injeta a cura em Shay. Após injetado, o Tubarão-Rei solta Cisco e cai para dentro da água e emerge momentos depois, convertido em forma humana. A Equipe Flash levou Shay ao Laboratório S.T.A.R. para descansar. Enquanto a Equipe Flash pensava que haviam conseguido transformar Shay em um ser humano novamente, eles descobrem que, após alguns testes, era necessário injetar a cura uma segunda vez para que os efeitos se tornassem permanentes.

Tubarão-Rei vs. Gorila Grodd

Tubarão-Rei sai vitorioso em sua batalha contra Grodd.

Por conta das ações de DeVoe na noite do Esclarecimento, a cela de Grodd foi desativada por alguns segundos e permitiu que ele controlasse um guarda, fazendo-o cortar a energia de sua cela para que pudesse escapar. Planejando dominar a mente de todos os cidadãos de Central City, Grodd controlou a mente de Caitlin e Cisco, fazendo com que eles entregassem a coroa telepática de Tubarão-Rei para ele. Após descobrir os planos de Grodd, Shay disse para a Equipe Flash transformá-lo de volta em Tubarão-Rei para que ele possa detê-lo, já que sua mente de animal de Tubarão-Rei impede que Grodd o controle. A Equipe Flash alertou Shay que caso ele se transformasse em Tubarão-Rei novamente, pode não ser possível transformá-lo em humano novamente. Porém, Shay optou por ser transformado em Tubarão-Rei novamente. Cisco atingiu Shay com seus poderes, fazendo com que Shay se transformasse de volta em sua forma de tubarão. Após abrir uma brecha, o Tubarão-Rei e Grodd entraram em batalha. Com a ajuda de Flash e XS, Shay foi capaz de se sair no topo e derrotar Grodd, pegando de volta o dispositivo que o gorila havia roubado.[5]

Poderes e habilidades

Poderes

  • Fisiologia de tubarão: Devido aos meios desconhecidos, o Tubarão Rei tem as características físicas parte humanas e parte de tubarões.
    • Força sobre-humana: Tubarão Rei mostrou grande força física quando ele sem esforço agarrou Barry e o segurou com uma mão.
    • Resistência sobre-humana: O homem-tubarão pode suportar altos níveis de danos físicos, como mostrado quando ele foi baleado várias vezes, mas não sofreu qualquer dano, como as balas ricochetearam dele.

Habilidades

  • Furtividade: Apesar de seu tamanho, o Tubarão-Rei foi capaz se aproximar do Flash sem que ele percebesse.

Aparições

Flash

2ª temporada

3ª Temporada

5ª Temporada

Galeria

Imagens promocionais

Flash

2ª Temporada

Referências

  1. "The Fury of Firestorm"
  2. "Tubarão Rei"
  3. "Infantino Street"
  4. "Crise na Terra-X, Parte 1"
  5. "King Shark vs. Gorilla Grodd"