Arrowverso Wiki
Advertisement
Para outros usos, veja Sociedade da Justiça da América (desambiguação).

"Eles são a Sociedade da Justiça da América. A maior força secreta que já teve nesse país."
Nate Heywood[fonte]

A Sociedade da Justiça da América (abreviado como SJA) foi uma equipe de vigilantes composto por heróis meta-humanos que operaram durante a Segunda Guerra Mundial em 1942. A equipe foi desfeita depois que seus membros foram espalhados pelo tempo para proteger a Lança do Destino.

História[]

Formação[]

A equipe foi formada pelos Estados Unidos para combater os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.[1] Rex Tyler/Homem-Hora foi quem recrutou Amaya Jiwe/Vixen para a equipe.[2] Em algum momento, a SJA abriu uma sede de treinamento em Washington, D.C., disfarçado como um armazém abandonado.

A equipe tinha uma regra que proibia confraternização entre seus membros. No entanto, os integrantes da equipe quebravam essa regra e interagiam entre si fora e durante as missões. Durante as vigílias da equipe, Henry Heywood costumava cantar.[3]

Segunda Guerra Mundial[]

Linha do tempo original: Em algum momento durante 1942, a SJA, ou ao menos Rex Tyler, conheceu um grupo de viajantes do tempo conhecidos como Lendas, a quem se tornaram grandes aliados. Juntos, eles enfrentaram o velocista Eobard Thawne/Flash Reverso diversas vezes. Depois de uma luta contra o Flash Reverso que resultou na morte de todas as Lendas, com exceção de Mick Rory, Rex Tyler foi instruído a voltar no tempo para impedi-los de ir à 1942.[1] Rex fez isso e voltou para 2016.[4]

Linha do tempo atual: A SJA conheceu as Lendas depois que eles se passaram por agentes da OSS.[5] Quando Nate Heywood tentou explicar a situação, o Comandante Gládio o atacou, dando início a uma briga que resultou na vitória da SJA. Depois de prender as Lendas, a SJA percebeu que eles não eram uma ameaça e decidiram soltá-los. As Lendas explicaram que eram viajantes do tempo e que haviam conhecido Rex, mas ele não os reconheceu. Ele então exigiu que a equipe fosse embora de 1942 e não voltassem mais.

SJA na Waverider

A SJA na Waverider.

Após mandarem as Lendas embora, a SJA foi chamada para uma missão na Alemanha. A Vixen se infiltrou em um bar nazista, mas seu disfarce foi estragado pelas Lendas, que deram início a uma briga. Na Waverider, a equipe explicou que a SJA iria morrer em uma missão e que haviam retornado para ajudá-los. Apesar de hesitar inicialmente, Henry concordou em trabalhar junto com eles. As duas equipes atacaram os nazistas na Floresta Fontainebleau, mas foram derrotados depois que Krieger usou um soro futurístico para se tornar um monstro. Ray Palmer e Amaya acabaram sendo capturados pelos adversários.

As Lendas e a SJA discutiram sobre como prosseguir adiante; Rex queria atacar os nazistas imediatamente, enquanto Sara Lance queria pensar em um plano. Martin Stein concordou com a sugestão de Sara e a nomeou como a nova capitã das Lendas. As duas equipes trabalharam juntas e resgataram Ray e Amaya. Depois de conseguirem o Amuleto Askaran, a SJA voltou para sua sede. Rex guardou o artefato, mas foi atacado e morto pelo Flash Reverso, que também roubou o artefato. Amaya encontrou Rex, cujas últimas palavras foram "viajante do tempo".[1]

Guerra Fria[]

Após a Segunda Guerra Mundial, a Sociedade da Justiça, assim como os Estados Unidos no geral, desfizeram sua parceria com a União Soviética. A equipe continuou enfrentando a Cortina de Ferro pela Europa.[3]

Lança do Destino[]

Rip Hunter and the JSA retrieve the Spear of Destiny

A SJA e Rip Hunter encontram a Lança do Destino.

Em 1956, o presidente Eisenhower enviou a SJA para uma missão em Leipzig. Entretanto, o Manto Negro foi excluído da operação devido a sua homossexualidade.[3] Em Leipzig, a SJA encontrou Rip Hunter, que havia achado a Lança do Destino. Usando diversos explosivos, Rip quebrou a Lança em quatro pedaços. Ele entregou um fragmento para cada membro da SJA e manteve um para si mesmo. Ele espalhou os membros da equipe pelo tempo para prevenir que a Lança fosse reunida.[6] Como resultado, a SJA foi desfeita, enquanto o Manto Negro decidiu se aposentar do vigilantismo.[3]

O Dr. Meia-Noite foi enviado para o ano de 3000, em Chicago, onde, através da tecnologia futurística da época, conseguiu curar sua cegueira. Ele também escondeu seu fragmento da Lança dentro de sua cabeça. Eventualmente, ele foi encontrado por Rip, que havia sofrido lavagem cerebral da Legião do Mal. Ele pediu por seu fragmento da Lança, alegando que um "grupo sinistro" estava atrás do artefato. Charles insistiu que a Lança estava mais segura mantendo-a separada. No entanto, quando Rip mencionou que planejava levar a Lança para o Ponto de Fuga, Charles percebeu que Rip estava mentindo e o relembrou do que havia dito antes, que os Mestres do Tempo não eram confiáveis. Rip então matou Charles e roubou seu fragmento.

Stargirl foi levada para o ano de 507, onde usou seu cajado e o fragmento da Lança para tornar as histórias sobre Camelot verdadeiras. Ela foi encontrada pelas Lendas, que informaram-a sobre a situação de Rip. Courtney revelou que havia escondido o fragmento numa espada, cravada numa pedra. Damien Darhk e Rip apareceram na época e ameaçaram destruir Camelot caso não entregassem o fragmento. As Lendas decidiram ficar e ajudar Courtney na luta. Após vencerem, Courtney entregou o fragmento da Lança para a equipe, mas optou por permanecer em Camelot.[6]

O Comandante Gládio foi enviado para Manhattan de 1965, onde escondeu seu fragmento da Lança na bandeira que Neil Armstrong colocaria na lua. Ao descobrir isso, Thawne embarcou na Apollo-13 para interceptar a missão, fazendo com que as Lendas trabalhassem com Henry para impedir o plano do velocista. Henry decidiu sacrificar sua vida para ajudar a colocar a Waverider de volta na atmosfera da Terra.[7]

Legado[]

A formação da SJA foi o que motivou os Dominadores a invadir a Terra para estudar os meta-humanos.[8]

Enquanto crescia, Nate ouviu histórias sobre a SJA através de seu pai, Hank Heywood.[1][9]

As mortes de Rex, Charles e Henry foram vingadas quando as Lendas derrotaram a Legião do Mal de uma vez por todas.[10]

Membros conhecidos[]

Membros anteriores[]

Aliados conhecidos[]

Aliados anteriores[]

Inimigos conhecidos[]

Inimigos anteriores[]

Aparições[]

Lendas do Amanhã[]

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

4ª Temporada

Por de trás das câmeras[]

Referências[]

Advertisement